Pensadoras do Século XVI - Marie de Gournay (1565-1645)

 

Olás,


Hoje vamos de Marie de Gournay, essa filósofa nascida no século XVI e que foi uma espécie de assessora de Montaigne, sua "filha adotiva".

Como outras pensadoras, ela também é esquecida ou tratada como uma "precursora", com uma contribuição mais rasa. É importante que tenhamos a possibilidade de garimpar, fazendo um trabalho genealógico, textos que objetivamente demonstram a existência de mulheres pensadoras e escritoras em tempos tão remotos e sem quaisquer condições adequadas para fazê-lo. Além disso, o tema recortado por elas, assim como para Gournay, toca a questão da mulher e sua condição social.


Destaco também uma reportagem importante a respeito da participação das mulheres na construção da Filosofia: https://diplomatique.org.br/as-mulheres-sempre-existiram-na-filosofia/

O texto "A queixa das damas", foi traduzido por Cinelli Tardioli Mesquita e Martha Tremblay-Vilao, e publicado pela Revista Outramargem.

Destaco também a live produzida pelo "Uma filósofa por mês", disponível neste link.

Aproveito para atualizar a postagem e incluir outra tradução já disponível em português, publicada pela Revista de Filosofia Modernos & Contemporâneos, da UNICAMP, realizada por Clêmie Ferreira Blaud, que pode ser acessada pelo link. Trata-se do texto "Igualdade entre homens e mulheres".

Comentários