Provas Aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa Sociologia 1/2022


Olás,


Disponibilizo abaixo mais uma prova aplicada como sugestão de debate e avaliação do conteúdo de Sociologia trabalhado em sala de aula numa disciplina de Introdução à Sociologia. 



2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 14/07/2022           Valor: 20 pontos

Discente:__________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 (1,0 pontos) UEG IMB 2013 Ciências Sociais Questão 44 O surgimento da sociologia está ligado à emergência da sociedade capitalista e ao desenvolvimento do conhecimento científico. Nesse sentido, constata-se que 

a) a sociologia, enquanto ciência específica, é fruto do esforço de Durkheim e Parsons em instituí-la como disciplina acadêmica no século XIX. 

b) a moderna sociedade capitalista se pauta pela existência de um conhecimento científico tributário do senso comum, diferentemente da sociedade feudal. 

c) a sociologia emerge no século XX a partir dos escritos sistematizados de Spencer, Durkheim e Weber e, posteriormente, adquire o nome de física social. 

d) Auguste Comte construiu o primeiro esboço de explicação sociológica tomando como referência o método das ciências naturais. 

Obviamente sabemos que esta questão é passível de recurso pq nenhuma das alternativas está de fato correta. Entretanto, a mais próxima é a D, sendo que, no mesmo período, Harriet Martineau estava articulando e sistematizando a Ciência da Sociedade.

 

QUESTÃO 02 (1,0 pontos) UEG IMB 2013 Ciências Sociais Questão 56 Um recorte de gênero revela que entre as mulheres os índices de desocupação são maiores que entre os homens. O desemprego em 2001 estava em torno de 21,7% entre os jovens com 18 anos, enquanto para as mulheres chegava a 31%. [...]. Da mesma maneira são acentuadas as diferenças por raça, pois as taxas de desemprego de jovens negros em áreas metropolitanas tendem a ser 30% a 40% mais elevadas que entre os jovens brancos. VELASCO, E. G. Juventudes e políticas públicas de trabalho no Brasil: a qualificação profissional e a tensão entre preferência e individualização. In: SILVA, Maria O. ; YAZBEK, Maria C. (Orgs.). Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cortez; São Luís: FAPEMA, 2006. p.192

Com base na leitura do texto apresentado, tem-se o seguinte: 

a) desigualdades raciais e de gênero caracterizam o desemprego no Brasil, principalmente entre jovens. 

b) as informações mostram que não há desigualdades entre jovens no mercado de trabalho. 

c) mulheres estão em situação de desemprego, mas isto não caracteriza desigualdades. 

d) jovens negros estão sujeitos a taxas maiores de desemprego, o que se altera com o avanço na idade. 

  

QUESTÃO 03 (1,0 pontos) FAU 2019 IFPR Professor de Sociologia 29) A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua produzindo suas análises e categorias em um estágio avançado de capitalismo. Talvez por isso, Pierre Bourdieu tenha afirmado que é papel da sociologia compreender a cultura vigente, pois a mesma é central no processo de dominação. De qualquer forma, emprestar sentido a tudo o que nos atinge é papel da sociologia contemporânea e, em especial, emprestar sentido a tudo o que atinge a relação sociedade e educação é papel da sociologia da educação. Sobre a reflexão sociológica e o objeto da mesma no tempo presente, anote a única considerada INCORRETA

(A) Partimos do raciocínio de que a realidade social existe e está aí e, portanto, não é um abstrato qualquer. Nesse sentido, a sociologia não pode ser uma atividade leviana ou uma perfumaria e que a regra de ouro do pensamento sociológico não é agradar ou ser ‘politicamente correto’, mas sim elaborar proposições razoáveis, compreensíveis, capazes de nos ajudar a compreender melhor os fenômenos sociais. Ok

(B) Precisa-se considerar a tese de que não existe apenas uma tradição sociológica, mas sim um mosaico ou um campo de opções disponíveis aos sociólogos de plantão. Assim, não há dúvida de que o ofício da sociologia é uma tarefa interminável sobre a vida social. Ok 

