Questões de Concurso - IFTO 2017 Professor de Sociologia

 

Olás,


E, por aqui, estamos chegando à primeira rodada de provas do semestre, o que implica dizer que preciso publicar mais provas de concurso para que minhas alunas e meus alunos tenham uma amostra bem ampla para estudarem e repassarem o conteúdo dado em sala de aula. Então, agora seguimos com nossa 39ª prova.

Trata-se de uma prova bem complexa, mas com algumas questões supostamente "simples". Em todo caso, mesmo com questões que variam de tamanho de modo significativo (bem curtas ou bem mais longas), novamente, é bastante interessante para utilização em salas de aula e em atividades avaliativas. 

No mais, é uma prova com assuntos bastante diversos e com um número amplo de questões.

26. “Sem dúvida, a solidariedade não pode jamais existir entre outrem e nós a não ser que a imagem desse outrem se una à nossa.” A qual autor da sociologia clássica esta afirmação pode ser atribuída? 

A) Clifford Geertz 

B) Émile Durkheim 

C) Erving Goffman 

D) Walter Benjamin 

E) Karl Marx


27. Para Max Weber o conceito básico para a análise histórico-social é o “tipo ideal”. Em que consiste o “tipo ideal”? 

A) Enfatizar os traços da realidade até concebê-los na sua expressão mais pura e, consequentemente, que jamais se apresenta assim nas situações efetivamente observáveis. 

B) Em formas de ser, pensar ou agir sociais, gerais em uma determinada sociedade, exteriores aos indivíduos, capazes de exercer nestes certa coercitividade. 

C) No resultado da ruptura entre agente e estrutura, sendo a estrutura tudo o que é exterior e anterior, determinando um sistema de disposições modos de perceber, de sentir, de fazer, de pensar, que nos levam a agir de determinada forma em uma circunstância dada. 

D) Em categoria básica de análise que determina e agrega todos os produtos das relações sociais e econômicas de sua época e sociedade. 

E) Um fator não natural entre os homens, que não existe desde o nascimento, se desenvolve no processo social, por meio da atividade com outros indivíduos, e não é uma atitude reativa, mas analítica.


28. Para Karl Marx, o que caracteriza as sociedades e dita processos de mudança ocorridos ao longo da história? 

I. São todos caracterizados por certos modos de produção e relações de classe entre exploradores, e entre exploradores e explorados. 

II. A passagem de um sistema socioeconômico para o seguinte independe da interação entre lutas de classe e a incapacidade do sistema seguinte de aumentar a produtividade do emprego e privilegiar as forças da produção. 

III. As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção. 

Sobre as afirmações acima, pode-se afirmar que:

A) Somente II e III estão corretas. 

B) Somente I e II estão corretas. 

C) Somente II está correta. 

D) Somente I e III estão corretas. 

E) Somente III está correta.


29. “A categoria de ______________ significa (...), de um lado, que a realidade objetiva é um todo coerente em que cada elemento está, de uma maneira ou de outra, em relação com cada elemento e, de outro lado, que essas relações formam, na própria realidade objetiva, correlações concretas, conjuntos, unidades, ligados entre si de maneiras completamente diversas, mas sempre determinadas” (Lukács, G. Existencialismo ou marxismo. São Paulo: Senzala, 1967, p.240). O espaço em branco da afirmação acima pode ser substituído pela palavra: 

A) Dialética 

B) Mercadoria 

C) Alienação 

D) Totalidade 

E) Economia


30. Sobre o conceito de trabalho na teoria de Marx, Piccinni e Tolfo afirmam que o trabalho, “defendido pelos detentores do capital, não tem valor ou sentido para o trabalhador que se vê impedido de exercer sua liberdade e criatividade no trabalho exercendo suas funções com um sentimento de estranheza perante o todo” (Tolfo, S. da R. & Piccinini, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, 2007, 19, 38-46) A qual sentimento os autores se referem ao tratar do conceito de trabalho? 

A) Fetichismo 

B) Alienação 

C) Desencantamento do mundo 

D) Consumismo 

E) Ideologia 


31. “Vivemos numa era em que “esperar” se transformou num palavrão. Gradualmente erradicamos (tanto possível) a necessidade de esperar por qualquer coisa, e o adjetivo do momento é “instantâneo”. Não podemos mais gastar meros 12 minutos fervendo uma panela de arroz, de modo que foi criada uma versão de dois minutos para micro-ondas. Não podemos ficar esperando que a pessoa certa chegue, de modo que aceleramos o encontro... Em nossas vidas pressionadas pelo tempo, parece que o cidadão (...) do século XXI não tem mais tempo para coisa alguma.” O trecho acima reflete a percepção de homem moderno característica de qual teórico contemporâneo? 

