Questões de Concurso - FUNDEP 2018 Ervália MG Professor Sociologia e Filosofia

Olás,


Aproveitando o embalo, vou compartilhar com vocês a 22ª Prova de Concurso aqui do Blog. E, novamente, será de um certame de um município pequeno do interior de Minas Gerais.

QUESTÃO 26 

Sócrates é considerado um marco divisório da filosofia grega, motivo pelo qual aqueles que o antecederam são conhecidos como pré-socráticos, e os que o sucederam, como pós-socráticos. Sobre a filosofia socrática, assinale a alternativa incorreta. 

A) Uma das etapas dessa filosofia era a maiêutica, que consistia na proposição de uma nova série de questões aos interlocutores, com o objetivo de ajudá-los a conceber ou reconstruir suas próprias ideias. 

B) Essa filosofia era desenvolvida mediante o diálogo crítico com seus interlocutores e era também conhecida como dialética. 

C) Assim como os pré-socráticos, essa filosofia tinha a intenção de explicar a natureza e, contrariamente aos sofistas, opunha-se ao relativismo quanto à questão da moralidade e ao uso da retórica para atingir interesses particulares. 

D) Uma das etapas dessa filosofia era a refutação, também chamada de ironia, em que Sócrates interrogava seus interlocutores sobre o que pensavam saber, formulando-lhes perguntas e procurando evidenciar as contradições dos temas em debate.


QUESTÃO 27 

Analise as afirmativas a seguir relativas à ética e à moral, conceitos indispensáveis à filosofia. 

I. A palavra moral vem da palavra “costumes” e refere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano, tendo como base os valores próprios de uma dada comunidade ou cultura. 

II. Ética é uma disciplina filosófica que investiga o que é a moral, como ela se fundamenta e se aplica. Investiga os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada um, além de explicitar as concepções sobre o ser humano e a existência humana que o sustentam. 

III. O fato de as comunidades humanas serem distintas, tanto no espaço como no tempo, faz com que os valores sejam também distintos de uma comunidade para a outra, motivo pelo qual se pode afirmar que os códigos morais das comunidades podem ser diferentes. 

Estão corretas as afirmativas 

A) I e II, apenas. 

B) I e III, apenas. 

C) II e III, apenas. 

D) I, II e III.


QUESTÃO 28 

A realidade social revela um padrão, ou estrutura, que dá a cada um de nós um sentido para o lugar ao qual pertencemos, o que se espera que façamos, e como nós devemos pensar e sentir. Embora a realidade social não tenha a organização de uma colmeia, ela não deixa de ser organizada. Se ela não fosse organizada, não saberíamos como agir, e constantemente ficaríamos incertos quanto a prováveis reações dos outros. Sem estrutura o mundo social é o caos. Evidentemente, com estrutura demais ele se torna restrito, chato e opressivo, e às vezes acaba por eliminar o papel do sujeito. [...] A vida social é um constante cabo-de-guerra entre o nosso desejo de ser livre e a nossa necessidade de ser parte da estrutura social. TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. Trad. Márcia Marques Gomes Navas. Revisão técnica: João Clemente de Souza Neto. São Paulo: Makron Books, 2000, p. 47. 

A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os conceitos apresentados por Jonathan H. Turner em seu livro Sociologia: conceitos e aplicações às suas correspondentes definições.

COLUNA I 

1. Status 

2. Papéis sociais 

3. Conjunto de status 

4. Conjunto de papéis 

5. Rede de status 

COLUNA II 

( ) Trata-se de um comportamento esperado de uma pessoa que ocupa um certo status, pois, quando se comporta de acordo com esse status, toma-se consciência de normas e outros sistemas de símbolos; e, então, molda-se esse comportamento de forma que preencha as necessidades e personalidade, assim como as particularidades de uma situação. 

( ) Os status são ligados uns aos outros, de forma que os papéis sociais são afetados pelos status, ao mesmo tempo em que, contrariamente, o status de um indivíduo tem efeito em papéis sociais desempenhados por outros status. 

( ) Trata-se de um complexo de posições que cada pessoa ocupa, o qual marca as estruturas às quais pertencem e os sistemas de cultura aos quais estão ligados os indivíduos. 

( ) Trata-se do lugar que se ocupa em um sistema de posições interligadas e, ao conhecer esse lugar, sabe-se onde se está localizado e o que se espera dele. 

( ) Trata-se de uma totalidade de comportamentos a serem desempenhados por todos aqueles que estão inseridos na estrutura social. Assinale a sequência correta. 

A) 1 3 4 5 2 

B) 4 2 3 5 1 

C) 4 1 3 5 2 

D) 1 2 4 3 5


QUESTÃO 29 

Max Weber desenvolveu a teoria dos tipos ideais enquanto instrumento de pesquisa privilegiado do saber sociológico. A noção de tipo ideal representa, no campo lógico, uma síntese do método individualizante e generalizante, o que, para o referido teórico, compõe as bases do pensamento social. Com relação à teoria de Max Weber, assinale a alternativa incorreta. 

A) O tipo ideal é sempre uma construção mental elaborada pelo sujeito, motivo pelo qual, unilateralmente, o pesquisador escolhe qual aspecto da realidade ele pretende investigar. 

B) O tipo ideal é construção teórica pura, devendo o pesquisador ter consciência de que, no mundo objetivo, os elementos se acham ligados uns aos outros e, nesse sentido, é desnecessário esforço intelectual para formar uma visão idealizada do mundo real. 

C) O tipo ideal é uma idealização e uma normatização da realidade, e não uma tradução objetiva ou mesmo uma cópia da essência dos fenômenos. 

