Olás,
Disponibilizo agora a 33ª Prova de Concurso com Banca Examinadora do IF-RS, de 2015. Trata-se de uma prova com 30 questões bastante interessantes e com conteúdo diverso, o que nos permite utilizá-la tanto para o conteúdo relativo a disciplinas de Sociologia quanto de Sociologia do Direito.
1. Na visão positivista da sociologia de Augusto
Comte, a produção de conhecimento sobre a
sociedade baseava-se em evidências empíricas
tiradas a partir da:
a) Observação, comparação e experimentação.
b) Racionalismo, empirismo e experimentação.
c) Hermenêutica, comparação e experimentação.
d) Empirismo, Fenomenologia e comparação.
e) Observação, hermenêutica e experimentação.
2. Segundo Comte, os esforços humanos para
entender o mundo passam através da lei dos três
estágios. Estágio teológico, metafísico e positivo.
Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à
perspectiva do autor acima referido:
a) No estágio metafísico, que se torna proeminente
aproximadamente na época da Renascença, a
sociedade começa a ser vista em termos
naturais, e não sobrenaturais.
b) O estágio positivo, introduzido pelas descobertas
e conquistas de Copérnico, Galileu e Newton,
encorajou a aplicação de técnicas científicas no
mundo social.
c) No estágio teológico, os pensamentos eram
guiados por ideias religiosas e pela crença de
que a sociedade era uma expressão da vontade
de Deus.
d) No estágio metafísico, o espírito humano
renuncia a busca das causas primárias e dos
fins últimos, subordinando os fenômenos a leis
naturais experimentalmente demonstradas. As
causas absolutas (os porquês) e os fins
(finalidades últimas) por serem inacessíveis ao
exame científico são substituídas pelo estudo e
descobertas das Leis Naturais que explicam
como os fenômenos ocorrem. No estágio
positivo procura-se descobrir as leis segundo as
quais os fenômenos se encadeiam uns aos
outros.
e) No estágio teológico, caracterizado por
explicações racionalistas, os homens buscavam
divindades a fim de darem sentindo às suas
práticas científicas.
3. Segundo Durkheim, a principal preocupação
intelectual da sociologia é o estudo:
a) Dos condicionantes sociais e políticos.
b) Dos fatos sociais.
c) Das mudanças que ocorrem na sociedade a
partir da metade do século XVIII.
d) Dos diferentes modos de a sociedade se
organizar.
e) Dos condicionantes culturais, sociais e
econômicos.
4. Um dos estudos sociológicos clássicos para
explorar a relação entre o indivíduo e a sociedade
é a análise de Émile Durkheim sobre o suicídio
(publicado originalmente em 1897). As
descobertas de Durkheim levaram a concluir que
há fatores sociais externos ao indivíduo que
afetam as taxas de suicídio. Ele relacionou sua
explicação a dois tipos de laços dentro da
sociedade – integração social e a regulação
social. Diante disso ele identificou quatro tipos
de suicídio, em concordância com a relativa
presença ou ausência de integração e regulação.
(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed,
2005, p. 30).
Assinale a alternativa CORRETA que
corresponde a esses quatro tipos de suicídio:
a) Anômico, fatalista, egoístico e pluralista.
b) Fatalista, egoístico, pluralista e altruístico.
c) Egoístico, anômico, altruístico e fatalista.
d) Altruístico, pluralista, misterioso e endêmico.
e) Endêmico, egoístico, anômico e pluralista.
5. Fundador do materialismo histórico, Karl Marx
(1818-1883), na realidade um filósofo social e
economista alemão, contribuiu para o
desenvolvimento da Sociologia, salientando que
as relações sociais decorrem dos modos de
produção (fator de transformação da sociedade),
numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática
da estrutura e das transformações sociais.
Segundo Marx, os homens desenvolvem as
relações técnicas de produção através do
processo de trabalho (força humana e
ferramentas), dando origem às forças produtivas
que, por sua vez, geram um determinado sistema
de produção.
(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas,
1982, p. 41).
Esse sistema é caracterizado por Marx como:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Relações técnicas de produção e distribuição.
b) Relações de produção e distribuição.
c) Processo de trabalho e distribuição.
d) Distribuição, circulação e consumo de
mercadorias.
e) Consumo de mercadorias e alienação.
6. Segundo Max Weber (1864 - 1920), a sociologia
é o estudo das interações significativas de
indivíduos que formam uma teia de relações
sociais, sendo seu objetivo a compreensão da
conduta social. Esta ênfase dada a compreensão
subjetiva levou o autor a definir a ação social
como a conduta humana, pública ou não, a que o
agente atribui significado subjetivo. Segundo
Weber, a conduta social se apresenta em quatro
formas ou categorias.
(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas,
1982, p.47).
