Provas Aplicadas - 3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022


Olás,


Semestre se encerrando e deixo aqui a penúltima prova de Sociologia comentada e com gabarito.


3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 04/08/2022           Valor: 20 pontos

Discente:__________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 (1,0 pontos) UEG IMB 2013 Ciências Sociais Questão 57 Segundo Émile Durkheim, os fatos sociais são 

a) típicos de uma ordem social tradicional, fortemente hierarquizada e dominada pela religião. 

b) formas de pensar, agir e sentir características das sociedades indígenas e tradicionais. 

c) maneiras de agir, pensar e sentir que são exteriores, coercitivas e gerais, impostas pelo grupo social. 

d) produtos criados por grupos sociais anômicos e suicidógenos, tais como ele estudou na Austrália.

 

QUESTÃO 02 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 34. Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta. 

A O delito é um fato normal, na medida em que sociedade isenta dele é impossível. 

B O delinquente é considerado pela sociedade um ser antissocial, um corpo estranho e inassimilável, introduzido no seio da sociedade. 

C O delito e a aversão que os membros da sociedade sentem por ele se relacionam com a fisiologia patológica da sociedade. 

D O delito é uma doença e a pena que lhe é aplicada constitui o seu justo remédio. 

E Para definir a patologia social, a sociologia adota o critério de observar se os fenômenos que ocorrem são gerais na sociedade.

  

QUESTÃO 03 (1,0 pontos) FAU 2019 IFPR Professor de Sociologia 38) O tema do suicídio no trabalho, vem ganhando notoriedade nos últimos anos, sobretudo em países europeus. A gravidade da questão, estudada hoje pelo psicanalista francês Christophe Dejours, tem sido compreendida já por sociólogos brasileiros que, em alguns casos, vêem o trabalho como fonte de sofrimento, como uma fatalidade. Na sociologia clássica um dos trabalhos mais conceituados e inéditos é creditado a Durkheim, em sua obra “O suicídio”, que buscava compreender a disposição social para o suicídio. Sobre este fato social, pode-se afirmar que: 

(A) O estudo de Durkheim chegou à conclusão que o suicídio da época era relativo especificamente à desordem mental e questões ligadas a problemas religiosos. 

(B) Evidenciou a tese de que as escaladas das taxas globais de suicídios eram devidas à passagem da ordem tradicional, a uma nova ordem e ao crescimento do industrialismo do século XIX, expressos em uma transição de dissolução dos laços que uniam os homens. 

(C) Concebia o suicídio como um evento individual que parecia depender quase exclusivamente de fatores pessoais. 

(D) Analisou fontes estatísticas de países europeus e compreendeu que o suicídio era explicado pela constituição orgânico-psíquica dos indivíduos e pela natureza do ambiente natural. 

(E) Concebia o suicídio sem correlações sociais e que a modalidade do suicídio em toda Europa vinha de uma mesma natureza, não havendo especificidades nacionais ou regionais. 

  

QUESTÃO 04 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 31. Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta. 

A As ciências já constituídas devem servir de referência para uma ciência próxima a nascer, como é o caso da sociologia. 

B A sociologia deve decidir se apoia a liberdade ou o determinismo. 

C A ciência sociológica rejeita a solução dos problemas práticos da sociedade. 

D A sociologia é dependente de doutrinas práticas como o individualismo, o socialismo e o comunismo. 

E Os cálculos utilitários ou os raciocínios de algum tipo servem para explicar os fatos sociais.

  

QUESTÃO 05 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 32. Antes de propor o método adequado para o estudo dos fatos sociais, em seu livro As Regras do Método Sociológico, Emile Durkheim aponta quais são os fatos que podem receber essa denominação. De acordo com Durkheim, 

A o pensamento que se repete nas consciências particulares e o movimento mecânico que todos os indivíduos fazem constituem fatos sociais. 

B o fato social é um fenômeno que ocorre na sociedade e que possui, de forma geral, interesse social. 

C o indivíduo cumpre funções regulares, como comer, beber, dormir, as que constituem os fatos sociais. 

