Provas Aplicadas - 4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022
Olás,
Indo para o encerramento do semestre, publico nossa última atividade avaliativa de Sociologia deste período letivo.
4ª
ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
15/08/2022 Valor: 20 pontos
Discente:_________________________________________________________
QUESTÃO 01 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 35. Com relação à objetividade
da ciência social, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
A A ciência
empírica pode ensinar aos homens o que devem fazer e o que precisam querer em
cada época.
B A ciência
empírica tem como tarefa proporcionar normas e ideais obrigatórios, dos quais
possam derivar preceitos para a prática.
C Os juízos de
valor devem ser subtraídos à análise e à discussão científica, pois possuem uma
origem subjetiva.
D O cientista
tem o papel de extrair decisões políticas das análises que realiza, considerando,
por exemplo, a relação de adequação ou de inadequação entre meios e fins no
estudo da ação social.
E A ciência
pode proporcionar a consciência daquilo que toda ação social ou inação implica.
QUESTÃO 02
(1,0 pontos)
CESPE 2010 DPU Sociólogo 36. Acerca do sentido da
sociologia compreensiva, de acordo com Max Weber, assinale a opção
correta.
A O
comportamento que é igual em seu curso e resultado externo se apoia, sempre, em
constelações de motivos similares.
B O objeto
específico da sociologia compreensiva é um tipo qualquer de estado interno ou
de comportamento externo.
C O desejo de
lucro é indiferente para a sociologia, na medida em que carece de um sentido
subjetivamente referido ao comportamento dos outros.
D A explicação
racional deve ser considerada, de maneira especial, a meta de toda explicação
sociológica.
E A sociologia
se interessa por comportamentos referidos, de acordo com o sentido subjetivo do
ator, à conduta dos outros.
QUESTÃO 03
(1,0 pontos)
CESPE 2010 DPU Sociólogo 37. No que se refere à
compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a
opção correta.
A Para Max Weber, os fenômenos sociais, semelhantes aos naturais, podem
ser aprendidos por meio de proposições de forma e natureza matemática.
B A compreensão da conduta do motorista que para diante do sinal
vermelho exige que se constate quantos motoristas se detêm diante desse
sinal.
C O sociólogo ou historiador entende os comportamentos humanos de
maneira intuitiva.
D A explicação de fenômenos singulares exige a intermediação das
proposições gerais.
E O sentido subjetivo dos comportamentos humanos é, ao mesmo tempo,
imediatamente perceptível e equívoco para o sociólogo
A alternativa E tem uma redação ruim, abrupta, ao citar o termo "equívoco", mas isso não impede de resolver a questão.
QUESTÃO 04
(1,0 pontos)
CESPE 2010 DPU Sociólogo 38. Considerando o
problema da causalidade nas ciências histórica e sociológica, segundo Max
Weber, assinale a opção correta.
A O pensamento
causal de Max Weber se exprime em termos de necessidade.
B O sociólogo
se limita a tornar inteligível o sistema de crenças e de condutas da
coletividade.
C A
interpretação compreensiva dos comportamentos humanos garante a validez
universal dos resultados científicos.
D A
causalidade sociológica determina as circunstâncias únicas que provocam certo
acontecimento.
E A primeira
regra da metodologia causal consiste em definir as características do indivíduo
histórico que se quer explicar
QUESTÃO 05
(1,0 pontos)
CESPE 2010 DPU Sociólogo 40. Quanto ao método
comparativo na sociologia, assinale a opção correta.
A O método
comparativo, como elemento racional de controle, está ausente nos ensaios de
Max Weber sobre a sociologia da religião.
B Conforme
Emile Durkheim, a comparação é uma técnica de trabalho utilizada para fazer
analogias entre dois ou mais fatos, estabelecendo diferenças e semelhanças
entre eles.
C Para Max
Weber, a comparação baseia-se em uma estratégia centrada na busca do
paralelismo existente entre variáveis ou série de variáveis.
D As
explicações sociológicas baseadas em leis científicas abstratas, formuladas a
partir da descrição empírica dos fenômenos, são aceitas por Emile
Durkheim.
E A sociologia
deve seguir o caminho da experimentação indireta ou análise das variações
concomitantes, utilizando um procedimento indutivo, segundo Emile Durkheim.
QUESTÃO 06
(1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 29. “Acreditando, como Max Weber, que o
homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo
a cultura como sendo essas teias e sua análise; portanto, não como uma ciência
experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura
do significado” (Geertz,1989). A partir desse fragmento, pode-se classificar
tanto a antropologia de Geertz como a sociologia de Weber como:
A)
positivista
B) estruturalista
C)
compreensiva
D)
materialista
E)
funcionalista
QUESTÃO 07
(1,0 pontos)
CEPERJ 2015 SEDUC RJ
Sociologia 48.
Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber investiga a
relação entre a ascese religiosa em sua versão protestante e as raízes
culturais do capitalismo. Neste sentido, o autor não defende a
sobredeterminação do cultural sobre o econômico, mas argumenta que entre os
dois fenômenos há uma relação de:
A)
antagonismo
B)
subordinação
C)
influência
D) negação
E)
solidariedade
QUESTÃO 08
(1,0 pontos)
UERR 2018 SETRABES Sociólogo 52. A partir da leitura
do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (Martin
Claret, 2003), marque a questão correta.
A) A
consciência de estar na plena graça de Deus e ser por ele visivelmente
abençoado, o empresário burguês, desde que se mantivesse dentro dos limites da
correção formal, e tivesse uma conduta moral irrepreensível e não fizesse uso
escandaloso de sua riqueza, podia perseguir seus interesses de lucro como dever
cumprido.
B) A ideia de
lucro e riqueza estava persistentemente em contradição à moral religiosa
protestante, considerando que aos olhos de Deus, bens terrenos são parte da
ganância e apego às coisas materiais, vícios do espírito do capitalismo em
expansão no século XVIII.
C) O poder da
ascese religiosa fez gerar trabalhadores conscienciosos em relação aos seus
direitos, dando a eles a certeza de que a repartição desigual da riqueza e a
ideia de lucro não é parte da vontade da Divina Providência.
D) Um dos
elementos componentes do espírito capitalista moderno, e não só deste, mas da
própria cultura moderna, diz que a conduta de vida racional fundada na ideia de
profissão como vocação, nasceu do espírito da ascese cristã presente nas
corporações de ofício desde a Idade Média.
E) Ao se
transferir das celas dos mosteiros medievais para a vida profissional, os
pressupostos técnicos e econômicos passaram a dominar a moralidade intramundana
e assim contribuiu [com sua parte] para edificar esse poderoso cosmos da ordem
econômica moderna, cuja ética católica moldou a cultura ocidental impondo um
estilo de vida a todos os indivíduos que nasceram dentro dessa engrenagem, e
que não cessará até que se queime a última centelha de combustível fóssil.
QUESTÃO
09 (1,0 pontos) CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de Sociologia
36. Em “A Ética Protestante e o
‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo
haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias
puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses
dois países são:
A) França e Alemanha
B) Espanha e França
C) Inglaterra e Alemanha
D) EUA e França
E) Itália e França
QUESTÃO
10 (1,0 pontos) CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de
Sociologia 37. Weber mostrou que
certos tipos de protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional em
que a vida terrena, em contraste com a vida eterna, recebeu um significado
moral e espiritual positivo. O segmento protestante que foi evidenciado por
Weber denomina-se:
A) Luteranismo
B) Anglicanismo
C) Racionalismo
D) Anabatista
E) Calvinismo
Quanto ao protestantismo ascético teremos a referência ao Calvinismo, Batistas, Quakers e Metodismo, por exemplo.
QUESTÃO
11 (1,0 pontos) CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de
Sociologia 46. Em “Educação e
Sociologia”, Durkheim aponta que a ação exercida pela sociedade por meio da
educação não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo,
amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas, ao contrário, torná-lo criatura
verdadeiramente humana. Por essa razão, Durkheim afirma existir entre
indivíduos e sociedade uma relação de:
A) supremacia
B) independência
C) antagonismo
D) dependência
E) estranhamento
QUESTÃO
12 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE
SOCIOLOGIA 25. A sociologia weberiana adota uma concepção
(A)
positivista.
(B)
individualista.
(C)
estruturalista.
(D)
funcionalista.
QUESTÃO
13 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE
SOCIOLOGIA 26. As categorias centrais da metodologia de Émile Durkheim são os
conceitos de
(A) classe social e anomia.
(B)
fato social e função social.
(C)
solidariedade orgânica e ideologia.
(D)
compreensão e representação coletiva.
QUESTÃO 14 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE
SOCIOLOGIA 50. Ao estudar as sociedades humanas, Max Weber constatou que,
independentemente da igualdade na condição econômica, existia uma diferenciação
social entre os indivíduos, porque o(a)
(A) prestígio social é um
diferenciador.
(B) valor moral, espiritual, religioso e
histórico é permanente.
(C) regra, a ordem, as instituições
políticas são marcadores sociais.
(D) sexo, a cor, a legitimidade e a
história expressam as relações materiais de existência.
QUESTÃO 15
(1,0 pontos)
Prefeitura de Macapá
Sociólogo 2018 26.
De acordo com a concepção metodológica de Max Weber, o “tipo ideal” é um
conceito decisivo para o empreendimento científico da sociologia porque
(A)
sistematiza e resume os dados empíricos recolhidos pelo pesquisador.
(B) permite a
formulação rigorosa dos problemas que a pesquisa enfrentará, conforme o
contexto histórico e social em que se insere.
(C) decorre da
neutralidade axiológica do pesquisador em relação ao seu objeto de
pesquisa.