(C) No tempo presente os temas mais recorrentes da sociologia contemporânea estão envoltos em pesquisas sobre a atual sociedade pós-industrial e suas transformações, a saber: a religião e o debate da secularização; o papel do mercado e suas variáveis; a política de gênero; trabalho e violência; tecnologia e virtualidade, dentre tantas outras temáticas que podem ser fragmentadas em cada tema e sub-tema. Ok

(D) A sociologia contemporânea tem se ocupado de uma única tarefa, uma vez que considera temas que apenas o homem comum problematiza em seu dia-dia. Ao concentrar-se sobre os temas comuns, tem sido negligente com temas de especialidades e com temas de entendimento maior. 

(E) A vida social é um grande laboratório e que precisa ser interpretada por sociólogos de plantão que querem compreender o real sentido do que se faz e do que não se faz quando o assunto é a vida em sociedade. Ok 

  

QUESTÃO 04 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 21. Os fundadores da Sociologia, entre eles Augusto Comte, analisam em seus trabalhos mudanças sociais profundas que marcaram a Europa dos séculos XVIII e XIX. Para Comte, o momento por ele analisado era de derrocada da sociedade teológica e militar e sua substituição pela sociedade: 

A) metafísica e positiva 

B) metafísica e industrial 

C) científica e racional 

D) positiva e industrial 

E) científica e industrial 

Essa questão é confusa, ou melhor, pode levar a confusão. Afinal, a fase teológica é comandada por militares e religiosos. Mas são 03 fases e não se pode considerar o final da jornada do modo como a redação está posta. Desse modo, considerar a alternativa E como correta é um grave equívoco, já que antes dela ainda existe a fase metafísica. Questão anulada.

 

QUESTÃO 05 (1,0 pontos) UERR 2018 SETRABES Sociólogo 65. Os séculos XVIII e XIX foram palco de crises e desordens na organização da sociedade, advindas das transformações trazidas pela industrialização da produção econômica e no aparecimento do trabalho assalariado. A necessidade de buscar soluções a esse clima de mudanças na ordem social fez surgir o positivismo, movimento que influenciou as primeiras formas de pensamento social no Brasil. As principais características do positivismo são: 

A) objetividade científica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica. 

B) progressismo, evolucionismo e relativismo cultural. 

C) organicismo, materialismo e aplicação de métodos compreensivos. 

D) neutralidade, objetivismo e aplicação de princípios metafísicos. 

E) objetividade filosófica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.

  

QUESTÃO 06 (1,0 pontos) CEPERJ SEE RJ 2013 - Professor de Sociologia 41. No pensamento social de Comte manifesta-se a influência de seu mestre Saint-Simon. A doutrina de Comte baseou-se na lei dos três estados ou etapas de desenvolvimento intelectual da humanidade. Os três estágios são conhecidos como: 

A) abstrato, metafísico e positivo 

B) abstrato, experimental e positivo 

C) teológico, metafísico e positivo 

D) racional, abstrato e metafísico 

E) relativo, orgânico e positivo 

 

QUESTÃO 07 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 31 A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de 

(A) descrever a realidade dos sistemas social, político e econômico que se sucederam historicamente. 

(B) estudar os fenômenos sociais e identificar regularidades e normas nas formas de comportamento. 

(C) compreender a interdependência dos seres vivos e definir suas formas de interação social. 

(D) estabelecer os fatos sociais com base nos sistemas culturais e simbólicos. 

(E) analisar os tipos sociais e classificá-los em função das estruturas que os definem.

Esta questão pede uma reflexão sobre a heterogeneidade de conceitos e metodologias científicas elaborados e utilizados pela Sociologia. A questão peca ao não definir ou indicar a contingência, afinal, de qual Sociologia estamos falando? São muitas e isso não é ruim, por isso discutimos tanto as correntes ou escolas de pensamento sociológico. Uma estratégia é proceder por eliminação e ficar atento aos verbos. Por fim, vejam a última alternativa: para Martineau a tipologia e a classificação em razão das instituições observadas é função da Ciência da Sociedade.

