Recursos Didáticos: Filme - "Minha vida perfeita"

 
Olás,


Chegamos ao filme 56 e creio que seja a hora que chamarmos a atenção para o "Minha vida perfeita". Existem críticas para todo lado com relação ao roteiro do filme, ok, entendo e concordo com algumas. Todavia, o filme é muito interessante, principalmente, porque ele se apoia em dois elementos que julgo serem fundamentais:

- não se conta uma história de modo linear (pois ela é complexa) e não se resume uma existência social a relações de causalidade ou recortes simples (pois ela transborda em diversidade de conexões);

- a vida social não é marcada pela ordem, mas pela desordem e pelo conflito.



São dois pressupostos marcantes e que, para a crítica, confundem e embrulham o estômago do espectador. Será? E, se realmente isso acontece, qual seria o motivo de o espectador se sentir assim?

Tenho a sensação, por vezes, de que o repertório parece curto, pois vira e mexe voltamos a algumas(uns) teóricas(os) ou conceitos, mas eles realmente saltam à vista. Neste caso, Georg Simmel é o cara não? Em vários momentos, vejo a teoria simmeliana cruzando a tela. De igual modo, em muitos momentos me chama a atenção a perspectiva de Max Weber. Quem arrisca aí o diálogo possível entre eles? Mas não só Max. Também Marianne Weber se apresenta aqui de modo impressionante. Para além dessa tríade de amigos, contemporâneos e conterrâneos, temos também outras possibilidades.

Anthony Giddens, com a análise sobre a modernidade, a identidade e a segurança ontológica, é uma outra possibilidade rica de reflexão e análise. Ainda no Reino Unido, Harriet Martineau seria um bom contraponto.

Por fim, que tal Charles Taylor e As fontes do self? É muita coisa boa disponível e possível de ser visualizada, debatida e refletida no contraponto com esse filme. Qual a sua opção neste caso? A complexidade do filme te assustou? Conta aí nos comentários.


SINOPSE:

Joanna desempenha perfeitamente os papéis de uma filha carinhosa, uma mãe descontraída, uma professora popular, uma esposa com quem você pode contar para tudo. Mas há muito tempo que ela não se sente a mesma desempenhando as diferentes personagens. É por isso que ela leva uma vida dupla, tendo um segredo que não compartilha com ninguém. Porque se alguém descobrisse, seria o fim de tudo que parece tão "maravilhoso" no mundo dela. É a história de uma mulher que não quer mais ser uma boa menina. Mas sua coragem é suficiente para se rebelar, abalar o casamento, perder sua reputação e perseguir o que realmente importa?


FICHA TÉCNICA:

Nome: Minha vida perfeita

Nome original: Moje wspaniale zycie

Cor: colorido

Origem: Polônia

Ano de produção: 2021

Gênero: Comédia / Drama / Romance

Duração: 01h39

Classificação: 16 

Direção:  Łukasz Grzegorzek

Roteirista:  Łukasz Grzegorzek

Elenco: Agata BuzekJacek BraciakAdam Woronowicz

Comentários

Postar um comentário