Curso de Extensão 200 anos de Sociologia (UFJF/SBS) - Doação de 01 livro "O Antigo Regime e a Revolução", de Alexis de Tocqueville

Olás,


Estamos caminhando para o encerramento do Módulo I - Fundação da Sociologia (1830-1840) e para agradecer a companhia ao longo dessas 14 horas, faremos a doação de livros de ou sobre autores e autoras trabalhados em cada intervalo do Curso 200 anos de Sociologia (UFJF/SBS).

O primeiro deles será "O Antigo Regime e a Revolução", de Alexis de Tocqueville.

Para participar, basta atentar para os critérios descritos abaixo:

- Estar inscrito no Curso e ser seguidor do Blog

- Responder à seguinte pergunta, nos comentários desta postagem, no dia 09/10/2021 (só neste dia), em, no máximo, 05 linhas: 

"Dos teóricos ou teórica abordados no Módulo I do Curso, escolha um e justifique o seu uso no ensino de Sociologia hoje".

Os comentários precisam ser identificados. Para tanto, basta clicar em seguir, no Blog, e estar com o seu e-mail aberto. Peço também que vocês indiquem a instituição (se for o caso) e o local de onde estão falando.

O resultado será publicado aqui mesmo no Blog, nos comentários desta postagem.


Comentários

  1. Eu gostaria de desobedecer e escolher dois autores: Alexis de Tocqueville e Harriet Martineau, mas, para prestigiar a igualdade e as regras definidas, fico com Alexis e acredito ser justamente a igualdade o fator ou argumento que pode trazer uma conexão rica entre eles.
    Aproveito este espaço para agradecer a todos e a todas que estiveram neste Módulo I e também parabenizar as Profas. Fernanda e Giulle pela excelente condução do evento.

    ResponderExcluir
  2. Todos os autores trabalhados neste módulo são muito importantes na formação de professores de Sociologia hoje, tanto na educação básica quanto na educação superior.

    ResponderExcluir
  3. Olás! Muito bom dia. Que bom ver o retorno de vocês. Agradecemos pela avaliação do Curso. Lembro que vocês precisam ficar atentos às regras da postagem e possuem até 5 linhas para desenvolverem o argumento sobre o uso de tais teóricos no ensino de Sociologia hoje. Como ainda temos mais dois encontros (segunda 04/10 comigo e sexta 08/10 com a professora Roberta Soromenho), deixamos aberto para a avaliação de vocês a esse respeito o dia 09/10, em que terão oportunidade de manusear mais elementos para discorrerem sobre as possibilidades do uso no ensino. Ah! e amanhã teremos uma nova campanha, aberta a todos os que assistiram às duas aulas ou aos vídeos gravados no Curso sobre Harriet Martineau. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei todos os encontros do primeiro modo e gostaria de selecionar Alexis de Tocqueville pelo debate que ele promove sobre a ideia de democracia, pela intersecção com as percepções sobre o liberalismo e, sem dúvida, pela atualidade das temáticas destacadas em seus principais trabalhos.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, indiquem o local e a instituição de onde falam, além do nome completo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Sem sombra de dúvidas, Tocqueville é o autor do primeiro módulo que facilmente poderá ser trabalhado em sala de aula. Em um momento onde a democracia está sofrendo um processo de questionamento e desconstrução, não somente em nosso país como também em democracias sólidas como a Americana, como pode ser visto no Livro “Como as Democracias morrem” dos autores Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, nada melhor do que trazer à tona a obra de um autor que doou alguns anos de sua vida para estudar os alicerces desse sistema político que não é perfeito, contudo, respeitando as suas variações, inibe o autoritarismo na sua forma mais aguda e protege liberdades individuais e a existência de minorias.

    Victor Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  7. Os conceitos de Tocqueville são de extrema importância no debate sobre o que a democracia proporciona aos indivíduos, como os cidadãos sustentam esse regime por meio da legitimidade e como esse sistema hoje está comprometido pela forma excludente que seus agentes atuam. Discutir sobre isso na sociologia, nos leva a compreensão de vários dilemas sociais, como por exemplo a participação dos cidadãos nas decisões políticas dos seus países, participação essa, muito fragilizada no momento.

