Recursos Didáticos - Filmes: Antônia uma sinfonia

Olás,

Geralmente utilizo filmes como recurso didático de abstração para ensinar teoria sociológica e para exemplificar conceitos, noções, premissas. Mas isso vocês já perceberam. Se eu não tiver perdido as contas, esse será o nosso 27º filme e farei algumas postagens extras sobre para poder dar condições a meus alunos e minhas alunas da turma de Sociologia, 3.2021, de realizarem a sua primeira atividade avaliativa no atual semestre. Esta consiste em escolher um dos filmes postados aqui no blog e contrapô-lo aos conceitos e teorias vistos em sala de aula. Implica dizer que preciso fazer pelos menos mais umas 23 publicações sobre filmes até o final de novembro. Conto com a paciência de vocês com relação a isso.

Hoje falaremos sobre um filme bastante interessante: "Antônia uma sinfonia". O filme retrata o sonho de uma jovem, considerado impossível pela sociedade à época, de se tornar maestrina. Além das dificuldades socioeconômicas, a personagem principal também se defronta com os preconceitos pela "não existência" de nenhuma mulher maestrina e pelo fracasso das que alguma vez tentaram fazê-lo. Entre costumes, rotinas, naturalizações, estranhamento, morais e desejos é tecida a trama que envolve também relações familiares e sexuais abusivas, maternidade, profissões, casamento e, em certa medida, a discussão sobre a influência genética e a do meio.

O filme também demonstra de modo claro como determinados bens simbólicos são de posse e gozo quase exclusivo de determinadas classes sociais, o que dialoga de modo próximo com a obra de Pierre Bourdieu, A distinção.

Por fim, e não menos importante, a obra discute liberdade sexual e gênero, explorando os locais privados e públicos em relação aos papéis sociais. E, novamente, uma boa relação com Pierre Bourdieu e sua obra A dominação masculina.


SINOPSE:

Antonia: Uma Sinfonia é baseado na história real de Antonia Brico (Christanne de Bruijn)que, na Nova York de 1930, tornou-se a primeira mulher a conduzir, com sucesso, uma grande orquestra. Ela ousou seguir o sonho de se tornar uma maestrina, embora ninguém acreditasse ser possível apenas por ser uma mulher. Porém ela foi além do que imaginavam e fez história na música.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Antônia - uma sinfonia

Nome original: De dirigent

Cor: colorido

Origem: holandês

Ano de produção: 2018

Gênero: romance, drama

Duração: 02h17'

Classificação: 12 anos

Direção: Maria Peters

Roteirista: Maria Peters

Elenco: Christanne de Bruijn; Benjamin Wainwright; Richard Sammel

Comentários

Postar um comentário