Recursos Didáticos - Filme: O amor e outras drogas
Olás,
E como é sexta-feira, vamos fechando o dia com o 33º filme do blog. Ok, de novo, não é "aquele filme", é só mais um filme norte-americano sem grandes expectativas e com um final brega mais do que esperado. Contudo, permitam-me trazer esse para pensarmos possibilidades de contato e exemplificação da teoria sociológica.
Eu assisti a esse filme sem me preocupar com o desenrolar da história, crente que estava de que o formato norte-americano é sempre o mesmo e nada traria de novidades. Não errei. É fraco mesmo quanto a isso. Versão caricata de adoecimento, empenho, amor, ... Acho que o filme perdeu muito ao não explorar mais temas que cita, ensaia discutir, mas não o faz: os usos e o mercado de drogas lícitas, a ética médica, a forma de acessar ou lograr emplacar "a prescrição" de dados medicamentos.
O filme retrata não uma suposta cientificidade por trás da análise clínica, mas sim favores, contatos, convencimento, proximidade e benefícios. Ao cabo, questionamentos mais importantes foram pouco explorados: o que um(a) médico(a) "ganha" ao indicar um medicamento e não outro, qual o critério adotado, existe ética nessa relação e como isso pode ser averiguado? Esses são elementos que desaguam na problematização da relação entre saúde, indústria farmacêutica, formas de tratamento e sociedade, podendo ser utilizados para o debate de conceitos sociológicos.
SINOPSE:
Jamie Randall (Jake Gyllenhaal) é um garanhão incorrigível, do tipo que perde a conta do número de mulheres com quem já transou. Após ser demitido do cargo de vendedor em uma loja de eletrodomésticos por ter seduzido uma das funcionárias, ele passa a trabalhar num grande laboratório da indústria farmacêutica. Como representante comercial, sua função é abordar médicos e convencê-los a prescrever os produtos da empresa para os pacientes. Em uma dessas visitas, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem de 26 anos que sofre de mal de Parkinson. Inicialmente, Jamie fica atraído pela beleza física e por ter sido dispensado por ela, mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Maggie, por sua vez, também sente o mesmo, mas não quer levar o caso adiante por causa de sua doença.
FICHA TÉCNICA:
Nome: O amor e outras drogas
Nome original: Love and others drugs
Cor: colorido
Origem: Estados Unidos
Ano de produção: 2010
Gênero: Comédia romântica
Duração: 01h52
Classificação: 16
Direção: Edward Zwick
Roteirista: Charles Randolph, Edward Zwick
Elenco: Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Oliver Platt
Elisa Soares Carvalho/202104107GV
ResponderExcluirBoa noite, Fernanda. Essa é minha primeira opção, comentei nos outros por precaução.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSociologia 1/2022 João Pedro Corradi Gomes
ResponderExcluir