Provas aplicadas - 1ª Atividade Avaliativa de Sociologia do Direito 1/2022
Olás.
Como vocês estão? A partir de hoje começarei a disponibilizar, a pedido, provas que aplico em minhas turmas ok? Algumas(ns) professoras(es) sempre me perguntam como abordar o conteúdo dado em sala de aula considerando-se as questões de concurso que disponibilizo aqui no blog e, principalmente, fazendo com que a(o) aluna(o) não apenas tentem encaixar o que sabe dentro de 4 ou 5 alternativas, mas também reflita sobre os usos que são feitos da Sociologia por estas bancas e certames.
Então, eu acho isso essencial. A(o) aluna(o) precisa questionar as questões, suspeitar dos entendimentos expressados nos textos que disponibilizamos destes recortes feitos e é uma contribuição valiosa para o aprendizado deles este tipo de exercício.
Deixo aqui um exemplo de prova que acabo de aplicar hoje. Fiz alguns comentários que servem também para que meus alunos possam repensar suas respostas na atividade avaliativa e entender melhor o processo a partir de uma leitura já com distanciamento.
Lembro que as provas ou outras atividades avaliativas precisam sempre ser de ensino aprendizagem e não um instrumento de atribuição de notas.
Até a próxima.
1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA DO
DIREITO 1/2022
Docente:
Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Data:
27/05/2022 Valor: 20 pontos
Discente:__________________________________________________________
QUESTÃO
01 (1,5 pontos) FGV
SME SP 2016 37. Em 1835,
Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou
suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento
da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as
principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à
interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os
acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um
movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração?
Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis,
ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte,
e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?” Neste trecho o autor
descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja
marcha está associada à história da humanidade. Esse movimento social
corresponde à
(A) conquista da felicidade.
(B)
afirmação da democracia.
(C) defesa da equidade.
(D) sustentação da república moderada.
(E) luta pelos direitos individuais.
QUESTÃO
02 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 50. Na perspectiva da sociologia
jurídica,
(A) o direito é um aprimoramento
do caráter humano.
(B) o direito é uma função da sociedade.
(C) o direito é proveniente de uma
autoridade bem formada (Deus, Natureza ou Razão humana).
(D) Deus e a Natureza são objetos
de estudo, porque o são de todas as áreas relacionadas ao direito.
(E) a lei escrita é objeto de
estudo.
QUESTÃO
03 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 51. No Brasil, a inclusão da sociologia
jurídica em currículos de cursos de nível superior derivou da necessidade de
reflexão crítica sobre o direito e as instituições jurídicas. Com relação a esse
assunto, é correto afirmar que a sociologia jurídica
(A) é área que exige professores que
tenham concluído, necessariamente, os cursos de direito e de sociologia.
(B) passou a constituir disciplina
obrigatória em todos os cursos brasileiros de direito a partir de 2002.
(C)
foi incluída, oficialmente, em currículos de cursos de nível superior em 1994. Portaria MEC 1886/1994, Art. 6º O conteúdo mínimo do curso
jurídico, além do estágio, compreenderá as seguintes matérias que podem estar
contidas em uma ou mais disciplinas do currículo pleno de cada curso: I -
Fundamentais: Introdução ao Direito, Filosofia (geral e jurídica, ética geral e
profissional), Sociologia (geral e jurídica), Economia e Ciência Política (com
teoria do Estado);
Art. 5º O curso de graduação em
Direito deverá contemplar, em seu Projeto Pedagógico e em sua Organização
Curricular, conteúdos e atividades que atendam aos seguintes eixos interligados
de formação: I - Eixo de Formação Fundamental, tem por objetivo integrar o
estudante no campo, estabelecendo as relações do Direito com outras áreas do
saber, abrangendo dentre outros, estudos que envolvam conteúdos essenciais
sobre Antropologia, Ciência Política, Economia, Ética, Filosofia, História,
Psicologia e Sociologia;
As aulas de Introdução e os textos complementares, todos eles, se
referiram a essa questão, historicizando este processo, que foi objeto de
debate em sala de aula.
(D) passou a ser área oficial de estudos
jurídicos em razão de exigências de movimentos sindicais a partir da década 80
do século passado.
(E) limita-se ao estudo das instituições
jurídicas.
QUESTÃO
04 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 52. A sociologia jurídica surgiu devido
(A) à necessidade de explicar o direito
para a população de baixa escolaridade.
(B) ao crescimento vertiginoso de conhecimentos
na área jurídica.
(C) às disputas conceituais intermináveis
entre acadêmicos de direito.
(D) ao interesse epistemológico na relação entre
direito e sociologia. A
Sociologia do Direito nasce, em tese, junto com a Sociologia Clássica,
portanto, o Direito já estabelecido é tomado como objeto de análise do ponto de
vista sociológico, cuja ciência é fundada entre 1830 e 1840, por Auguste Comte,
Harriet Martineau e Alexis de Tocqueville.