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Conduta tradicional, conduta emocional, conduta
valorizada e conduta racional-objetiva.
b) Conduta objetiva, conduta subjetiva, conduta
tradicional e conduta emocional.
c) Conduta econômica, conduta adjetiva, conduta
recíproca e conduta emocional.
d) Conduta tradicional, conduta relativa, conduta
objetiva e conduta racional-objetiva.
e) Conduta inversa, conduta subjetiva, conduta
tradicional e conduta emocional.
7. Para Max Weber, em sua perspectiva de
construção de tipos ideais, o estudo das relações
de poder implica na compreensão das formas de
legitimação da dominação. Sobre a teoria da
dominação do sociólogo alemão, assinale a
alternativa INCORRETA:
a) A Dominação Tradicional é aquela sustentada
pelos valores das instituições que perduram no
tempo em uma dada sociedade.
b) A Dominação Legal-Racional é aquela que tem
sua legitimidade fundada em um estatuto, ou um
corpo de regras em um determinado sistema.
c) O conceito de Legitimidade permite dar conta
dos fundamentos do poder em uma sociedade,
como valor que leva as pessoas a aceitarem
uma forma de dominação.
d) A Dominação Carismática é aquela
fundamentada no apreço ou afeto para com um
Líder.
e) A Dominação Estatal é aquela própria de um
Estado Moderno, em que a legalidade da
burocracia acaba por minimizar os outros tipos
de dominação.
8. Para o americano Talcott Parsons (1902 –
1979), podem-se identificar quatro problemas
fundamentais de ajustamento, enfrentados por
qualquer sistema social, considerados seus
“imperativos funcionais”, já que, para sobreviver, qualquer sistema deve, constantemente, resolvê-los.
(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas,
1982. p. 50).
Assim, Parsons distingue, dentro do sistema
social, quatro funções específicas, devendo
atender os seguintes problemas:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Integração, adaptação, desestabilização e
ajustamento.
b) Estabilidade normativa, ajustamento, integração
e ordem.
c) Funcionalismo, ajustamento, ordem e
integração.
d) Estabilidade normativa, integração, consecução
de fins e adaptação.
e) Consecução de fins, ajustamento, ordem e
harmonia.
9. A principal obra de Marx, O Capital, não é
sociológica, mas econômica. Em que produziu
uma visão principalmente econômica da
sociedade, precisamente porque acreditou que a
compreensão dos processos históricos não pode
ser feita sem referência às maneiras como os
homens produzem sua sobrevivência material.
Daí decorre a importância do conceito trabalho,
porque é nesse processo que se estabelece a
interação com a natureza e é através dele que o
homem a transforma. O homem trabalhando é
considerado força de trabalho. Significando a
energia despendida no processo de trabalho,
através da qual se chega ao produto. E é o
trabalho que atribui ao produto valor. Segundo
Marx, a economia capitalista trouxe um fato novo,
ou seja, a separação entre produto e trabalhador.
Agora entra em cena uma figura nova: vendem-se
mercadorias para obter dinheiro, que permite
comprar mercadorias multiplicadoras de
dinheiro. E mais especificamente, surge uma
nova mercadoria: a força de trabalho.
(DEMO, P. Uma introdução crítica. Atlas, 1ª ed. São Paulo,
1983. p. 69-70).
Diante disso, Marx criou o conceito de mais-valia,
mais-valia absoluta e mais-valia relativa, sendo
que a mais-valia absoluta é:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Aquela obtida pela diminuição do tempo de
trabalho necessário, geralmente através da
especialização profissional.
b) Aquela obtida pelo alargamento da jornada de
trabalho ou pela intensificação do uso da força
de trabalho.
c) Aquela obtida ao valor que o trabalhador cria
para além do valor de sua força de trabalho.
d) Aquela movida pela ideia do lucro, o capitalismo
seria necessariamente explorador.
e) Aquela obtida quando o trabalhador, pela
apropriação do dono dos meios de produção,
recebe mais que o tempo de trabalho trabalhado.
10. Segundo Rui Canário em sua obra “O que é
a Escola?”, o ensino da sociologia da educação
implica tomar em consideração três dimensões
fundamentais.
(CANÁRIO, R. O que é Escola? Ed. Porto, Porto, 2005. p.
41).
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Uma dimensão pedagógica, uma dimensão
sociológica, uma dimensão filosófica.
b) Uma dimensão epistemológica, uma dimensão
pedagógica e uma dimensão filosófica.
c) Uma dimensão epistemológica, uma dimensão
pedagógica e uma dimensão profissional.
d) Uma dimensão profissional, uma dimensão
sociológica e uma dimensão cultural.
e) Uma dimensão cultural, uma dimensão
profissional e uma dimensão social.
11. O Presidente da Câmara de Educação
Básica do Conselho Nacional de Educação, no
uso de suas atribuições legais e de conformidade
com o disposto na alínea “c” do § 1º do artigo 9º
da Lei nº 4.024/61, com a redação dada pela Lei nº
9.131/95, e com fundamento no Parecer CNE/CEB
nº 22/2008, homologado por Despacho do Senhor
Ministro de Estado da Educação, publicado no
DOU em 12 de maio de 2009, resolve:
Art. 1º Os componentes curriculares Filosofia e
Sociologia são obrigatórios ao longo de todos os
anos do Ensino Médio, qualquer que seja a
denominação e a organização do currículo,
estruturado este por sequência de séries ou não,
composto por disciplinas ou por outras formas
flexíveis.
