Doação de Livro - Os clássicos no cotidiano, de Fernanda H. C. Alcântara


Olás,


Já estamos caminhando para o término das 20 horas do Módulo II - A institucionalização da Ciência Sociologia (1840-1860), do Curso 200 anos de Sociologia. Falta agora discutirmos "apenas" Karl Marx e Herbert Spencer. E pensando em refletirmos um pouco mais sobre os temas trabalhados, estamos propondo aqui o seguinte questionamento:

"Escolha duas(dois) teóricas(os) trabalhadas(os) no Curso 200 anos de Sociologia e compare-os."

A resposta escolhida receberá um exemplar do livro "Os clássicos no cotidiano", da professora Fernanda H. C. Alcântara.



Para participar, basta atentar para os critérios descritos abaixo:

- Estar inscrito no Curso e ser seguidor do Blog.

- Responder à questão proposta, nos comentários desta postagem, até dia 29/11/2021, às 23h59, em, no máximo, 05 linhas.

O resultado será publicado aqui mesmo no Blog, nos comentários desta postagem. O livro será enviado pelos Correios de modo gratuito para o território nacional. Infelizmente não temos como arcar com os custos de envio para fora do Brasil, embora vários inscritos estejam nessa condição.

Comentários

  1. Penso em uma aproximação entre Karl Marx e Harriet Martineau, ou, mais especificamente, em como observar/analisar a luta de classes proposta por Marx a partir da observação da moral e dos costumes proposta por Martineau. Nesse sentido, para se pensar a sociedade brasileira na contemporaneidade por exemplo, o cientista social não deve compará-la com algum país da Europa, que seja mais equitativo, mas, analisar as morais e os costumes desta e, compará-los com o que estabelece a sua constituição para os cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Chamam-me a atenção sobretudo as consequências que podem ser extraídas de uma comparação entre Harriet Martineau e Flora Tristan para uma reflexão mais ampla acerca da produção de conhecimento. Não obstante as diferenças entre elas, compartilham o fato de serem mulheres pensando sobre a sociedade a partir dessa condição subalternizada, à qual se juntam outros marcadores de diferença, formando assim um contexto favorável a uma maior sensibilidade para a alteridade e para a reforma social.

    ResponderExcluir
  3. Caros Mateus e Max. Obrigada por participarem da atividade. Favor entrarem em contato com o email editorafernandahcalcantara@gmail.com e informarem nome completo e endereço para o envio dos livros. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário