Recursos Didáticos - Filme: Minha família feliz


Olás,


Bora para o nosso 52º filme e não é qualquer um.

Essa é uma produção da Geórgia: o país Geórgia (não o estado norteamericano da Geórgia), que faz fronteira ao sul com a Turquia, Armênia e Azerbaijão. 

Trata-se de um filme interessantíssimo, que aborda questões cotidianas, como relacionamento, casamento, família, filhos, trabalho, a condição social da mulher, o machismo, a invisibilidade do outro.


Com um cenário simples, a roteirista e escritora demonstra a ausência do espaço para a singularidade, os desejos da mulher, tanto na arquitetura da casa, como na organização dos móveis e utensílios, ou, até mesmo, em seu próprio aniversário.

O filme é tão denso ao falar sobre o cotidiano e mostra de um modo tão forte as opressões e o silenciamento das mulheres, sua ausência de liberdade substancial e de independência, consequentemente, de seus gozos e prazeres, que ele pode ser usado para debater temas muito amplos e fundamentais à Sociologia.

Ainda assim, chamo a atenção para a teoria de Boaventura de Sousa Santos, na esteira dos livros que já havia citado anteriormente, para discutir os direitos das mulheres e os papéis sociais que elas assumem em sociedades estruturadas em instituições patriarcais. E como uma "revolução democrática da justiça" e uma "reinvenção da emancipação social" precisam considerar os movimentos sociais, incluindo os de mulheres, em diálogo com outros movimentos.


SINOPSE: 

Esposa e mãe, uma mulher de 52 anos choca a sua tradicional família georgiana ao anunciar que vai sair de casa para morar sozinha.

FICHA TÉCNICA:

Nome: Minha família feliz

Nome original: My happy family

Cor: colorido

Origem: Geórgia em co-produção com Alemanha e França

Ano de produção: 2017

Gênero: Drama

Duração: 01h59

Classificação: 12

Direção: Nana Ekvtimishvili e Simon Groß

Roteirista: Nana Ekvtimishvili

Elenco: Ia Shugliashvili,Merab Ninidze,Berta Khapava

Comentários

Postar um comentário