Provas Aplicadas - 3ª Atividade Avaliativa Sociologia do Direito 1/2022
Olás,
Repasso agora a prova de Sociologia do Direito aplicada hoje para dar publicidade do gabarito.
Abaixo seguem as questões aplicadas e comentadas.
3ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO
DIREITO 1/2022
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
15/07/2022 Valor: 20 pontos
Discente:__________________________________________________________
QUESTÃO
01 (1,0 pontos) GAB SEDUC CE 2012 - Professor de Filosofia 19. Em
Vigiar e punir (1ª Ed. orig. 1975), Michel Foucault (1926-1984) tem por objeto
o problema do poder e dos métodos adotados para a sua manutenção. Segundo ele,
a disciplina, que se dá como objeto o corpo dos indivíduos, remete a uma série
de técnicas pelas quais se investe a existência dos indivíduos. Estas técnicas
são colocadas em funcionamento nas grandes instituições de enquadramento:
fábrica, exército, escola. E têm como fim:
A) Governar
com facilidade indivíduos que se ponham acima do “normal”, mas que aceitem
receber ordens.
B) Extrair dos
indivíduos o máximo de suas forças úteis e fazê-los adotar comportamentos
previsíveis.
C) Obter um
corpo dócil, porém eficaz quanto à criatividade que supera a média da
inteligência dos produtores.
D) Reeducar
aqueles que não tiveram acesso à cultura pela família e pela escola básica para
permitir-lhes ascensão social.
E) Extrair dos indivíduos o máximo de sua
consciência possível e fazê-los adotar comportamentos previsíveis do ponto de
vista moral, mas incentivar-lhes as iniciativas que lhes permitam inclusão ou
ascensão social.
QUESTÃO
02 (1,0 pontos) FCC 2015 DPE SP 82. Segundo as análises de Michel Foucault em seu
livro Vigiar e punir, a necessidade de uma classificação paralela dos crimes e
dos castigos, assim como a necessidade de uma individualização das penas em
conformidade com as características singulares de cada criminoso são elementos
que se referem
(A) à reforma humanista do Direito penal, no século
XVIII.
(B) à reforma judiciária do Direito, no século
XX.
(C) às penas físicas, no século XVII.
(D) à reforma do modelo prisional, no século
XIX.
(E) ao suplício corporal, do século XVIII.
QUESTÃO 03 (1,0 pontos) FCC 2015 DPE SP 87. “O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência, tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito patologizado”.
O trecho acima, extraído de Vigiar e punir,
sintetiza uma importante conclusão de Michel Foucault decorrente de suas
análises sobre a prisão como uma instituição disciplinar moderna. Para o autor,
a prisão permite
(A) reduzir a delinquência através do controle e
controlar a delinquência por meio da repressão.
(B) combater a delinquência por meio da punição e
erradicar a delinquência do meio social.
(C) controlar a delinquência por meio da repressão
e diferenciar a delinquência da periculosidade.
(D) objetivar a delinquência por trás da infração e
consolidar a delinquência no movimento das ilegalidades.
(E) classificar a delinquência em suas categorias e
erradicar a delinquência do meio social.
QUESTÃO 04 (1,0 pontos) IBFC 2018 Prefeitura de Divinópolis Sociólogo 27) “Penso que, atrás do ódio que o povo tem da justiça, dos juízes, dos tribunais, das prisões, não se deve apenas ver a ideia de outra justiça melhor e mais justa, mas antes de tudo a percepção de um ponto singular em que o poder se exerce em detrimento do povo” (FOUCAULT, 2008, p. 73). Analise o trecho acima e assinale a alternativa correta:
a) Foucault em seus estudos procurou desvelar como
as instituições prisionais assim como as escolares exercem funções antagônicas
no tocante ao exercício do poder
b) Para Foucault o espaço é um atributo neutro,
sendo a ação das instituições as únicas realizadoras do poder
c) Foucault toma as categorias de luta de classes e
de distribuição desigual da riqueza socialmente produzida como centrais em sua
obra
d) Foucault aponta que, sobretudo para o Estado,
mas não só, a população é interpretada como um trunfo do poder
QUESTÃO 05 (1,0 pontos) DPE PR PUCPR 2012 13. Numa sociedade
cujos valores socioeconômicos e políticos são pautados pela ideologia liberal
clássica, seria CORRETO esperar uma identificação jurídica correspondente a
tais valores, admitindo-se a seguinte configuração do direito:
A) Proteção e defesa jurídica
intransigente dos valores e interesses individuais e, simultaneamente, forte
apoio à intervenção estatal na criação de políticas públicas (proteção social).