Art. 2º Os sistemas de ensino deverão
estabelecer normas complementares e medidas
concretas visando à inclusão dos componentes
curriculares Filosofia e Sociologia em todas as
escolas, públicas e privadas, obedecendo aos
seguintes prazos de implantação:
I. início em 2009, com a inclusão obrigatória dos
componentes curriculares Filosofia e Sociologia
em, pelo menos, um dos anos do Ensino Médio,
preferentemente a partir do primeiro ano do
curso;
II. prosseguimento dessa inclusão ano a ano, até
2011, para os cursos de Ensino Médio com 3 (três) anos de duração, e até 2012, para os cursos
com duração de 4 (quatro) anos.
Parágrafo único. Os sistemas de ensino e escolas
que já implantaram um ou ambos os
componentes em seus currículos devem ser
incentivados a antecipar a realização desse
cronograma, para benefício maior de seus
alunos.
Disponível em:
Acesso em: 27 mar. 2015.
Diante do exposto, fica Alterado o art. 36 da Lei
n
o
9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia
como disciplinas obrigatórias nos currículos do
ensino médio. Qual a lei que diz respeito à
inclusão do ensino de Filosofia e Sociologia no
Ensino Médio?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Lei Nº 11.684, de 2 de junho de 2008.
b) Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas
alterações.
c) Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro 2008.
d) Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
e) Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012.
12. No estudo das teorias sobre a educação
escolar e a desigualdade, as ideias de Bernstein
nos auxiliam a entender por que pessoas que
provêm de determinados meios socioeconômicos
tendem a ter um desempenho abaixo do seu
potencial na escola. São estes os traços
associados ao discurso do código restrito que
inibem as chances de uma criança em termos
educacionais.
(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed,
2005. p. 412).
I. A criança provavelmente recebe respostas
limitadas às perguntas que faz em casa; logo,
é provável que ela fique menos bem-informada
e menos curiosa em relação ao mundo em um
sentido mais amplo do que aquelas que
dominam códigos elaborados.
II. A criança encontrará dificuldades para
responder à linguagem impassível e abstrata
empregada no ensino, bem como aos apelos
em relação aos princípios gerais da disciplina
escolar.
III. É provável que muito do que o professor
disser seja incompreensível para a criança,
pois ele empregará a linguagem de uma forma
com a qual a criança não está acostumada.
Para lidar com esse problema, a criança talvez
tente traduzir a linguagem do professor para algo que lhe seja familiar – mas, nesse caso, é
possível que ela deixe de compreender
justamente os princípios que o professor
pretende transmitir.
IV. Embora decorar ou repetir não sejam
atividades muito difíceis para a criança, ela
pode encontrar grandes dificuldades para
entender distinções conceituais que envolvam
generalização e abstração.
V. Um dos grandes problemas identificados no
fracasso escolar diante da desigualdade
socioeconômica se deve ao baixo poder
aquisitivo das famílias em acompanhar seus
filhos na escola, bem como proporcionar a
eles uma vida cultural aos padrões
recomendados ou esperados pela escola.
Assinale a alternativa CORRETA que
corresponde ao pensamento de Bernstein.
a) I, III, IV e V são verdadeiras.
b) II, III, IV e V são verdadeiras.
c) III, IV e V são verdadeiras.
d) I, II, III e IV são verdadeiras.
e) I, II, IV e V são verdadeiras.
13. “O principal objetivo da escola era preparar
os alunos para assumir papeis na sociedade, já
que quem tinha acesso às escolas eram os filhos
dos burgueses e a escola tomava como seu papel
principal fazer o repasse do conhecimento moral
e intelectual, porque através deste estaria
garantida a ascensão dos burgueses e,
consequentemente, a manutenção do modelo
social e político vigente. Para tanto, a proposta
de educação era absolutamente centrada no
professor, figura incontestável, único detentor do
saber que deveria ser repassado para os alunos.
O papel do professor estava focado em vigiar os
alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou
conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e
corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas,
organizadas de acordo com uma sequência fixa,
baseada na repetição e na memorização. Aulas
de memorização de conteúdos (retirados dos
livros), em que os alunos eram considerados
como um papel em branco, nos quais era
impresso o conhecimento, cabendo a eles
concordar com tudo sem questionar. Eram
formados para ser sujeitos acríticos e passivos.
Nessa concepção de ensino o processo de
avaliação carregava em seu bojo o caráter de
punição, muitas vezes, de redução de notas em
função do comportamento do aluno em sala de
aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte
em nosso modelo de educação, ainda hoje, tanto
no ensino fundamental e médio como no ensino
superior, que vive uma salada de concepções
pedagógicas. Sabemos que os professores são fruto da sua formação escolar, social e política,
que esta se reflete na sua prática pedagógica,
quando esta não é pensada/refletida
cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo
vicioso: formado sem reflexão – formo alunos
sem reflexão, também”.
