Provas Aplicadas - 5ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 1/2022
Olás,
Segue mais uma prova aplicada este semestre com o intuito de divulgar o gabarito para a turma, mas também socializar possibilidades de avaliação do conteúdo relativo à disciplina Sociologia do Direito.
5ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO
DIREITO 1/2022
Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data: 12/08/2022 Valor: 20 pontos
Discente:__________________________________________________________
QUESTÃO
01 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular de Verão 2011 QUESTÃO 15 As brincadeiras de menino, em geral,
envolvem atividades ao ar livre, como bicicleta, pipa ou skate. As meninas
brincam de casinha. Isso é comum porque, antigamente, era papel do homem sair
de casa para trabalhar, enquanto às mulheres cabiam os cuidados com o lar”,
constata a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de
Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo. (ECHEVERRIA, 2009). Sobre o processo de socialização e as relações
de gênero, é correto afirmar:
A) O termo “sexo” distingue as diferenças
anatômicas, e o termo “gênero”, as diferenças fisiológicas entre homens e
mulheres.
B) As relações de gênero são universais e
não dependem da construção que cada cultura tem em relação às diferenças
sexuais.
C) O processo de socialização disciplina
os corpos quanto aos modos de agir, porém esse aprendizado não interfere nos
modos de ser dos sujeitos sociais.
D) O gênero é uma construção social que,
através de organismos sociais, como a família e a mídia, atribui papéis e
identidades sociais a homens e mulheres.
E) As brincadeiras de crianças, assim
como o modo como se comportam, demonstram que os papéis sociais são definidos
antes mesmo do encontro com as instituições sociais.
QUESTÃO
02 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular de Inverno 2011 QUESTÃO 8 — Diga lá, menina, o que é que você quer
ser quando crescer?/ Eu quero ser dona de casa atuante ou mulher de milionário.
/ Dona de casa atuante ou mulher de milionário (Jorge Ben Jor).
Na estrofe da letra de Jorge Ben Jor e na imagem ao lado, pode-se observar um modelo de socialização da mulher, em que a imitação torna-se um ótimo momento de interação infantil de gênero. Sobre as relações de gênero, é correto afirmar:
A) O conceito de gênero se refere às
condições de origem psicológicas e biológicas.
B) A discussão sobre a violência
doméstica não deve entrar em pauta nas discussões sobre gênero.
C) A desigualdade entre homens e mulheres
é historicamente construída, ou seja, não é uma desigualdade natural.
D) A discussão sobre a identidade
corporal e a sexualidade feminina não fazem parte das análises sobre questões
de gênero.
E) A visão feminina é constantemente
romântica, e, por isso, deve-se ater ao direito à maternidade, mas não à
igualdade de condições no trabalho
QUESTÃO
03 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular 48. Leia o texto a seguir. Para Durkheim, “as
instituições são maneiras de fazer, de sentir e de pensar ‘cristalizadas’,
quase constantes, socialmente coercitivas e distintivas de um grupo social
dado...” e, ressaltando o caráter coercitivo das instituições e insistindo no
fato de que elas só regulam efetivamente a conduta dos indivíduos com a
condição de mobilizar sanções que asseguram a conformidade dessas condutas às
normas, os durkheimianos foram levados a tomar a instituição como sinônimo de
toda regulação social: tudo o que é social é institucional, já que tudo o que é
social é coercitivo e a instituição é uma coerção socialmente eficaz. (Adaptado
de: BOUDON, R.; BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo:
Ática, 1993. p.301.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociologia
clássica, assinale a alternativa correta.
a) As instituições, quando se tornam
coercitivas, contribuem menos para a sociedade e para a vida de cada indivíduo.
b) As instituições são fundamentais para
o controle social, pois, ao seguirem as regras, os indivíduos contribuem para a
harmonia de toda a sociedade.
c) A liberdade dos seres humanos será
prejudicada se seguirem as regras institucionais.
d) Todo tipo de coerção é um fato social
que interfere profundamente na liberdade humana, portanto deve ser combatida.
