Provas Aplicadas - 4ª Atividade Avaliativa Sociologia do Direito 1/2022

 

Olás,


Divulgo a 4ª Prova de Sociologia do Direito aplicada neste semestre. O objetivo é publicizar o resultado e oportunizar o estudo para as próximas turmas.

Além disso, compartilho questões que formulei e irei disponibilizar, junto com colaboradoras e colaboradores, sobre as teóricas clássicas das Ciências Sociais. Neste caso, se tomarmos apenas as questões de concurso, estaremos contribuindo para um tipo de ensino que elege restritamente alguns conteúdos como necessários e relevantes. Complementarmente, deixarei uma postagem, que será atualizada sempre que necessário, com questões abordando a vida e obra das mulheres intelectuais objeto de estudo (ou que deveriam sê-lo) e interesse das Ciências Sociais ou sobre estas.


4ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 1/2022

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 02/08/2022           Valor: 20 pontos

 

Discente:_________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 38. Em suas obras, Pierre Bourdieu recebe influência das concepções

(A) marxista e weberiana. 

(B) darwinista e marxista. 

(C) funcionalista e kantiana. 

(D) funcionalista e weberiana.


QUESTÃO 02 (1,0 pontos) Flora Tristan (1803-1844) foi uma das pensadoras que se dedicou a discutir problemas sociais e soluções possíveis. Neste sentido, ela se debruçou sobre o seguinte tema:

a) (A) A necessidade de obediência moral da juventude para com os mais antigos.

b) (B) A importância da religião na coordenação da vida social.

c) (C) O papel das operárias e operários na gestão dos problemas que os acometem.

d) (D) A função do Estado na solução de todos os problemas sociais.

e) (E) A delinquência das mulheres e sua perversidade na relação com os homens.

 

QUESTÃO 03 (1,0 pontos) Marianne Schnitger (1870-1954) foi uma importante autora, mas é conhecida, na maioria das vezes, por ser a esposa de Max Weber. Sua obra trouxe importantes contribuições para a análise social. Assinale abaixo a frase que identifica parte de suas premissas ou de sua biografia:

a)(A) Dedicou-se a estudar o feudalismo e o capitalismo, além de propor uma reforma social para a chegada de um modelo socialista de produção.

b)(B) Formulou uma perspectiva crítica pautada na reflexão sobre o papel das instituições, principalmente o Direito, como capazes de limitar a arbitrariedade nas relações sociais, tomando por exemplo o matrimônio, a mãe e a esposa.

c)(C) Foi auxiliar de Max Weber e difusora de sua obra após sua morte, tendo se dedicado exclusivamente a divulgar a teoria dele.

d)(D) Resenhou a obra de Émile Durkheim defendendo seu marido das críticas realizadas por aquele.

e)(E) Elaborou uma obra densa, mas nunca teve participação pública ou acadêmica, evitando a aparição pública e a discussão de temas de interesse das mulheres.


QUESTÃO 04 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 52 Analise os trechos a seguir. 

I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado. 

II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber. 

Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como 

(A) naturalização e coerção social. 

(B) violência simbólica e disciplina. 

(C) ideologia e subordinação. 

(D) mais-repressão e punição. 

(E) habitus e normalização. 


QUESTÃO 05 (1,0 pontos) Harriet Martineau (1802-1876) foi uma famosa escritora britânica que produziu mais de 50 livros e 2500 artigos sobre diversos assuntos de relevância social, incluindo as chamadas novelas. Considerando a obra e teoria dessa autora, indique qual das alternativas abaixo está correta:

a)(A) Martineau era adepta de uma sociologia teórica descolada da realidade social.

b)(B) Sua contribuição surgiu em 1840, como tradutora de Auguste Comte e colaboradora da obra deste.

c)(C) Martineau discutiu com Alexis de Tocqueville as possibilidades de análise do fenômeno democrático no século XIX.

d)(D) Entre outros assuntos, Martineau preocupou-se em compreender como as instituições sociais, políticas e econômicas funcionam, além de formas possíveis de sua observação.

e)(E) Martineau não entendia o Direito como uma instituição que interferisse na vida social, sendo apenas uma forma de regulação colateral.

  

QUESTÃO 06 (1,0 pontos) FGV SEDUC 2013 SP Professor de Sociologia 14. Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) A escola é uma ferramenta de poder, que reproduz desigualdades, ao perpetuar de forma implícita hierarquias e constrangimentos. 