B) Proteção e defesa jurídica
intransigente de uma política estatal na afirmação dos direitos
coletivos.
C) Proteção e defesa jurídica
intransigente dos interesses restritos da cúpula política que comanda o poder
do Estado.
D) Proteção e defesa jurídica intransigente dos valores, interesses e livre circulação dos agentes econômicos privados.
E) Defesa jurídica intransigente contra a pretensão do governo e ou de grupos econômico-financeiros de flexibilizar direitos trabalhistas.
QUESTÃO 06 (1,0 pontos) IBFC 2017 SEDUC MT Professor de Sociologia 33) “Vigiar e punir é o livro que Foucault consagra ao nascimento da prisão, depois de conduzir um movimento que levara a pôr em questão de forma radical não apenas o sistema penitenciário, mas as redes de poder-saber a ele associadas em nossa sociedade”. (MOTTA, M. B., 2010, p. XIII)
Assinale
a alternativa correta:
a)
Michel Foucault na referida obra se ateve ao estudo do sistema prisional
contemporâneo ao período de elaboração do mesmo
b) De
acordo com a referida obra os sistemas punitivos mudam de forma mas mantém o
mesmo princípio ao longo do tempo
c) As
prisões em si e os hospitais não são para Foucault as instituições de
representação do sistema de vigilância e punição
d) O
Poder para este autor é tema secundário de suas pesquisas
e) Os
“Panópticos” são, para o autor, expressões ou instrumentos do exercício do
poder
QUESTÃO
07 (1,0 pontos) FUNDEP 2014 IFSP Questão 25 De acordo com Weber, quando não
existe um quadro administrativo pessoal do senhor, em uma realidade
caracterizada pela dominação tradicional, uma das alternativas é a
gerontocracia. É CORRETO afirmar que, na gerontocracia, o poder é exercido
A) pelos mais velhos.
B) pela associação de famílias.
C) pelo do líder religioso.
D) por toda a comunidade.
QUESTÃO
08 (1,0 pontos) FUNDEP 2014 IFSP
Questão 49 Analise as seguintes
afirmativas sobre a teoria de dominação de Weber, e assinale com V as
verdadeiras e com F as falsas.
(F) Na dominação tradicional, obedece-se à pessoa porque ela se guia pelo princípio de sine ira et studio, ou seja, sem influência de motivos pessoais e sem influências sentimentais de espécie alguma.
(F) Na dominação carismática, a
legitimidade deriva diretamente de qualidades extraordinárias ou sobrenaturais
que o líder possui, não importando se os súditos reconhecem ou não tais
qualidades.
(V) Na dominação tradicional, obedece-se
à pessoa em virtude da crença na santidade das ordenações de há muito
existentes.
(V) Na dominação legal, obedece-se à pessoa, não em virtude de seu direito próprio, mas com fundamento em uma norma formalmente abstrata, a que se submete tanto quem manda quanto quem obedece.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) F F V V.
B) F V F F.
C) V F F V.
D) V V F F.
QUESTÃO
09 (1,0 pontos) IFRS 2015 Ciências Sociais
/ Sociologia 7. Para Max Weber, em sua
perspectiva de construção de tipos ideais, o estudo das relações de poder
implica na compreensão das formas de legitimação da dominação. Sobre a teoria
da dominação do sociólogo alemão, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Dominação Tradicional é aquela sustentada
pelos valores das instituições que perduram no tempo em uma dada
sociedade.
b) A Dominação Legal-Racional é aquela que tem sua
legitimidade fundada em um estatuto, ou um corpo de regras em um determinado
sistema.
c) O conceito de Legitimidade permite dar conta dos
fundamentos do poder em uma sociedade, como valor que leva as pessoas a
aceitarem uma forma de dominação.
d) A Dominação Carismática é aquela fundamentada no
apreço ou afeto para com um Líder.
e) A Dominação Estatal é aquela própria de um
Estado Moderno, em que a legalidade da burocracia acaba por minimizar os outros
tipos de dominação.