Disponível em:
Acesso em: 28 mar. 2015.
Assinale a alternativa CORRETA que
corresponde a essa Tendência Pedagógica e
seus pressupostos:
a) A tendência liberal renovada.
b) A tendência liberal tecnicista.
c) A tendência progressista libertadora.
d) A tendência progressista libertária.
e) A tendência liberal tradicional.
14. “A Tendência Liberal Tecnicista começa a
se destacar no final dos anos 60, quando do
desprestígio da Escola Renovada, momento em
que mais uma vez, sob a força do regime militar
no país, as elites dão destaque a um outro tipo de
educação direcionada às grandes massas, a fim
de se manterem na posição de dominação. Tendo
como principal objetivo atender aos interesses da
sociedade capitalista, inspirada especialmente na
teoria behaviorista, corrente comportamentalista
organizada por Skinner que traz como verdade
inquestionável a neutralidade científica e a
transposição dos acontecimentos naturais à
sociedade. O chamado “tecnicismo educacional”,
inspirado nas teorias da aprendizagem e da
abordagem do ensino de forma sistêmica,
constituiu-se numa prática pedagógica
fortemente controladora das ações dos alunos e,
até, dos professores, direcionadas por atividades
repetitivas, sem reflexão e absolutamente
programadas, com riqueza de detalhes. O
tecnicismo defendia, além do princípio da
neutralidade, já citada, à racionalidade, a
eficiência e a produtividade. A educação, a escola
passa a ter seu trabalho fragmentado com o
objetivo de produzir os “produtos” sonhados e
demandados pela sociedade capitalista e
industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras.
Subordina a educação à sociedade capitalista,
tendo como tarefa principal à produção de mão
de obra qualificada para atender ao mercado,
trazendo para os alunos e para as escolas
consequências perversas, a saber”:
I. A sociedade passou a atribuir à escola e à sua
tecnologia toda a responsabilidade do
processo de aprendizagem, negando os saberes trazidos pelos alunos e pelos
professores.
II. Incutiu a ideia errada de que aprender não é
algo inerente ao ser humano e sim um
processo que ocorre apenas a partir de
técnicas específicas e pré-definidas por
especialistas.
III. O professor passou a ser refém da técnica,
repassada pelos manuais e o aluno a ser um
mero reprodutor de respostas pré-estabelecidas pela escola. Assim, se o aluno
quisesse lograr sucesso na vida e na escola,
precisava apenas responder ao que lhe foi
ensinado e reproduzir, sem questionar e/ou
criar algo novo.
IV. O bom professor deveria observar o
desempenho do aluno, apenas com o intuito
de ajustar seu processo de aprendizagem ao
programa vivenciado.
V. Conhecimento: algo inacabado, a ser
descoberto e reinventado, baseado em
experiências cognitivas de modo progressivo
em consideração aos interesses.
Disponível em:
Acesso em: 28 mar. 2015.
Assinale a alternativa CORRETA que
corresponde à Tendência Liberal Tecnicista:
a) Apenas III, IV e V.
b) Apenas II, IV e V.
c) Apenas I, III, IV e V.
d) Apenas I, II, III e IV.
e) Apenas II, III e V.
15. “No final dos anos 70 e início dos 80, a
abertura política decorrente do final do regime
militar coincidiu com a intensa mobilização dos
educadores para buscar uma educação crítica,
tendo em vista a superação das desigualdades
existentes no interior da sociedade. Surge, então,
a “pedagogia libertadora” que é oriunda dos
movimentos de educação popular que se
confrontavam com o autoritarismo e a dominação
social e política. Nesta tendência pedagógica, a
atividade escolar deveria centrar-se em
discussões de temas sociais e políticos e em
ações concretas sobre a realidade social
imediata. O professor deveria agir como um
coordenador de atividades, aquele que organiza e
atua conjuntamente com os alunos. Seus
defensores, dentre eles o educador
pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma
escola conscientizadora, que problematizasse a
realidade e trabalhasse pela transformação
radical da sociedade capitalista”. Disponível em:
Acesso em: 28 mar. 2015.
Assinale a alternativa CORRETA que
corresponde ao papel do aluno na tendência da
“pedagogia libertadora”:
a) Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá
conhecer pelo repasse de informações.
b) Refletir sobre sua realidade, sobre a opressão e
suas causas, resultando daí o engajamento do
homem na luta por sua libertação.
c) Buscar, conhecer, experimentar.
d) Copiar bem, reproduzir o que foi instruído
fielmente.
e) Sujeito no mundo e situado como ser social,
ativo.
16. Configuram-se como Ações Afirmativas
todas as alternativas abaixo, EXCETO:
a) O Sistema Único de Saúde (SUS).
b) A obrigatoriedade do ensino de história e cultura
afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos
de Ensino Fundamental e Médio.
c) A reserva de matrículas para candidatos
autodeclarados pretos, pardos e indígenas nas
instituições de educação.
d) Cursos sobre gênero e diversidade na escola
oferecidos pelo Governo Federal.
e) As cotas para pessoas com deficiência nos
concursos públicos.
