Provas Aplicadas - 5ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 1/2022

 

Olás,


Segue mais uma prova aplicada este semestre com o intuito de divulgar o gabarito para a turma, mas também socializar possibilidades de avaliação do conteúdo relativo à disciplina Sociologia do Direito.


5ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 1/2022

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 12/08/2022           Valor: 20 pontos

Discente:__________________________________________________________ 

QUESTÃO 01 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular de Verão 2011 QUESTÃO 15 As brincadeiras de menino, em geral, envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair de casa para trabalhar, enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar”, constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (ECHEVERRIA, 2009). Sobre o processo de socialização e as relações de gênero, é correto afirmar:

A) O termo “sexo” distingue as diferenças anatômicas, e o termo “gênero”, as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres.

B) As relações de gênero são universais e não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças sexuais.

C) O processo de socialização disciplina os corpos quanto aos modos de agir, porém esse aprendizado não interfere nos modos de ser dos sujeitos sociais.

D) O gênero é uma construção social que, através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e identidades sociais a homens e mulheres.

E) As brincadeiras de crianças, assim como o modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos antes mesmo do encontro com as instituições sociais. 

 

QUESTÃO 02 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular de Inverno 2011 QUESTÃO 8 — Diga lá, menina, o que é que você quer ser quando crescer?/ Eu quero ser dona de casa atuante ou mulher de milionário. / Dona de casa atuante ou mulher de milionário (Jorge Ben Jor).

Na estrofe da letra de Jorge Ben Jor e na imagem ao lado, pode-se observar um modelo de socialização da mulher, em que a imitação torna-se um ótimo momento de interação infantil de gênero. Sobre as relações de gênero, é correto afirmar:

A) O conceito de gênero se refere às condições de origem psicológicas e biológicas.

B) A discussão sobre a violência doméstica não deve entrar em pauta nas discussões sobre gênero.

C) A desigualdade entre homens e mulheres é historicamente construída, ou seja, não é uma desigualdade natural.

D) A discussão sobre a identidade corporal e a sexualidade feminina não fazem parte das análises sobre questões de gênero.

E) A visão feminina é constantemente romântica, e, por isso, deve-se ater ao direito à maternidade, mas não à igualdade de condições no trabalho

  

QUESTÃO 03 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular 48. Leia o texto a seguir. Para Durkheim, “as instituições são maneiras de fazer, de sentir e de pensar ‘cristalizadas’, quase constantes, socialmente coercitivas e distintivas de um grupo social dado...” e, ressaltando o caráter coercitivo das instituições e insistindo no fato de que elas só regulam efetivamente a conduta dos indivíduos com a condição de mobilizar sanções que asseguram a conformidade dessas condutas às normas, os durkheimianos foram levados a tomar a instituição como sinônimo de toda regulação social: tudo o que é social é institucional, já que tudo o que é social é coercitivo e a instituição é uma coerção socialmente eficaz. (Adaptado de: BOUDON, R.; BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p.301.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociologia clássica, assinale a alternativa correta.

a) As instituições, quando se tornam coercitivas, contribuem menos para a sociedade e para a vida de cada indivíduo.

b) As instituições são fundamentais para o controle social, pois, ao seguirem as regras, os indivíduos contribuem para a harmonia de toda a sociedade.

c) A liberdade dos seres humanos será prejudicada se seguirem as regras institucionais.

d) Todo tipo de coerção é um fato social que interfere profundamente na liberdade humana, portanto deve ser combatida.

  

QUESTÃO 04 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular 49. O sociólogo clássico Max Weber propõe a compreensão da ação social e das relações sociais, ou seja, para contribuir com a sociedade moderna, era necessário analisar e entender o significado das ações e das relações humanas. Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir.

I.                 A fim de compreender as ações sociais, Weber define os tipos ideais de ações: ação racional com relação a fins e valores, ação tradicional e ação afetiva. V

II.                As ações sociais e as relações sociais têm significados semelhantes em diferentes sociedades, independentemente do contexto em que estão inseridas. F

III.              Para a compreensão das ações sociais, é necessário atribuir significado subjetivo, que pode manifestar-se de diferentes formas em cada sociedade. Essa questão possui um erro que é o termo "atribuir", mas isso não impede a resolução da questão.