A) Jean - Paul Sartre 

B) Harold Garfinkel 

C) Niklas Luhmann 

D) Allan Touraine E) Zygmund Bauman


32. As mulheres nascem em um mundo que permite a ação plena somente aos homens. Neste, as mulheres encontram-se legadas à segundo plano, em uma vida de subserviência e inatividade. “Não se nasce mulher; torna-se mulher”. Qual obra e autor agrupam este pensamento sobre os estudos de gênero? 

A) Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade, de Judith Butler 

B) Estrutura, signo e jogo, de Jacques Derrida. 

C) O segundo sexo, de Simone de Beauvoir 

D) Profissões para mulheres, de Virginia Woolf. 

E) As traduções subversivas feministas ontem e hoje, de Marie-France Dépêche.


33. Sobre a escala de transformações nas relações globais constituída pela revolução cultural e da informação, Stuart Hall salienta que “Queiramos ou não, aprovemos ou não, as novas forças e relações postas em movimento por este processo estão tornando menos nítidos muitos dos padrões e das tradições do passado. Por bem ou por mal, a cultura é agora um dos elementos mais dinâmicos — e mais imprevisíveis — da mudança histórica no novo milênio.” HALL, Stuart, (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, p. 15-46. Deste entendimento decorre que: 

I. Os indivíduos se tornam cada vez mais centralizadores dos processos; 

II. As lutas pelo poder sejam, crescentemente, simbólicas e discursivas; 

III. As políticas assumem progressivamente a feição de uma política cultural; 

IV. Haja a reafirmação da vida cotidiana e o apego aos valores tradicionais. 

Pode se afirmar que, conforme a construção do conceito de cultura no pensamento de Stuart Hall, estão corretas. 

A) Apenas II e III. 

B) Apenas I e II. 

C) Apenas I e IV. 

D) Apenas I e III. 

E) Apenas II, III e IV.


34. O modelo de Manuel Castells para a percepção da sociedade capitalista moderna é exposto na obra Sociedade em Rede. Segundo o autor, “as novas tecnologias de informação são decisivas para que esse modelo flexível e adaptável realmente funcione” (2000, p. 186). Esse modelo dificulta a minimização, controle e a correção de possíveis erros, por ser um modelo idealizado para macro situações e enfocar um contexto de mudanças constantes. Os problemas que podem ocasionar dessa forma de organização podem ser amenizados por duas características das redes: a adaptabilidade a novos contextos e a situações desfavoráveis e a flexibilidade para realização de modificações. CASTELLS, M. A sociedade em rede: volume I. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 

Segundo essa forma de perceber as empresas capitalistas em rede modernas, são consideradas características deste modelo todas, exceto: 

A) Rede dinâmica 

B) Planejamento estratégico 

C) Centralização de atividades 

D) Unidades autoprogramadas e autocomandadas 

E) Participação e coordenação de ações


35.  “A dedicação ao carisma do profeta, ou ao líder na guerra, ou ao grande demagogo na ecclesia ou no parlamento, significa que o líder é pessoalmente reconhecido como o líder inerentemente “chamado” dos homens. Os homens não o obedecem em virtude da tradição ao da lei, mas porque acreditam nele. Quando é mais do que um oportunista limitado e presunçoso, o líder vive para sua causa e “luta pela sua obra”. A dedicação de seus discípulos, seus seguidores, seus amigos pessoais do partido são orientados para a sua pessoa e para suas qualidades.” Na passagem acima, o autor destaca o carisma como sendo a fonte de poder do líder político. Qual dos autores abaixo enfatiza que as virtudes subjetivas podem ser um elemento liderança política? 

A) Karl Marx 

B) Émile Durkheim 

C) Georg Simmel 

D) Max Weber 

E) Ferdinand Tönnies


36. Ferdinand Tönnies (1855 – 1936) foi um dos clássicos da sociologia alemã. Em sua obra, ele aborda a diferença entre os conceitos de comunidade (Gemeinschaft) e sociedade (Gesellschaft), fundamentais nos estudos sobre a sociabilidade na contemporaneidade. Sobre a relação entre esses dois conceitos, marque a alternativa incorreta: 

A) A ideia de comunidade (Gemeinschaft) no pensamento Tönnies baseia-se pela percepção da aplicação da memória na formação das organizações societárias da espécie humana. Conforme a interpretação da obra, a memória comum é a organizadora da coesão social. 

