Provas aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia 1/2022


Olás,


Segue abaixo a prova de Sociologia, que apliquei esta semana, com os respectivos comentários e gabarito.

Até a próxima.




1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA 1/2022

 

Docente: Fernanda Henrique Cupertino Alcântara           Data: 20/06/2022           Valor: 20 pontos

 

Discente:__________________________________________________________

 

QUESTÃO 01 (1,0 pontos) IFTO 2017 Professor de Sociologia

38. A socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização liga as diferentes gerações entre si. O nascimento de uma criança modifica a vida daqueles que são responsáveis pela sua educação - e eles próprios consequentemente passam por novas experiências de aprendizagem. Essa não se esgota no tempo, o ser humano passa ao longo da vida por inúmeras experiências de instrução. Assinale a alternativa em que apresenta uma instituição que contribui para a socialização do indivíduo nos primeiros anos de sua vida

A) Partido Político 

B) Associação de Moradores 

C) Cadeia 

D) Família 

E) Local de trabalho

 

QUESTÃO 02 (1,0 pontos) IFTO 2017 Professor de Sociologia

42. Ao nascer, a pessoa encontra um mundo que já está pronto e com o qual passa a ter uma relação através de contato social. Esse processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de: 

A) Cooperação 

B) Aproximação 

C) Globalização 

D) Interação 

E) Socialização

Essa questão tem uma formulação inadequada e trata a interação social, que é um conceito, como um processo, o que considero bastante inadequado, posto que ela ocorre, acontece, e, embora seja contínua, difere da socialização, entre outras coisas por causa desta característica. Se a interação social ocorre quando agimos ou reagimos às ações daqueles(as) com os(as) quais nos relacionamos na vida em sociedade, por outro lado, a socialização é o processo por meio do qual aprendemos o modo de vida de uma sociedade. Como não somos seres passivos, reagimos aos processos de socialização na ocorrência das interações sociais, gestando a sociedade ao mesmo tempo em que esta nos torna seus membros. Considerarei, portanto, as duas alternativas, mesmo não tendo ainda estudado o conceito de interação social, aqueles que a marcaram estarão contemplados.

 

QUESTÃO 03 (1,0 pontos) IFTO 2017 Professor de Sociologia

47. Essa tendência baseia-se nas classificações evolucionistas e hierárquicas. Baseado nesse pensamento, civilizados eram os europeus, enquanto as demais populações eram escalonadas entre mais e menos atrasadas. 

A) Relativismo 

B) Etnocentrismo 

C) Simbolismo 

D) Funcionalismo 

E) Materialismo

Vimos essa discussão, principalmente, com Harriet Martineau ao discutirmos o método sociológico. Por eliminação, o que não se viu não poderia ser uma alternativa, então só restariam como possibilidades A e B.

 

QUESTÃO 04 (1,0 pontos) NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo

47 - Um estudo sociológico foi realizado com médicos e médicas para verificar a diferença de procedimento no tratamento do câncer de mama. Foi levantada a freqüência de casos de remoção radical da mama ao longo de um ano. Os dados obtidos para os médicos foram: 27 50 33 25 86 25 85 31 37 44 20 36 59 34 38 Os dados obtidos para as médicas foram: 5 7 10 14 18 19 25 29 31 33 Conclui-se que: 

(A) as médicas realizaram, em média, o mesmo número de cirurgias de remoção radical da mama que os médicos; 

(B) os médicos realizaram, em média, menos cirurgias de remoção radical que as médicas; 

(C) os médicos realizaram, em média, mais do que o triplo de cirurgias de remoção radical da mama que as médicas; 

(D) uma hipótese plausível é que médicas são mais sensíveis à retirada completa da mama; 

(E) as médicas realizaram o dobro de cirurgia de remoção radical da mama que os médicos.

Trata-se da análise de dados simples de acordo com os quais seríamos capazes de, face a um dado, construir um argumento científico verificável, tal como estudamos com Martineau, Elias e Adorno. Além disso, demonstrar que a percepção de profissionais do sexo masculino e do sexo feminino seria diferente no exercício da mesma profissão, que, portanto, também é perpassada por valores como quaisquer outras. E isso a média das intervenções deste tipo claramente nos indica.