QUESTÃO
10 (1,0 pontos) DPE RJ 2014 Psicólogo
QUESTÃO 56 A noção de periculosidade, tal como pensada por Foucault,
expressa
(A) o risco virtual de criminosos delinquirem, o que exige a construção
de mais estabelecimentos prisionais.
(B) o perigo de convivência com psicopatas e criminosos impulsivos que
devem ser constantemente monitorados.
(C) o perigo virtual de qualquer indivíduo adotar comportamentos
transgressores.
(D) o perigo advindo da presença de criminosos não ressocializados na
sociedade.
(E) a necessidade de controle de serial killers em razão do risco social
que representam.
QUESTÃO
11 (1,0 pontos) DPE RJ 2014 Psicólogo QUESTÃO 62 No conhecido livro “Vigiar e Punir”,
Foucault reflete sobre a técnica do exame, que consistiria em uma tecnologia
(A) do poder soberano que invisibiliza, desterritorializa e
militariza.
(B) do poder disciplinar que visibiliza, individualiza e
normaliza.
(C) do poder disciplinar que singulariza, invisibiliza e pune.
(D) do poder fluido que controla, medicaliza e incita.
(E) do poder soberano que normaliza, cerimonializa
e pune.
QUESTÃO
12 (1,0 pontos) DPE RJ 2014 Psicólogo
QUESTÃO 77 Certas práticas jurídicas parecem perigosamente identificar o
sujeito psicológico com o sujeito de direitos, reduzindo o primeiro ao segundo
e transformando certas atividades que envolvem o psicólogo em meras sanções. Com
a finalidade de refletir sobre essa questão, convém citar uma das formas com
que Foucault pensava a relação entre direito e norma, a saber:
(A) há uma colonização recíproca entre as normas disciplinares e o
direito, servindo este último como veículo para as primeiras.
(B) o direito se opõe à norma, tendo o primeiro cedido lugar às
disciplinas a partir das sociedades monárquicas.
(C) a economia industrial foi crucial para o desenvolvimento das
disciplinas, deslocando o direito de sua antiga função de ordenador
social.
(D) a repressão é o elemento central da dinâmica do poder agenciado pela
norma e pelo direito.
(E) o direito é aquele que organiza os corpos no tempo e no espaço,
mantendo a vigilância contínua sobre cada individualidade.
QUESTÃO
13 (1,0 pontos) DPE RJ Técnico em Psicologia 60 Nas famosas
conferências proferidas por Michel Foucault no Brasil, A Verdade e as Formas
Jurídicas, ele descreve o surgimento de instituições de “sequestro” (fábrica,
escola, hospital, prisão) com finalidade de inclusão e normalização dos
indivíduos. Segundo Foucault, tais instituições possuem as seguintes
características, EXCETO:
(A) repressão de acordo com os interesses da classe burguesa;
(B) controle sobre o tempo dos indivíduos;
(C) gestão dos corpos para obtenção de força de trabalho;
(D) polivalência dos poderes econômico, político e judiciário;
(E) extração de saber sobre indivíduos submetidos à vigilância.
QUESTÃO
14 (1,0 pontos) DPE RJ Técnico em Psicologia 73 Segundo Michel
Foucault, a prisão não objetiva apenas corrigir indivíduos, mas,
principalmente, fabricar a delinquência, ou seja, forjar o “sujeito
delinquente”. Para Foucault, a prisão como aparato punitivo é um dos símbolos
do poder:
(A) soberano;
(B) pastoral;
(C) biopolítico;
(D) ubuesco;
(E) disciplinar.
QUESTÃO
15 (1,0 pontos) DPE RJ Técnico em Psicologia 75 Segundo
Foucault, no final do século XVIII, a biopolítica surge como forma de
racionalização dos problemas colocados para a prática governamental, pelos fenômenos
próprios da população, como saúde, higiene, natalidade, longevidade e raça. No
contexto de exercício biopolítico, um importante instrumento de produção do
“sujeito-criminoso” é:
(A) a parresía;
(B) a barbárie selvagem;
(C) o racismo de Estado;
(D) o cuidado de si;
(E) a soberania
QUESTÃO
16 (1,0 pontos) DPE SP FCC 2012 82. Em Vigiar e Punir, Michel
Foucault explicita os mecanismos disciplinares de poder que, segundo o
filósofo, caracterizam a forma institucional da prisão do início do século XIX.