(B) Na escola se desenvolvem lutas pela obtenção e manutenção do poder simbólico, produzindo valores que acabam sendo aceitos pelo senso comum. 

(C) A escola é um espaço de socialização que proporciona o desenvolvimento integral dos indivíduos, tendo em vista que somos produtores e produtos do meio em que vivemos. 

(D) O aluno é um ator social ligado à engrenagem da produção simbólica, dela participando como herdeiro e transmissor inconsciente de valores. 

(E) A escola é um artifício de reafirmação de poderes, onde estruturas sociais diferentes convivem e se enfrentam com seus variados estilos de vida.

  

QUESTÃO 07 (1,0 pontos) Flora Tristan pode ser compreendida como:

a)(A) Autora e ex-operária que defendia a importância da democracia e do capitalismo para a qualidade de vida das famílias francesas.

b)(B) Embora tenha desenvolvido uma análise sobre a condição da mulher como pária e a última escrava existente, ela manifestou preconceito quanto a outros povos e territórios, incluindo o Peru.

c)(C) Tristan foi uma conservadora a respeito da educação das mulheres, mas sofreu uma tentativa de homicídio cometida por seu marido.

d)(D) Filha de pai estrangeiro cujo casamento com sua mãe nunca foi reconhecido, Tristan busca a família paterna para reconhecer sua obra e seu papel político na França.

e)(E) Flora Tristan contribuiu ativamente para o socialismo científico tendo colaborado diretamente com Marx e Engels.

  

QUESTÃO 08 (5,0 pontos) CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia Questão 18 Para o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a escola é uma instituição que opera com as desigualdades sociais. Com base na concepção de Bourdieu a respeito da escola, é correto afirmar que 

A a escola serve, antes de tudo, à crítica da ordem social vigente. 

B a escola é um espaço de reprodução da visão de mundo e do conhecimento dos pobres. 

C as desigualdades sociais são bloqueadas a partir do momento em que o estudante adentra o espaço escolar. 

D os hábitos dos pais, como ler e ir a museus, podem servir de barreiras ao desempenho escolar de estudantes das classes dominantes. 

E os capitais econômicos e culturais incorporados anteriormente ao ingresso na escola são fatores que influenciam o desempenho do estudante, portanto sua condição de origem importa para seu sucesso escolar.

 

QUESTÃO 09 (1,0 pontos) Marianne Schnitger era conhecida como uma feminista conservadora por defender o Direito como um mecanismo capaz de:

a)(A) Controle dos povos, propiciando um Estado Nação moderno com concentração da legitimidade do uso da violência em detrimento da sociedade civil.

b)(B) Promover a igualdade de gênero, com o acesso irrestrito das mulheres à educação e ao trabalho.

c)(C) Fornecer garantias e limitações à arbitrariedade exercida pelos homens contra às mulheres e mães.

d)(D) Combater a visão tradicional do feminismo, da qual Marianne era uma crítica ferrenha.

e)(E) Promover direitos sociais radicais, com uma reforma legislativa pautada no feminismo erótico.


QUESTÃO 10 (4,0 pontos) Texto 14A1-I 

Tupac já dizia Algumas coisas nunca mudam Algumas coisas nunca mudam Aí são regras do mundão Perdi a conta de quantos escondem a bolsa se digo que horas são? Taxistas perguntam mais que policiais a mim Sim indescritível como é ruim Nasci vilão, só veneno Com o incentivo que me dão, errado tô se eu não virar memo Suor na cara, levando currículo do cara Até porque onde eu moro, buso não pára Pé de barro, meio dia, inspirando piada nos boy, transpirando medo nas tias Tudo é tão obvio ‘cê não vê que vai  juntando ingrediente da bomba relógio Eu sinto dor (dor), eu sinto ódio (ódio), é quente, Sem nem saber o nome dessa gente Católica, de bem, linda ‘Cê já notou pior que nem falei minha cor ainda! ‘Cê lá faz ideia Do que é ver vidro subir? Alguém correr, quando avistar você? (Não) ‘Cê não faz ideia Não faz ideia Não faz ideia Aí explica pra assistente social, que pai de gente igual a gente, Não sabe usar a mente só o pau Que quem educa nóiz, na escola estadual, Joga na cara todas as manhãs que ganha mal Que é incrível, quantos de nóiz senta no fundo da sala pra ver se fica invisível Calculo o prejuízo! Nossas crianças sonha que quando crescer vai ter cabelo liso (shiii) Sem debater fatos, que a fama da minha cor fecha mais porta de zelador de orfanato ‘Cê sabe o quanto é comum dizer que preto é ladrão, Antes memo da gente saber o que é um Na boca de quem apoia a desova E se orgulha da honestidade que e nunca foi posta a prova Eu queria te ver lá tirissa, pra ver onde ‘cê ia enfiar essa merda do seu senso de justiça 

Emicida. Cê lá faz ideia.