(E) ao descompasso entre
direitos assegurados e prática concreta de atores sociais. Essa
é uma visão equivocada sobre o surgimento, embora fosse uma alternativa
possível se observássemos apenas uma fatia do tipo de Sociologia do Direito
produzida contemporaneamente. Afinal, o que os teóricos como Martineau e
Tocqueville têm a dizer sobre isso? O recorte não é o surgimento? Então se
limitaria a eles.
Questão NULA.
QUESTÃO
05 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 53. Uma das dificuldades
epistemológicas referentes à sociologia jurídica é a ausência de definições
claras, objetivas e consensuais. Essa dificuldade ocorre porque
(A) a sociologia jurídica exclui do âmbito de sua
investigação a análise de adesão de atores sociais a normas jurídicas.
(B) a sociologia jurídica é uma ciência
humana carregada de subjetividade.
(C)
há um pluralismo jurídico e modelos de interlegalidades que nele se
fundamentam.
(D) sociólogos e juristas divergem, academicamente,
quanto às metodologias de trabalho na área.
(E) a sociologia jurídica constitui apenas interpretação da lei.
QUESTÃO
06 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 54. Os objetos de estudo da sociologia
jurídica incluem
(A) os mesmos objetos de estudo do
direito.
(B) as circunstâncias jurídicas.
(C) a consolidação da legislação, da
jurisprudência e da dogmática jurídica.
(D)
as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do
direito.
(E) a designação dos valores e ideologias
não explicitados e que estão contidos na legislação, na jurisprudência e na
dogmática jurídica.
QUESTÃO
07 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 58. No ano de 2005, ocorreram várias
rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente
nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram
pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção
correta considerando os pressupostos da sociologia jurídica.
(A) Os jovens que se rebelaram em
2005 na França apresentam desvio de conduta e intolerância às normas da
sociedade.
(B) Trata-se de situação
caracterizada pela anomia, em que as regras e a lei devem ser aplicadas de
forma absoluta.
(C) Grupos de jovens com baixa escolaridade, que têm poucas
oportunidades de emprego e cujos pais sejam imigrantes tendem a vivenciar
conflitos de valores entre as orientações culturais de seus pais e as do país
em que vivem.
(D) Diante de situações de
confusão e caos, que são temas de interesse de órgãos policiais e do
jornalismo, cabe ao direito apenas a aplicação da lei.
(E) O caso das cidades francesas
em 2005 é exemplo de rebeliões de jovens sem causa determinada
QUESTÃO
08 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 59. Os estados de confusão e aparente
caos social, como invasões de terra, greves de trabalhadores, passeatas e
manifestações de repúdio à ordem pública são de grande interesse para o
sociólogo e também para o jurista, porque o estado de anomia leva, muitas
vezes, ao descumprimento de normas jurídicas, causando a ineficácia do preceito
legal. Nessas situações, de acordo com os especialistas na área, é possível
distinguir duas hipóteses de ineficácia do direito. Assinale a opção correspondente
a essas duas hipóteses.
(A) ineficiência da intervenção
policial / fracasso da família na formação moral de seus membros
(B) descumprimento da norma apesar de sua aceitação / descumprimento da
norma que o indivíduo considera inadequada ou injusta
(C) não aceitação conformista da
norma / adesão da norma por convicção
(D) a eficácia não anômica /
eficácia anômica
(E) cumprimento da lei /
observação da lei considerada justa pelo indivíduo
QUESTÃO
09 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 60. O tráfico de drogas nas favelas do
Rio de Janeiro é apontado como exemplo da ausência do Estado, que, ao
negligenciar a garantia dos direitos sociais, abandona parcelas da população à
violência e ao embate entre traficantes e policiais. Os traficantes resolvem
conflitos entre moradores e assistem famílias desamparadas pelo Estado,
desenvolvendo fortes laços de solidariedade com os moradores. Nesse contexto, a
situação é sociologicamente definida como
(A) fenômeno psicossocial em que o aspecto emocional prevalece
sobre o jurídico.
(B) fenômeno normal, devido à particularidade de cada pessoa e de cada grupo social.
(C) fenômeno patológico, porque
representa desvio da função do Estado.
(D) conflito entre a autonomia dos grupos sociais e a heteronomia que
caracteriza o direito estatal.
(E) conflito
entre a justiça dos traficantes e a representação social de justiça dos
moradores
QUESTÃO
10 (1,5 pontos) CESPE 2010 DPU 62. A produção de conhecimentos
sociológicos e antropológicos acerca da realidade do sistema e dos ritos
judiciários esbarra na dificuldade de se obter a colaboração dos magistrados.
Com base nessas informações, assinale a opção correta.
(A) A inclusão da sociologia e da
antropologia no direito é desnecessária. O direito é uma das disciplinas mais
antigas e consolidadas.