17. A diversidade étnica e cultural dos Povos
Indígenas no Brasil constitui um dos mais
valiosos patrimônios de nossa sociedade, e
torna-se fundamental abordar esta temática junto
aos alunos da Educação Básica. Sobre tais
povos, assinale as alternativas CORRETAS:
I. De acordo com as concepções aceitas
atualmente, um índio é alguém que se
reconhece e é reconhecido como membro de
uma comunidade indígena, e as comunidades
indígenas são aquelas fundadas em relações
de parentesco ou vizinhança que mantém
laços histórico-culturais com as organizações
sociais indígenas pré-colombianas.
II. A contínua influência da população não-indígena sobre os povos indígenas tem
representado um efetivo processo de
transformação de culturas que anteriormente
eram voltadas às suas tradições milenares e
tendiam a um baixo dinamismo cultural.
III. Os grupos chamados de Índios Isolados
representam aqueles que ainda não tiveram
contato com populações não-indígenas,
havendo inclusive um departamento na FUNAI
para tratar destes povos.
IV. Até meados dos anos 70, no Brasil,
acreditava-se que o desaparecimento dos
indígenas seria inevitável. Contrariando tal
ideia, nas décadas seguintes verificou-se um
crescimento desta população, e atualmente
existem mais de 240 povos indígenas em
nosso território.
V. Costuma-se classificar os povos indígenas
brasileiros a partir de suas línguas, sendo os
dois maiores troncos linguísticos, na
atualidade, o Macro-Jê e o Tupi.
Estão CORRETAS:
a) Apenas I, II e IV e V.
b) Apenas I, III e IV e V.
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas I, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.
18. A indústria cultural é uma das maiores e
mais lucrativas empresas do capitalismo, e
através dela se disseminam não apenas
produtos, mas também padrões de
comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal
temática tem sido densamente discutida na
produção sociológica, especialmente desde a
chamada Escola de Frankfurt.
Sobre a análise
sociológica do consumo, assinale se as
sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou
FALSAS (F).
( ) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que
a mídia não deve ser pensada como mero
entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a
indústria cultural, responsável pela disseminação de
ideologias dominantes que permitiam a
domesticação das massas.
( ) Walter Benjamin indica que a difusão em massa
é um dos elementos básicos da obra de arte na era
de sua reprodutibilidade técnica e, através da
reprodução, a obra de arte ganha em valor de
exibição sem perder seu valor de culto e sua aura.
( ) Para Theodor Adorno a mídia transformava a
cultura em mercadoria, servindo ao processo de
acumulação de capital, de forma que produtos
estandardizados difundiam clichês e estereótipos,
mas tal processo encontrava oposição por parte dos
consumidores, que escolhiam os produtos conforme
seu gosto particular.
( ) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard
e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as
marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do
real e a exacerbação do consumismo supérfluo e
inútil como busca de felicidade e gratificação
instantâneas.
( ) As análises recentes têm mostrado que a
flexibilização dos padrões de consumo e a demanda
por produtos customizados ao gosto do cliente
impulsionam o que vem sendo denominado de
produção flexível – a produção de mercadorias e
serviços em menor escala, orientados a nichos de
mercado específicos.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, na ordem de cima para baixo:
a) V-F-F-V-V.
b) F-V-F-V-V.
c) V-F-V-V-F.
d) V-F-F-V-F.
e) F-V-V-F-V.
19. Para Roque Laraia, em seu clássico livro
“Cultura, um conceito antropológico”, uma das
premissas da antropologia, ao estabelecer uma
centralidade do conceito de cultura, é assumir o
relativismo como princípio e romper com
quaisquer determinismos. Com base nas
discussões do autor, assim, é INCORRETO
afirmar que:
a) Romper com o determinismo biológico significa
compreender que diferenças genéticas não
determinam diferenças culturais, que não há
raças na espécie humana, e, portanto, não há
superiores e inferiores. Do mesmo modo, as
diferenças entre os sexos não explicam aptidões
diferenciais entre homens e mulheres.
b) Romper com o determinismo geográfico implica
ter claro que o clima não modela as civilizações,
pois verifica-se grande diversidade cultural em
um mesmo ambiente ou em ambientes
parecidos, e há muitas respostas possíveis para
problemas semelhantes enfrentados pela
humanidade.
c) Clifford Geertz, refutando a “Teoria do Ponto
Crítico”, aponta que as dimensões culturais e
biológicas, no ser humano, influenciam-se
mutuamente. Compreendendo a cultura como
conjunto de sistemas de símbolos, aponta que a
capacidade de pensamento simbólico surge
completa, como um importante salto evolutivo no
processo de hominização.
d) Baseado na teoria de Alfred Kroeber, Laraia
aponta que a cultura leva o ser humano muito
além de suas limitações orgânicas, de modo que
sobrevivemos a condições extremas, mesmo
com um aparato biológico pobre, e o
desenvolvimento cumulativo das civilizações indica que criamos o nosso próprio processo
evolutivo.
e) O Evolucionismo do séc. XIX, a primeira grande
escola antropológica, baseava-se no axioma da
igualdade da humanidade. As críticas a esta
perspectiva, inicialmente, concentraram-se na
imprecisão metodológica de seus pensadores,
tida como insuficiente para a sustentação de
seus argumentos, bem como em seu
etnocentrismo.
