Livros sobre Sociologia, Sociólogas e Sociólogos (XII)


Olás,


Tenho dedicado, ainda, pouco espaço para falar sobre livros aqui no blog e isso acaba sendo uma escolha atravessada por outros fatores como a urgência em publicar material direto para meu uso em sala de aula. Afinal de contas, o blog se tornou uma biblioteca também para meus alunos e minhas alunas, o que facilitou significativamente o meu trabalho de disponibilização de material em atividades ou para complementação de conteúdo. Como o blog é recente (2 anos apenas), eu não tinha clareza quanto a essa possibilidade e o recurso de um arquivo online compartilhado com milhares de pessoas ao mesmo tempo. No final do ano passado, numa atividade com o professor Cristiano Bodart (UFAL) e ouvindo-o falar sobre a criação e a história do blog Café com Sociologia, pude entender melhor este aspecto. Aliás, blog que recomendo a visita.

Para preencher essa lacuna quanto à referência a livros, vou aproveitar que estou preparando meus programas e plano de curso para as disciplinas que lecionarei em 2022.1 na UFJF-GV (abril a agosto de 2022) e apresentar os que compõem essa seleção. No próximo semestre voltarei a lecionar Sociologia do Direito e o programa que sempre utilizei não é voltado para temas, mas autores clássicos e contemporâneos que dialogam ou contribuem para uma análise sociológica do Direito. Como a carga horária é limitada, a escolha de quais autoras e autores trabalhar ao longo de um curto semestre precisa ser cuidadosa.

Na parte que cabe a Sociologia contemporânea e suas contribuições para uma Sociologia do Direito, sempre utilizo com convicção obras e teoria de Boaventura de Sousa Santos.



O primeiro deles que citarei aqui é Sociología Jurídica Crítica, que, infelizmente, só tenho notícias de sua publicação em espanhol. A minha edição é da Editora Trotta, de 2009, tendo sido publicada concomitantemente em Madri e Bogotá. 

Trata-se de um livro com discussão epistemológica densa sobre a relação entre regulação e emancipação no Direito, aplicada em várias escalas de análise, mas contemplada de modo aplicado na pesquisa que Boaventura realizou no Rio de Janeiro.

Na obra, Boaventura também discute a noção de pluralismo jurídico e os diálogos entre Direito e modernidade, Direito e democracia, tendo por pano de fundo a Sociologia das Ausências e das Emergências. Uma excelente contribuição para a reflexão crítica da temática Direito e Sociedade.

Comentários