QUESTÃO
04 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular 49. O sociólogo clássico Max Weber propõe a compreensão
da ação social e das relações sociais, ou seja, para contribuir com a sociedade
moderna, era necessário analisar e entender o significado das ações e das
relações humanas. Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir.
I.
A fim de compreender as ações
sociais, Weber define os tipos ideais de ações: ação racional com relação a
fins e valores, ação tradicional e ação afetiva. V
II.
As ações sociais e as relações
sociais têm significados semelhantes em diferentes sociedades,
independentemente do contexto em que estão inseridas. F
III. Para a compreensão das ações sociais, é necessário atribuir significado subjetivo, que pode manifestar-se de diferentes formas em cada sociedade. Essa questão possui um erro que é o termo "atribuir", mas isso não impede a resolução da questão.
IV.
Todas as relações sociais são
dotadas de significados e finalidades e dependem dos interesses ou afinidades
comuns dos grupos ou indivíduos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são
corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são
corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são
corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO
05 (1,0 pontos) UNICENTRO Vestibular 50. Leia
o texto a seguir. Um dos maiores problemas enfrentados pelas sociedades
contemporâneas é a existência do racismo, que assume diferentes configurações,
em diversos contextos sociais. Encontrar estratégias para combatê-lo é um
desafio que se impõe. Nessa perspectiva, Michel Wieviorka afirma que “o racismo
é feito ao mesmo tempo de inferiorização, interditando os grupos discriminados
de se beneficiarem de um tratamento igualitário, e de diferencialismo, tendo
por objetivo rejeitá-los, mantê-los à margem, e até mesmo destruí-los. O
antirracismo deveria ao tempo promover uma lógica de reconhecimento cultural,
abolindo a rejeição, o desprezo, o chamamento à destruição ou à expulsão”.
(Adaptado de: WIEVIORKA, M. Em que mundo viveremos? São Paulo: Perspectiva, 2006.
p.139-166.)
Com base na leitura do texto e nos
conhecimentos sobre sociologia contemporânea, assinale a alternativa correta.
a) A existência do racismo prejudica os
grupos sociais e os indivíduos, pois inferioriza e exclui aqueles que são
vítimas da discriminação racial.
b) Os negros são as vítimas preferenciais
do racismo em diferentes contextos sociais.
c) O racismo é um problema que atinge a
sociedade contemporânea, visto que as desigualdades sociais e raciais estão
mais visíveis atualmente.
d) As configurações e as manifestações do
racismo são mantidas, independentemente da sociedade em que está presente.
UFBA 2013 Vestibular de Ciências Sociais Para cada questão, da 06 a 08, marque na coluna
correspondente da Folha de Respostas: V, se a proposição é verdadeira; F, se a
proposição é falsa.
QUESTÃO 06 (1,0 pontos) Questão 22 Para Max Weber, a dominação é uma relação social, e ele define três tipos ideais de dominação: a tradicional, a racional-legal e a carismática, e, ao analisar a sociedade moderna, ele considera que é nela que se encontram os elementos que mais se aproximam de uma dominação racional-legal, mas isso não exclui que, também, nessa sociedade, existam traços de dominação carismática, bem como de dominação tradicional.
( X )
verdadeira ( ) falsa
QUESTÃO
07 (1,0 pontos) Questão 23 Segundo Max Weber, toda dominação requer um
“quadro administrativo” (constituído por pessoas) para o exercício da dominação
e, no caso da racional-legal, a forma mais típica do quadro administrativo é
constituído por funcionários escolhidos por critérios de relações pessoais.
( ) verdadeira ( F ) falsa
QUESTÃO
08 (1,0 pontos) Questão 33 Max Weber deu uma contribuição
importante para a definição e o lugar que o Estado ocupa na sociedade moderna,
e, na sua "Sociologia da Dominação", explica que o Estado é uma
relação social e uma forma de dominação entre os homens, entretanto busca
explicar que há motivações ou justificativas que garantem a legitimidade da
dominação pois apenas no Estado moderno haveria a aceitação, por parte da
sociedade, dos mecanismos de dominação.