20. Sobre o conceito de cultura na obra de
Claude Lévi-Strauss, indique a alternativa
CORRETA.
a) A cultura não é o assunto central na obra do
pensador, que se dedica mais fortemente ao
tema da estrutura social, compreendida como
conjunto de relações estabelecidas em um
determinado contexto social em um dado
contexto histórico.
b) A oposição entre Natureza e Cultura é central na
obra de Claude Lévi-Strauss, e o ponto
fundamental de sua obra foi demonstrar a
unidade da humanidade em termos de seu
potencial para produzir cultura, apesar de
argumentar que as estruturas profundas de
pensamento entre povos “selvagens” é
radicalmente diferente daquela dos povos
civilizados.
c) O princípio da comunicação assume uma
dimensão importantíssima na antropologia
estrutural proposta pelo autor, de modo que o
objeto de sua produção na antropologia recai
sobre os sentidos dos mitos em sua riqueza
semântica e suas feições culturais em contextos
etnográficos específicos.
d) Para o autor francês, a proibição do incesto é
tomada como a primeira regra, e o universo das
regras é o universo da cultura. Apesar de
assumir feições diferentes em diferentes
culturas, a universalidade da proibição do
incesto pode ser compreendida como síntese do
momento de passagem da natureza à cultura.
e) O princípio da reciprocidade é fundamental para
este autor, pois a cultura pode ser compreendida
como conjunto de sistemas simbólicos, de modo
que as trocas econômicas, materiais e de
pessoas não assumem tanta importância quanto
a troca de mensagens.
21. Sobre as relações entre gênero, trabalho e
organização familiar em nossa sociedade
contemporânea, aponte a alternativa que indica,
entre as assertivas abaixo, aquelas que estão
CORRETAS:
I. A natureza da parceria entre homens e
mulheres na distribuição de responsabilidades assumiu diferentes formas ao longo do tempo.
Nas sociedades pré-industriais, em que não se
verificava clara separação entre atividades
produtivas e atividades domésticas, o trabalho,
em geral, envolvia a família como um todo.
Com o advento da indústria moderna, os
homens passaram a se encarregar das
atividades de domínio público e mulheres da
esfera privada, de modo que o trabalho
doméstico torna-se “invisível”.
II. Apesar das profundas transformações
recentes neste campo, persistem as
desigualdades: as mulheres tendem a estar
concentradas em ocupações com pior
remuneração, muitas em atividades de rotina e
sem perspectivas de ascensão, persistindo
uma segregação ocupacional dos gêneros,
baseada em interpretações dominantes sobre
quais as atividades adequadas para cada
sexo.
III. Entre as grandes transformações nas relações
de gênero na atualidade, podemos destacar:
mudanças na natureza das tarefas associadas
às mulheres; diminuição da taxa de natalidade;
aumento da média de idade das mulheres ao
ter filho(s); hegemonia inquestionável do
modelo de família nuclear; desejo de
satisfação pessoal por parte das mulheres,
contrariando pressões sociais.
IV. Verifica-se, em geral, um movimento em
direção a relações mais igualitárias entre
homens e mulheres na distribuição do trabalho
assalariado e do trabalho doméstico. Esta é,
no entanto, uma adaptação tardia, pois a
renegociação das tarefas domésticas se
processa mais lentamente do que o ingresso
das mulheres no mercado de trabalho, e as
mulheres ainda são responsáveis, em geral,
pelo cuidado dos filhos.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
a) Apenas I, II e IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I e IV.
d) Apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
22. Sobre a temática da Educação para os
Direitos Humanos, é INCORRETO afirmar que:
a) Abordar nos projetos educativos temáticas como
o trabalho infantil, a exploração sexual de
crianças e adolescentes, o atendimento
socioeducativo do adolescente em conflito com a
lei e a promoção e defesa dos direitos de
pessoas com deficiência são maneiras de se introduzir, no cotidiano das escolas, a
preocupação com a ética e com a cidadania.
b) É importante situar as diferenças entre Direitos
Humanos e Direitos de Cidadania, uma vez que
os primeiros possuem um caráter de
universalidade, sem possuir força de lei,
enquanto os outros dizem respeito aos direitos e
deveres estabelecidos por lei em um
determinado Estado.
c) Torna-se fundamental conduzir a discussão
sobre o princípio da igualdade que, sendo
fundamental para os Direitos Humanos, implica
em uma uniformidade entre todos os seres
humanos, o que vem, progressivamente,
entrando em contradição com a emergência do
chamado Direito à Diferença.
d) Documentos como a Declaração Universal dos
Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do
Adolescente, o Estatuto dos Idosos e muitos
outros podem fornecer as bases para uma
educação em valores.
e) Entre os Direitos Humanos essenciais, podemos
listar os direitos à vida, à integridade física e
moral, à igualdade, à liberdade de pensamento,
de expressão, de reunião, de associação, de
manifestação, de culto e de orientação sexual.