 

QUESTÃO 08 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 32 Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente a relação entre conhecimento sociológico e senso comum. 

(A) A sociologia é uma ciência que desmistifica o mundo, provando a veracidade das leis que regem a vida social.

(B) A sociologia combate o senso comum, medindo e comprovando os mecanismos de funcionamento das instituições sociais. 

(C) A sociologia elabora marcos teóricos e conceitos analíticos para esclarecer as pessoas, liberando-as de suas superstições. 

(D) A sociologia é um campo de conhecimento que modifica a percepção rotineira, alterando a visão sobre a vida e o mundo ao redor. 

(E) A sociologia é um saber que estuda hábitos, costumes e tradições sociais, derivando-as do senso comum. 

 

QUESTÃO 09 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 40 Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais

( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais. 

( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica. 

As afirmativas são, respectivamente, 

(A) F, V e F. 

(B) F, V e V. 

(C) V, F e F. 

(D) V, V e F. 

(E) F, F e V.

 

QUESTÃO 10 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 31. O positivismo, um dos conceitos mais complexos da Sociologia, caracteriza-se pelas dimensões 

(A) histórica e física. 

(B) física e sociológica. 

(C) filosófica e sociológica. 

(D) sociológica e geográfica.

 

QUESTÃO 11 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 32. Auguste Comte fundamenta a sua concepção de ciência no(na) 

(A) religião. 

(B) história. 

(C) lei dos três estados. 

(D) equilíbrio do mundo industrial nascente.


Esta questão é bastante questionável. Para alguns a alternativa correta é a C, mas por seguir o gabarito da banca ou por associar o conceito a toda a teoria de Comte. Mas, veja, o ápice do desenvolvimento da lei dos três estados é o positivismo, como estado, como desenvolvimento do espírito humano. Por outro lado, a concepção do positivismo como ciência decorreria a visão de Comte acerca da perspectiva histórica.

 

QUESTÃO 12 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 41. A Sociologia proclama o que aparentemente é óbvio para o senso comum porque o(a) 

(A) real consiste sempre de questões irrelevantes

(B) natureza das relações sociais são monótonas

(C) pesquisa social não está separada do mundo social que descreve. 

(D) realidade social expressa-se por meio das relações de poder e do folclore.

  

QUESTÃO 13 (1,0 pontos) Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 50. Crítica da sociedade é crítica do conhecimento e vice-versa. (ADORNO, Theodor W. “Sobre Sujeito e Objeto”. In: Palavras e Sinais − Modelos Críticos 2. Petropólis. Vozes, 1995) A crítica ao positivismo foi um dos eixos da obra de Theodor Adorno. Dentre seus elementos, destaca-se: 

(A) O positivismo falhou ao não conseguir conceber uma engenharia social suficientemente eficaz para resolver os problemas sociais que inspiraram o surgimento da Sociologia. 

(B) As teses centrais dos fundadores da Sociologia - tais quais a ideia durkheimiana de que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas – incidiam em erro porque seus formuladores foram levados pelo entusiasmo cientificista próprio ao século XIX. 

(C) O positivismo é uma expressão ideológica da burguesia, e as teorias sociológicas elaboradas sob seu influxo são concebidas tendo em vista a dominação de classe. 

(D) O positivismo, ao tentar se ater o máximo possível aos fatos e recusar a influência de teorias previamente constituídas sobre o processo de pesquisa, impede um conhecimento verdadeiramente objetivo da realidade. 

(E) A realização de pesquisas empíricas não serve a uma teoria crítica da sociedade, devendo a Sociologia consistir essencialmente em reflexões de cunho teórico.

Um contraponto importante aqui é que fatos sociais como "coisas" não são uma formulação de Durkheim, mas sim de Harriet Martineau, 60 anos antes, em sua "Como observar: morais e costumes", de 1838. Lembro também que no discurso o positivismo se pautava em pesquisas, mas a crítica que o próprio Durkheim faz a Comte é que ele não desenvolveu pesquisas.   