De acordo com as análises deste autor, pode-se afirmar que a modalidade
panóptica do poder disciplinar
(A) não está na dependência imediata nem é o prolongamento direto das
estruturas jurídico-políticas de uma sociedade e, portanto, é absolutamente
independente destas estruturas.
(B) está na dependência imediata e é o prolongamento direto das
estruturas jurídico-políticas de uma sociedade e, desse modo, é absolutamente
dependente destas estruturas.
(C) está na dependência imediata, mas não é o prolongamento direto das
estruturas jurídico-políticas de uma sociedade e, desse modo, é absolutamente
dependente destas estruturas.
(D) não está na dependência imediata, mas é o prolongamento direto das
estruturas jurídico-políticas de uma sociedade e, entretanto, não é
absolutamente dependente destas estruturas.
(E) não está na dependência imediata nem é o prolongamento direto das
estruturas jurídico-políticas de uma sociedade e, entretanto, não é
absolutamente independente destas estruturas.
QUESTÃO
17 (1,0 pontos) DPE SP FCC 2012 86. Um dos instrumentos do poder
disciplinar, caracterizado por Michel Foucault em seu livro Vigiar e Punir,
consiste em uma forma de punição que é, ao mesmo tempo, um exercício das
condutas dos indivíduos. Este instrumento da disciplina é denominado, pelo
autor,
(A) pena capital.
(B) sanção normalizadora.
(C) execução normativa.
(D) sanção repressora.
(E) poder soberano.
QUESTÃO
18 (1,0 pontos) FCC 2018 DPE AM 96. Michel Foucault, na obra Vigiar e
punir, discute três formas punitivas históricas e relaciona, cada uma dessas
formas punitivas, a uma determinada “economia de poder”. As formas punitivas
estudadas pelo filósofo, segundo a ordem cronológica de sua efetivação na história
do direito penal ocidental, a partir do século XVII até o século XX, são,
respectivamente,
(A) penas físicas – penas proporcionais aos
crimes – prisão.
(B) multa – penas pecuniárias – açoite.
(C) prisão – multa – prestação de serviços
comunitários.
(D) penas proporcionais aos crimes – multa –
prisão.
(E) prisão – prestação de serviços comunitários – suplícios.
QUESTÃO
19 (1,0 pontos) FCC 2018 DPE AM 99. Em sua clássica obra Ciência e
política: duas vocações, Max Weber, ao propor “três tipos de dominação
legítima”, atribui ao que designa de “dominação tradicional” a seguinte
característica:
(A) Repousar sobre a autoridade de um “passado
eterno”, ou seja, sobre os costumes sacralizados por uma validez imemorial e
pelo hábito, enraizado nos homens, de respeitá-los.
(B) Repousar nos “dons pessoais e extraordinários
de um indivíduo” cujas qualidades prodigiosas ou o heroísmo são
tradicionalmente notados pelos dominados.
(C) Impor-se em virtude da “crença na validez de um
estatuto legal e de uma ‘competência’ positiva, fundada em regras racionalmente
estabelecidas”.
(D) Ser essencialmente moderna e atrelada ao Estado
burocrático que, em virtude de suas características, é tradicionalmente
respeitado pelos dominados.
(E) Ser expressão da tradição e, enquanto tal,
figurar como um estatuto ao qual se deve respeitar por corresponder a regras
qualificáveis como racionais.
QUESTÃO
20 (1,0 pontos) MPE BA 2017 35 Laudos e pareceres psicológicos são
frequentemente demandados por operadores de direito na medida em que
supostamente colocam em evidência o indivíduo sobre o qual incidirá a medida
judicial. Nesse aspecto, a genealogia dos poderes de Foucault é esclarecedora
por demonstrar que a justiça se aparelhou de peritos desde o advento da
sociedade disciplinar e, com efeito, de uma lógica punitiva que é calculada de
acordo com o infrator em sua virtualidade. Para gerar a individualidade
disciplinada, segundo o autor em Vigiar e Punir, a disciplina se serve dos
seguintes instrumentos:
(A) a confissão
cristã, o panoptismo e o controle do corpo;
(B) a vigilância
hierárquica, a sanção normalizadora e o exame;
(C) a repressão
do sexo, o direito e a distribuição racional dos corpos;
(D) a
racionalização do tempo, o biopoder e a luta de classes;
(E) a pastoral
cristã, o poder soberano e o Estado de direito.
Ótima prova!
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