 

QUESTÃO 05 (1,0 pontos) NCE UFRJ 2007 Eletrobrás Sociólogo

63 - A experiência social ao longo da vida por meio da qual os indivíduos desenvolvem a sua potência humana e aprendem a sua cultura é: 

(A) controle social; 

(B) interação simbólica; 

(C) aculturação; 

(D) cultura de comunicação; 

(E) socialização. 

Aqui também inclusive por eliminação, posto que os demais conceitos sequer foram estudados então não poderia servir como alternativa.

 

QUESTÃO 06 (1,0 pontos)

27. Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS: 

I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem. 

II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.

III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem. 

IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: 

a) Apenas I, II e III. 

b) Apenas I e II. 

c) I, II, III e IV. 

d) Apenas I, III e IV. 

e) Apenas I, II e IV. 

Tema amplamente discutido em sala de aula, mas como ainda não estudamos Durkheim, considerarei as respostas que tiverem assinalado a letra C ou a E.

 

QUESTÃO 07 (1,0 pontos) IDECAN 2019 IFPb Professor Sociologia

21. Sobre o surgimento da Sociologia como ciência, podemos afirmar o seguinte: 

A) O pensamento sociológico surgiu no século XIX, no continente europeu, e está relacionado com os processos de expansão do capitalismo, bem como com a análise desse modo de produção. 

B) A gênese da Sociologia está intimamente relacionada com as grandes navegações e a conquista do Novo Mundo. 

C) A Sociologia surgiu após a Revolução Russa, no ano de 1917, inspirada pelo marxismo. 

D) A Sociologia apareceu como resultado das lutas anticoloniais na África. 

E) Os gregos criaram a Sociologia tal como a conhecemos hoje. 

Esta é uma questão problemática como discutimos amplamente em sala de aula, mas é a “versão oficial” dada ainda hoje numa análise mais rasa. As demais alternativas também estavam longe de fazerem qualquer sentido, por isso, a alternativa A era a “correta”.

 

QUESTÃO 08 (1,0 pontos) IDECAN 2019 IFPb Professor Sociologia

22. Em relação ao Positivismo nas Ciências Sociais, é correto associá-lo com 

I. a neutralidade. 

II. a transposição do método das ciências naturais para as ciências humanas. 

III. o foco na interpretação do ator social.

IV. a crença no método científico. 

Assinale 

A) se somente os itens I e II estiverem corretos. 

B) se somente os itens I, II e IV estiverem corretos. 

C) se somente o item III estiver correto. 

D) se somente os itens II, III e VI estiverem corretos. 

E) se todos os itens estiverem corretos.  

Elias e Adorno discutem exaustivamente estas características em seus livros de Introdução à Sociologia, portanto, não era necessário ter estudado Auguste Comte para ter o conhecimento sobre tais pressupostos.

 

QUESTÃO 09 (1,0 pontos) IDECAN 2019 IFPb Professor Sociologia

30. O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é 

A) uma estratégia dos cientistas sociais para a divulgação da ciência para a população em geral. 

B) uma forma de conhecimento que ainda não passou por processo de validação pela ciência. 

C) um tipo de conhecimento de menor qualidade, produzido pelas pessoas comuns. 

D) um conhecimento compartilhado, por isso é comum, e compreende aquilo que as pessoas conhecem de sua própria realidade cotidiana. 

E) uma forma diferente de conhecimento da ciência e, portanto, são conhecimentos excludentes.  

Aqui talvez o(a) aluno(a) fosse induzido a erro, pois na B não está escrito que o senso comum é aquele conhecimento não científico, mas sim que ele “ainda não passou”, como se fosse o seu destino passar por ou que todo conhecimento necessariamente deve ser validado pela ciência.

 

QUESTÃO 10 (1,0 pontos) IBFC 2017 SEDUC MT Professor de Sociologia

31) Leia atentamente a passagem a seguir: “Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais, faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma”. (Adorno, 53, 2008) Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que: 

a) Adorno, reconhecendo o processo contraditório que constitui a sociedade, entende que a ciência que a estuda deve assumir um método objetivo e linear que supere tal contradição 

b) As ciências sociais não estão imunes a imanência do objeto de seus estudos, a própria sociedade 

c) Métodos que visem de antemão buscar a harmonização dos elementos fogem a natureza do objeto sociológico de análise segundo este autor 

d) A visão cartesiana do mundo e sua transposição à Teoria Sociológica apontariam para uma continuidade das teorias sociais sem saltos 

e) A passagem explicita o debate acerca dos métodos apropriados às distintas áreas do conhecimento

Creio que o único problema aqui é buscar a correta e não a incorreta, mas, mesmo assim, do modo como a letra D foi redigida, pode ficar confuso para quem lê ou parecer que a frase é incompleta. De todo modo, ela resume uma das críticas mais fortes que Adorno fará ao positivismo, lembrando que eles faz ricas ponderações elogiosas também a esta corrente do pensamento sociológico.