D os fatos sociais se diferenciam dos fenômenos orgânicos, por serem representações e ações, e dos psíquicos, porque estes existem apenas na consciência individual. 

E a consciência individual constitui a origem dos grandes movimentos de entusiasmo ou indignação que frequentemente acontecem nas assembleias das diferentes categorias de profissionais.

 

QUESTÃO 06 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU Sociólogo 33. Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia 

A considera que a descrição objetiva do fato social exige sua concordância com uma ideia do que se pretende. 

B exige que o indivíduo tome consciência das ideias acerca da realidade em que vive, analise-as e combine-as de acordo com o próprio entendimento. 

C determina que os indivíduos recorram aos fatos para confirmar as ideias, ou as conclusões que são tiradas delas. 

D permite estabelecer se uma representação social, que desempenha seu papel de harmonizar os atos dos indivíduos e o mundo que os rodeia, é comprovada, cientificamente, como falsa ou verdadeira. 

E exige ir além da separação entre o sujeito que conhece e o seu objeto de conhecimento na produção do conhecimento científico.

  

QUESTÃO 07 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 22. Em termos da metodologia das ciências sociais, a proposição de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é analisá-los como: 

A) sentimentos 

B) conflitos 

C) argumentos 

D) coisas 

E) ideias 

  

QUESTÃO 08 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 23. Em “As Etapas do Pensamento Sociológico” (2002), Raymond Aron afirma que cada autor por ele tratado como “primeira geração da sociologia” possui uma concepção da sociedade moderna e de seus desafios e tendências. Nesse sentido, Aron afirma que, para Tocqueville, a sociedade moderna seria caracterizada pela: 

A) desigualdade 

B) democracia 

C) competição 

D) solidariedade 

E) centralização

 

QUESTÃO 09 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 25. Segundo Durkheim (s/d.), “É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos”. Para o autor, o que determina o tipo de educação em cada sociedade: 

A) é o desejo das famílias 

B) são os costumes e as ideias 

C) é a formação do educador 

D) são os parâmetros curriculares 

E) são a ciência e o progresso 

  

QUESTÃO 10 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 30. Para Marx e Engels “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história da luta de classes”. A clássica afirmação, presente no Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, apresenta a definição dos autores para como ocorrem, em sociedade, os processos de mudança e transformação. Em tal perspectiva, denominada materialismo histórico, a relação entre opressores e oprimidos é marcada: 

A) pelo acordo 

B) pela solidariedade 

C) pela concorrência 

D) pela cooperação 

E) pelo antagonismo 

 

QUESTÃO 11 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 32. No fragmento “Uma mercadoria, portanto, é algo misterioso simplesmente porque nela o caráter social do trabalho dos homens aparece a eles como uma característica objetiva estampada no produto deste trabalho (…)”, Marx apresenta seu argumento sobre o “fetichismo da mercadoria”. Refere-se à noção de que o valor das mercadorias é apresentado aos trabalhadores que as produzem como uma equivalência entre esses produtos quando, na verdade, trata-se de: 

A) um fenômeno mágico 

B) uma abstração ideológica 

C) uma negociação prática 

D) uma relação social 

E) uma troca justa 

 

QUESTÃO 12 (1,0 pontos) UERR 2018 SETRABES Sociólogo 55. Para Émile Durkheim, os fatos sociais são o objeto da sociologia por moldar o comportamento dos indivíduos em sociedade. De acordo com sociólogo francês, os fatos sociais têm como características a: 

A) generalidade, exterioridade e solidariedade. 

B) coercitividade, positividade e exterioridade. 

C) generalidade, coercitividade e exterioridade. 

D) naturalidade, coercitividade e generalidade. 

E) interioridade, solidariedade e naturalidade

  

QUESTÃO 13 (1,0 pontos) UERR 2018 SETRABES Sociólogo 56. De acordo com Émile Durkheim, mesmo quando um fenômeno agride preceitos morais pode ser considerado normal desde que esteja generalizado na sociedade e não comprometa a integração social. Por essa visão, o crime é um fato social que: 

A) é um problema a ser corrigido pela imposição de leis e normas baseadas em valores religiosos e morais. 

