Recursos Didáticos - Filmes: Tempestade de areia


Olás,


Filmaço que se diz, né? Então, é esse aí o nosso 34º indicado para pensarmos o ensino de teoria sociológica, principalmente com relação à introdução à Sociologia.

O filme tem de tudo um pouco e exemplifica de modo muito particular uma série de conceitos com os quais trabalhamos rotineiramente nas Ciências Sociais: convenções, costumes, normas sociais, consciência coletiva, consciência individual, liberdade, instituições sociais, família, casamento, filiação, mercado, trabalho, condição social da mulher, educação, separação, divórcio, comunidade, sociedade, papéis sociais, tradição, modernidade, cultura, racionalidade, reflexividade, relações sociais, identidade, gênero, entre outros.

Quanto à liberdade, em particular, é interessante a apresentação complexa que é apresentada no filme: tudo é relacional, não existe uma definição clara do conservador ou do liberal, pois ele o é em relação a alguém ou algo, numa determinada circunstância ou relacionado a determinadas características. Max Weber seria um autor interessante para se trabalhar usando esta obra como instrumento de debate e referência. Também é interessante pensar o filme e o diálogo possível com a teoria de Harriet Martineau, principalmente quando ela faz uma associação entre sociedades, progresso, liberdade e condição social da mulher.

Pensar a figura paterna tradicional retratada como alguém que assume, porque a tradição autoriza/estimula, duas esposas ao mesmo tempo em que ensina a filha mais velha a dirigir e a autoriza a estudar, pode parecer contraditório para quem espera da vida um movimento linear e simplista. Por outro lado, a filha que cria expectativas com relação a essa figura a partir destes elementos é a mesma que atribui à mãe a sua condição tradicional na relação com o marido desta. 

A mãe destoa tanto seguindo a tradição e se submetendo como também alertando a filha para a liberdade que não é substancial, mas sim uma aparência superficial de uma certa liberalidade. E, fundamentalmente, primeiro a mãe e, após superada a alienação, a filha irão confrontar a figura paterna: "você nunca decide nada?". Equivale a dizer: "então o indivíduo não existe? ele só segue a tradição? não tem autonomia?" Émile Durkheim certamente cabe como uma luva nesta discussão.


SINOPSE:

Sul de Israel. Jalila está envolvida em uma estranha celebração - o casamento do seu marido com a segunda mulher - enquanto tenta lidar com o trauma deste evento. Sua filha Layla está preocupada com outro problema: sua paixão por Anuar, um garoto da tribo vizinha, foi descoberta. Enquanto o pai tenta casar Layla a força com outro rapaz, a mãe fica dividida entre os valores religiosos e a preocupação com a filha.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Tempestade de areia

Nome original: Sufat Chol

Cor: colorido

Origem: Israel

Ano de produção: 2016

Gênero: Drama

Duração: 01h27

Classificação: Livre 

Direção: Elite Zexer

Roteirista: Elite Zexer

Elenco: Lamis Ammar, Ruba Blal, Hitham Omari

Comentários

  1. Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01

    ResponderExcluir
  2. Turma Sociologia 3/2021, Atividade Avaliativa 01.

    ResponderExcluir
  3. Anna Beatriz Gomes Leite25 de novembro de 2021 às 00:02

    Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01

    Obs.: comentei novamente, pois o meu nome não apareceu no comentário acima.

    ResponderExcluir
  4. Marina de Carvalho Vieira10 de maio de 2022 às 00:00

    Sociologia 1/2022 Marina de Carvalho Vieira

    ResponderExcluir

Postar um comentário