Recursos Didáticos - Filmes: O vazio de domingo


Olás,


36º filme para emplacar aquele domingo. Faz já algum tempo que gostaria de publicar sobre esse filme, mas considerei que era uma tarefa difícil escolher um recorte. O filme não tem nada de senso comum, absolutamente nada do que você imaginar que irá acontecer ou que faça sentido para você será encontrado na obra. E esse é meu ponto para pensarmos a relação com a análise sociológica.

Geralmente penso no diálogo com a bibliografia ou autoras/autores com os quais estou trabalhando no momento e como, atualmente, leciono para o primeiro período do Curso de Direito, isso acaba por interferir no recorte que aqui estou adotando, com a intenção de estabelecer um contato direto com minhas alunas/meus alunos. Como essas postagens sobre filmes também cumprem, neste semestre, o papel de conformar o leque de escolhas disponível para as alunas/os alunos realizarem sua primeira atividade avaliativa, isso faz com que os comentários sejam mais restritos também.

Vou me ater aqui a essa perspectiva de Sociologia para outros Cursos. Assim, Berger e Luckmann, em A construção social da realidade, ao falrem sobre os comportamentos rotinizados, institucionalizados, naturalizados, familiarizados, ... Theodor Adorno em seu seu livro Introdução à Sociologia: a sociedade é caótica, não é "ordenada", lógica... Cabe à Sociologia expressar essa dinâmica. A Sociologia também é "impura", não cabendo a ela buscar uma pureza disciplinar. Ou Norbert Elias, no livro de mesmo nome, ao falar sobre o risco de "redução processual". Ou Anthony Giddens em Sociologia falando sobre os papéis sociais, o suicídio, a morte, a saúde, relações familiares, contingências. Émile Durkheim em O suicídio ou Karl Marx em Sobre o suicídio. Harriet Martineau, em Como observar: morais e costumes, ao falar sobre a morte e o suicídio como coisas que caracterizam o comportamento social e expressam as morais vigentes e prevalecentes.

Identidade, papel social, família, cuidado e morte são abordados de modo muito peculiar, o que permite uma análise sobre o nosso estranhamento ou familiaridade com o que observamos nessa obra. Como reagimos? Por qual motivo? O que isso diz sobre como naturalizamos determinadas rotinas e hábitos? Qual a nossa expectativa com relação a dados papéis sociais? A relação paterno filial é representada no filme também de um modo muito particular, remetendo também a todos os estereótipos dos quais comungamos ou temos notícia.


SINOPSE:

Décadas após ter sido abandonada quando criança, Chiara encontra sua mãe biológica e a convida para uma viagem de 10 dias a um lugar isolado.


FICHA TÉCNICA:

Nome: O vazio de domingo

Nome original: La enfermedad del domingo

Cor: colorido

Origem: Espanha

Ano de produção: 2018

Gênero: Drama

Duração: 01h53

Classificação: 14 

Direção: Ramón Salazar

Roteirista: Ramón Salazar

Elenco: Bárbara Lennie, Susi Sánchez, Miguel Angel Sola

Comentários

  1. Vítor Fernandes Santiago Sena25 de novembro de 2021 às 00:04

    Turma de Sociologia 3/2021; Atividade avaliativa 01.

    ResponderExcluir

Postar um comentário