Recursos Didáticos - Filmes: Inspire, expire
Olás,
Boa noite. Ainda no empenho para deixar ao menos 50 indicações de filmes para que minhas alunas e meus alunos possam utilizar na primeira atividade avaliativa da disciplina Sociologia, no Curso de Direito da UFJF-GV, publicarei agora o 35º da lista.
Não discuto que filmes ruins podem servir para debater teoria sociológica e assuntos diversos, tocados de modo equivocado ou sensato na obra. Mas, filmes bons servem à alma. Nos tempos atuais, com tanto discurso de ódio, misoginia, fascismo e racismo exacerbados, nada melhor do que um simples, bom, minimalista e humano filme que fale sobre as dificuldades cotidianas e sobre convergências e especificidades.
Vale lembrar aqui a Introdução à Sociologia, de Norbert Elias, ao falar sobre a natureza humana: o que nos torna semelhantes e o que nos diferencia nas mais diversas sociedades. Também é uma boa indicação a Sociologia da Moral de Harriet Martineau, bem como a sua discussão sobre a mesma natureza humana existir em qualquer sociedade, enquanto o que efetivamente nos diferencia uns dos outros é a contingência (histórica, geográfica, religiosa, institucional, ...). Outra obra interessante para essa discussão é a Introdução à Sociologia, de Theodor Adorno, na discussão que aborda qual o objeto da Sociologia.
Muitas reflexões densas estão presentes no filme: preconceito, etnias, nacionalidade, direito internacional, refugiados, crimes, vítimas, tratamento conferido às vítimas e a própria noção de criminoso, justiça, punição, o papel das instituições jurídicas e prisionais, ... família, gênero, filiação, amizade, pobreza, ... sofrimento e dificuldades independentemente da raça, gênero, lugar, desobediência civil ... e, por fim, sobrevivência e e aprendizado sobre formas de usar as instituições a favor das liberdades individuais.
É um filme bom, muito bom mesmo. Daqueles que nos fazem desistir e depois dar uma nova chance à sociedade.
SINOPSE:
Duas pessoas têm suas vidas conectadas de forma inesperada: uma mãe solteira islandesa que luta contra a pobreza e uma refugiada de Guiné Bissau que pode ser deportada.
FICHA TÉCNICA:
Nome: Inspire, expire
Nome original: Andið eðlilega
Cor: colorido
Origem: Islândia, Suécia e Bélgica
Ano de produção: 2018
Gênero: Drama
Duração: 01h40
Classificação: 14
Direção: Isold Uggadottir
Roteirista: Isold Uggadottir
Elenco: Kristín Thóra Haraldsdóttir, Babetida Sadjo, Patrik Nökkvi Pétursson
Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01
ResponderExcluirTurma de Sociologia 3/2021; Atividade avaliativa 01.
ResponderExcluirTurma de Sociologia 1/2022 - Beatriz Sena Ramos - Atividade Avaliativa
ResponderExcluirTurma de sociologia 1/2022, atividade avaliativa. Beatriz Sena Ramos
ResponderExcluir