Recursos Didáticos - Filme: A sociedade literária e a torta de casca de batata

Olás,


E o nosso 30º filme traz críticas nada consensuais: "alienação"; "romance água com açúcar"; "necessidade de reestabelecer vínculos sociais"; "traumas de guerra"... Mas como não estamos interessados em consensos mesmo, sigamos. O filme é interessante, traz a temática da sobrevivência em um sentido bastante amplo e utiliza-se do contexto pós-guerra para refletir a respeito de como nos mobilizamos ou criamos alternativas para possibilitar ou criar mecanismos que promovam a sobrevivência.

A introdução à teoria sociológica dialoga com essa perspectiva? Em que sentido? Quais elementos podemos destacar a respeito da relação entre conceitos ou percepções sociológicas, de um lado, e o contexto que nos é apresentado com a história? Além disso, cabe uma reflexão sobre como construímos alternativas, socialmente orientadas, para lidarmos com os nossos sentimentos, frustrações, tristezas, medos e alegrias.

Neste sentido, a obra de Durkheim é bastante bem-vinda para discutirmos a especificidade do social e o espaço reservado aos elementos psicológicos ou como também tratamos hoje de "psicologizar" fenômenos sociais.

Por fim, construir uma sociedade literária em plena guerra é um exercício de alienação ou de fortalecimento de vínculos sociais possíveis? Trata-se de um mecanismo disponível de alcançar projetos futuros para suportar uma realidade brutal e apavorante num espaço confortável e de "aconchego" existencial, sem uma agência para mudar a realidade imediata? Questões que podemos trazer a baila com outros teóricos clássicos e contemporâneos.


SINOPSE:

Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.


FICHA TÉCNICA:

Nome: A sociedade literária e a torta de casca de batata

Nome original: The Guernsey Literary And Potato Peel Pie Society

Cor: colorido

Origem: Reino Unido, França, EUA

Ano de produção: 2018

Gênero: Drama, Histórico

Duração: 02h04

Classificação: 12

Direção: Mike Newell

Roteirista: Don Roos, Thomas Bezucha

Elenco: Lily James, Michiel Huisman, Matthew Goode

Comentários

Postar um comentário