Provas Aplicadas - 4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022

 

Olás,


Indo para o encerramento do semestre, publico nossa última atividade avaliativa de Sociologia deste período letivo.


4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 15/08/2022           Valor: 20 pontos

Discente:_________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 35. Com relação à objetividade da ciência social, segundo Max Weber, assinale a opção correta. 

A A ciência empírica pode ensinar aos homens o que devem fazer e o que precisam querer em cada época. 

B A ciência empírica tem como tarefa proporcionar normas e ideais obrigatórios, dos quais possam derivar preceitos para a prática. 

C Os juízos de valor devem ser subtraídos à análise e à discussão científica, pois possuem uma origem subjetiva. 

D O cientista tem o papel de extrair decisões políticas das análises que realiza, considerando, por exemplo, a relação de adequação ou de inadequação entre meios e fins no estudo da ação social. 

E A ciência pode proporcionar a consciência daquilo que toda ação social ou inação implica.

  

 

QUESTÃO 02 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 36. Acerca do sentido da sociologia compreensiva, de acordo com Max Weber, assinale a opção correta. 

A O comportamento que é igual em seu curso e resultado externo se apoia, sempre, em constelações de motivos similares. 

B O objeto específico da sociologia compreensiva é um tipo qualquer de estado interno ou de comportamento externo. 

C O desejo de lucro é indiferente para a sociologia, na medida em que carece de um sentido subjetivamente referido ao comportamento dos outros. 

D A explicação racional deve ser considerada, de maneira especial, a meta de toda explicação sociológica. 

E A sociologia se interessa por comportamentos referidos, de acordo com o sentido subjetivo do ator, à conduta dos outros.

 

 

QUESTÃO 03 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 37. No que se refere à compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a opção correta. 

A Para Max Weber, os fenômenos sociais, semelhantes aos naturais, podem ser aprendidos por meio de proposições de forma e natureza matemática. 

B A compreensão da conduta do motorista que para diante do sinal vermelho exige que se constate quantos motoristas se detêm diante desse sinal. 

C O sociólogo ou historiador entende os comportamentos humanos de maneira intuitiva. 

D A explicação de fenômenos singulares exige a intermediação das proposições gerais. 

E O sentido subjetivo dos comportamentos humanos é, ao mesmo tempo, imediatamente perceptível e equívoco para o sociólogo

A alternativa E tem uma redação ruim, abrupta, ao citar o termo "equívoco", mas isso não impede de resolver a questão. 

 

 

QUESTÃO 04 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 38. Considerando o problema da causalidade nas ciências histórica e sociológica, segundo Max Weber, assinale a opção correta. 

A O pensamento causal de Max Weber se exprime em termos de necessidade. 

B O sociólogo se limita a tornar inteligível o sistema de crenças e de condutas da coletividade. 

C A interpretação compreensiva dos comportamentos humanos garante a validez universal dos resultados científicos. 

D A causalidade sociológica determina as circunstâncias únicas que provocam certo acontecimento. 

E A primeira regra da metodologia causal consiste em definir as características do indivíduo histórico que se quer explicar

   

QUESTÃO 05 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 40. Quanto ao método comparativo na sociologia, assinale a opção correta. 

A O método comparativo, como elemento racional de controle, está ausente nos ensaios de Max Weber sobre a sociologia da religião. 

B Conforme Emile Durkheim, a comparação é uma técnica de trabalho utilizada para fazer analogias entre dois ou mais fatos, estabelecendo diferenças e semelhanças entre eles. 

C Para Max Weber, a comparação baseia-se em uma estratégia centrada na busca do paralelismo existente entre variáveis ou série de variáveis. 

D As explicações sociológicas baseadas em leis científicas abstratas, formuladas a partir da descrição empírica dos fenômenos, são aceitas por Emile Durkheim. 

E A sociologia deve seguir o caminho da experimentação indireta ou análise das variações concomitantes, utilizando um procedimento indutivo, segundo Emile Durkheim.

  

QUESTÃO 06 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 29. “Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado” (Geertz,1989). A partir desse fragmento, pode-se classificar tanto a antropologia de Geertz como a sociologia de Weber como: 

A) positivista 

B) estruturalista 

C) compreensiva 

D) materialista 

E) funcionalista 

  

QUESTÃO 07 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 48. Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber investiga a relação entre a ascese religiosa em sua versão protestante e as raízes culturais do capitalismo. Neste sentido, o autor não defende a sobredeterminação do cultural sobre o econômico, mas argumenta que entre os dois fenômenos há uma relação de: 

A) antagonismo 

B) subordinação 

C) influência 

D) negação 

E) solidariedade 

 

 

QUESTÃO 08 (1,0 pontos) UERR 2018 SETRABES Sociólogo 52. A partir da leitura do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (Martin Claret, 2003), marque a questão correta. 

