Questões de Concurso - IBFC 2017 SEDUC MT Professor de Sociologia


Olás,


Continuando a maratona de Provas de Concurso, bora para a nossa 28ª.


31) Leia atentamente a passagem a seguir: “Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais , faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma”. (Adorno, 53, 2008) Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afrmar que: 
a) Adorno, reconhecendo o processo contraditório que constitui a sociedade, entende que a ciência que a estuda deve assumir um método objetivo e linear que supere tal contradição 
b) As ciências sociais não estão imunes a imanência do objeto de seus estudos, a própria sociedade 
c) Métodos que visem de antemão buscar a harmonização dos elementos fogem a natureza do objeto sociológico de análise segundo este autor 
d) A visão cartesiana do mundo e sua transposição à Teoria Sociológica apontariam para uma continuidade das teorias sociais sem saltos 
e) A passagem explicita o debate acerca dos métodos apropriados às distintas áreas do conhecimento


32) Auguste Comte, é considerado dentro do pensamento Sociológico um dos fundadores de tal ciência. Este autor já no início do século XIX afrmou poder cunhar ao campo flosófco dedicado aos estudos da sociedade o termo Sociologia atualmente utilizado. 

Assinale a alternativa que represente os preceitos metodológicos defendidos por Comte a respeito dos estudos da Sociologia: 

a) A Sociologia deveria se atentar aos fenômenos voláteis da esfera social 

b) Com base nas expressões fenomenológicas a sociologia encontraria o rigor desejado enquanto ciência 

c) O rigor da ciência sociológica deveria ser o mesmo, além de seguir os passos das ciências da natureza 

d) Comte propagou a ideia de que a Sociologia deveria se ocupar das questões metafísicas da alçada social 

e) Os estudos sociológicos, na visão de Comte, serviriam à mera análise da sociedade


33) “Vigiar e punir é o livro que Foucault consagra ao nascimento da prisão, depois de conduzir um movimento que levara a pôr em questão de forma radical não apenas o sistema penitenciário, mas as redes de poder-saber a ele associadas em nossa sociedade”. (MOTTA, M. B., 2010, p. XIII) 

Assinale a alternativa correta: 

a) Michel Foucault na referida obra se ateve ao estudo do sistema prisional contemporâneo ao período de elaboração do mesmo 

b) De acordo com a referida obra os sistemas punitivos mudam de forma mas mantém o mesmo princípio ao longo do tempo 

c) As prisões em si e os hospitais não são para Foucault as instituições de representação do sistema de vigilância e punição 

d) O Poder para este autor é tema secundário de suas pesquisas 

e) Os “Panópticos” são, para o autor, expressões ou instrumentos do exercício do poder 


34) As mudanças ocorridas no regime de acumulação capitalista a partir da década de 1970 apontam que “Ao invés da ‘rigidez’ da relação salarial fordista, parece instaurar-se uma nova relação salarial do tipo _________, adequada às necessidades do novo regime de acumulação”. (ALVES, G. 1996, p. 12) 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: 

a) Disponível 

b) Flexível 

c) Auto regulado 

d) Decrescente 

e) Ascendente 


35) Um conjunto de fatores estruturais ligados à crise do fordismo podem explicar a debilitação do sistema fordista de relações salariais. Assinale a alternativa que não tem ligação com este fato: 

a) A deterioração do poder de barganha dos trabalhadores 

b) A pressão das empresas para recuperar suas posições fnanceiras 

c) A crescente competição internacional 

d) Maior facilidade dos trabalhadores de transitar entre postos de trabalho e encontrar meios de realizarem-se 

e) O fm do crescimento das economias centrais 


36) Para Antônio Carlos Diegues “Tradição é entendida não como algo imutável, mas como um processo histórico pelo qual elementos da cultura chamada moderna são continuamente reinterpretados e incorporados ao modo de vida” (DIEGUES, 2004, p.23) 

Assinale a alternativa correta acerca da afrmação acima: 

a) A cultura tradicional deve ser conservada, evitando o contato da mesma com elementos perturbadores 

b) Por meio dos saberes tradicionais os distintos grupos humanos organizaram suas práticas entre si e com o meio que produziram 

c) No mundo contemporâneo todos os saberes são considerados de forma horizontal, não havendo hierarquia entre os mesmos 

d) A adaptabilidade entre tradição e modernidade é sempre harmonioso e natural 

e) As culturas ditas tradicionais são aquelas sem resiliência 


37) “Além disso, influenciado pelo isolamento relativo e cíclico a que estão sujeitas as comunidades caiçaras, desenvolveu-se uma forma de linguajar típico, com o uso de palavras somente conhecidas entre os caiçaras”. (DIEGUES, 2004; p.21-48). 

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima. 

a) A escolarização não influencia estes agrupamentos tradicionais, uma vez que os materiais didáticos, por exemplo, levam em conta a particularidade de quem os utilizará 

b) A oralidade é uma importante marca das comunidades tradicionais 

c) O autor afirma que a oralidade de grupos que estiveram em relativo isolamento assume elementos particulares 

d) O vocabulário tradicional tem sua perpetuação através de cantigas e festejos típicos 

e) A linguagem é um importante elemento da auto identifcação como membro de um grupo 


38) A chamada “Escola de Frankfurt” marcou o pensamento ocidental por suas contribuições teóricas e refexões críticas à sociedade moderna. 

Assinale a alternativa correta a respeito desta: 

a) Os “frankfurtianos” eram todos sociólogos 

b) A temática central da escola Escola de Frankfurt direcionava-se à contribuir para com o desenvolvimento da sociedade alemã 

c) Durante as suas primeiras décadas de existência o contexto politico social pouco foi alterado, resultando em uma constante das produções do grupo de pensadores 

d) Perguntas relacionadas a como a classe trabalhadora poderia ser absorvida e defensora dos interesses de seus opressores perpassa os escritos de seus autores 

e) Os frankfurtianos se opuseram radicalmente a teoria psicanalítica 


39) “As modernas comunicações de massa, modeladas à base da produção industrial , difundem todo um sistema de estereótipos, embora fundamentalmente incompreensíveis para o indivíduo, dão-lhe a ilusão de estar atualizado e de estar perfeitamente bem informado”. (ADORNO, T., apud ROANET, S.P., 1989, p. 193) 

Assinale a alternativa incorreta acerca da afrmação acima. 

a) Tal passagem se relaciona com a discussão sobre a “Indústria Cultural” 

b) Os sujeitos modernos se vêm rodeados de informação, as quais se apegam para entender o mundo que vivem 

c) O conhecimento crítico e informação são diretamente relacionados 

d) Há, na sociedade de classes, o uso dos aparelhos de informação em proveito de seus dominantes 

e) A recepção dos conteúdos da indústria de comunicação contribui para reafirmar estereótipos sociais, reafirmando exclusões e discursos de superioridade 


40) Muitas mudanças ocorreram no âmbito dos processos de aprendizado de ofícios até se chegar a atual estrutura educacional que conhecemos. As artes de ofício deram lugar a “instituições de ensino universais”. Sobre este processo assinale a alternativa correta: 

a) Nas formações pré-capitalistas ocidentais o conhecimento era transmitido apenas por instituições religiosas 

b) A simplificação do trabalho industrial requeria trabalhadores melhor instruídos 

c) A Revolução Industrial fortaleceu importância dos mestres de ofício 

d) Aprender um ofício com um mestre artesão de renome era garantia de ascensão social ao aprendiz 

e) O modo de produção industrial solapa as especialidades de ofício, substituindo o específico pelo generalizável, trabalho simples


41) “[…] a constituição de uma ciência em disciplina escolar se dá pelos processos de contextualização, em que se produzem os conhecimentos e os discursos da disciplina no campo cientifico/acadêmico, e pelos processos de recontextualização, reelaboração dos conhecimentos/ textos/discursos nos órgãos oficiais do Estado e destes para as escolas” (SILVA, I. F. 2007, p.4) 

Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima.: 

a) A passagem do conhecimento científico à disciplina escolar se dá diretamente 

b) A eleição e elevação de um conhecimento científico à disciplina escolar está determinado ao contexto histórico social particular 

c) Os processos de recontextualização são aqueles em que o conhecimento científico se amoldam aos interesses das instituições do Estado e da escola 

d) O devir de todo conhecimento científico é se tornar disciplina escolar 

e) As decisões da pertinência dos conteúdos a serem estudados cabem meramente a comunidade escolar


42) O processo de implementação de um campo disciplinar científico em disciplina escolar está intimamente relacionado ao direcionamento ideológico e percalços de suas instituições reguladoras, no caso o Estado. Assinale a alternativa incorreta: 

a) Durante o período militar os sociólogos podiam ministrar aulas de Estudos Sociais 

b) A “Educação Moral e Cívica” substituiu o que poderia ser o ensino de Filosofa e Sociologia 

c) O agrupamento das áreas disciplinares em grandes conjuntos de saberes atendia uma visão tecnicista de ensino 

d) A formação de educadores em Estudos Sociais representou uma perda à formação ampla dos educadores nesta área 

e) Por via da intervenção nos currículos são perpetuados valores e visões defendidas oficialmente


43) “Sabe-se que no Brasil as condições propícias ao desenvolvimento das ciências sociais verificam-se com a desagregação do regime escravocrata e senhorial e a transição para um regime de classes [...]”. (JINKINGS, 2007, p.5). Com base em tal afirmação assinale a alternativa correta: 

a) A estrutura social pouco influenciou na produção do saber social 

b) Com o fim da escravatura ideais intervencionistas ocupam os debates das ciências sociais 

c) Os intelectuais e a disseminação do conhecimento no período colonial se detinham na esfera particular dos senhores de escravos 

d) O desenvolvimento da Sociologia enquanto disciplina no Brasil se relaciona com a intensificação da divisão do trabalho 

e) Exemplo de autores deste momento histórico e produção do conhecimento sociológico brasileiro com elevado rigor epistemológico são Euclides da Cunha e Sílvio Romero


44) Émile Durkheim, o fundador da escola francesa de sociologia, muito contribuiu para o avanço da Sociologia enquanto campo do conhecimento científico. A respeito das concepções deste autor, assinale a alternativa incorreta: 

a) As obras: “Da divisão social do trabalho”, “Regras do método sociológico” e “O suicídio” 

b) Segundo Durkheim a sociologia deve se ocupar de estudar “o fato social” 

c) O indivíduo se sobrepõe ao fato social segundo as constatações do autor 

d) Durkheim diferencia dois tipos de solidariedade: mecânica e orgânica 

e) A solidariedade mecânica para o autor está em um grau evolutivo inferior à solidariedade orgânica


45) A temática do suicídio a que o sociólogo Émile Durkheim dedicou-se a estudar no fim do século XIX continua nos dias correntes uma questão quase que interdita no Brasil. Com base nesta obra é correto afirmar que: 

a) Durkheim procurou analisar também os diferentes aspectos psicossociais que motivam os indivíduos a cometerem os atos de suicídio em diferentes culturas 

b) Os meios pelos quais os suicidas executam seu fim são de mera importância para o estudo sociológico 

c) O suicídio é algo natural, comum a outras espécies de animais 

d) Durkheim analisou os dados de suicídios nas colônias francesas para a elaboração de seu estudo 

e) O autor teve interesse em buscar os elementos que remetem o suicídio ao estado de organização social que ocorrem 


46) “A Escola de Chicago durante quarenta anos (1910 – 1950) teve grande importância na valorização da sociologia como campo autônomo de investigação” . (GOHN, M. G., 2006, p. 27) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima: 

a) Os estudos da Escola de Chicago, no que se refere às ações coletivas positivavam a figura de lideranças sociais e seu papel educativo para os demais membros dos grupos 

 b) O período de maior produção de estudos da referida escola foi de estabilidade social, o que facilitava a apreensão do mesmo 

c) Os autores da referida Escola viam os movimentos sociais como deturpadores da ordem vigente apenas 

d) A principal contribuição dos movimentos sociais se constituiria na realização da própria sociedade em detrimento dos indivíduos 

e) Segundo Blumer, um dos autores da mencionada Escola de Chicago, os movimentos sociais foram divididos em: genéricos, específicos e inexpressivos 