 

QUESTÃO 11 (1,0 pontos) FGV 2014 SEDUC AM Professor de Sociologia

36 O nascimento da Sociologia como ciência autônoma e um processo relacionado a afirmação da sociedade industrial, na Europa oitocentista. As opções a seguir identificam corretamente componentes da Revolução Industrial que constituíram os primeiros objetos de reflexão da nova ciência da sociedade no século XIX, a exceção de uma. 

Assinale-a. 

(A) O progresso técnico e material, que se refletiria na constituição de uma sociedade mais complexa. 

(B) O método científico, que permitiu o desenvolvimento das ciências naturais e sociais. 

(C) A modificação dos modos de produção e de organização do trabalho. 

(D) A transformação das condições de vida e trabalho do operariado. 

(E) A nova relação entre arte e sociedade introduzida pela moderna cultura industrial. 

Novamente, o problema é a visão comum acerca do surgimento da Sociologia desconsiderando-se outros elementos, como o próprio avanço do autogoverno, discutido pelos fundadores Harriet Martineau e Alexis de Tocqueville.

 

QUESTÃO 12 (1,0 pontos) FGV 2014 SEDUC AM Professor de Sociologia

39 "A sua hipótese fundamental [do positivismo] e de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que tem todas as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana, tal como a lei da gravidade ou do movimento da Terra em torno do Sol. (...) Desse modo, a pressuposição fundamental do positivismo e de que essas leis, que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e, portanto, o que reina na sociedade e uma harmonia semelhante a da natureza, uma espécie de harmonia natural." (LOW I, Michel. Ideologias e Ciência Social. São Paulo: Ed. Cortez, 2006, p. 38.) 

Com base nas considerações do autor a respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a falsa. 

(V) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para conhecer a natureza. 

(V) Para o positivismo a sociedade e regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia. 

(F) Para o positivismo as ciências da natureza são ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas. 

As afirmativas são, respectivamente, 

(A) F, V e F. 

(B) F, V e V. 

(C) V, F e F. 

(D) V, V e F. 

(E) F, F e V. 

 

QUESTÃO 13 (1,0 pontos) FGV 2010 CAERN/RN Sociólogo

47 NÃO constitui uma abordagem compatível com o individualismo metodológico 

(A) a explicação dos fenômenos sociais por meio da compreensão da ação individual. 

(B) a noção de que a interação entre os indivíduos racionalmente orientados pode gerar fenômenos sociais diferentes daqueles por eles almejados. 

(C) a ideia de que o indivíduo constitui o elemento primordial da análise sociológica. 

(D) que o comportamento individual deve ser explicado primordialmente com base nas estruturas sociais externas a ele. 

(E) que os indivíduos podem ser considerados como capazes de definir e ordenar suas preferências.

Discussão amplamente feita por Norbert Elias em seu Introdução à Sociologia.

 

QUESTÃO 14 (1,0 pontos) FUNCAB 2012 MPE Rondônia

Questão 56 - A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste processo: 

A) assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura para cultura. 

B) capacidade da pessoa em assimilar regras e hábitos de sua cultura como única. 

C) conflitos sociais no todo. 

D) apenas os aspectos individuais do homem. 

E) uma assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo.

A diferença entre a alternativa A e a E é o destaque para a contingência. Deste modo, a mais completa seria a A.

 

QUESTÃO 15 (1,0 pontos) FUNDEP 2014 IFSP Professor de Sociologia

Questão 36 - Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade. É CORRETO afirmar que tal problema é 

A) resultado de métodos científicos falhos. 

B) ocasionado pela má formação teórica dos cientistas sociais. 

C) devido ao fato do observador fazer parte e ter interesse pessoal no objeto observado. 

D) causado pela homogeneidade da sociedade moderna. 