( )
verdadeira ( F ) falsa
QUESTÃO
09 (1,0 pontos) PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Sociólogo 11. Sociologicamente,
o Estado contemporâneo não possui o monopólico da produção e de aplicação do
direito. O direito estatal dominante, afirma Boaventura Sousa Santos, convive
com outros modelos de juridicidade. O autor mostra, por exemplo, que o declínio
da litigiosidade civil não significa a diminuição dos conflitos sociais, mas o
desvio da solução de tais conflitos a outros mecanismos informais de poder mais
baratos e rápidos. Visando democratizar a aplicação do direito na sociedade as
conclusões do autor ajudam a:
Alternativas
(A) Enfatizar que, ao lado da justiça convencional,
surgem instituições leves e desprofissionalizadas com o objetivo de maximizar o
acesso à justiça.
(B) Legitimar e reforçar o tipo de organização
burocrática e hierarquizada, que caracteriza o atual modelo de administração da
justiça.
(C) Apontar para a necessidade de simplificar os atos
processuais e incentivar à conciliação das partes, mesmo que tais procedimentos
prejudiquem algumas das partes em litígio.
(D) Reforçar a necessidade de o judiciário evitar
(dentro dos processos) o maior envolvimento e participação dos cidadãos como
forma de acelerar o curso das sentenças judiciais.
(E) Abolir o atual modelo de organização do Judiciário
por considerá-lo lento, injusto e moroso na prestação da justiça.
QUESTÃO 10 (1,0 pontos) FEPESE - Prefeitura de São José - Professor - Área: Filosofia - 2021 22. Leia com atenção o texto abaixo:
No seu livro ......................... , publicado
em 1975, Michel Foucault tratou também das alterações históricas ocorridas nas
penas aplicadas aos detentos do sistema prisional e afirmou que “o sofrimento
físico, a dor do corpo não são mais os elementos constitutivos da pena. O
castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma
...................... dos direitos suspensos”.
Assinale a alternativa que completa corretamente as
lacunas do texto
(A) As Palavras e as Coisas • arte
(B) História da Loucura • prática
(C) Vigiar e Punir • economia
(D) História da Sexualidade • farsa
(E) Arqueologia do Saber • arquitetura
QUESTÃO
11 (1,0 pontos) FAPEC - SAD MS -
Professor - Área: Filosofia - 2021 25. Segundo Nicole
Tomazelloli Tomazela, existem três aspectos interessantes que devem ser
considerados sobre a origem do Estado:
• O aspecto sociológico, que diz respeito aos
elementos da sociedade política criada pelo homem;
• O aspecto histórico, que encara o Estado como um
fator social em evolução;
• Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do
ponto de vista filosófico.
Disponível em
https://www.estudopratico.com.br/surgimento-estado/
Nos chamados aspectos doutrinários levamos em conta
que o homem mais que formador da sociedade, é um produto dela.
Toda sociedade é balizada por princípios – sejam
morais, religiosos, éticos ou de comportamento.
O controle social aparece quando o homem se
comporta de maneira a contrariar os princípios regidos pela sociedade em que
vive, e tem como objetivo manter o ordenamento social.
O filósofo Michel Foucault defende uma nova forma
de realizar o controle social, definindo um novo objetivo das leis na
organização das sociedades modernas, o qual seria:
(A) Incentivar a organização social de forma teórica e
prática.
(B) Definir claramente o certo e o errado sem que se
que tenham dúvidas na interpretação.
(C) Coagir por meio do uso da força a obediência das
leis.
(D) Arrumar as relações de poder na sociedade e entre
Estados.
(E) Definir claramente as punições adotadas em caso de
infrações.
QUESTÃO
12 (1,0 pontos) IBADE - SEE AC -
Professor - Área: Filosofia - 2020 39. Segundo
Foucault, vivemos em uma sociedade de vigilância ou sociedade disciplinar,
encarregada de disciplinar os indivíduos pela “docilizaçao dos corpos”,
estudando cada detalhe do corpo para melhor agir sobre ele, seguindo quatro
princípios:
(A) celular, orgânico, genético, combinatório.