23. Acerca da relação entre Trabalho e
tecnologia nas sociedades contemporâneas,
afirma-se que:
a) Na medida em que as informações e as formas
de conhecimento é que passam a sustentar a
inovação e o crescimento econômico, havendo
uma crescente valorização da criatividade dos
trabalhadores, o nível de instrução dos
profissionais tem cada vez menos relação com o
valor de seus salários.
b) A flexibilidade e a inovação são maximizadas, e
as organizações visam satisfazer demandas de
mercado cada vez mais específicas por produtos
diversos em menor escala, em um processo de
enfraquecimento das grandes corporações, que
perdem cada vez mais espaço para pequenas
organizações flexíveis.
c) Teorias sociológicas recentes vêm afirmando
que, apesar das profundas transformações
atuais, o industrialismo continua sendo a base
fundamental de nossa sociedade.
d) A descentralização do trabalho, a composição de
equipes por demandas específicas e a crescente
atuação em projetos a curto-prazo parecem cada
vez mais caracterizar um processo de
precarização do trabalho.
e) Verifica-se uma tendência à crescente
especialização dos trabalhadores, que vem
suplantando a predominância anterior do
treinamento para habilidades gerais e a capacidade de atuação em diferentes esferas de
uma mesma organização.
24. Em seu clássico estudo “Os Estabelecidos
e os Outsiders”, Norbert Elias e John Scotson
tomam uma pequena comunidade, a que deram o
nome fictício de Winston Parva, como
microcosmo, onde encontravam questões que
lançavam luz sobre problemas da sociedade
como um todo.
Sobre as relações entre
estabelecidos e outsiders, tal qual definida pelos
autores, assinale se as assertivas são
VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) As relações em Winston Parva são tomadas
como um paradigma empírico para o estudo geral
das relações de poder, uma vez que é recorrente que
alguns grupos sociais se considerem como
humanamente superiores aos demais.
( ) Uma análise microssociológica deve ater-se aos
pequenos episódios, e não aos grandes processos.
São estes pequenos episódios locais que permitem
compreender o movimento de ascensão e declínio
dos grupos ao longo do tempo, e, portanto, das
relações de poder. Como, por exemplo, nos
movimentos de contra-estigmatização por parte dos
grupos antes estigmatizados.
( ) As relações raciais podem ser vistas como
relações entre estabelecidos-outsiders de um tipo
particular. O emprego da denominação “racial”
chama atenção para um aspecto periférico da
relação, quando o central é uma divisão desigual de
poder, em que um sinal físico serve de símbolo para
o valor inferior do grupo.
( ) Verifica-se um tabu em torno do contato entre
grupos estabelecidos e outsiders, sendo tais relações
controladas através de diversos meios. Entre eles, a
fofoca, um poderoso instrumento de controle social.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, na ordem de cima para baixo:
a) V-F-V-V.
b) V-V-F-V.
c) F-F-V-F.
d) F-V-F-V.
e) V-F-V-F.
25. Leia a seguinte frase e assinale o seu autor:
“... a peculiaridade desta filosofia da avareza
parece ser o ideal de um homem honesto, de
crédito reconhecido, e, acima de tudo, a ideia do
dever de um indivíduo com relação ao aumento
de seu capital, que é tomado como um fim em si
mesmo. Na verdade, o que é aqui pregado não é
uma simples técnica de vida, mas sim uma ética
peculiar, cuja infração não é tratada como uma
tolice, mas como um esquecimento do dever.
Esta é a essência do problema. O que é aqui
preconizado não é um mero bom senso comercial
– o que não seria nada original – mas sim um
ethos. Esta é a qualidade que nos interessa”.
a) Émile Durkheim.
b) Karl Marx.
c) Norbert Elias.
d) Georg Simmel.
e) Max Weber.
26. A noção de habitus cumpre um papel
central na teoria de Pierre Bourdieu quanto à
análise das desigualdades sociais. A este
conceito pode-se associar todas as perspectivas
abaixo, EXCETO:
a) Na medida em que se trata de princípios
geradores de práticas distintas e distintivas entre
as classes sociais, o habitus está expresso, por
exemplo, no que se come e na maneira de
comer, bem como no esporte que se pratica e na
forma de praticá-lo.
b) O habitus, como um sistema de disposições
incorporadas, está ligado aos esquemas
inconscientes da cultura, uma vez que a teoria
de Bourdieu privilegia em suas análises as
dimensões subjetivas do gosto e da estética dos
grupos sociais.
c) O habitus se apresenta, ao mesmo tempo, como
social e individual, de modo que a pessoa, em
suas experiências de vida, vai construindo um
habitus individual próprio, ainda que
indissociável do primário.
d) O habitus é estruturado por meio das instituições
de socialização dos agentes, que impõem aos
indivíduos certos princípios classificatórios, de
visão de mundo e divisão de gostos.
e) A partir do habitus, se estabelece o que é bom e
o que é mau, o que é distinto e o que é vulgar, o
que é valorizado e o que é desvalorizado em
dado segmento social.
