Questões de Concurso: DPE PUC 2014 Psicólogo

 

Olás,


Essa é a nossa 42ª Prova. Como disse em outras postagens, o intuito é chamar a atenção para como a Sociologia e conteúdos de Ciências Sociais são cobrados em Concursos Públicos. Desde o que é cobrado e como se cobra, para que a(o) aluna(os) tenha uma visão crítica sobre a aplicação do conteúdo visto em sala de aula tanto na Introdução à Sociologia, quando na Sociologia do Direito. Também objetiva mostrar possibilidades de avaliação objetiva e discursiva do conteúdo programático destas disciplinas. Interessante notar, principalmente, como outras áreas do conhecimento se apropriam do conteúdo que ou é propriamente sociológico, antropológico, da ciência política e metodológico ou também é utilizado nas Ciências Sociais.


Pois é, e para isso, vou continuar insistindo num perfil de prova ligado à docência em Ciências Sociais, Vestibulares ou carreiras jurídicas. Neste sentido, a prova escolhida para hoje é a da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, aplicada em 2014.

Bora lá?

QUESTÃO 56 A noção de periculosidade, tal como pensada por Foucault, expressa 

(A) o risco virtual de criminosos delinquirem, o que exige a construção de mais estabelecimentos prisionais. 

(B) o perigo de convivência com psicopatas e criminosos impulsivos que devem ser constantemente monitorados. 

(C) o perigo virtual de qualquer indivíduo adotar comportamentos transgressores. 

(D) o perigo advindo da presença de criminosos não ressocializados na sociedade. 

(E) a necessidade de controle de serial killers em razão do risco social que representam.


QUESTÃO 62 No conhecido livro “Vigiar e Punir”, Foucault reflete sobre a técnica do exame, que consistiria em uma tecnologia 

(A) do poder soberano que invisibiliza, desterritorializa e militariza. 

(B) do poder disciplinar que visibiliza, individualiza e normaliza. 

(C) do poder disciplinar que singulariza, invisibiliza e pune. 

(D) do poder fluido que controla, medicaliza e incita. 

(E) do poder soberano que normaliza, cerimonializa e pune. 


QUESTÃO 77 Certas práticas jurídicas parecem perigosamente identificar o sujeito psicológico com o sujeito de direitos, reduzindo o primeiro ao segundo e transformando certas atividades que envolvem o psicólogo em meras sanções. Com a finalidade de refletir sobre essa questão, convém citar uma das formas com que Foucault pensava a relação entre direito e norma, a saber: 

(A) há uma colonização recíproca entre as normas disciplinares e o direito, servindo este último como veículo para as primeiras. 

(B) o direito se opõe à norma, tendo o primeiro cedido lugar às disciplinas a partir das sociedades monárquicas. 

(C) a economia industrial foi crucial para o desenvolvimento das disciplinas, deslocando o direito de sua antiga função de ordenador social. 

(D) a repressão é o elemento central da dinâmica do poder agenciado pela norma e pelo direito. 

(E) o direito é aquele que organiza os corpos no tempo e no espaço, mantendo a vigilância contínua sobre cada individualidade. 


Comentários