(B) disciplinar, orgânico, genético, combinatório.
(C) celular, disciplinador, genérico, combinatório.
(D) celular, espaço, genético, combinatório.
(E) orgânico, disciplinador, genérico, combinatório.
QUESTÃO
13 (1,0 pontos) IFB - IFB -
Professor - Área: Filosofia - 2017 06. O panoptismo é
uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e
punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio
da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de
luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A
plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A
visibilidade é uma armadilha” (p. 166).
Assinale a alternativa que NÃO apresenta
o efeito mais importante do Panóptico.
(A) Induzir no detento um estado consciente e
permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder.
(B) O poder deve ser visível e verificável. O
prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve estar o tempo todo
também de olho naquele que o observa.
(C) Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos,
mesmo se é descontínua em sua ação.
(D) A perfeição do poder tende a tornar inútil a
atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma máquina de
criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce.
(E) Os detentos se encontram presos numa situação de
poder de que eles mesmos são os portadores.
QUESTÃO
14 (1,0 pontos) IFB - IFB -
Professor - Área: Filosofia - 2017 9. Disciplina é
um tema que não pode ficar fora de nossas licenciaturas. Em seus estudos sobre
a disciplina Foucault discute temas como a repartição disciplinar e os
controles disciplinares da atividade. Afirma o autor: “Vimos como os processos
da repartição disciplinar tinham seu lugar entre as técnicas contemporâneas de
classificação e de enquadramento, e como eles aí introduziam o problema
específico dos indivíduos e da multiplicidade. Do mesmo modo, os controles
disciplinares da atividade encontram lugar em todas as pesquisas, teóricas ou
práticas, sobre a máquina natural dos corpos” (Vigiar e punir). Entre as formas
de controle disciplinar da atividade, segundo Foucault, encontramos:
I) Tática: permite ao mesmo tempo a caracterização
do indivíduo como indivíduo, e a colocação em ordem de uma multiplicidade dada.
Ela é a condição primeira para o controle.
II) Elaboração programada do ato: para cada
movimento é determinada uma direção, uma amplitude, uma duração. É prescrita
também sua ordem de sucessão de forma condicionada.
III) Corpo e gesto postos em correlação: um corpo
disciplinado é a base de um gesto eficiente.
IV) Articulação corpo-objeto: a disciplina define
cada uma das relações que o corpo deve manter com o objeto que manipula. Ela
estabelece engrenagem entre um e outro.
V) Utilização exaustiva: importa extrair do tempo
sempre mais instantes disponíveis e de cada instante sempre mais forças úteis.
Estão CORRETAS as afirmações:
(A) I, II, III e IV
(B) II, III, IV e V
(C) III, IV, V e I
(D) IV, V, I e II
(E) V, I, II, III e IV
QUESTÃO
15 (1,0 pontos) SEDUC CE - SEDUC CE
- Professor - Área: Filosofia - 2016 29. Leia o texto abaixo.
Em seu livro, Microfísica do Poder, Foucault salienta
que “o poder funciona e se exerce em rede. Nas suas malhas, os indivíduos não
só circulam, mas estão sempre em posição de exercer este poder e de sofrer sua
ação; nunca são o alvo inerte ou consentido do poder, são sempre centros de
transmissão. Em outros termos, o poder não se aplica aos indivíduos, passa por
eles”. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992, p. 183.
Partindo do pensamento de Foucault e do conteúdo
desse trecho, podemos dizer que esse filósofo concebe o poder como
(A) a relação social, engendrada nas mais diversas
instituições e situações cotidianas, através da disciplina e do controle.
(B) a parte da estrutura social e política que mantém a
divisão entre aqueles que o possuem e os que não o possuem.
(C) a concentração de forças que contrapõe as classes
sociais nas suas expressões contemporâneas de mundo em rede.
(D) a ação política que se estabelece através de
mecanismos específicos de controle da vida social.