47) “A Escola de Chicago inaugura um tipo de reflexão, até então inédita, que tem a cidade como objeto privilegiado de investigação; “a cidade como laboratório social’”. (SANT’ANNA, M. J., 2003, p. 93). Assinale a alternativa incorreta acerca da afrmação acima. 

a) Os estudos acerca do urbano desenvolvidos pelos sociólogos da Escola de Chicago tiveram como um dos principais campos de pesquisa a própria cidade de Chicago 

b) A principal motivação dos estudos urbanos desta escola se relaciona com o acelerado processo de urbanização que passou os EUA no início do século XX 

c) Os trabalhos dos membros da Escola de Chicago vão se delinear em duas vertentes: a ecológica e a estruturalista 

d) A formação de guetos e seus enclaves em áreas específicas da cidade foram um dos temas de destaque nas pesquisas da Escola de Chicago 

e) Nas abordagens da realidade urbana desenvolvidas pelos membros da Escola de Chicago, a cidade é entendida de maneira restrita, sendo a mesma uma realidade empírica e delimitada 


48) É indiscutível a importância das refexões elaboradas por Karl Marx (1818-1883), em sua vasta obra, para as ciências sociais, tanto nos aspectos históricos, filosóficos e analíticos à crítica a sociedade capitalista. A respeito do capítulo XXIV de O Capital, intitulado “A assim Chamada Acumulação Primitiva” assinale a alternativa correta: 

a) Tal capítulo se dedica a estudar as diferentes formas de riqueza nas sociedades “pré-modernas” 

b) Marx se atém ao processo de desenvolvimento da lógica de acumulação nas colônias americanas 

c) Os processos materiais, jurídicos e políticos não se relacionam segundo o autor 

d) O processo da “Acumulação Primitiva” foi também o de formação das categorias basilares do Capital 

e) Marx demonstra como o ócio foi valorizado na gênese da sociedade capitalista 


49) Em suas reflexões acerca da sociedade de classes e da obtenção de lucro dos capitalistas Marx afirma que o mesmo provém do não pagamento de parte do trabalho realizado pelo trabalhador. Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima. 

a) A implementação de maquinários resulta na exploração de uma mais-valia absoluta 

b) O aumento da composição orgânica do capital reduz a taxa de lucro do capital 

c) A este não pagamento de parte do trabalho ao trabalhador Marx chamou de mais-valia 

d) Aos olhos do capital a produção de riqueza advém de si mesmo 

e) O salário é forma e remuneração do trabalhador 


50) No tocante à questão indígena brasileira o envolvimento das ciências sociais em dar aporte a garantia dos direitos instituídos pelo Estatuto do Índio (1976) e ratificados pela constituição de 1988 são fundamentais. A respeito do processo de demarcação dos territórios indígenas assinale a alternativa correta: 

a) Os geógrafos são os responsáveis pela elaboração de relatórios e estudos sobre as questões territoriais indígenas 

b) As pesquisas desenvolvidas sobre esta temática pouco contribuem para com os desdobramentos jurídicos da questão 

c) No processo demarcatório são necessários estudos que revelem aspectos cosmológicos do grupo, das áreas de usos rituais, cemitérios, lugares sagrados, sítios arqueológicos, etc 

d) Os estudos de caráter objetivo e quantitativos são os mais apropriados para tal finalidade 

e) Por se tratar de uma questão fundiária a delimitação dos territórios indígenas é formalizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária 


51) “Saber o que é etnocentrismo e entender um pouco de seus delineamentos é fundamental para explicar o surgimento da antropologia como ciência e qual o seu objeto de estudo”. (BATISTA, J. de P., 2010, p.2) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima: 

a) Etnocentrismo é o estudo que toma a questão étnica como central 

b) O etnocentrismo é um procedimento puramente intelectual 

c) Etnocentrismo é o estudo de agrupamentos étnicos no centro do país 

d) Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo 

e) O etnocentrismo ameniza discursos de superioridade étnicas raciais por tomar a questão étnica como centro de seus argumentos


