Recursos Didáticos - Filmes: Mesa para quatro


Olás,


Final de semana chegando e eu pensando em filmes. Então, essa é uma boa hora para escolher o 55º a ser publicado aqui no blog.

Eu costumo gostar muito de cinema italiano e tem um que serve de inspiração para discutir os conceitos de relativismo, relacionismo (para autoras e autores importantes como Martineau, Weber e Simmel) e também a característica perspectivacional ou as configurações, se tomarmos por referência Norbert Elias. Mas, é uma comédia sobre a crença de que todos nós possuímos uma cara metade que está por aí a nossa espera.


A produção não é complexa, entretanto, o tema é e a tentativa de demonstrá-lo a partir das interações amorosas em "configurações" distintas num mesmo enredo, mostra a contingência, a complexidade, as interações, os indivíduos que estão envoltos em redes, mas ao mesmo tempo mantêm características que são "individuais" e se destacam dos demais com relação a isso. Ufa! Frase longa.

Particularmente, eu fico pensando no "modelo dos pronomes" discutido por Norbert Elias lá no seu fundamental livro "Introdução à Sociologia". Muito interessante como este filme em particular apresenta essas diferentes perspectivas e nos permite visualizar claramente esse exemplo simples usado por Elias para demonstrar o conceito de configuração.

E vocês? Em quais obras e conceitos pensaram ao assistir ao filme? Contem aí nos comentários para começarmos a conversar sobre.


SINOPSE:

Em histórias paralelas que desafiam o conceito de almas gêmeas, quatro amigos formam diferentes casais e abrem diferentes possibilidades de se amar e ser feliz.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Mesa para quatro

Nome original: 4 metà

Cor: colorido

Origem: Itália

Ano de produção: 2022

Gênero: Romance/Comédia

Duração: 01h30

Classificação: 12

Direção: Alessio Maria Federici 

Roteirista: Martino Coli

Elenco: Ilenia Pastorelli, Matilde Gioli, Giuseppe Maggio, Matteo Martari, Marta Gastini, Flavio Furno, Nicola Lagioia

Comentários

Postar um comentário