(E) a estratégia natural dos indivíduos para dissolver
os instrumentos, por meio dos quais a sociedade age sobre eles.
QUESTÃO
16 (1,0 pontos) IBADE - SEE AC -
Professor - Área: Filosofia - 2020 46. Para Habermas,
o sujeito não deve fazer valer uma lei universal, mas sim buscar através de um
consenso novos valores para uma sociedade justa, não visando seus objetivos
pessoais, mas sim comum a todos que nela vivem. O texto acima refere-se a ação
comunicativa que significa:
(A) aceitação ou refutação de ideias modificando ou
retirando valores, ajudando em tornar uma sociedade mais livre para fazer suas
escolhas.
(B) aceitação de valores que foram passados pela
religião e culturas, e que de modo nenhum podem ser refutados.
(C) a linguagem e a comunicação que fazem os indivíduos
aceitarem as imposições que lhes são feitas.
(D) que o consenso não permite que normas e valores
tragam novos benefícios a uma coletividade.
(E) a linguagem não pode ser vista como uma forma de
ação.
QUESTÃO
17 (1,0 pontos) IFB - IFB -
Professor - Área: Filosofia - 2017 31. Habermas desenvolve em seu livro “Direito e
Democracia” uma fundamentação do Estado Democrático de Direito, que leva em
conta tanto um mundo pós-convencional quanto a necessidade de limitar as
mazelas provocadas pelo poder econômico e político.
Leia as afirmações sobre “Direito e Democracia”.
I) Não se pode ter nem manter um Estado de direito
sem democracia radical.
II) O direito tem sua legitimidade esgotada no
cumprimento legal para criação de leis.
III) Com o direito democrático busca-se recuperar e
conservar uma solidariedade social.
IV) A possibilidade de justificar o direito moderno a partir das ideias de direitos humanos e do princípio da soberania do povo releva que se trata de elementos concorrentes.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.
(A) I e IV
(B) I e III
(C) I, II e IV
(D) III e IV
(E) II e III
QUESTÃO
18 (1,0 pontos) IFB - IFB -
Professor - Área: Filosofia - 2017 29. Assinale a
alternativa que apresenta o fundamento da teoria crítica da sociedade elaborada
por Habermas em sua obra Teoria do agir comunicativo.
(A) A semântica linguística;
(B) A crítica da razão instrumental;
(C) A ética do discurso;
(D) A pragmática linguística;
(E) A subjetividade comunicativa.
QUESTÃO
19 (1,0 pontos) IFSUL - IFSUL -
Professor - Área: Sociologia - 2021 7. A perspectiva
teórica desenvolvida por Pierre Bourdieu permite uma análise da relação de
classes sociais a partir da noção de sistemas simbólicos. Enquanto instrumentos
estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento, estes constituem
formas de imposição ou de legitimação da definição do mundo social de uma
classe sobre outra.
Esse processo de dominação é compreendido por
Bourdieu como
(A) Dominação Carismática.
(B) Violência Simbólica.
(C) Campo Simbólico.
(D) Consciência de Classe.
QUESTÃO
20 (1,0 pontos) VUNESP - PM BB -
Aluno Oficial/Aspirante a Soldado - PM - 2016 18. A violência simbólica se manifesta
(A) pelas diversas formas de agressão física, que podem
culminar com a morte do indivíduo.
(B) pelo uso da força ou do poder contra si mesmo,
causando mutilações.
(C) pela depredação do patrimônio público, conduzindo
ao esvaziamento dos espaços de convívio social.
(D) pela violação do princípio da propriedade privada e
quebra dos fundamentos do contrato social.
(E) pela agressão a crenças, valores e cultura do
indivíduo, o que significa agredir sua identidade ou grupo social.
Esta questão não faz referência direta ao conceito de Bourdieu, por esta razão a alternativa E é a correta. Se fosse exclusivamente sobre a teoria de Bourdieu ela não poderia ser aceita pelo fato de que os símbolos do dominante são adotados pelos dominados, não sendo uma agressão externa e descolada do indivíduo que é também vítima da violência.
Ótima prova!
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