Livros sobre Sociologia, Sociólogas e Sociólogos (IX)

Olás,


Gostaria de falar com vocês a respeito de livros de Sociologia que discutem a história das Ciências Sociais considerando a contribuição das teóricas clássicas. Em outubro do ano passado, fiz uma postagem sobre um livro português que traz uma visão ampliada dos clássicos: Lições de Sociologia Clássica. A referida publicação está disponível no link.

Infelizmente, temos poucas obras disponíveis a esse respeito, mas vale a pena destacarmos a que conhecemos e socializarmos essas informações, em busca de novos títulos e pesquisadoras/pesquisadores que estejam atuando na área.


Esse livro é uma obra fundamental para quem estuda o tema. A professora Lynn McDonald, nascida em 1940, no Canadá, tem artigos e livros sobre o assunto, o que também a torna uma referência na área. É professora Emérita da Universidade de Guelph, no Canadá. Ela dedicou-se também ao estudo e publicação da obra de Florence Nightingale. 

Sobre a obra em questão, o livro Women theorists on society and politics foi publicado pela primeira vez em 1998 e até hoje não foi traduzido para o português. É estruturada em 06 capítulos definidos a partir dos seguintes critérios:
- Introdução
- Primeiras teóricas
- Teóricas da revolução
- Teóricas da reforma social
- Teóricas do gênero e violência
- Teóricas da paz, guerra e militarismo

O livro contempla ensaios curtos sobre 24 teóricas e é uma leitura fundamental para começarmos a estudar a contribuição das mulheres para a fundação e institucionalização da Sociologia.

Comentários