Provas aplicadas - 2ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 1/2022


Olás,


Semestre corrido e com muitas provas. Embora não seja apenas este o objetivo do blog, a ideia é compartilhar o material com as(os) alunas(os), como um retorno da avaliação, mas também socializar possibilidades.

Desse modo, deixo agora a prova que apliquei na semana passada, na turma de Sociologia do Direito 1/2022, da UFJF-GV. 



2ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO 1/2022

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 24/06/2022           Valor: 20 pontos

 

Discente:__________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 (1,0 pontos) DPE PR PUCPR 2012 9. O direito moderno pode ser definido do seguinte modo: um conjunto de normas abstratas, feitas e estatuídas com determinadas intenções. Pressupõe o Judiciário para a aplicação das regras no caso particular e uma administração racional com o fim de cuidar dos interesses previstos pela ordem. A autoridade legal manda e obedece ao mesmo tempo em virtude do caráter impessoal da norma em disposição. A respeito do enunciado em questão é INCORRETO afirmar: 

A) Os processos de racionalização e de burocratização do direito estão imunes aos interesses do capital

B) A demora do tempo de duração dos processos judiciais é decorrente do processo de racionalização e de burocratização do direito. 

C) Do ponto de vista da dominação legal, a impessoalidade e a burocratização da norma constituem a forma mais objetiva de garantir a realização da justiça. 

D) As definições de direito e administração da justiça acima constituem uma das características decisivas do Estado racional moderno. 

E) A produção e a aplicação do direito racional moderno eliminam a ingerência do poder político. 

 

QUESTÃO 02 (1,0 pontos) FUNDEP 2014 IFSP Questão 23 A dominação é definida por Weber como a probabilidade de que certos comandos (ou todos os comandos) serão obedecidos por um determinado grupo de pessoas. Essa dominação exige certo tipo de legitimidade e autoridade. São tipos puros de dominação, EXCETO

A) Dominação racional legal. 

B) Dominação sazonal

C) Dominação tradicional. 

D) Dominação carismática. 

  

QUESTÃO 03 (1,0 pontos) IBADE 2020 SEE AC PNS Questão 37 Na obra de Max Weber, encontramos vários exemplos da aplicação dos “tipos ideais”, uma delas é a tipologia da dominação. Sobre os três tipos duros de dominação em Weber é possível afirmar que: 

(A) a dominação tradicional fundamenta-se na obediência a um líder em virtude da confiança pessoal, na sua capacidade de revelação, heroísmo, exemplaridade e dotes sobrenaturais

(B) a dominação legal fundamenta-se na validade dos regulamentos estabelecidos e na legitimidade do chefe amparado pela lei. 

(C) na dominação tradicional a obediência não é a uma pessoa, mas a regras estabelecidas. 

(D) na dominação carismática a obediência se dá em função das tradições e dos costumes.

(E) o tipo de dominação racional legal se fundamenta na autoridade das tradições.

  

QUESTÃO 04 (1,0 pontos) FUNDEP 2014 IFSP Questão 24 A dominação tradicional, segundo Weber, reflete a “crença na santidade de ordens e poderes senhoriais tradicionais”. É CORRETO afirmar que é característica do quadro administrativo desse tipo de dominação 

A) hierarquia racional. 

B) formação profissional. 

C) relações pessoais de confiança. 

D) regras objetivas. 

 

QUESTÃO 05 (1,0 pontos) DPE PR PUCPR 2012 10. Leia as afirmações a seguir: 

I. O nascimento do direito moderno é produto da racionalização da sociedade ocidental e do Estado 

II. O direito moderno é reflexo do modo de produção capitalista. 

III. A evolução do direito é resultado da divisão social do trabalho. 

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA dos autores. 

A) Weber, Durkheim e Marx. 

B) Marx, Durkheim e Weber. 

C) Durkheim, Marx e Weber. 

D) Weber, Marx e Durkheim. 

E) Durkheim, Weber e Marx. 

  

QUESTÃO 06 (1,0 pontos) DPE PR PUCPR 2012 14. Leia as afirmações abaixo a respeito dos três tipos puros de dominação legítima descritos por Max Weber. 

I. O tipo de dominação tradicional supõe a existência de laços de fidelidade pessoal. 

II. O tipo de dominação carismática se fundamenta na crença em estatutos legais e na impessoalidade da norma

III. O tipo de dominação racional legal se fundamenta na autoridade das tradições.

IV. O tipo de dominação legal é o que melhor caracteriza a existência das sociedades modernas.

V. O tipo de dominação tradicional se apoia em relações pessoais de heroísmo e dons extraordinários.

De acordo com o pensamento sociológico do autor sobre o assunto, estão CORRETOS apenas os itens:

a) II e V.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV

e) IV e V.

 

QUESTÃO 07 (1,0 pontos) CESPE 2010 DPU 49. Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito 

A é uma ciência neutra. 

B pressupõe continuidade e estabilidade social. 

C é extemporâneo à sociedade. 

D consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos. 

E torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege

 

QUESTÃO 08 (1,0 pontos) Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 43. Max Weber elaborou três “tipos ideais” para compreender a “dominação legítima”. São exemplos corretos de dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal, respectivamente, 

(A) a relação entre um monarca absolutista e seus súditos; a obediência dos guerreiros ao herói dotado de qualidades excepcionais; a relação entre os acionistas e o corpo administrativo em uma sociedade anônima. 

(B) a chefia de uma aldeia indígena; um monarca absolutista que governa segundo seus caprichos pessoais; o Estado moderno. 

(C) o quadro técnico de uma empresa; a relação entre um profeta religioso e seus seguidores; um exército moderno. 

(D) a relação entre o senhor feudal e os servos; a obediência da criança aos pais no âmbito da família; a relação de subordinação entre o trabalhador e seu superior hierárquico na empresa

(E) a relação entre um funcionário público e seus superiores hierárquicos; a relação entre o líder fascista e seus seguidores; a relação entre o presidente de uma grande empresa e os executivos.

 

QUESTÃO 09 (1,0 pontos) ANULADA UEG IMB 2013 Ciências Sociais Questão 53 Ao descrever o capitalismo racional moderno, Max Weber aponta a burocracia e a racionalização como elementos essenciais. Nesse sentido, para Weber, 

a) a moderna burocracia e a racionalização se assemelham às existentes em sociedades tradicionais, tendo em vista a conduta impessoal dos indivíduos. Assemelham-se, mas não são iguais. Em ambas existe uma burocracia com perfil próprio reflexo do tipo de dominação. Questão de redação ruim que pode induzir a erro.

b) a racionalização e a burocracia dizem respeito a procedimentos técnicos capazes de conduzir a um resultado planejado da conduta universal

c) o capitalismo racional moderno e o tradicional instituíram um modo particular de ação social com primazia do carisma social individual

d) a burocracia e a racionalização modernas configuram um contexto em que a existência do estatuto e de procedimentos técnicos é previamente definida

 

QUESTÃO 10 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 30. Para Marx e Engels “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história da luta de classes”. A clássica afirmação, presente no Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, apresenta a definição dos autores para como ocorrem, em sociedade, os processos de mudança e transformação. Em tal perspectiva, denominada materialismo histórico, a relação entre opressores e oprimidos é marcada: 

A) pelo acordo 

B) pela solidariedade 

C) pela concorrência 

D) pela cooperação 

E) pelo antagonismo 

 

QUESTÃO 11 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 33. Segundo Weber, quando o exercício do poder é visto como legítimo trata-se de dominação, que ele classifica em três tipos. Um deles é caracterizado pela confiança na ordem, nas regras e na competência técnica dos que exercem a dominação. A esse tipo (puro) de dominação, o autor nomeia como: 

A) legal 

B) tradicional 

C) carismático 

D) devocional 

E) irracional


QUESTÃO 12 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 39. Quando Marx e Engels escrevem sobre luta de classes no “Manifesto do Partido Comunista” estão utilizando como critério para diferenciação dos grupos sociais: 

A) a propriedade dos bens de produção 

B) a capacidade biológica de reprodução 

C) a competência técnica dos indivíduos 

D) a origem histórica das famílias 

E) o mérito individual e a capacidade de trabalho 

 