 

QUESTÃO 16 (1,0 pontos) FUNDEP 2018 Ervália MG Professor Sociologia e Filosofia

QUESTÃO 33 - Sendo a sociedade uma realidade ao mesmo tempo objetiva e subjetiva, qualquer adequada compreensão teórica relativa a ela deve abranger ambos esses aspectos, que recebem correto reconhecimento se a sociedade for entendida em termos de um processo dialético em curso, composto de três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização. Somente depois de ter realizado a interiorização é que o indivíduo se torna membro da sociedade, o que se dá pelo processo ontogenético da socialização – primária e secundária. 

Com relação ao processo de socialização, assinale a alternativa incorreta

A) Os conteúdos específicos que são interiorizados na socialização primária variam naturalmente de sociedade para sociedade. Alguns encontram-se em toda parte. É a linguagem que tem de ser interiorizada acima de tudo, pois é por meio dela que vários esquemas motivacionais e interpretativos são interiorizados com valor institucional definido. 

B) A socialização primária não depende apenas do aprendizado cognoscitivo a que a criança é submetida, da mesma forma que a socialização secundária também não depende do status do corpo de conhecimento e do universo simbólico considerado como uma totalidade. 

C) A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade. É nela que é construído o primeiro mundo do indivíduo e dela implica-se sequências de aprendizado socialmente definidas. Ela termina quando o conceito de outro generalizado é estabelecido na consciência do indivíduo. 

D) A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mudo objetivo de sua sociedade. É a interiorização de “submundos” institucionais, a aquisição do conhecimento de funções específicas, funções direta ou indiretamente enraizadas na divisão do trabalho.

 

QUESTÃO 17 (1,0 pontos) COTEC 2020 Brasília de minas MG Professor Sociologia

QUESTÃO 07 - Aplicamos o relativismo cultural quando suspendemos nossas próprias crenças culturais, por mais que estejam profundamente sustentadas, e passamos a examinar uma ou várias situações de acordo com os padrões de uma outra cultura. Sobre a relativização, analise as afirmativas abaixo: 

I - Relativizar é ver as verdades da vida menos como uma questão de essência das coisas e mais como uma questão de posição. 

II - Relativizar é compreender o outro e a outra cultura a partir dos nossos valores morais e nossos padrões sociais. 

III - Relativizar é transformar características e diferenças culturais em hierarquias, por mais que revelem coerências para o outro. 

IV - Relativizar é procurar avaliar os costumes e tradições como produtos de uma cultura, que não é melhor e nem pior que a nossa. 

V - Relativizar é procurar compreender as artes, os costumes e as tradições como elementos materiais ou imateriais próprios de uma mesma comunidade. 

Assinale a alternativa CORRETA. 

A) Somente as afirmativas I, VI e V são verdadeiras.  

B) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 

C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

A questão originária possui um erro na digitação IV que aparece como VI.

 

QUESTÃO 18 (1,0 pontos) CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia

Questão 17 - Com relação às variadas formas de desigualdade social que se reproduzem até hoje na história do Brasil, assinale a opção correta

A A abolição do sistema escravocrata no Brasil não eliminou a desigualdade social entre brancos e negros estruturada desde o período escravocrata e, em alguns contextos, até a aprofundou. 

B A precarização do trabalho é um fenômeno decorrente da globalização e não é importante para explicar desigualdades sociais no Brasil. 

C A desigualdade de gênero é um fenômeno historicamente ausente na estrutura social brasileira. 

D As desigualdades regionais no Brasil não refletem as etapas históricas pelas quais o país passou. 

E A desigualdade de renda no Brasil não é influenciada por fatores como raça, região e gênero.

 

QUESTÃO 19 (1,0 pontos) CESPE CEBRASPE – SEE/DF – 2017

79 Quando elabora sua crítica à sociologia, Theodor W. Adorno invalida as contribuições dessa ciência, uma vez que ele julga a pesquisa empírica limitada e incapaz de contribuir decisivamente para a investigação do social.

(   ) correta               ( X ) errada

 

QUESTÃO 20 (1,0 pontos) Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018

34. O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária. (BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204). O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao 

(A) conteúdo ensinado nas escolas públicas. 

(B) conflito preexistente entre classes sociais distintas. 

(C) processo de interiorização do mundo social na consciência das crianças. 

(D) fator biológico como definidor da personalidade. 

(E) conjunto de influências dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos.

 

 

Boa Prova!

 


Comentários