(D) consiste
na formulação consciente pelo pesquisador de uma visão sobre o que a sociedade
deve ser.
(E) pode ser
generalizado para realidades empíricas diferentes daquela para a qual foi
concebido
QUESTÃO 16
(1,0 pontos)
Prefeitura de Macapá
Sociólogo 2018 30.
A primeira regra e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como
coisas. (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins
Fontes, 2003, p. 15) Esse procedimento primordial do método sociológico
desenvolvido por Émile Durkheim consiste em
(A)
identificar os fatos sociais mais volúveis e que variam conforme os anseios
individuais para, assim, definir sua explicação objetiva.
(B) apreender
os acontecimentos da sociedade a partir da consciência individual do pesquisador.
(C) afastar a
sociologia do padrão científico encontrado nas ciências naturais.
(D) estudar os
fenômenos sociais como algo exterior aos indivíduos conscientes que os
concebem, por meio de observações e experimentações.
(E) analisar
cientificamente a sociedade a partir das representações do senso comum.
QUESTÃO 17
(1,0 pontos)
Prefeitura de Macapá
Sociólogo 2018 43.
Max Weber elaborou três “tipos ideais” para compreender a “dominação legítima”.
São exemplos corretos de dominação tradicional, dominação carismática e
dominação legal, respectivamente,
(A) a relação
entre um monarca absolutista e seus súditos; a obediência dos guerreiros ao
herói dotado de qualidades excepcionais; a relação entre os acionistas e o
corpo administrativo em uma uma sociedade anônima.
(B) a chefia
de uma aldeia indígena; um monarca absolutista que governa segundo seus
caprichos pessoais; o Estado moderno.
(C) o quadro
técnico de uma empresa; a relação entre um profeta religioso e seus seguidores;
um exército moderno.
(D) a relação
entre o senhor feudal e os servos; a obediência da criança aos pais no âmbito
da família; a relação de subordinação entre o trabalhador e seu superior
hierárquico na empresa.
(E) a relação
entre um funcionário público e seus superiores hierárquicos; a relação entre o
líder fascista e seus seguidores; a relação entre o presidente de uma grande
empresa e os executivos.
QUESTÃO 18
(1,0 pontos)
CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR
Professor Sociologia Questão 05 Emile Durkheim estabeleceu o método
comparativo na sociologia. Conforme sua teoria, a sociedade ocidental era
A
caracterizada pela anomia causada pela excessiva divisão social do
trabalho.
B mais
complexa do que as tribais porque seu desenvolvimento tecnológico era mais
avançado.
C
caracterizada pela divisão do trabalho, o que levaria à falta de coesão social
e a altas taxas de suicídio.
D
caracterizada pela solidariedade mecânica, ao passo que as sociedades tribais
caracterizavam-se pela solidariedade orgânica.
E mais
complexa do que as tribais por possuir diferentes instituições que
desempenhavam funções cada vez mais específicas.
QUESTÃO 19
(1,0 pontos)
CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR
Professor Sociologia Questão 06 O conceito de fato social, formulado por
Durkheim, possibilitou ampliar a compreensão do funcionamento da sociedade,
tendo permitido
A perceber que
fenômenos sociais têm origem em múltiplas variáveis como sociais, climáticas e
genéticas de uma população.
B avaliar
fenômenos complexos, separando apenas o caráter social para a explicação, como
no o caso das mudanças climáticas.
C identificar regras que eram gerais, exteriores e coercitivas aos indivíduos e que, portanto, conduziam suas ações.
D examinar
aspectos sociais de fenômenos antes tidos como naturais, tais como a religião e
a magia.
E compreender
que os fenômenos sociais têm sua origem em fatores biológicos tais como aqueles
ligados a evolução humana.
QUESTÃO 20
(1,0 pontos)
CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR
Professor Sociologia Questão 07 Considerando-se a noção de fato social de
Durkheim, é possível afirmar que o autor separa de forma nítida o indivíduo da
sociedade. A teoria sociológica contemporânea, por sua vez, buscou pensar a
relação entre indivíduo e sociedade de modo mais integrado. Considerando as
formulações de Nobert Elias, assinale a opção correta.
A Elias criou
o conceito de estrutura para articular as ações individuais com a totalidade da
sociedade.
B Elias
substituiu o conceito de classe social, proposto por Marx, pelo conceito de
configuração, na tentativa de levar em conta a meritocracia na trajetória
individual.
C Elias criou
o conceito de configuração para pensar a teia de interdependências à qual os
indivíduos estão vinculados em suas ações cotidianas.
D Elias
substituiu a ideia de sociedade pela noção de configuração com o objetivo de
generalizar as regras sociais de uma sociedade para outras.
E Elias criou
o conceito de configuração em uma analogia às teorias contemporâneas da
informação para se contrapor ao biologismo das teorias clássicas.
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