Recursos Didáticos: Filme Razão e Sensibilidade

Olás,


Esse clássico do século XIX, da famosa autora Jane Austen, foi adaptado para o cinema e rendeu uma obra que oportuniza discussões em profundidade sobre costumes, morais, comportamento social, instituições sociais e outros temas relevantes para a introdução à Sociologia.


Das instituições creio que cabe destaque para o casamento, a herança, a filiação, a religião e a condição da mulher na sociedade. Também é importante lembra as classes e os estamentos sociais, as regras de comportamento, os papéis sociais, a identidade e, logicamente, os efeitos destes sobre a condição dos indivíduos. 
Além disso, estes elementos são agravados a partir dos processos de rotinização, institucionalização e naturalização, os quais também são objeto de análise da teoria sociológica.
E como você percebe esse filme na relação com a teoria sociológica? Quais conceitos ou concepções lhe ocorrem ao relacioná-los?

SINOPSE:

Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Razão e sensibilidade

Nome original: Sense and sensibility

Cor: colorido

Origem: Estados Unidos

Ano de produção: 1996

Gênero: Drama/Comédia

Duração: 02h15'

Classificação: Livre

Direção: Ang Lee

Roteirista: Emma Thompson, Jane Austen

Elenco: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant

Comentários

Postar um comentário