B) Em teoria, a sociedade consiste em um grupo humano que vive e habita lado a lado de modo pacífico, como na comunidade, mas, ao contrário desta, seus componentes não estão ligados organicamente, mas organicamente separados. Enquanto, na comunidade, os homens permanecem essencialmente unidos, a despeito de tudo que os separa, na sociedade eles estão separados, apesar de tudo que os une. 

C) As polaridades conceituais propostas por Tönnies são tipos-formais construídos, ou seja, são caricaturas das polaridades de formas societárias. A noção de Gemeinschaft é entendida como a idealização e isolamento de padrões de comportamento que desfrutam de afinidades eletivas e que estão mais próximos à vida em comunidade e, o mesmo ocorre com a Gesellschaft em relação à sociedade. 

D) O sentimento ou a força que aproxima a mãe do seu filho é uma manifestação do sentimento de Gemeinschaft, é o sentimento que predomina na comunidade, mas que também pode existir na sociedade, assim como o sentimento de Gesellschaft também pode existir na comunidade, mas nunca será predominante. 

E) Assim como Émile Durkheim (1858 – 1917), Tönnies acredita na passagem natural da comunidade para a sociedade. A sociedade (Gesellschaft) é fruto da evolução, daí entendese o seu caráter orgânico, onde as relações correspondem à naturalidade da comunidade (Gemeinschaft) Tönnies associa o natural ao mecânico, vida vivida na sua essência, ou seja, em harmonia com a natureza.


37. Analise os trechos abaixo sobre a formação das elites políticas brasileira. 

 I - “O uso da violência institucionalizada, da opressão sistemática e do terror organizado na revolução burguesa não constitui uma novidade. Ele aparece de forma endêmica ou transitória em todas as modalidades de revolução burguesa reconhecidas como ‘clássicas’. O que havia ocorrido é que os ‘círculos acadêmicos’ abandonaram o uso do conceito de dominação burguesa, a teoria de classe e, especialmente, a aplicação da noção de revolução à etapa de transição para o capital industrial nas nações capitalistas da periferia. Passou-se a falar, indiscriminadamente, em ‘elites’ e em ‘modernização’, algumas vezes também em ‘transferência de tecnologia e de capital’. ” 

II – “O que muitos autores chamam, com extrema impropriedade, de crise do poder oligárquico não é propriamente um ‘colapso’, mas o início de uma transição que inaugurava, ainda sob a hegemonia da oligarquia, uma recomposição das estruturas do poder, pela qual se configurariam, historicamente, o poder burguês e a dominação burguesa” 

III - “A burguesia brasileira não assume o papel de paladina da civilização ou de instrumento da Modernidade, pelo menos de forma universal e como decorrência imperiosa de seus interesses de classe. Ela se compromete, por igual, com tudo que lhe fosse vantajoso: e para ela era vantajoso tirar proveito dos tempos desiguais e da heterogeneidade da sociedade brasileira, mobilizando as vantagens que decorriam tanto do ‘atraso’ quanto do ‘adiantamento’ das populações”. 

Assinale a alternativa que representa o autor dos trechos acima: 

A) Florestan Fernandes 

B) Fernando Henrique Cardoso 

C) Antônio Candido 

D) Milton Santos 

E) Sérgio Buarque de Holanda


38. A socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. A socialização liga as diferentes gerações entre si. O nascimento de uma criança modifica a vida daqueles que são responsáveis pela sua educação - e eles próprios consequentemente passam por novas experiências de aprendizagem. Essa não se esgota no tempo, o ser humano passa ao longo da vida por inúmeras experiências de instrução. Assinale a alternativa em que apresenta uma instituição que contribui para a socialização do indivíduo nos primeiros anos de sua vida: 

A) Partido Político 

B) Associação de Moradores 

C) Cadeia 

D) Família 

E) Local de trabalho


39. Foram necessários 10 Mil anos para a população mundial atingir 1 Bilhão de pessoas. Foi apenas necessário um século - de 1800 a 1900 - para que a população duplicasse para 2 Bilhões. No século XX, vimos este número triplicar para aproximadamente 6 Bilhões. Por isso, não é surpreendente, que muitas pessoas se preocupem com o que nos reserva o século XXI se a população mundial continuar a crescer como até aqui, chegará a níveis intoleráveis daqui a quarenta ou cinquenta anos. (GIDDENS, Antony. Sociologia. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.) 