A) A consciência de estar na plena graça de Deus e ser por ele visivelmente abençoado, o empresário burguês, desde que se mantivesse dentro dos limites da correção formal, e tivesse uma conduta moral irrepreensível e não fizesse uso escandaloso de sua riqueza, podia perseguir seus interesses de lucro como dever cumprido. 

B) A ideia de lucro e riqueza estava persistentemente em contradição à moral religiosa protestante, considerando que aos olhos de Deus, bens terrenos são parte da ganância e apego às coisas materiais, vícios do espírito do capitalismo em expansão no século XVIII. 

C) O poder da ascese religiosa fez gerar trabalhadores conscienciosos em relação aos seus direitos, dando a eles a certeza de que a repartição desigual da riqueza e a ideia de lucro não é parte da vontade da Divina Providência. 

D) Um dos elementos componentes do espírito capitalista moderno, e não só deste, mas da própria cultura moderna, diz que a conduta de vida racional fundada na ideia de profissão como vocação, nasceu do espírito da ascese cristã presente nas corporações de ofício desde a Idade Média. 

E) Ao se transferir das celas dos mosteiros medievais para a vida profissional, os pressupostos técnicos e econômicos passaram a dominar a moralidade intramundana e assim contribuiu [com sua parte] para edificar esse poderoso cosmos da ordem econômica moderna, cuja ética católica moldou a cultura ocidental impondo um estilo de vida a todos os indivíduos que nasceram dentro dessa engrenagem, e que não cessará até que se queime a última centelha de combustível fóssil.

  

QUESTÃO 09 (1,0 pontos) CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de Sociologia 36. Em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses dois países são: 

A) França e Alemanha 

B) Espanha e França 

C) Inglaterra e Alemanha 

D) EUA e França 

E) Itália e França

   

QUESTÃO 10 (1,0 pontos) CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de Sociologia 37. Weber mostrou que certos tipos de protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional em que a vida terrena, em contraste com a vida eterna, recebeu um significado moral e espiritual positivo. O segmento protestante que foi evidenciado por Weber denomina-se: 

A) Luteranismo 

B) Anglicanismo 

C) Racionalismo 

D) Anabatista 

E) Calvinismo

Quanto ao protestantismo ascético teremos a referência ao Calvinismo, Batistas, Quakers e Metodismo, por exemplo.  

 

 

QUESTÃO 11 (1,0 pontos) CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de Sociologia 46. Em “Educação e Sociologia”, Durkheim aponta que a ação exercida pela sociedade por meio da educação não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas, ao contrário, torná-lo criatura verdadeiramente humana. Por essa razão, Durkheim afirma existir entre indivíduos e sociedade uma relação de: 

A) supremacia 

B) independência 

C) antagonismo 

D) dependência 

E) estranhamento

   

QUESTÃO 12 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 25. A sociologia weberiana adota uma concepção 

(A) positivista. 

(B) individualista. 

(C) estruturalista. 

(D) funcionalista.

   

QUESTÃO 13 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 26. As categorias centrais da metodologia de Émile Durkheim são os conceitos de

(A) classe social e anomia. 

(B) fato social e função social. 

(C) solidariedade orgânica e ideologia. 

(D) compreensão e representação coletiva.

 

QUESTÃO 14 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 50. Ao estudar as sociedades humanas, Max Weber constatou que, independentemente da igualdade na condição econômica, existia uma diferenciação social entre os indivíduos, porque o(a) 

(A) prestígio social é um diferenciador. 

(B) valor moral, espiritual, religioso e histórico é permanente. 

(C) regra, a ordem, as instituições políticas são marcadores sociais. 

(D) sexo, a cor, a legitimidade e a história expressam as relações materiais de existência.

  

QUESTÃO 15 (1,0 pontos) Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 26. De acordo com a concepção metodológica de Max Weber, o “tipo ideal” é um conceito decisivo para o empreendimento científico da sociologia porque 

(A) sistematiza e resume os dados empíricos recolhidos pelo pesquisador. 

(B) permite a formulação rigorosa dos problemas que a pesquisa enfrentará, conforme o contexto histórico e social em que se insere. 

(C) decorre da neutralidade axiológica do pesquisador em relação ao seu objeto de pesquisa. 