 

QUESTÃO 14 (1,0 pontos) CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia

Texto 14A1-I Tupac já dizia Algumas coisas nunca mudam Algumas coisas nunca mudam Aí são regras do mundão Perdi a conta de quantos escondem a bolsa se digo que horas são? Taxistas perguntam mais que policiais a mim Sim indescritível como é ruim Nasci vilão, só veneno Com o incentivo que me dão, errado tô se eu não virar memo Suor na cara, levando currículo do cara Até porque onde eu moro, buso não pára Pé de barro, meio dia, inspirando piada nos boy, transpirando medo nas tias Tudo é tão obvio ‘cê não vê que vai  juntando ingrediente da bomba relógio Eu sinto dor (dor), eu sinto ódio (ódio), é quente, Sem nem saber o nome dessa gente Católica, de bem, linda ‘Cê já notou pior que nem falei minha cor ainda! ‘Cê lá faz ideia Do que é ver vidro subir? Alguém correr, quando avistar você? (Não) ‘Cê não faz ideia Não faz ideia Não faz ideia Aí explica pra assistente social, que pai de gente igual a gente, Não sabe usar a mente só o pau Que quem educa nóiz, na escola estadual, Joga na cara todas as manhãs que ganha mal Que é incrível, quantos de nóiz senta no fundo da sala pra ver se fica invisível Calculo o prejuízo! Nossas crianças sonha que quando crescer vai ter cabelo liso (shiii) Sem debater fatos, que a fama da minha cor fecha mais porta de zelador de orfanato ‘Cê sabe o quanto é comum dizer que preto é ladrão, Antes memo da gente saber o que é um Na boca de quem apoia a desova E se orgulha da honestidade que e nunca foi posta a prova Eu queria te ver lá tirissa, pra ver onde ‘cê ia enfiar essa merda do seu senso de justiça 

Emicida. Cê lá faz ideia.

Questão 03 Considerando-se os processos de socialização, é correto afirmar que o texto 14A1-I mostra que 

A o olhar dos outros é importante na conformação das subjetividades e na criação de possibilidades de ação para os indivíduos. 

B muitos jovens, como o próprio Emicida, não foram socializados pela educação formal, o que explicaria os erros de grafia da letra da música. 

C o individuo nasce já com algumas características que naturalmente o posicionam no mundo, traçando seu destino. 

D a família é uma instituição de socialização primária, mais importante do que as demais instituições, como a escola e o trabalho. 

E os “vilões” já nascem “vilões”, e a sociedade apenas cria as condições para eles se desenvolverem.

  

QUESTÃO 15 (1,0 pontos) FUNDEP 2018 Ervália MG Professor Sociologia e Filosofia QUESTÃO 28 A realidade social revela um padrão, ou estrutura, que dá a cada um de nós um sentido para o lugar ao qual pertencemos, o que se espera que façamos, e como nós devemos pensar e sentir. Embora a realidade social não tenha a organização de uma colmeia, ela não deixa de ser organizada. Se ela não fosse organizada, não saberíamos como agir, e constantemente ficaríamos incertos quanto a prováveis reações dos outros. Sem estrutura o mundo social é o caos. Evidentemente, com estrutura demais ele se torna restrito, chato e opressivo, e às vezes acaba por eliminar o papel do sujeito. [...] A vida social é um constante cabo-de-guerra entre o nosso desejo de ser livre e a nossa necessidade de ser parte da estrutura social. TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. Trad. Márcia Marques Gomes Navas. Revisão técnica: João Clemente de Souza Neto. São Paulo: Makron Books, 2000, p. 47. 

A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os conceitos apresentados por Jonathan H. Turner em seu livro Sociologia: conceitos e aplicações às suas correspondentes definições.