52) A formação da realidade brasileira é marcada pela complexidade de fatos sociais, históricos, econômicos e culturais. Com o intuito de melhor compreender estes processos e de elaborar uma visão sobre os mesmos que partisse, sobretudo, de dentro desta mesma realidade e não a mera importação de explicações estrangeiras, autores como Darcy Ribeiro, Celso Furtado e Caio Prado Jr. lançaram suas obras, “O Povo Brasileiro: Formação e sentido do Brasil”, “Formação Econômica do Brasil” e “Formação do Brasil Contemporâneo”. A respeito do que é apresentado em “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro assinale a alternativa correta. 

a) Segundo o autor a ideia de pureza étnico cultural é cabível apenas para a “matriz portuguesa” 

b) Darcy Ribeiro demonstra que em sua gênese a população brasileira deriva de matrizes multiculturais desde o princípio 

c) O sentido da empreitada colonizadora foi o de promover o avanço intelectual aos povos nativos do novo mundo 

d) O autor vai defender a tese que a constituição do “povo brasileiro” se deu através da miscigenação racionalmente induzida entre os diferentes grupos que compuseram a população brasileira 

e) A obra de Darcy Ribeiro acaba por criticar a ideia de “Povo-Nação” 


53) “[…] a tese da dissociação-valor, em síntese, afirma que o feminino, o trabalho de casa etc. sofre uma “dissociação” [Abspaltung] do valor, do trabalho abstracto e das formas de racionalidade que lhe estão ligadas, sendo que determinadas qualidades com conotação feminina como sensibilidade, emocionalidade etc. são atribuídas à mulher; ao homem, pelo contrário, compete a força do entendimento, a fortaleza de carácter, a coragem etc. No desenvolvimento moderno, o homem foi equiparado com a cultura, a mulher com a natureza. Valor e dissociação estão assim numa relação dialéctica recíproca”. (SCHOLZ, 2000; s/p) Com base na citação acima, assinale a alternativa correta: 

a) Este tipo de abordagem busca nas expressões culturais a base fundamental de suas análises 

b) A questão de gênero tem como principal foco a crítica à não equivalência dos trabalhos masculinos e femininos 

c) A questão de gêneros é entendida pela autora como um fato ontológico e, portanto, a-histórico 

d) A produção de “valor” é remetida na atual sociedade ao âmbito masculino, enquanto que a esfera dissociada remete a figura feminina 

e) Tarefas como as de educar e cuidar são, para a autora, passíveis apenas de serem realizadas por mulheres 


54) “A participação masculina na capoeira é comumente tratada nos livros. Hoje novas pesquisas vêm mostrando a mulher como protagonista dessa prática também nos séculos XIX e XX, mesmo que de forma discreta: ‘Alguns registros existem sobre as mulheres neste universo, como é o caso de Salomé, personagem da memória da capoeira baiana’”. (SILVA, 2015; p.05) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima: 

a) Tal descuido se justifica apenas pelo fator objetivo de menos mulheres serem capoeiristas 

b) O fragmento é uma denúncia de como o conhecimento é também meio de reafirmação e reprodução de segregações de gênero 

c) Devido a neutralidade científica a produção intelectual acadêmica está imune a deturpações de gênero 

d) As técnicas de luta são naturalmente artes do fazer masculino, ligadas ao fator biológico do extinto protetor 

e) Por ser a capoeira amplamente difundida poucos estudos sobre a mesma necessitaram ser desenvolvidas, uma vez que se trata de um “domínio popular” 


55) “Uma parte integrante dos processos de globalização é progressiva segregação espacial, a progressiva separação e exclusão”. (BAUMAN, 1999, p.9) Assinale a alternativa incorreta a respeito da Globalização: 

a) O fragmento apresentado anteriormente foge ao senso comum que atrela globalização a inclusão positiva diretamente 

b) O processo de globalização se liga aos desdobramentos socioeconômicos, políticos e tecnológicos 

c) Elementos puramente materiais contribuem para a efetivação da globalização 

d) Os efeitos do processo de globalização revelam o descompasso entre a circulação de mercadorias e o dos indivíduos 

e) A tecnologia nas áreas comunicativas e de transportes relativizaram a ideia do próximo e do distante 