(D) consiste na formulação consciente pelo pesquisador de uma visão sobre o que a sociedade deve ser. 

(E) pode ser generalizado para realidades empíricas diferentes daquela para a qual foi concebido

   

QUESTÃO 16 (1,0 pontos) Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 30. A primeira regra e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas. (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 15) Esse procedimento primordial do método sociológico desenvolvido por Émile Durkheim consiste em 

(A) identificar os fatos sociais mais volúveis e que variam conforme os anseios individuais para, assim, definir sua explicação objetiva. 

(B) apreender os acontecimentos da sociedade a partir da consciência individual do pesquisador. 

(C) afastar a sociologia do padrão científico encontrado nas ciências naturais. 

(D) estudar os fenômenos sociais como algo exterior aos indivíduos conscientes que os concebem, por meio de observações e experimentações. 

(E) analisar cientificamente a sociedade a partir das representações do senso comum. 

  

QUESTÃO 17 (1,0 pontos) Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 43. Max Weber elaborou três “tipos ideais” para compreender a “dominação legítima”. São exemplos corretos de dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal, respectivamente, 

(A) a relação entre um monarca absolutista e seus súditos; a obediência dos guerreiros ao herói dotado de qualidades excepcionais; a relação entre os acionistas e o corpo administrativo em uma uma sociedade anônima. 

(B) a chefia de uma aldeia indígena; um monarca absolutista que governa segundo seus caprichos pessoais; o Estado moderno. 

(C) o quadro técnico de uma empresa; a relação entre um profeta religioso e seus seguidores; um exército moderno. 

(D) a relação entre o senhor feudal e os servos; a obediência da criança aos pais no âmbito da família; a relação de subordinação entre o trabalhador e seu superior hierárquico na empresa. 

(E) a relação entre um funcionário público e seus superiores hierárquicos; a relação entre o líder fascista e seus seguidores; a relação entre o presidente de uma grande empresa e os executivos.

  

QUESTÃO 18 (1,0 pontos) CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia Questão 05 Emile Durkheim estabeleceu o método comparativo na sociologia. Conforme sua teoria, a sociedade ocidental era 

A caracterizada pela anomia causada pela excessiva divisão social do trabalho. 

B mais complexa do que as tribais porque seu desenvolvimento tecnológico era mais avançado. 

C caracterizada pela divisão do trabalho, o que levaria à falta de coesão social e a altas taxas de suicídio. 

D caracterizada pela solidariedade mecânica, ao passo que as sociedades tribais caracterizavam-se pela solidariedade orgânica. 

E mais complexa do que as tribais por possuir diferentes instituições que desempenhavam funções cada vez mais específicas.

 

QUESTÃO 19 (1,0 pontos) CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia Questão 06 O conceito de fato social, formulado por Durkheim, possibilitou ampliar a compreensão do funcionamento da sociedade, tendo permitido 

A perceber que fenômenos sociais têm origem em múltiplas variáveis como sociais, climáticas e genéticas de uma população. 

B avaliar fenômenos complexos, separando apenas o caráter social para a explicação, como no o caso das mudanças climáticas. 

C identificar regras que eram gerais, exteriores e coercitivas aos indivíduos e que, portanto, conduziam suas ações.

D examinar aspectos sociais de fenômenos antes tidos como naturais, tais como a religião e a magia. 

E compreender que os fenômenos sociais têm sua origem em fatores biológicos tais como aqueles ligados a evolução humana.

  

QUESTÃO 20 (1,0 pontos) CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia Questão 07 Considerando-se a noção de fato social de Durkheim, é possível afirmar que o autor separa de forma nítida o indivíduo da sociedade. A teoria sociológica contemporânea, por sua vez, buscou pensar a relação entre indivíduo e sociedade de modo mais integrado. Considerando as formulações de Nobert Elias, assinale a opção correta. 

A Elias criou o conceito de estrutura para articular as ações individuais com a totalidade da sociedade. 

B Elias substituiu o conceito de classe social, proposto por Marx, pelo conceito de configuração, na tentativa de levar em conta a meritocracia na trajetória individual. 

C Elias criou o conceito de configuração para pensar a teia de interdependências à qual os indivíduos estão vinculados em suas ações cotidianas. 

D Elias substituiu a ideia de sociedade pela noção de configuração com o objetivo de generalizar as regras sociais de uma sociedade para outras. 

E Elias criou o conceito de configuração em uma analogia às teorias contemporâneas da informação para se contrapor ao biologismo das teorias clássicas. 

  

Ótima prova!

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