QUESTÃO 13 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 41. Raymond Aron (2002), ao apresentar a obra “Da divisão do Trabalho Social”, de Émile Durkheim, chama a atenção para a distinção entre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica, que corresponderiam à duas formas extremas de organização social. Para caracterizar os dois tipos ele utiliza, respectivamente, os termos: 

A) anomia e consciência 

B) semelhança e diferenciação 

C) passividade e iniciativa 

D) tradição e carisma 

E) coerção e consenso

  

QUESTÃO 14 (1,0 pontos) CEPERJ 2015 SEDUC RJ Sociologia 43. Para Max Weber, o que caracterizaria o capitalismo moderno por ele analisado seria a busca por eficácia na realização dos objetivos, conceito expresso na categoria: 

A) racionalidade 

B) dominação 

C) individualidade 

D) tradição 

E) carisma 


QUESTÃO 15 (1,0 pontos) UERR 2018 SETRABES Sociólogo 53. Para Max Weber, a ação social pode ser dividida em quatro ações fundamentais. Assinale a alternativa correta 

A) Ação social estrutural, ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores e ação social afetiva. 

B) Ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. 

C) Ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva, ação social coletiva

D) Ação social interacional, ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores e ação social racional-afetiva

E) Ação social racional com relação a meios-fim, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social interacional.

 

QUESTÃO 16 (1,0 pontos) UERR 2018 SETRABES Sociólogo 54. Para Max Weber, a racionalização da vida penetra inteiramente o tecido da vida social, a ponto de transformar inteiramente a sociedade. Mas as revoluções são também agentes de mudança da estrutura da realidade, situação em que os líderes religiosos têm desempenhado importantes papéis ao longo da história. São líderes dotados de uma força especial que canaliza as insatisfações sociais, organizam e atraem seguidores para movimentos sociais que transformam a sociedade, nela provocando profundas mudanças. Essa forma de liderança tem uma autoridade especial que seria dada por Deus, pelo destino, pela história ou outra autoridade sagrada. Assinale a alternativa correta para o caráter desse tipo puro de dominação legítima: 

A) Caráter tradicional. 

B) Caráter racional. 

C) Caráter carismático. 

D) Caráter populista. 

E) Caráter religioso.

   

QUESTÃO 17 (1,0 pontos) Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018 26. De acordo com a concepção metodológica de Max Weber, o “tipo ideal” é um conceito decisivo para o empreendimento científico da sociologia porque 

(A) sistematiza e resume os dados empíricos recolhidos pelo pesquisador. 

(B) permite a formulação rigorosa dos problemas que a pesquisa enfrentará, conforme o contexto histórico e social em que se insere. 

(C) decorre da neutralidade axiológica do pesquisador em relação ao seu objeto de pesquisa

(D) consiste na formulação consciente pelo pesquisador de uma visão sobre o que a sociedade deve ser

(E) pode ser generalizado para realidades empíricas diferentes daquela para a qual foi concebido

  

QUESTÃO 18 (1,0 pontos) FGV SME SP 2016 Professor de Sociologia 43 Analise os fragmentos a seguir. 

I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins. II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica. Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a 

(A) Comte e Durkheim. 

(B) Marx e Weber 

(C) Weber e Durkheim. 

(D) Simmel e Marx 

(E) Comte e Simmel.


QUESTÃO 19 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA 40. A Sociologia e as outras ciências sociais compartilham 

(A) ideologias e fatos sociais. 

(B) realidades sociais e ostracismo. 

(C) estratégias metodológicas e problemas. 

(D) campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.

A redação desta questão é confusa e pode levar a equívocos. Afinal, o que o avaliador entende por compartilhar? Significaria ter os mesmos parâmetros no caso da alternativa C, por exemplo, ou terem cada uma a sua estratégia metodológica e problemas? Isso também se aplica à alternativa D. Desse modo, as duas alternativas estão corretas e devem ser consideradas.

 

QUESTÃO 20 (1,0 pontos) FADESP SEAD/SEDUC PA 2008 PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

41. A Sociologia proclama o que aparentemente é óbvio para o senso comum porque o(a) 

(A) real consiste sempre de questões irrelevantes

(B) natureza das relações sociais são monótonas

(C) pesquisa social não está separada do mundo social que descreve. 

(D) realidade social expressa-se por meio das relações de poder e do folclore.

 

Comentários