Recursos Didáticos - Filmes: Identidade


Olás,


O 37º filme tem uma proposta bastante diferença do convencional. Discute o racismo a partir de uma perspectiva que cita o confronto e os linchamentos de modo muito menos destacado, dando ênfase à participação de brancos nos bairros e festas "de negros", assim como ao fato de mulheres negras que "se passavam por brancas". O filme também retrata a violência contra a mulher e as classes sociais. Aqui cabe um destaque: ser mulher negra e ser mulher branca; ser mulher negra com recursos e ser mulher negra sem recursos; entre outras chaves de contraste que aparecem de modo muito sutil ao longo do filme.


Destaco aqui a obra de 
Anna Julia Cooper, A Voice from the South, de 1892. Essa teórica esquecida e que contribuiu para pensar a escravidão, a passagem a liberdade e o tratamento conferido aos ex escravos na sociedade norte americana. Outro autor importante para o período certamente foi W.E.B. Du Bois, cujos artigos e livros podem ser utilizados para analisar a questão apresentada. Também chamo a atenção para a obra Society in America, de Harriet Martineau, de 1837, que discutiu como uma sociedade que se dizia tão democrática, era capaz de explorar negros e mulheres, tendo uma postura completamente incoerente em relação aos princípios democráticos.


SINOPSE:

Na Nova York dos anos 1920, uma mulher negra vê seu mundo virar de cabeça para baixo depois de se envolver com uma amiga de infância que finge ser branca.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Identidade

Nome original: Passing

Cor: preto e branco

Origem: Reino Unido, EUA

Ano de produção: 2021

Gênero: Drama

Duração: 99'

Classificação: 12 

Direção: Rebeca Hall

Roteirista: Rebeca Hall

Elenco: Tessa Thompson, Ruth Negga, Rebeca Holland, Alexander Skarsgård, Bill Camp

Comentários

Postar um comentário