COLUNA I 

1. Status 

2. Papéis sociais 

3. Conjunto de status 

4. Conjunto de papéis 

5. Rede de status 

COLUNA II 

( ) Trata-se de um comportamento esperado de uma pessoa que ocupa um certo status, pois, quando se comporta de acordo com esse status, toma-se consciência de normas e outros sistemas de símbolos; e, então, molda-se esse comportamento de forma que preencha as necessidades e personalidade, assim como as particularidades de uma situação. 

( ) Os status são ligados uns aos outros, de forma que os papéis sociais são afetados pelos status, ao mesmo tempo em que, contrariamente, o status de um indivíduo tem efeito em papéis sociais desempenhados por outros status. 

( ) Trata-se de um complexo de posições que cada pessoa ocupa, o qual marca as estruturas às quais pertencem e os sistemas de cultura aos quais estão ligados os indivíduos. 

( ) Trata-se do lugar que se ocupa em um sistema de posições interligadas e, ao conhecer esse lugar, sabe-se onde se está localizado e o que se espera dele. 

( ) Trata-se de uma totalidade de comportamentos a serem desempenhados por todos aqueles que estão inseridos na estrutura social. Assinale a sequência correta. 

A) 1 3 4 5 2         B) 4 2 3 5 1         C) 4 1 3 5 2     D) 1 2 4 3 5

Trata-se de uma questão muito equivocada e com redação duvidosa, que induz a erro. Passível de anulação. Nesta atividade ela foi anulada.

 

QUESTÃO 16 (1,0 pontos) FGV 2014 SEDUC AM Professor de Sociologia 37 Tanto o projeto de uma ciência capaz de explicar a sociedade, quanto o termo sociologia para designa-la, remontam a Auguste Comte, que, no seu Curso de Filosofia Positiva (1830-42), apresentou uma concepção evolutiva da história e do desenvolvimento intelectual da humanidade, sintetizados na "lei dos três estados". 

Assinale a opção que caracteriza corretamente esta lei, na perspectiva comtiana. 

(A) No estado teológico, caracterizado pela imaginação, o homem aspira ao conhecimento absoluto e identifica a causa dos fenômenos em entidades sobrenaturais. 

(B) No estado metafísico, caracterizado por uma atitude crítica, o homem identifica a causa dos fenômenos em entidades divinas antropomorfizadas. 

(C) No estado positivo, o homem almeja o saber absoluto, ou seja, a pesquisa das causas ultimas e das leis efetivas de todos os fenômenos naturais e sobrenaturais. 

(D) No estado metafísico, os homens são submetidos a regimes, como o feudal, em que o papado detém o poder espiritual e uma casta militar guerreira, o temporal. 

(E) No estado positivo, os homens recorrem a especulação para elaborar conceitos eternos e universais sobre o mundo humano e o natural.

  

QUESTÃO 17 (1,0 pontos) IBFC 2017 SEDUC MT Professor de Sociologia 32) Auguste Comte, é considerado dentro do pensamento Sociológico um dos fundadores de tal ciência. Este autor já no início do século XIX afirmou poder cunhar ao campo filosófico dedicado aos estudos da sociedade o termo Sociologia atualmente utilizado. 

Assinale a alternativa que represente os preceitos metodológicos defendidos por Comte a respeito dos estudos da Sociologia

a) A Sociologia deveria se atentar aos fenômenos voláteis da esfera social 

b) Com base nas expressões fenomenológicas a sociologia encontraria o rigor desejado enquanto ciência 

c) O rigor da ciência sociológica deveria ser o mesmo, além de seguir os passos das ciências da natureza 

d) Comte propagou a ideia de que a Sociologia deveria se ocupar das questões metafísicas da alçada social 

e) Os estudos sociológicos, na visão de Comte, serviriam à mera análise da sociedade

 

QUESTÃO 18 (1,0 pontos) IFRR 2015 IFRR Professor de Ciências Sociais, Sociologia e Filosofia

11.  Dois temas são fundamentais na teoria elaborada por Augusto Comte: a lei dos três estados e a classificação das ciências. Sobre ambos, é possível afirmar que representam, respectivamente: 

(A) a classificação de um modelo de evolução na sociedade que deve ser assumido na forma cientifica com o ápice no modelo teológico e metafísico e o desenvolvimento do espírito humano. 