Assinale a alternativa que apresente as consequências desse aumento da população sobre o Meio Ambiente. 

A) Um problema que todos enfrentamos diz respeito à ecologia do ambiente. A difusão da produção industrial já produziu efeitos que podem causar danos irreparáveis no meio ambiente. Apesar dos problemas terem causados esses efeitos, a maioria dos países industrializados recuperaram boa parte do meio ambiente natural que foi depredado. 

B) A crescente recuperação do Meio Ambiente levou a falência vários movimentos sociais ligados as causas ecológicas surgidos na década de 1970. Esses movimentos tinham como filosofia preocupação comum a tomada de medidas para a proteção do ambiente mundial, para conservar os seus recursos em vez de explorá-los até ao limite e para proteger as espécies animais que restam. 

C) Antes do desenvolvimento da indústria moderna, a natureza dominava a vida humana e o contrário não sucedia. Hoje, as agressões humanas ao ambiente são tão intensas que há poucos processos naturais não influenciados pela atividade humana. Quase toda a terra cultivável é utilizada para a produção agrícola. O que costumava ser natureza selvagem quase inacessível transformou-se em reservas naturais, visitadas rotineiramente por milhares de turistas. 

D) Em vez de apelarem pelo fim do crescimento econômico, os desenvolvimentos mais recentes voltam-se para a noção de desenvolvimento sustentável. Esse modelo adota o crescimento deveria ser conduzido, pelo menos idealmente, de forma a os lucros deveriam ser melhor compartilhados entre as pessoas para que essas deixassem de desperdiçar os recursos naturais. 

E) Apesar dos ricos serem os principais consumidores, o prejuízo ambiental causado pelo consumo dos mais pobres é igualmente prejudicial ao meio ambiente. Os ricos não dispõem de nenhum privilegio em relação aos pobres, pois as consequências do desgaste ambiente são sentidas por todos. A nível local, os grupos mais ricos mesmo com mais recursos econômicos que lhes permitem dividem as mesmas áreas problemáticas com os menos favorecidos financeiramente.


40. Max Weber (1864 – 1920) foi um dos grandes teóricos a pensar o Estado Moderno. Dentre as opções abaixo, marque a alternativa correta sobre a teoria weberiana do Estado: 

A) Para Weber, a divisão do trabalho e a propriedade privada são geradoras das classes sociais, a base do surgimento do Estado, que seria a expressão jurídico-política da sociedade burguesa. A organização estatal apenas garantiria as condições gerais da produção capitalista, não interferindo nas relações econômicas. 

B) Weber dizia que o Estado “concentrava e expressava a vida social”. Sua função seria eminentemente moral, pois ele deveria realizar e organizar o ideário do indivíduo e assegurar-lhe pleno desenvolvimento. E isso se faria por meio da educação pública voltada para uma formação moral sem fins conceituais ou religiosos. De acordo com o filósofo, o Estado não é antagônico ao indivíduo. Foi o Estado que emancipou o indivíduo do controle despótico e imediato dos grupos secundários, como a família, a Igreja e as corporações profissionais, dando-lhe um espaço mais amplo para o desenvolvimento de sua liberdade. 

C) O Estado não pode ser definido em termos de seus fins. Dificilmente haverá qualquer tarefa que uma associação política não tenha tomado em suas mãos, e não há tarefa que se possa dizer que tenha sido sempre, exclusivamente e peculiarmente, das associações designadas como políticas: hoje o Estado, ou, historicamente, as associações que foram predecessoras do Estado moderno. Em última análise, só podemos definir o Estado moderno sociologicamente em termos dos meios específicos peculiares a ele, como peculiares a toda associação política, ou seja, o uso da força física. 

D) Para Weber, o Estado é um grupo de funcionários sui generis, no seio do qual se elaboram representações e volições que envolvem a coletividade, embora não sejam obra da coletividade. Não é correto dizer que o Estado encarna a consciência coletiva, pois está o transborda por todos os lados. É em grande parte difusa; a cada instante há uma infinidade de sentimentos sociais, de estados sociais de todo o tipo de que o Estado só percebe o eco enfraquecido. Ele só é a sede de uma consciência especial, restrita, porém mais elevada, mais clara, que tem de si mesma um sentimento mais vivo. 

E) Analisando a burocracia estatal, Marx afirma que o Estado pode estar acima da luta de classes, separado da sociedade, como se fosse autônomo. É nesse sentido que pode haver um poder que não seja exercido diretamente pela burguesia. Mesmo dessa forma, o Estado continua criando as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas, principalmente o trabalho assalariado e a propriedade privada.