IV.              Todas as relações sociais são dotadas de significados e finalidades e dependem dos interesses ou afinidades comuns dos grupos ou indivíduos. Não considero adequado a referência a "finalidades", o que pode, inclusive, induzir a erro. Mas isso também não impede a resolução da questão.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

  

QUESTÃO 05 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular 50. Leia o texto a seguir. Um dos maiores problemas enfrentados pelas sociedades contemporâneas é a existência do racismo, que assume diferentes configurações, em diversos contextos sociais. Encontrar estratégias para combatê-lo é um desafio que se impõe. Nessa perspectiva, Michel Wieviorka afirma que “o racismo é feito ao mesmo tempo de inferiorização, interditando os grupos discriminados de se beneficiarem de um tratamento igualitário, e de diferencialismo, tendo por objetivo rejeitá-los, mantê-los à margem, e até mesmo destruí-los. O antirracismo deveria ao tempo promover uma lógica de reconhecimento cultural, abolindo a rejeição, o desprezo, o chamamento à destruição ou à expulsão”. (Adaptado de: WIEVIORKA, M. Em que mundo viveremos? São Paulo: Perspectiva, 2006. p.139-166.)

Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre sociologia contemporânea, assinale a alternativa correta.

a) A existência do racismo prejudica os grupos sociais e os indivíduos, pois inferioriza e exclui aqueles que são vítimas da discriminação racial.

b) Os negros são as vítimas preferenciais do racismo em diferentes contextos sociais.

c) O racismo é um problema que atinge a sociedade contemporânea, visto que as desigualdades sociais e raciais estão mais visíveis atualmente.

d) As configurações e as manifestações do racismo são mantidas, independentemente da sociedade em que está presente.

 

UFBA 2013 Vestibular de Ciências Sociais Para cada questão, da 06 a 08, marque na coluna correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.

QUESTÃO 06 (1,0 pontos) Questão 22 Para Max Weber, a dominação é uma relação social, e ele define três tipos ideais de dominação: a tradicional, a racional-legal e a carismática, e, ao analisar a sociedade moderna, ele considera que é nela que se encontram os elementos que mais se aproximam de uma dominação racional-legal, mas isso não exclui que, também, nessa sociedade, existam traços de dominação carismática, bem como de dominação tradicional. 

X ) verdadeira                                 (   ) falsa

 

QUESTÃO 07 (1,0 pontos) Questão 23 Segundo Max Weber, toda dominação requer um “quadro administrativo” (constituído por pessoas) para o exercício da dominação e, no caso da racional-legal, a forma mais típica do quadro administrativo é constituído por funcionários escolhidos por critérios de relações pessoais

(   ) verdadeira                                 F ) falsa

  

QUESTÃO 08 (1,0 pontos) Questão 33 Max Weber deu uma contribuição importante para a definição e o lugar que o Estado ocupa na sociedade moderna, e, na sua "Sociologia da Dominação", explica que o Estado é uma relação social e uma forma de dominação entre os homens, entretanto busca explicar que há motivações ou justificativas que garantem a legitimidade da dominação pois apenas no Estado moderno haveria a aceitação, por parte da sociedade, dos mecanismos de dominação.

(   ) verdadeira                                 F ) falsa

  

QUESTÃO 09 (1,0 pontos) PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Sociólogo 11. Sociologicamente, o Estado contemporâneo não possui o monopólico da produção e de aplicação do direito. O direito estatal dominante, afirma Boaventura Sousa Santos, convive com outros modelos de juridicidade. O autor mostra, por exemplo, que o declínio da litigiosidade civil não significa a diminuição dos conflitos sociais, mas o desvio da solução de tais conflitos a outros mecanismos informais de poder mais baratos e rápidos. Visando democratizar a aplicação do direito na sociedade as conclusões do autor ajudam a:

Alternativas

(A)   Enfatizar que, ao lado da justiça convencional, surgem instituições leves e desprofissionalizadas com o objetivo de maximizar o acesso à justiça.

(B)   Legitimar e reforçar o tipo de organização burocrática e hierarquizada, que caracteriza o atual modelo de administração da justiça.

(C)   Apontar para a necessidade de simplificar os atos processuais e incentivar à conciliação das partes, mesmo que tais procedimentos prejudiquem algumas das partes em litígio.

(D)   Reforçar a necessidade de o judiciário evitar (dentro dos processos) o maior envolvimento e participação dos cidadãos como forma de acelerar o curso das sentenças judiciais.

(E)    Abolir o atual modelo de organização do Judiciário por considerá-lo lento, injusto e moroso na prestação da justiça.

 

QUESTÃO 10 (1,0 pontos) FEPESE - Prefeitura de São José - Professor - Área: Filosofia - 2021 22. Leia com atenção o texto abaixo:

No seu livro ......................... , publicado em 1975, Michel Foucault tratou também das alterações históricas ocorridas nas penas aplicadas aos detentos do sistema prisional e afirmou que “o sofrimento físico, a dor do corpo não são mais os elementos constitutivos da pena. O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma ...................... dos direitos suspensos”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto

(A)   As Palavras e as Coisas • arte

(B)   História da Loucura • prática

(C)   Vigiar e Punir • economia

(D)   História da Sexualidade • farsa

(E)    Arqueologia do Saber • arquitetura

 

QUESTÃO 11 (1,0 pontos) FAPEC - SAD MS - Professor - Área: Filosofia - 2021 25. Segundo Nicole Tomazelloli Tomazela, existem três aspectos interessantes que devem ser considerados sobre a origem do Estado:

• O aspecto sociológico, que diz respeito aos elementos da sociedade política criada pelo homem;

• O aspecto histórico, que encara o Estado como um fator social em evolução;

• Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do ponto de vista filosófico.