27. Sobre o tema da socialização, analise as
afirmações abaixo e assinale a alternativa que
indica as que estão CORRETAS:
I. Diz respeito ao processo pelo qual os
indivíduos tornam-se membros de uma
sociedade, interiorizando a cultura em que
nascem.
II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez
que os indivíduos se inserem em diversas
redes de relações entre grupos e instituições,
que se cruzam e se sobrepõem, como a
família, a escola, os espaços sagrados das
religiões.
III. Para Émile Durkheim, a educação consiste,
em síntese, no processo de socialização das
crianças, e as sociedades possuem sistemas
de educação que se impõem ao indivíduo de
forma geralmente irresistível. Assim, é uma
ilusão os pais acreditarem que podem criar os
filhos como querem.
IV. As novas tecnologias da comunicação e
informação vêm cumprindo um papel essencial
na socialização de crianças e jovens, e
estudiosos vêm apontando, por um lado, para
aspectos como a visão fragmentária do
mundo, a banalização da violência, a preguiça
de pensamento, a exacerbação do
individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a
emergência de novas formas de sociabilidade
virtual e o fortalecimento das identidades de
grupo, especialmente entre os jovens.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I e II.
c) I, II, III e IV.
d) Apenas I, III e IV.
e) Apenas I, II e IV.
28. A discussão sobre a presença das elites nas
relações de poder representa uma importante
perspectiva na história das Ciências Sociais.
Alguns autores sustentam a ideia de que, em
todas as sociedades, existem minorias
detentoras de grande força política que acabam
monopolizando o poder e tornam-se uma elite
política dirigente. São autores importantes nesta
corrente de pensamento:
a) Galeano Mosca, Robert Michels e Alexis de
Tocqueville.
b) Galeano Mosca, Vilfredo Pareto e Robert
Michels.
c) Robert Michels, Vilfredo Pareto e Robert Dahl.
d) Galeano Mosca, Robert Michels e Karl
Mannheim.
e) Robert Michels, Alexis de Tocqueville e Robert
Dahl.
29. As questões ligadas ao nacionalismo, à
definição de fronteiras entre os Estados
Nacionais e às formas de construção de
identidade (envolvendo diferenças étnicas,
linguísticas, religiosas, tribais, raciais, entras
outras) são fundamentais na compreensão da
geopolítica das nações nos processos sociais ao
longo do Séc. XX e XXI. São exemplos corretos
desta temática todos os casos abaixo, EXCETO:
a) Os recentes conflitos na Crimeia, região da
Ucrânia em que a maioria da população
identifica-se mais fortemente com a Rússia do
que com a Ucrânia.
b) A situação da Palestina, que pode ser
considerada uma nação sem Estado.
c) A chamada Partição da Índia, em que se deu a
separação entre Índia e Paquistão
principalmente a partir de conflitos religiosos e
políticos entre Hindus e Muçulmanos.
d) A explosão da violência, incluindo atentados a
bomba, em virtude da pretensão de separação
da Irlanda do Norte em relação ao Reino Unido,
contexto em que estavam envolvidos conflitos
religiosos entre católicos e protestantes.
e) Os conflitos entre Hutus e Tutsis, a partir da
descolonização holandesa da antiga Ruanda Urundi.
30. Sobre a produção que consolida a
antropologia no quadro das ciências, entre
meados do século XIX e início do século XX, é
INCORRETO afirmar que:
a) Desde a consolidação da antropologia como
ciência, verificou-se a tendência de os
antropólogos desenvolverem conceitos que
permitissem consolidar uma crítica ao
colonialismo moderno.
b) África, Índia, Austrália e Nova Zelândia estão
entre os territórios em que foram desenvolvidos
muitos dos mais importantes estudos do período.
c) Entre as grandes obras do período temos
“Ancient Law”, de Henry Maine, “A Cultura
Primitiva”, de Edward Tylor e “O Ramo de Ouro”,
de James Frazer; nestas, os povos “primitivos”
são tomados como uma espécie de ancestrais
vivos dos civilizados, que, nestes estudos,
estavam como que em busca de suas origens.
d) Entre as temáticas que mais atraíram o interesse
desses primeiros antropólogos estão os saberes,
os mitos, a magia e a religião dos povos
primitivos.
e) A partilha da África entre as potências europeias,
realizada no fim do século XIX, oferece aos
antropólogos um vasto campo a explorar a partir
dos interesses da disciplina em formação.
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