B) é encontrado em todas as sociedades de todos os tipos; é um fenômeno geral e útil à sociedade. 

C) deve ser punido através da aplicação e sanções sociais, e não se encontra generalizado na sociedade. 

D) é encontrado somente em sociedades baseadas na forma de solidariedade orgânica, e a transgressão não conduz ao fortalecimento dos valores feridos. 

E) é um fenômeno que é individual na sociedade, não sendo encontrado em sociedades baseadas na forma de solidariedade mecânica

 

QUESTÃO 14 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 37. Para Durkheim, “Não há povo em que não exista certo número de ideias, sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam”. Émile Durkheim é considerado um pensador preocupado com a questão da ordem social. Em seus estudos sobre Educação, destaca que a importância desta, em relação à vida social, é de ter uma função: 

A) transformadora 

B) desnecessária 

C) reguladora 

D) burocrática 

E) disruptiva 

  

QUESTÃO 15 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 37 Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?” Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade. Esse movimento social corresponde à 

(A) conquista da felicidade. 

(B) afirmação da democracia. 

(C) defesa da equidade. 

(D) sustentação da república moderada. 

(E) luta pelos direitos individuais.

  

QUESTÃO 16 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 42 Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou: “(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus portavozes doutrinários, porque no entendimento e na explicação positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de sua negação, de sua morte inelutável”. Esse trecho se refere ao conceito marxiano de 

(A) dialética. 

(B) revolução. 

(C) ideologia. 

(D) trabalho. 

(E) mais-valia. 



QUESTÃO 17 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 44. Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente o conceito de fato social de Durkheim.

(A) Modo de agir e pensar que exerce uma coerção sobre os indivíduos. 

(B) Modo de agir e sentir próprio de indivíduos que somados constituem o todo social. 

(C) Modo de fazer e conceber inato que molda as práticas coletivas. 

(D) Modo de comportamento que deriva da liberdade da vontade dos indivíduos. 

(E) Modo atitudinal e de pensamento que é uma manifestação da psicologia coletiva.


QUESTÃO 18 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 23. Ao definir classe social, Karl Marx leva em consideração a 

(A) ideologia dominante e os elementos espirituais. 

(B) atuação do segmento dominante e da burguesia. 

(C) posição dos indivíduos no mundo da produção material. 

(D) situação da pessoa na esfera do poder e sua posição religiosa.

  

QUESTÃO 19 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 24. Na teoria marxista, a divisão da sociedade em classes sociais 

(A) é produzida pelas relações entre os homens. 

(B) pertence à esfera da superestrutura e da metafísica. 

(C) decorre de uma escolha individual dos membros da sociedade. 

(D) resulta de um complô arquitetado conjuntamente pela burguesia, pela Igreja e pela classe média.

  

QUESTÃO 20 (1,0 pontos) CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia Texto 14A1-II 

Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação. Karl Marx. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48 (com adaptações)

Questão 12 Ainda considerando o texto 14A1-II, assinale a opção correta. 

A Marx pensa a dominação da classe trabalhadora em termos materiais, pois os trabalhadores possuem sua cultura própria, que seria a cultura popular, enquanto as elites tem a cultura erudita. 

B Marx separa as classes sociais de acordo com sua posição na produção: de um lado, aqueles que detêm os meios de produção, os capitalistas; de outro, aqueles que, por não possuírem os meios de produção, detêm apenas sua força de trabalho, os trabalhadores. 

C Marx pensa a história como uma ideologia criada pela classe que detém os meios de produção intelectual para dominar a classe dos que detém os meios de produção material. 

D Marx pensa a história como a luta entre a classe que detém os meios de produção e a classe que detém o meio de produção intelectual. 

E Marx separa as classes sociais de acordo com o tipo de trabalho: os trabalhadores manuais são aqueles que detêm os meios de produção material e os trabalhadores intelectuais aqueles que dispõem dos meios de produção intelectual.  

  

Ótima prova!

 


Comentários