Recursos Didáticos: Filmes - Fitoor

Olás,


Volto a chamar a atenção para o fato de que filmes são muito bem-vindos para discutirmos em sala de aula conceitos, percepções, problematizações e teorias sociológicas.

Hoje, falarei sobre o filme Fitoor, uma produção de Bollywood, numa tentativa de fugir a lógica ocidental de produção cultural, embora este filme seja uma interpretação de uma obra ocidental: o livro "Grandes esperanças", de Charles Dickens. A percepção sobre gênero salta aos olhos ao longo do filme. A mulher autônoma ou desinteressada em relacionamentos é apresentada como um ser ruim, desumanizado, frio, calculista. O homem descontrola-se e perde o sentido em razão da mulher, atribuindo-lhe a culpa de sua desgraça e insucesso. O tradicional e o moderno coexistem, em espaços e territórios distintos, assim como a perspectiva política e colonial aparece no filme de modo periférico, referindo-se à situação da Caxemira.

SINOPSE:

Noor, um pobre, mas talentoso menino de Caxemira, é contratado como um cuidador de estábulos por Begum. Ele se apaixona profundamente por sua filha, Firdaus. Sem avisar Begum envia Firdaus para Londres. Ela diz a Noor que ele deve se tornar bem sucedido para conquistar o amor de Firdaus. Quando ele cresce, ele se torna um dos jovem artista mais bem sucedidos da Índia. Mas Begum tem outros planos para destruir os desejos de Noor.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Fitoor

Nome original: Fitoor

Cor: colorido

Origem: Índia

Ano de produção: 2016

Gênero: Drama; Romance

Duração: 02h11'

Classificação:  10

Direção: Abhishek Kapoor

Roteirista: Abhishek Kapoor; Supratik Sen

Elenco: Aditya Roy Kapur,Katrina Kaif,Tabu 

Comentários

Postar um comentário