Disponível em https://www.estudopratico.com.br/surgimento-estado/

Nos chamados aspectos doutrinários levamos em conta que o homem mais que formador da sociedade, é um produto dela.

Toda sociedade é balizada por princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento.

O controle social aparece quando o homem se comporta de maneira a contrariar os princípios regidos pela sociedade em que vive, e tem como objetivo manter o ordenamento social.

O filósofo Michel Foucault defende uma nova forma de realizar o controle social, definindo um novo objetivo das leis na organização das sociedades modernas, o qual seria:

(A)   Incentivar a organização social de forma teórica e prática.

(B)   Definir claramente o certo e o errado sem que se que tenham dúvidas na interpretação.

(C)   Coagir por meio do uso da força a obediência das leis.

(D)   Arrumar as relações de poder na sociedade e entre Estados.

(E)    Definir claramente as punições adotadas em caso de infrações.

  

QUESTÃO 12 (1,0 pontos) IBADE - SEE AC - Professor - Área: Filosofia - 2020 39. Segundo Foucault, vivemos em uma sociedade de vigilância ou sociedade disciplinar, encarregada de disciplinar os indivíduos pela “docilizaçao dos corpos”, estudando cada detalhe do corpo para melhor agir sobre ele, seguindo quatro princípios:

(A)   celular, orgânico, genético, combinatório.

(B)   disciplinar, orgânico, genético, combinatório.

(C)   celular, disciplinador, genérico, combinatório.

(D)   celular, espaço, genético, combinatório.

(E)    orgânico, disciplinador, genérico, combinatório.

  

QUESTÃO 13 (1,0 pontos) IFB - IFB - Professor - Área: Filosofia - 2017 06. O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p. 166).

Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico.

(A)   Induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder.

(B)   O poder deve ser visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve estar o tempo todo também de olho naquele que o observa.

(C)   Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação.

(D)   A perfeição do poder tende a tornar inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce.

(E)    Os detentos se encontram presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores.

  

QUESTÃO 14 (1,0 pontos) IFB - IFB - Professor - Área: Filosofia - 2017 9. Disciplina é um tema que não pode ficar fora de nossas licenciaturas. Em seus estudos sobre a disciplina Foucault discute temas como a repartição disciplinar e os controles disciplinares da atividade. Afirma o autor: “Vimos como os processos da repartição disciplinar tinham seu lugar entre as técnicas contemporâneas de classificação e de enquadramento, e como eles aí introduziam o problema específico dos indivíduos e da multiplicidade. Do mesmo modo, os controles disciplinares da atividade encontram lugar em todas as pesquisas, teóricas ou práticas, sobre a máquina natural dos corpos” (Vigiar e punir). Entre as formas de controle disciplinar da atividade, segundo Foucault, encontramos:

I) Tática: permite ao mesmo tempo a caracterização do indivíduo como indivíduo, e a colocação em ordem de uma multiplicidade dada. Ela é a condição primeira para o controle.

II) Elaboração programada do ato: para cada movimento é determinada uma direção, uma amplitude, uma duração. É prescrita também sua ordem de sucessão de forma condicionada.

III) Corpo e gesto postos em correlação: um corpo disciplinado é a base de um gesto eficiente.

IV) Articulação corpo-objeto: a disciplina define cada uma das relações que o corpo deve manter com o objeto que manipula. Ela estabelece engrenagem entre um e outro.

V) Utilização exaustiva: importa extrair do tempo sempre mais instantes disponíveis e de cada instante sempre mais forças úteis.

Estão CORRETAS as afirmações:

(A)   I, II, III e IV

(B)   II, III, IV e V

(C)   III, IV, V e I

(D)   IV, V, I e II

(E)    V, I, II, III e IV

 

QUESTÃO 15 (1,0 pontos) SEDUC CE - SEDUC CE - Professor - Área: Filosofia - 2016 29. Leia o texto abaixo. 

Em seu livro, Microfísica do Poder, Foucault salienta que “o poder funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas, os indivíduos não só circulam, mas estão sempre em posição de exercer este poder e de sofrer sua ação; nunca são o alvo inerte ou consentido do poder, são sempre centros de transmissão. Em outros termos, o poder não se aplica aos indivíduos, passa por eles”. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992, p. 183.

Partindo do pensamento de Foucault e do conteúdo desse trecho, podemos dizer que esse filósofo concebe o poder como

(A)   a relação social, engendrada nas mais diversas instituições e situações cotidianas, através da disciplina e do controle.

(B)   a parte da estrutura social e política que mantém a divisão entre aqueles que o possuem e os que não o possuem.

(C)   a concentração de forças que contrapõe as classes sociais nas suas expressões contemporâneas de mundo em rede.

(D)   a ação política que se estabelece através de mecanismos específicos de controle da vida social.

(E)    a estratégia natural dos indivíduos para dissolver os instrumentos, por meio dos quais a sociedade age sobre eles.

 

QUESTÃO 16 (1,0 pontos) IBADE - SEE AC - Professor - Área: Filosofia - 2020 46. Para Habermas, o sujeito não deve fazer valer uma lei universal, mas sim buscar através de um consenso novos valores para uma sociedade justa, não visando seus objetivos pessoais, mas sim comum a todos que nela vivem. O texto acima refere-se a ação comunicativa que significa:

(A)   aceitação ou refutação de ideias modificando ou retirando valores, ajudando em tornar uma sociedade mais livre para fazer suas escolhas.

(B)   aceitação de valores que foram passados pela religião e culturas, e que de modo nenhum podem ser refutados.

(C)   a linguagem e a comunicação que fazem os indivíduos aceitarem as imposições que lhes são feitas.

(D)   que o consenso não permite que normas e valores tragam novos benefícios a uma coletividade.

(E)    a linguagem não pode ser vista como uma forma de ação.

As alternativas dessa questão possuem uma redação ruim que pode induzir a erro.  


QUESTÃO 17 (1,0 pontos) IFB - IFB - Professor - Área: Filosofia - 2017 31. Habermas desenvolve em seu livro “Direito e Democracia” uma fundamentação do Estado Democrático de Direito, que leva em conta tanto um mundo pós-convencional quanto a necessidade de limitar as mazelas provocadas pelo poder econômico e político.

Leia as afirmações sobre “Direito e Democracia”.

I) Não se pode ter nem manter um Estado de direito sem democracia radical.

II) O direito tem sua legitimidade esgotada no cumprimento legal para criação de leis.

III) Com o direito democrático busca-se recuperar e conservar uma solidariedade social.

IV) A possibilidade de justificar o direito moderno a partir das ideias de direitos humanos e do princípio da soberania do povo releva que se trata de elementos concorrentes.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.

(A)   I e IV

(B)   I e III

(C)   I, II e IV

(D)   III e IV

(E)    II e III

  

QUESTÃO 18 (1,0 pontos) IFB - IFB - Professor - Área: Filosofia - 2017 29. Assinale a alternativa que apresenta o fundamento da teoria crítica da sociedade elaborada por Habermas em sua obra Teoria do agir comunicativo.

(A)   A semântica linguística;

(B)   A crítica da razão instrumental;

(C)   A ética do discurso;

(D)   A pragmática linguística;

(E)    A subjetividade comunicativa.

 

QUESTÃO 19 (1,0 pontos) IFSUL - IFSUL - Professor - Área: Sociologia - 2021 7. A perspectiva teórica desenvolvida por Pierre Bourdieu permite uma análise da relação de classes sociais a partir da noção de sistemas simbólicos. Enquanto instrumentos estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento, estes constituem formas de imposição ou de legitimação da definição do mundo social de uma classe sobre outra.

Esse processo de dominação é compreendido por Bourdieu como

(A)   Dominação Carismática.

(B)   Violência Simbólica.

(C)   Campo Simbólico.

(D)   Consciência de Classe.

  

QUESTÃO 20 (1,0 pontos) VUNESP - PM BB - Aluno Oficial/Aspirante a Soldado - PM - 2016 18. A violência simbólica se manifesta

(A)   pelas diversas formas de agressão física, que podem culminar com a morte do indivíduo.

(B)   pelo uso da força ou do poder contra si mesmo, causando mutilações.

(C)   pela depredação do patrimônio público, conduzindo ao esvaziamento dos espaços de convívio social.

(D)   pela violação do princípio da propriedade privada e quebra dos fundamentos do contrato social.

(E)    pela agressão a crenças, valores e cultura do indivíduo, o que significa agredir sua identidade ou grupo social.

Esta questão não faz referência direta ao conceito de Bourdieu, por esta razão a alternativa E é a correta. Se fosse exclusivamente sobre a teoria de Bourdieu ela não poderia ser aceita pelo fato de que os símbolos do dominante são adotados pelos dominados, não sendo uma agressão externa e descolada do indivíduo que é também vítima da violência.

Ótima prova!

 

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