Doação de Livro - Os clássicos no cotidiano, de Fernanda H. C. Alcântara
Olás,
Já estamos caminhando para o término das 20 horas do Módulo II - A institucionalização da Ciência Sociologia (1840-1860), do Curso 200 anos de Sociologia. Falta agora discutirmos "apenas" Karl Marx e Herbert Spencer. E pensando em refletirmos um pouco mais sobre os temas trabalhados, estamos propondo aqui o seguinte questionamento:
"Escolha duas(dois) teóricas(os) trabalhadas(os) no Curso 200 anos de Sociologia e compare-os."
A resposta escolhida receberá um exemplar do livro "Os clássicos no cotidiano", da professora Fernanda H. C. Alcântara.
- Estar inscrito no Curso e ser seguidor do Blog.
- Responder à questão proposta, nos comentários desta postagem, até dia 29/11/2021, às 23h59, em, no máximo, 05 linhas.
O resultado será publicado aqui mesmo no Blog, nos comentários desta postagem. O livro será enviado pelos Correios de modo gratuito para o território nacional. Infelizmente não temos como arcar com os custos de envio para fora do Brasil, embora vários inscritos estejam nessa condição.
Penso em uma aproximação entre Karl Marx e Harriet Martineau, ou, mais especificamente, em como observar/analisar a luta de classes proposta por Marx a partir da observação da moral e dos costumes proposta por Martineau. Nesse sentido, para se pensar a sociedade brasileira na contemporaneidade por exemplo, o cientista social não deve compará-la com algum país da Europa, que seja mais equitativo, mas, analisar as morais e os costumes desta e, compará-los com o que estabelece a sua constituição para os cidadãos.
ResponderExcluirOlá Mateus, aguardo o endereço para envio do livro.
ExcluirChamam-me a atenção sobretudo as consequências que podem ser extraídas de uma comparação entre Harriet Martineau e Flora Tristan para uma reflexão mais ampla acerca da produção de conhecimento. Não obstante as diferenças entre elas, compartilham o fato de serem mulheres pensando sobre a sociedade a partir dessa condição subalternizada, à qual se juntam outros marcadores de diferença, formando assim um contexto favorável a uma maior sensibilidade para a alteridade e para a reforma social.
ResponderExcluirOlá Max, aguardo o endereço para envio do livro.
ExcluirCaros Mateus e Max. Obrigada por participarem da atividade. Favor entrarem em contato com o email editorafernandahcalcantara@gmail.com e informarem nome completo e endereço para o envio dos livros. Grande abraço.
ResponderExcluir