56) “A satisfação do consumidor não pode nem deve ser nunca alcançada. A lógica do consumo exige que se criem novas necessidades [...]”. (VANEIGEM, 2002, p.172). Com base na passagem acima assinale alternativa correta: 

a) A satisfação realiza-se na atual sociedade de consumo por via de bens de necessidades básicas 

b) Desde o início do processo de industrialização mudam-se apenas as roupagens das mesmas mercadorias 

c) O elevado grau de reflexão a que chegou a sociedade não tem correspondido à crescente ação de consumir 

d) O consumo ajuda os consumidores a superarem a condição alienada da vida moderna 

e) A busca por realizar-se através do consumo de coisas acaba por ocasionar a “coisificação” dos próprios sujeitos do consumo 


57) “A distância entre aqueles que possuem muito e aqueles que possuem pouco, mas cada vez mais, não mudou. Mas multiplicaram-se os graus intermediários, que de algum modo aproximam os extremos. Dirigentes dirigidos, a um mesmo centro de mediocridade. Ser rico consiste hoje em dia em possuir um grande número de objetos pobres”. (VANEIGEM, 2002, p. 77) Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima. 

a) A temática abordada por esta passagem se refere à mudanças perceptíveis na “sociedade de classes” 

b) Esta é uma situação encontrada apenas nos países do centro do capitalismo, não ocorrendo, por exemplo, na sociedade brasileira 

c) A atual cultura da “ostentação” que tem mobilizado um número crescente de jovens no Brasil tem grande relação com os dizeres do autor 

d) As mudanças na organização do trabalho alteram a dinâmica das lutas trabalhistas 

e) A banalização do consumo dos mais variados bens que outrora eram exclusivos as camadas mais abastadas da sociedade remetem a uma degradação dos valores das próprias mercadorias


58) “[…] a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura – e portanto da redundância e do lixo”. (BAUMAN, 2007, 111). Assinale a alternativa correta acerca da afrmação acima: 

a) As novas tecnologias permitem que se produza mais com menos recursos, o que tem evitado a degradação ambiental 

b) Os centros urbanos, mas não só estes, tem encontrado soluções para a questão do descarte de lixo de seus habitantes, impondo cotas de despacho de resíduos sólidos, por exemplo 

c) Com o aperfeiçoamento tecnológico todas as mercadorias tendem a se transformarem em bens de consumo duráveis 

d) A obsolescência acelerada dos produtos é marca deste momento 

e) A facilidade com que se descartam as mercadorias em nada refetem na sociabilidade dos sujeitos na modernidade líquida a que se referem Bauman (2007) 


59) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Pesquisadores se detiveram aos estudos sobre os conteúdos indiretos que a vida escolar acaba por reproduzir, muitas vezes de forma automática e sem a refexão devida. Dentre estes feitos está a infuência que a instituição escolar exerce sobre o comportamento dos sujeitos, na perspectiva foucoultiana a escola é um importante instrumento do poder, pois _______________. 

a) A escola representa o espaço de maior liberdade das crianças e jovens em seu processo de aprendizado 

b) A escola, por ser estruturada de modo a atender as necessidades individuais de seus estudantes, acaba por estimular, consequentemente, as mais variadas formas criativas 

c) A escola acaba por ser um importante instrumento de docilidade dos corpos 

d) Em um Estado laico e democrático não se aplicam as refexões de Foucault à instituição escolar 

e) A semelhança estrutural entre as instituições de controle (hospitais psiquiátricos e prisões) com os escolares é uma mera questão arquitetônica 


60) De acordo com o Artigo 64 da Constituição Estadual do Estado do Mato Grosso, “na oferta de Educação Básica para as populações rural e indígena são necessárias adaptações às suas peculiaridades, mediante regulamentação e dando conhecimento ao Conselho Estadual de Educação”, considerando [...]. Assinale a alternativa incorreta de acordo com o artigo acima. 

a) Conteúdos curriculares, metodologias, programas e ações voltadas para a superação e transformação das condições de vida no meio rural e nas comunidades indígenas, garantindo a estas a auto-sustentação e autodeterminação 

b) Ações voltadas para a superação e transformação das condições de vida no meio rural e nas comunidades indígenas, garantindo a estas o ensino uníssono da Língua Portuguesa 

c) Adequação à natureza do trabalho na zona rural e nas comunidades indígenas 

d) O ensino será ministrado em Língua Portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas, bem como processos próprios de aprendizagem 

e) Organização escolar própria, incluindo a adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas 


61) “O mundo rural está também aí, como resíduo, como resto da modernização forçada e forçadamente acelerada, que introduziu na vida das populações do campo um ritmo de transformação social e econômica gerador de problemas sociais que o próprio sistema em seu conjunto não tem como remediar”. (MARTINS, 2001) Com base na afirmação acima assinale a alternativa correta: 

a) O autor está se referindo ao êxodo urbano 

b) O projeto de desenvolvimento adotado e posto em marcha na história recente do país teve a preocupação de salvaguardar o mundo rural de perturbações 

c) Em nada o pensamento sociológico contribuiu para com o processo apontado pelo autor 

d) O que se percebe é a reafirmação dos valores rurais em detrimento dos urbanos 

e) A apologia ao desenvolvimento do sistema capitalista em certa medida é também a do enaltecimento do urbano e da modernização 


62) “As próprias populações rurais vitimadas pelo desenvolvimento econômico excludente, que todos testemunhamos, têm procurado seu próprio rumo, têm se alçado acima da indignidade que as vitima, têm proclamado seus direitos e têm questionado os responsáveis por sua situação” (MARTINS, 2001;p.31-36). A respeito dos Movimentos Sociais no Campo no Brasil assinale a alternativa que não seja um exemplo destes movimentos: 

a) A luta dos Seringalistas e Povos da Floresta 

b) O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra 

c) Ligas Camponesas 

d) O Movimento dos Queixadas 

e) Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura 


63) “As grandes certezas terminaram. É que com elas entraram em crise as grandes estruturas da riqueza e do poder (e também os grandes esquemas teóricos) (MARTINS, 1998). A respeito das mudanças atuais na elaboração do conhecimento no campo das Ciências Sociais, assinale a alternativa correta. 

a) O autor se refere a tomada do pensamento relativista nas ciências sociais 

b) A queda do muro de Berlim é um evento símbolo desta passagem 

c) Contemporaneamente deixaram de existir divergências teóricas a respeito do entendimento do mundo 

d) O cotidiano e o senso comum, devido, justamente a sua banalidade, não oferecem interesses aos estudos sociológicos 

e) O “novo herói da vida é o homem comum imerso no cotidiano” 


64) “A ética protestante e o espírito do capitalismo” , obra de Max Weber é uma importante referência do pensamento sociológico sobre todas as ciências humanas. A respeito de tal obra assinale a alternativa incorreta: 

a) A predestinação é taxada por Weber como uma ideia que impelia os protestantes a almejarem enriquecer materialmente 

b) Na análise de Weber o indivíduo tem destaque em detrimento dos fatores materiais que o circunscreve 

c) Weber relacionou a ascese protestante ao desenvolvimento do capitalismo 

d) O hedonismo segundo Weber é uma das características fundantes do protestantismo 

e) Weber debruçado sobre a questão da origem do capitalismo elaborou as reflexões reunidas em “ A assim chamada acumulação primitiva


65) O desenvolvimento dos métodos de pesquisa etnográficos, desde os primórdio da moderna ciência sociológica, são um dos grandes legados deixados às ciências humanas. A respeito dos métodos etnográficos assinale a alternativa correta: 

a) A etnógrafa tem a preocupação de elaborar descrições dos eventos, fenômenos e fatos sociais a partir do olhar dos próprios sujeitos em análise 

b) A etnógrafa tem como principal objetivo ratificar o conhecimento formal acadêmico 

c) Apenas é possível realizar pesquisas etnográficas em realidades tradicionais 

d) Por ser uma descrição pura do objeto analisado os dados etnográficos são uma importante coleção de informações 

e) Necessariamente a pesquisa etnográfica é realizada por via de dados secundários

Comentários

Postar um comentário