Entrevistas, vídeos e projetos: Canal Raquel Weiss

 

Olás,


Hoje vamos falar um pouco sobre mecanismos de ensino aprendizado que "surgiram" ou que foram utilizados de modo intenso por conta da pandemia. Eu já havia divulgado aqui algumas experiências envolvendo eventos, cursos e outras atividades. Agora quero destacar a experiência com o ensino regular na graduação e na pós graduação. Embora todos nós tenhamos um pouco para relatar sobre isso neste último ano e meio, poucas foram as experiências compartilhadas de modo aberto para o público em geral. Isso ocorreu por diversas razões, por exemplo, pelos contratos firmados entre as universidades e as plataformas que serviram de instrumento que possibilitaram o ensino "à distância" que não era EAD (ensino à distância). Esse foi o caso da professora Raquel Weiss, da UFRGS, que disponibilizou no Canal do YouTube as suas aulas gravadas.

Ainda não consegui assistir a todos os vídeos, mas pude ver alguns relativos às turma de Graduação, Sociologia da Moral, e da Pós-Graduação, Teoria Sociológica. Esse diálogo com convidados que participam contribuindo para a formação dos alunos de uma dada instituição e trazendo "um olhar diferente" parece, aos meus olhos, uma marca clara das possibilidades abertas pelo ensino remoto, ainda que emergencial. É interessante essa "oxigenação", que nada tem de melhor ou pior do que o que cada instituição já oferece, mas sim um deslocamento para outras "tradições" e formas de ensinar os mesmos temas e mesmos programas. Tal experiência é riquíssima para a(o) aluna(o) que tem a oportunidade de participar de cada encontro, tanto síncrona quanto assincronamente.

Esse nosso modo artesanal, não atravessado pela perspectiva comercial, mas sim pelo compromisso com a divulgação científica, permite a(o) aluna(o), colega ou interessados, "estar junto", "participar", de atividades acadêmicas de qualidade e que agora estão acessíveis de fato, sem custo de deslocamento ou sem restrições com relação à matrícula numa dada disciplina, curso ou numa dada instituição.

Assim, os "guetos" acadêmicos começam a ser de fato rompidos. Se já tínhamos a possibilidade dos intercâmbios, estes agora foram ampliados sobremaneira, o que criou uma pluralidade real na formação de todos nós, acadêmicos ou não, com relação a dados conteúdos.

Comentários