41. O regime democrático e o Estado de Direito são duas características presentes nas principais nações do planeta. Vários autores como Joseph Schumpeter, Giovanni Sartori, Robert Dahl, Adam Przeworski, Guillermo O’Donnell afirmam que para um país ser democrático o seu desenho institucional deve possuir algumas características fundamentais. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não é uma característica de modelos democráticos. 

A) Eleições competitivas, livres e limpas para o Legislativo e o Executivo; 

B) Inexistência de órgãos de controle dos gastos públicos realizados pelo Poder Executivo. 

C) Direito de voto, que deve ser extensivo à maioria da população adulta, ou seja, cidadania abrangente no processo de escolha dos candidatos; 

D) Proteção e garantia das liberdades civis e dos direitos políticos mediante instituições sólidas, isto é, liberdade de imprensa, liberdade de expressão e organização, direito ao habeas corpus e outros que compreendem o componente liberal da democracia; 

E) controle efetivo das instituições legais e de segurança e repressão — Poder Judiciário, Forças Armadas e Forças Policiais. Isso possibilitaria avaliar o genuíno poder de governar das autoridades eleitas, sem que estas fossem ofuscadas por atores políticos não eleitos, como as instituições apontadas, que muitas vezes dominam nos bastidores.


42. Ao nascer, a pessoa encontra um mundo que já está pronto e com o qual passa a ter uma relação através de contato social. Esse processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de: 

A) Cooperação 

B) Aproximação 

C) Globalização 

D) Interação 

E) Socialização


43. A escravidão no Brasil só foi abolida oficialmente no final do século XIX. O trabalho escravo predominou no Brasil por mais de 350 anos. Dessa forma, convivemos com a liberdade formal de trabalho há pouco mais de cem anos. A respeito das relações de trabalho no Brasil caracterize essa realidade nos dias atuais. Sobre esse assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta. 

I. O sistema de trabalho no Brasil, nos dias atuais, é caracterizado por uma situação de avanço do capital com políticas que visam a redução dos direitos trabalhistas e uma agenda que proporcione uma flexibilização da relação capital e trabalho. 

II. A realidade atual da relação trabalho e capital no Brasil está marcada por um avanço de fortalecimento de direitos trabalhistas e do Estado de bem-estar social. 

III. A política de Estado no Brasil tem se notabilizado por uma preocupação frequente em combater a prática do trabalho escravo e de garantir proteção social aos direitos dos trabalhadores, exclusivamente, rurais. 

IV. Atualmente, o Brasil notabiliza-se por adotar uma política trabalhista de incentivo ao imigrante para trabalhar no campo, sobretudo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

V. Em razão do grande incentivo de políticas públicas no campo, sobretudo através da reforma agrária, atualmente, são raros os casos de trabalho escravo na zona rural brasileira. 

A) Somente o item I está correto. 

B) Os itens I, II e III estão corretos. 

C) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 

D) Os itens II, III, IV e V estão corretos. 

E) Todos os itens estão corretos.


44. O tema do desenvolvimento sustentável é uma pauta muito presente nos dias atuais nas sociedades capitalistas modernas. A respeito dessa busca pelo desenvolvimento sustentável, podemos apontar como correto, exceto: 

A) Um dos principais empecilhos das sociedades capitalistas na busca pela sustentabilidade são os padrões de produção e consumo. 

B) Uma eficiente política de desenvolvimento sustentável passa por mudança na gestão das grandes cidades, inclusive nos comportamentos pessoais do uso de menos automóvel e usar formas alternativas de transporte. 

C) A busca de uma sociedade sustentável pode, assim, ser instrumento dos interesses do grande capital que por princípios pode possibilitar a proximidade entre o poder público e a sociedade civil. 

D) O uso da tecnologia poderá ser um instrumento importante no desenvolvimento humano, em vez de apenas alimentar o consumo e a produção industrial. 

E) O excesso de veículos em circulação pelas ruas das grandes cidades é responsável pelo agravamento da poluição ambiental, bem como do aumento de problemas de saúde, como o estresse.