 

CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia Questão 02 Parte significativa da teoria sociológica de Pierre Bourdieu visa compreender as desigualdades sociais. Considerando-se os conceitos de Bourdieu, é correto afirmar que o texto 14A1-I 

(A) apresenta um exemplo de dominação de gênero quando menciona o sonho de meninas negras terem cabelos lisos. 

(B) mostra que as desigualdades têm sua origem na precariedade dos empregos de parte da população. 

(C) defende que a criminalidade se deve ao fato de alguns indivíduos não se interessarem pelo capital escolar. 

(D) narra diversas situações em que a população negra é desprovida de capital econômico e simbólico. 

(E) mostra que as desigualdades se perpetuam em função da motivação pessoal de cada indivíduo.


QUESTÃO 11 (2,0 pontos) FGV 2014 SUSAM Sociólogo 47 Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo [androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero, construídos como duas essências sociais hierarquizadas. (Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43) As opções a seguir caracterizam corretamente as pré‐condições para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica, à exceção de uma. Assinale‐a. 

(A) A diferenciação de gênero é incorporada na forma de habitus. 

(B) O valor da superioridade masculina é imposto por meio de uma violência física. 

(C) As hierarquias sociais e de gênero são reproduzidas por vias simbólicas. 

(D) O princípio androcêntrico é garantido mediante uma coerção indireta. 

(E) A superioridade da ordem masculina é reconhecida como natural pelos dominados.

 

QUESTÃO 12 (1,0 pontos) FGV 2014 SEDUC AM Professor de Sociologia 58 Ao estudar as relações de poder na sociedade contemporânea, Pierre Bourdieu distinguiu quatro diversos tipos de capital: o econômico, o social, o cultural e o simbólico. Com relação aos diversos tipos de recursos associados a cada forma de capital, segundo Bourdieu, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

(V) O capital social é constituído pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere. 

(F) O capital cultural se baseia exclusivamente na instrução formal e nas habilidades intelectuais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida escolar. 

(F) O capital simbólico é a visão de mundo da classe social hegemônica que transforma seus recursos materiais em símbolos de força e poder

As afirmativas são, respectivamente, 

(A) F, V e F. 

(B) F, V e V. 

(C) V, F e F. 

(D) V, V e F. 

(E) F, F e V. 

  

QUESTÃO 13 (2,0 pontos) Harriet Martineau realizava a análise social a partir:

a)(A) Do materialismo histórico dialético, para análise do comércio e das relações escravistas.

b)(B) De uma tipologia capaz de classificar o desenvolvimento das morais e das instituições, pautada numa relação empática entre observador e observado.

c)(C) Do método comparativo, principalmente com relação à Democracia.

d)(D) Do método filosófico, pautado na “pesquisa de gabinete”.

e)(E) Do positivismo, aprendido com Auguste Comte, de quem era colaboradora.

  

QUESTÃO 14 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 37. Em seu livro O Poder Simbólico, Pierre Bourdieu mostra que os “sistemas simbólicos” cumprem a função política de 

(A) impor ou legitimar a dominação. 

(B) propagar a hegemonia dos segmentos dominados. 

(C) estabelecer a violência por meio das forças armadas. 

(D) reduzir as relações de força a relações de comunicação.

  

QUESTÃO 15 (2,0 pontos) UEL 2013 Fase 01 15. Os documentos de identificação individual podem ser analisados sob a perspectiva dos estudos weberianos a respeito da sociedade moderna. Sobre essa análise, assinale a alternativa correta.

a) A ação racional com relação a valores é o tipo conceitual que explica o uso do CPF, uma vez que se refere às riquezas do indivíduo.

b) A adoção de documentos de identificação pessoal corresponde aos interesses dos indivíduos pelo prestígio social.

c) A identificação pelo CPF é um exemplo de imitação e de ação condicionada pelas massas, fenômenos comuns na sociedade moderna.

d) CPF e documentos pessoais fortalecem o processo de desburocratização das estruturas racionais de dominação.

e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais indivíduos envolvidos na situação.

  

Ótima prova!

 

Comentários