Recursos Didáticos - Filme: O lado bom da vida

Olás,


E seguindo a proposta relatada na postagem anterior, vamos agora para o nosso 28º filme e o escolhido foi o norte-americano "O lado bom da vida". Apesar de todo "estilão" norte-americano o filme é uma bela pedida para discutir as convenções sociais, como a doença é socialmente construída e nossa relação com ela passa por padrões socialmente estabelecidos.

O caso que mais salta aos olhos é quando vemos a criminalização dos atos de um dos personagens, Pat, que sofre com transtornos agressivos e é internado para receber o tratamento considerado devido, mas seu pai, com transtornos de outra natureza, é tratado como um sujeito "normal" com "manias". Ainda sobre a agressividade, todos os personagens demonstram acessos e momentos de agressividade e não são considerados doentes em razão disso, inclusive, envolvendo o próprio psiquiatra.

Além disso, a trama mostra o drama de uma mulher que sofre a perda do marido e uma "culpa" que é descarregada em atos sexuais "desenfreados" com muitos indivíduos num curto espaço de tempo. Decorre daí que ela passa a ser considerada uma "puta", mantendo uma vida "promíscua", termos usados ao longo do filme para caracterizar o seu comportamento. A própria personagem se auto classifica desse modo.

Embora tenha essa discussão densa, o final repete mais do mesmo no desfecho dramático norte-americano. Isso não o impede de ser um bom instrumento de discussão, por exemplo, sobre "A construção social da realidade", livro de Berger e Luckmann.


SINOPSE:

Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.


FICHA TÉCNICA:

Nome: O lado bom da vida

Nome original: Silver Linings Playbook

Cor: colorido

Origem: Estados Unidos

Ano de produção: 2012

Gênero: Romance, Drama

Duração: 01h58

Classificação: 12 anos

Direção: David O. Russell

Roteirista: David O. Russell; Matthew Quick 

Elenco: Bradley Cooper; Jennifer Lawrence; Robert de Niro

Comentários

Postar um comentário