45. As sociedades capitalistas são marcadas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o bem maior a ser cuidadosamente mantido. Dessa realidade, houve estudos de pensadores sociais que abordaram a existência de duas classes fundamentais na estruturação do sistema capitalista: a burguesia, que personifica o capital, e o proletariado, que vive do trabalho assalariado. Na compreensão desse pensador, essas duas classes convivem em contínuo conflito de interesses. A partir da reflexão acima, o pensador em questão é: 

A) Émile Durkheim 

B) Max Weber 

C) Pierre Bourdieu 

D) Karl Marx 

E) Franz Boas


46. Esse antropólogo foi responsável por romper com a antropologia do século XIX que pensava a humanidade em uma escala evolutiva. Foi o primeiro a empregar a palavra cultura em seu sentido moderno, propriamente antropológico. Antes, cultura era sinônimo de “civilização” e um atributo dos países tidos como civilizados. A análise em questão, é característica de qual autor? 

A) Max Weber 

B) Roque Laraia 

C) Claude Lévi – Strauss 

D) Émile Durkheim 

E) Franz Boas


47. Essa tendência baseia-se nas classificações evolucionistas e hierárquicas. Baseado nesse pensamento, civilizados eram os europeus, enquanto as demais populações eram escalonadas entre mais e menos atrasadas. 

A) Relativismo 

B) Etnocentrismo 

C) Simbolismo 

D) Funcionalismo 

E) Materialismo


48. Esse pensador social ficou conhecido por estabelecer método etnográfico, ou seja, a pesquisa de campo de longa duração, com conhecimento fluente do idioma local e observação participante. O antropólogo deveria “mergulhar” na cultura local, participando das atividades diárias enquanto observava o que acontecia. Tornou-se grande crítico dos evolucionistas e precursor da perspectiva funcionalista em antropologia. O pensamento em questão, é característico de qual autor? 

A) Claude Lévi-Strauss 

B) Franz Boas 

C) Émile Durkheim 

D) Karl Marx 

E) Bronislaw Malinowski


49. As desigualdades sociais no Brasil são motivos de estudos de diversos autores sociais e instituições de pesquisa. Com relação às razões que proporcionaram as raízes essas desigualdades, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. Entre o final do século XIX e o começo do século XX houve uma política de imigração europeia dos governos brasileiros, pois imaginava-se, assim, branquear o Brasil. 

II. A formação da população brasileira é resultado de decisões políticas tomadas em vários momentos da história. Em muitos casos essas decisões legitimaram o extermínio de indígenas, a escravidão negra, o incentivo à imigração europeia baseado em teorias de evolução social e de hierarquia racial. 

III. À medida que a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou desenvolveu no País um grande esforço de inclusão social, pois as políticas desenvolvimentistas, traduzido no Plano de Metas, popularmente conhecido como “50 anos em 5” produziu mudanças estruturais, sobretudo para os mais pobres. 

IV. O coronelismo vinculado à grande propriedade rural, principalmente no Nordeste, serviu como base de sustentação de uma estrutura agrária concentradora de renda e ausência de educação. 

A) Os itens I, II e IV estão corretos. 

B) Os itens I, II e III estão corretos. 

C) Os itens II, III e IV estão corretos. 

D) Somente o item IV está correto. 

E) Todos os itens estão corretos.


50. Desde o século XIX várias foram as alternativas de explicação e compreensão das desigualdades no Brasil. Entre as desigualdades, destaca-se a questão étnico-racial ainda presente em nosso cotidiano. Sobre a desigualdade étnico-racial que ainda existe na sociedade brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. O mito da democracia racial não seria simplesmente um mecanismo de acobertamento das desigualdades e discriminações, mas também a ideologia da identidade nacional que impede a construção da igualdade entre os brasileiros. 

II. A questão da democracia racial foi discutida por Gilberto Freyre em sua obra Casa-Grande e Senzala, que considera o convívio entre as “raças” no Brasil uma questão de animosidade desde a sociedade escravista açucareira no litoral pernambucano. 

III. Para o pensador social Florestan Fernandes em seu livro A Integração do Negro na Sociedade de Classe (1978) serviu para reforçar a ideia que não existem distinções sociais entre negros e brancos e afirma uma convivência pacífica e harmônica. 

IV. A desigualdade social, por exemplo, tem relação direta com a escravidão, mais particularmente com o modo como os negros foram incorporados a uma sociedade de classes, depois da Abolição, em 1888. 

V. A Constituição Brasileira tem como uma de suas formulações mais importantes a ideia de que todos os indivíduos são iguais perante a lei. Na perspectiva étnico-racial, no entanto, não está inserido o crime de racismo como algo punitivo. 

A) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 

B) Os itens I e IV estão corretos. 

C) Os itens II, III, IV e V estão corretos. 

D) Somente o item IV está correto. 

E) Todos os itens estão corretos

Comentários