(B) A colaboração dos magistrados não tem
influência na produção de conhecimento sociológico e antropológico sobre o
sistema e os ritos jurídicos.
(C)
Apesar dos problemas de cooperação dos magistrados em pesquisas sociológicas e
antropológicas, é possível conhecer a realidade do sistema judiciário por meio,
por exemplo, da análise de processos.
(D) A prática jurídica está alicerçada em
preceitos científicos e técnicos, não havendo necessidade de maiores
esclarecimentos sobre ela.
(E) A realidade dos ritos judiciários
pode ser conhecida entrevistando-se pessoas que tenham sido vítimas de erros
jurídicos
QUESTÃO 11 (1,5 pontos) VUNESP 2012 Segundo
Anthony Giddens, Harriet Martineau (1802-1876) é considerada a primeira mulher
socióloga. Ela afirmou que, quando se estuda uma sociedade, deve-se concentrar
nas instituições-chave (políticas, religiosas e sociais) em primeiro lugar e,
em segundo lugar,
(A) no
entendimento da vida da infância e, em terceiro lugar, no casamento, na vida
laboral e sindical, e relações de raça.
(B) no
entendimento da vida das mulheres e, em terceiro lugar, no casamento, nas
crianças, na vida doméstica e
religiosa, e relações de raça. Questionável, pois: Em qual obra? Onde? Quando? Trata-se
de uma afirmação “solta” numa vasta obra. Além disso, quanto a uma suposta
hierarquia ou ordem dos temas a serem abordados pelos observadores, tomando-se
por referência apenas o livro Como observar: morais e costumes, nenhuma
das alternativas se aplicaria integralmente.
(C) no entendimento
da vida da infância e, em terceiro lugar, no casamento, na vida do
proletariado, e relações de gênero.
(D) na análise da vida dos trabalhadores e, em
terceiro lugar, no suicídio, na vida doméstica e religiosa, e relações de
gênero.
(E) na análise da vida dos trabalhadores e, em
terceiro lugar, no suicídio, na infância, e relações de raça.
QUESTÃO 12 (1,5 pontos) UNICENTRO -
2011 - UNICENTRO - Vestibular - Sociologia 1 Harriet Martineau (1802-1876) nasceu na
Inglaterra, foi autora de mais de 50 livros e tem sido chamada a “primeira
socióloga mulher”. Entre tantos feitos, foi original ao dirigir um olhar social
à vida cotidiana e ao introduzir a Sociologia na Grã-Bretanha, com a tradução
do livro fundador da disciplina, a “Filosofia Positiva”, de Augusto Comte. No
entanto, quando se fala sobre os fundadores da Sociologia, não é comum se ouvir
falar em Harriet.
Com base nessas informações, sobre as relações de
gênero e o mundo do trabalho, é correto afirmar:
Alternativas
(A) A exclusão da
mulher no campo do trabalho é explicada apenas por
conjunturas econômicas.
(B) A história de
Martineau se explica por uma alta divisão social do trabalho
porque antecede a Revolução Industrial.
(C)
O caso de Harriet exemplifica como a existência de gênero pode alcançar a
discriminação sexual no trabalho. A redação é confusa e pode induzir a erro, pois não
é a existência de gênero, mas sim a desigualdade de gênero que leva, propicia,
referenda, tenta legitimar algum tipo de discriminação sexual no trabalho.
(D) A relação de
gênero é norteada pelas diferenças biológicas e justifica as
desigualdades e a exclusão social da mulher.
(E) A dificuldade
encontrada pelas mulheres no mundo do trabalho reflete a
sua inferioridade nesse campo social,
diferente da esfera doméstica.
QUESTÃO 13 (1,0 ponto) UFBA 2013 Vestibular de Ciências Sociais 50. De acordo com Alexis de Tocqueville, a democracia é
o principal fenômeno social que distingue a sociedade moderna de outras
sociedades e, para ele, as sociedades democráticas modernas distinguem‑se pela
virtude cívica e pela solidariedade social e não pelos interesses privados.
a)
Verdadeiro
b) Falso
Aqui basta lembrar que a metodologia é comparativa e
que ele demonstra a contingência citando os exemplos da França e dos EUA, como
totalmente distintos, no início e ao final do processo de amadurecimento da
instituição democrática. No último, mesmo recebendo o nome de Democracia, o que
haveria seria uma Despotismo Ocidental.
QUESTÃO 14 (1,0 ponto) UFBA 2013 Vestibular de Ciências Sociais 51. Alexis de Tocqueville afirma que as sociedades
democráticas podem ser despóticas ou liberais e que se devem instituir
mecanismos políticos que promovam a democracia liberal, ou seja, que assegurem
a liberdade individual e imponham obstáculos à tirania da maioria.
a) Verdadeiro
b)
Falso
Ótima prova!
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