    Fabyolla Lemos de Melo Rocha- UFRN

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de conhecer mais sobre a Harriet Martineau e sobre Tocqueville.
    Tive a oportunidade de ler o livro “Como Observar Moral e Costumes” de Harriet Martineau que foi traduzido para o português pela professora Fernanda Henrique Cupertino Alcântara. Por meio da leitura do livro, percebi que Martineau ressalta a necessidade de um treinamento, a fim de observar a sociedade exigindo uma preparação intelectual e alguns requisitos por parte do observador. Além disso, por meio de alguns trechos do livro “Society in America” gostei muito da crítica que Martineau realizou sobre a democracia americana, pois ela é cercada por hipocrisias. É contraditório que a democracia e a liberdade em um país sejam baseadas na exclusão de seus cidadãos – mulheres, negros e minorias – da vida pública.
    É triste que uma mulher que contribuiu tanto para a sociologia seja pouco conhecida. Por isso, é muito importante resgatar essas mulheres sociológicas como a Martineau, Flora Tristan e Marianne Weber e difundir seus conhecimentos para o público.
    Em relação a Tocqueville, li alguns capítulos de “A Democracia na América” nas disciplinas de Ciência Política e de Sociologia. Nessa leitura, encontrei uma passagem que retrata bem uma situação bastante perceptível no Brasil e também nos EUA com a propagação de discursos antidemocráticos e contra as instituições: “O que mais crítico no governo democrático, tal como foi organizado nos Estados Unidos, não é, como muitos na Europa pretendem, sua fraqueza, mas, ao contrário, sua força irresistível. E o que mais me repugna na América não é a extrema liberdade que lá reina, mas a pouca garantia que encontramos contra a tirania.” (TOCQUEVILLE, 2005, p. 296). Interessante ressaltar, que mesmo em eleições democráticas, a vontade de uma maioria vencedora, não pode se converter em uma tirania contra as minorias.

    Núbia Dornelas da Silva - UFJF GV

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de escolher o Auguste Comte, apesar de ter gostado bastante de conhecer um pouco mais sobre a Harriet Martineau e sobre o Tocqueville, e pretendo ler as obras de ambos. Justifico a escolha, dentre outros motivos, por entender que o caráter histórico da obra comteana contribui para a reflexão social e política contemporânea. Entendo que a afirmação sobre um caráter reflexivo do ser humano leva-nos a pensar bastante a respeito da importância de se conhecer e refletir sobre os aspectos geracionais da nossa própria história, entendendo que a especificidade do ser humano em relação aos outros seres vivos deve-se, principalmente, à reflexão de cada geração a respeito das anteriores. Além disso, acho interessante alguns dos elementos políticos abordados por Comte, principalmente a sua abordagem em relação ao poder Temporal, enfatizando a necessidade de se conhecer a sociedade para poder lidar com ela, e também a restrição que o autor faz em relação a ambos os poderes (Espiritual e Temporal) no sentido da importância de não se confundir o papel dos formuladores de opiniões, que são capazes de orientar a ação do Estado, com os projetos de tomada de poder. Apesar de não ter lido o tanto quanto gostaria e ainda estar aprendendo, interpreto que a leitura da obra de Comte pode ser bastante atual, principalmente para o momento político no qual vivemos.

    Isabelle Vieira Barros - 7º Período UFJF GV

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do Modulo I, ter este novo olhar para os clássicos da sociologia é importante para o momento politico que estamos vivendo. Escolher um seria de uma injustiça. Pretendo fazer uso em sala de aula do que estou aprendendo com esse curso de extensão. Quero parabenizar a organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Não consegui identificar seu comentário. Por favor, indique nome e instituição.

      Excluir
  11. Agradeço a todas e todos os que participaram. Seguindo a regras do blog e utilizando para critério de desempate a frequência no Curso, ainda assim sobraram duas respostas em situação de empate. Ao final, considero que a resposta de José Carlos atendeu aos critérios da atividade e que, por essa razão, receberá o livro como incentivo. José Carlos, favor entrar em contato comigo o mais rápido que puder para enviar o nome completo e endereço, pelo e-mail editorafernandahcalcantara@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário