Recursos Didáticos - Filmes Xingu


Olás,


Recentemente, fiz algumas indicações de livros do professor Boaventura de Sousa Santos e suas possibilidades de diálogo e utilização nos programas de disciplinas de Sociologia do Direito.

Pensando nisso e na teoria de Boaventura, resolvi verificar a minha lista de filmes, séries e documentários ainda pendentes de serem citados no blog e cheguei ao filme e à minissérie Xingu, nosso 51º indicado.

Independentemente da discussão acerca da veracidade dos fatos históricos, creio que a obra em si é interessante para discutirmos alguns conceitos de Boaventura. O primeiro deles, é a ecologia dos saberes, essa convivência e reconhecimento de vários saberes sem relação de hierarquia.

Lembro aqui também da própria noção de Epistemologias do Sul, além do mecanismo de tradução, bem como da Sociologia das Ausências e das Emergências. Não podemos também nos esquecer do conceito de artesania das práticas que me parece estar muito bem retratado no filme quando demonstra como as ações dos irmãos vai se moldando à realidade encontrada e à reação dos outros agentes. Assim, o aprendizado e a teoria estão intimamente imbricados com as práticas, não podendo delas serem dissociados. 

No meio de tudo isso, o Estado e o seu papel de regular as relações entre os particulares, valendo-se do Direito para promover a justiça, legitimar relações e condições.

A diversidade da cultura indígena e sua organização é bem demonstrada no filme, desmistificando a imagem de um "índio" (sic) brasileiro com perfil homogêneo. Também chama a atenção para o fato de que os povos originários indígenas possuem perspectivas distintas com relação às instituições sociais, econômicas e políticas, o que também permite uma discussão metodológica sobre a visão colonial que ainda perpetramos ao analisar a condição da sociedade para com as comunidades deles.


SINOPSE: 

Anos 1940. Três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 26, e Leonardo (Caio Blat), 24, os Irmãos Villas-Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Xingu

Nome original: Xingu

Cor: colorido

Origem: Brasil

Ano de produção: 2012

Gênero: Drama, Aventura, Biografia

Duração: 01h42

Classificação: 12

Direção: Cao Hamburguer 

Roteirista: Cao Hamburguer, Anna Muylaert

Elenco: Caio Blat, Maria Flor, João Miguel

Comentários

  1. Leonardo Mesquita Costa, Direito XX. Turma Sociologia 2022.1

    ResponderExcluir
  2. Leonardo Mesquita Costa, Direito XX. Turma Sociologia 2022.1 (Verificado)

    ResponderExcluir

Postar um comentário