Recursos Didáticos - Filme: Amigas improváveis


Olás,


Férias quase no final e eu gostaria de retomar as referências aos filmes como recursos didáticos que permitem exercícios de abstração para compreensão, entre outras, da teoria sociológica. Como nem sempre tenho condições de fazer as postagens que gostaria, acabo ficando com uma listinha longa de material que gostaria de produzir. A lista de filmes e livros certamente é a maior. :-) E nos últimos tempos (não sei se vocês estão com a mesma percepção) parece que recebemos uma avalanche de filmes que são bem interessantes para serem utilizados nesse sentido. 
Vamos lá, então? Esse é, portanto, o 50º filme indicado.


Eu não costumo ler a crítica sobre esse tipo de produção. Assisto, publico e depois me informo a respeito. A intenção é de não me deixar contaminar pela percepção desses profissionais da área, que, lógico, trazem contribuições valiosas sobre e devem ser considerados. Mas, deixo minha interpretação mais livres por estar a minha preocupação voltada para a relação com as Ciências Sociais.
O filme de hoje é canadense. Muito bom, complexo, denso, relacional, discutindo temas muito atrelados à segurança ontológica, rotinas, costumes, tradições, gênero, instituições (como casamento e filiação), interação social, luto, gerações, trabalho, autonomia, sofrimento, entre outros.
Talvez por influência do encontro de hoje do Curso 200 anos de Sociologia, em que, na sequência, tivemos duas oportunidades de ouvir um pouco mais sobre a vida e obra de Georg Simmel, acho que "Amigas improváveis" é uma boa referência para discutirmos a teoria deste importante autor clássico.
Lógico, não só Simmel, mas também Weber e Martineau. Já é de todo interessante poder usá-lo para fazer um bom debate sobre relativismo, relacionismo, sociologia compreensiva e empatia. Certamente, vale muito a pena pensar a complexidade do mundo social a partir desse exemplo.


SINOPSE:

Quando a pessoa que as conecta morre, duas duplas de mãe e filha precisam lidar com a dor e os relacionamentos complicados entre si.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Amigas improváveis

Nome original: The rest of us

Cor: colorido

Origem: Canadá

Ano de produção: 2020

Gênero: Drama

Duração: 120 minutos

Classificação: 12

Direção:  Aisling Chin-Yee

Roteirista: Alanna Francis

Elenco: Heather Graham , Sophie Nélisse , Jodi Balfour

Comentários

  1. Sociologia 1/2022 Deivson Vieira de Abreu.

    ResponderExcluir
  2. Deivson Vieira de Abreu12 de maio de 2022 às 12:44

    Sociologia 1/2022 Deivson Vieira de Abreu

    ResponderExcluir

Postar um comentário