Questões de Concurso - FCC 2015 DPE SP

 

Olás,


O semestre 1.2002 da UFJF-GV já começou, o que significa que no mês de maio já teremos provas de Sociologia e Sociologia do Direito nas disciplinas que leciono. Desse modo, para disponibilizar uma maior quantidade de material para que alunas(os) possam estudar a contento e refletir sobre o conteúdo abordado em sala de aula, disponibilizo, a partir de hoje, mais provas de concurso.

A nossa 32ª Prova de Concurso teve por banca examinadora a FCC, do ano de 2015, para o cargo de Defensor Público do Estado de São Paulo. Publicarei aqui a parte relativa à "Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica", que conteve poucas questões apenas.


81. De acordo com o entendimento de Max Weber, expresso na obra Ciência e Política: duas vocações, a significação de que está revestido todo o trabalho científico é a de que toda obra científica acabada 

(A) não tem outro sentido senão o de fazer surgirem novas verdades. 

(B) não tem outro sentido senão o de fazer surgirem novas indagações. 

(C) não tem outro sentido senão o de fazer surgirem novos paradigmas. 

(D) somente tem sentido ao fazer surgirem novos paradigmas. 

(E) somente tem sentido se não permitir que surjam novas indagações.


82. Segundo as análises de Michel Foucault em seu livro Vigiar e punir, a necessidade de uma classificação paralela dos crimes e dos castigos, assim como a necessidade de uma individualização das penas em conformidade com as características singulares de cada criminoso são elementos que se referem 

(A) à reforma humanista do Direito penal, no século XVIII. 

(B) à reforma judiciária do Direito, no século XX. 

(C) às penas físicas, no século XVII. 

(D) à reforma do modelo prisional, no século XIX. 

(E) ao suplício corporal, do século XVIII. 


86. Considerando as análises de Max Weber acerca do papel da ciência, presentes na obra Ciência e Política: duas vocações, é correto afirmar que, segundo o autor: 

(A) A ciência é, atualmente, uma vocação alicerçada na generalização. 

(B) A ciência fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina. 

(C) O papel da ciência é a verificação da verdade contida nos juízos de valor. 

(D) Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento das relações objetivas. 

(E) Alicerçada atualmente na generalização, a ciência permite o conhecimento de nós mesmos.


87. “O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência, tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito patologizado”. 

O trecho acima, extraído de Vigiar e punir, sintetiza uma importante conclusão de Michel Foucault decorrente de suas análises sobre a prisão como uma instituição disciplinar moderna. Para o autor, a prisão permite 

(A) reduzir a delinquência através do controle e controlar a delinquência por meio da repressão. 

(B) combater a delinquência por meio da punição e erradicar a delinquência do meio social. 

(C) controlar a delinquência por meio da repressão e diferenciar a delinquência da periculosidade. 

(D) objetivar a delinquência por trás da infração e consolidar a delinquência no movimento das ilegalidades. 

(E) classificar a delinquência em suas categorias e erradicar a delinquência do meio social.

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