Questões de Concurso - Harriet Martineau

  

Olás,


Dessa vez não irei publicar uma prova em si, mas sim questões de concurso sobre um tema específico: as contribuições e a teoria de Harriet Martineau.


É muito raro encontrar questões de concurso sobre esta autora fundadora da Ciência da Sociedade e também encontrá-la como referência em seleções de qualquer nível. Eis uma realidade que precisa com urgência ser modificada, para que o estímulo ao estudo da obra desta importante autora não continue a ser ignorado por quem estuda Ciências Sociais ou sobre o arcabouço teórico desta.
O mais irônico é que, além de ser difícil encontrar algo sobre a autora, quando por fim identificamos questões, aí não conseguimos a prova completa, disponível gratuitamente. Esse é o motivo de, excepcionalmente hoje, publicar em separado tais atividades.


VUNESP 2012 SEE SP Professor II Sociologia

Segundo Anthony Giddens, Harriet Martineau (1802-1876) é considerada a primeira mulher socióloga. Ela afirmou que, quando se estuda uma sociedade, deve-se concentrar nas instituições-chave (políticas, religiosas e sociais) em primeiro lugar e, em segundo lugar,

  • A.

    no entendimento da vida da infância e, em terceiro lugar, no casamento, na vida laboral e sindical, e relações de raça.

  • B.

    no entendimento da vida das mulheres e, em terceiro lugar, no casamento, nas crianças, na vida doméstica e religiosa, e relações de raça.

  • C.

    no entendimento da vida da infância e, em terceiro lugar, no casamento, na vida do proletariado, e relações de gênero.

  • D.

    na análise da vida dos trabalhadores e, em terceiro lugar, no suicídio, na vida doméstica e religiosa, e relações de gênero.

  • E.

    na análise da vida dos trabalhadores e, em terceiro lugar, no suicídio, na infância, e relações de raça.



UNICENTRO - 2011 - UNICENTRO - Vestibular - Sociologia 1
Harriet Martineau (1802-1876) nasceu na Inglaterra, foi autora de mais de 50 livros e tem sido chamada a “primeira socióloga mulher”. Entre tantos feitos, foi original ao dirigir um olhar social à vida cotidiana e ao introduzir a Sociologia na Grã-Bretanha, com a tradução do livro fundador da disciplina, a “Filosofia Positiva”, de Augusto Comte. No entanto, quando se fala sobre os fundadores da Sociologia, não é comum se ouvir falar em Harriet.


Com base nessas informações, sobre as relações de gênero e o mundo do trabalho, é correto afirmar:
Alternativas

Comentários

Postar um comentário