(B) o triunfo de um tipo de pensar de uma sociedade urbana e industrial que deve trazer explicações particulares e fragmentadas de processos sociais complexos, e o desenvolvimento do espírito humano. 

(C) o desenvolvimento do espírito humano e a comprovação de que paradigma das ciências físicas, astrônomas e químicas deve se impor e levar a constituição de uma ciência positiva da sociedade, a sociologia. 

(D) a celebração da fé como um modelo que explicaria pela razão a sociedade industrial que havia sido gestada e que comprova o modelo científico na constituição de um novo paradigma de análise da sociedade, e a passagem da idade teológica para a metafísica. 

(E) a passagem da idade teológica para a positiva e por fim a metafísica, comprovariam a necessidade de criar uma ciência positiva de análise da sociedade, confirmando a fé como expressão de um novo modelo de sociedade.

 

QUESTÃO 19 (1,0 pontos) VUNESP 2012 SEE SP Professor II Sociologia Segundo Anthony Giddens, Harriet Martineau (1802-1876) é considerada a primeira mulher socióloga. Ela afirmou que, quando se estuda uma sociedade, deve-se concentrar nas instituições-chave (políticas, religiosas e sociais) em primeiro lugar e, em segundo lugar,

(A) no entendimento da vida da infância e, em terceiro lugar, no casamento, na vida laboral e sindical, e relações de raça.

(B) no entendimento da vida das mulheres e, em terceiro lugar, no casamento, nas crianças, na vida doméstica e religiosa, e relações de raça. Questionável, pois: Em qual obra? Onde? Quando? Trata-se de uma afirmação “solta” numa vasta obra. Além disso, quanto a uma suposta hierarquia ou ordem dos temas a serem abordados pelos observadores, tomando-se por referência apenas o livro Como observar: morais e costumes, nenhuma das alternativas se aplicaria integralmente.

(C) no entendimento da vida da infância e, em terceiro lugar, no casamento, na vida do proletariado, e relações de gênero.

(D) na análise da vida dos trabalhadores e, em terceiro lugar, no suicídio, na vida doméstica e religiosa, e relações de gênero.

(E) na análise da vida dos trabalhadores e, em terceiro lugar, no suicídio, na infância, e relações de raça. 

 

QUESTÃO 20 (1,0 pontos) UNICENTRO - 2011 - UNICENTRO - Vestibular - Sociologia 1 Harriet Martineau (1802-1876) nasceu na Inglaterra, foi autora de mais de 50 livros e tem sido chamada a “primeira socióloga mulher”. Entre tantos feitos, foi original ao dirigir um olhar social à vida cotidiana e ao introduzir a Sociologia na Grã-Bretanha, com a tradução do livro fundador da disciplina, a “Filosofia Positiva”, de Augusto Comte. No entanto, quando se fala sobre os fundadores da Sociologia, não é comum se ouvir falar em Harriet.

Com base nessas informações, sobre as relações de gênero e o mundo do trabalho, é correto afirmar:

(A) A exclusão da mulher no campo do trabalho é explicada apenas por conjunturas econômicas.

(B) A história de Martineau se explica por uma alta divisão social do trabalho porque antecede a Revolução Industrial.

(C) O caso de Harriet exemplifica como a existência de gênero pode alcançar a discriminação sexual no trabalho. A redação é confusa e pode induzir a erro, pois não é a existência de gênero, mas sim a desigualdade de gênero que leva, propicia, referenda, tenta legitimar algum tipo de discriminação sexual no trabalho.

(D) A relação de gênero é norteada pelas diferenças biológicas e justifica as desigualdades e a exclusão social da mulher.

(E) A dificuldade encontrada pelas mulheres no mundo do trabalho reflete a sua inferioridade nesse campo social, diferente da esfera doméstica.

 

Boa prova!


Comentários