D) O tipo ideal é uma maneira de o pesquisador aproximar-se da realidade, tentando pensá-la de forma objetiva, formando um quadro homogêneo de pensamento


QUESTÃO 30 

Quando a sociedade passa por mudanças dramáticas, as pessoas começam a pensar sobre o mundo que as cerca. Isso propiciou o nascimento da Sociologia, uma forma de estudar o comportamento das interações e organizações humanas. Analise as afirmativas a seguir, relativas aos fatores determinantes para o surgimento da Sociologia. 

I. O Iluminismo foi um movimento intelectual que engendrou uma forma de pensar mais sistemática sobre as mudanças ocorridas na sociedade, com vistas ao rompimento com a influência da religião, da tradição e do dogma do pensamento intelectual. 

II. No século XVIII, os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho para o trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas, novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias. Assim, as instituições da sociedade foram alteradas para sempre. 

III. A Revolução Francesa acelerou o pensamento sistemático sobre o mundo social, sobretudo por ter sido uma revolução violenta, que teve o poder de derrubar o velho regime, deixando questionamentos sobre como a sociedade poderia ser reconstruída a fim de evitar eventos dramáticos, como foi a Revolução de 1 789. 

Estão corretas as afirmativas 

A) I e II, apenas. 

B) I e III, apenas. 

C) II e III, apenas. 

D) I, II e III.


QUESTÃO 31 

Se, pois, deve haver uma ciência cujo objeto seja a sociedade, e nada mais, deve ela unicamente propor-se como fim de sua pesquisa estas interações, estas modalidades e formas de sociação. Tudo mais que se encontra no seio da “sociedade”, tudo que se realiza por ela e em seus limites, não é propriamente sociedade, mas simplesmente um conteúdo que desenvolve esta forma de coexistência ou é por ela desenvolvido; somente se produz a figura real chamada “sociedade”, no mais amplo e costumeiro sentido do termo, quando se juntam conteúdo e forma. SIMMEL, Georg. Sociologia. Org.: Evaristo de Moraes Filho. Trad. Carlos Alberto Pavanelli. et al. São Paulo: Ática, 1983. 

Considerando a afirmação do autor, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. Os indivíduos são portadores concretos e imediatos de toda a realidade histórica e de tudo o que neles há, como instinto, interesse, fim, inclinação, estado ou movimento psíquico, ou seja, tudo que é capaz de originar ação sobre outros ou a recepção de suas influências. Tudo isso, então, é o que compõe o conteúdo ou a matéria da sociação, 

PORQUE

II. o início da sociação se dá quando a coexistência isolada dos indivíduos utiliza formas determinadas de cooperação e de colaboração, presentes no conceito geral da interação. Os indivíduos constituem a unidade dentro da forma que é sociação e é dentro dessa forma, realizada de diversas maneiras, que os indivíduos realizam seus interesses, tangíveis ou ideais, momentâneos ou duradouros, conscientes ou inconscientes, impulsionados casualmente ou induzidos telelogicamente. 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


QUESTÃO 32 

Muitas foram as respostas elaboradas ao longo do tempo sobre as origens e as associações políticas, o poder político e a necessidade de criação do Estado. A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os filósofos políticos às suas teorias. 

COLUNA I 

1. Platão (428–347 a.C.) 

2. Aristóteles (384–322 a.C.) 

3. Nicolau Maquiavel (1469–1527) 

4. Thomas Hobbes (1588–1679) 

5. John Locke (1632–1704) 

6. Charles de Secondat de Montesquieu (1689–1755) 

7. Jean-Jacques Rousseau (1712–1778)


COLUNA II 

( ) Em sua investigação, concluiu que o ser humano, embora vivendo em sociedade, não possui o instinto natural da sociabilidade. Cada indivíduo encara seu semelhante como um concorrente que precisa ser dominado; e onde não houve o domínio de um indivíduo sobre o outro, existirá sempre uma competição intensa.

( ) Valoriza os valores da vida natural e ataca a corrupção, a avareza e os vícios da sociedade civilizada. Exalta a liberdade e se contrapõe à falsidade e ao artificialismo da vida civilizada. Além de investigar a origem do poder político, investigou também a existência ou não de uma justificativa válida para os indivíduos, originalmente livres, terem submetido sua liberdade ao poder político do Estado, além de se preocupar com a legitimidade desse poder.

( ) O ser humano é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes. A organização social adequada à natureza humana é a polis, presente entre as realidades que existem naturalmente, e o homem é por natureza um animal político.

( ) Ao refletir sobre a possibilidade de abuso de poder nas monarquias, propôs que se estabelecesse a divisão do poder político em três instâncias, com a intenção de que elas fossem harmônicas entre si.

( ) Na política, há uma distância entre o ideal e a realidade. Por isso, afastou-se da concepção idealizada de política e centrou sua reflexão na constatação de que o poder político tem como função regular as lutas e tensões entre os grupos sociais, os quais, em seu entendimento, eram basicamente dois: o grupo dos poderosos e o povo. Para esse filósofo, a política tem como objetivo a manutenção do poder do Estado.

( ) Sua concepção de política é aristocrática, por supor que a grande massa de pessoas é incapaz de dirigir a cidade e que apenas uma parcela da elite, os sábios, está apta a exercer o poder político.

( ) Ao refletir sobre a origem do poder político e sua necessidade de congregar os seres humanos, a falta de uma normatização geral leva à situação em que cada qual seria o seu próprio juiz, engendrando problemas nas relações entre os indivíduos. Por isso teve-se a necessidade de criação do Estado, para garantir a segurança dos indivíduos. 

Assinale a sequência correta. 

A) 4 2 5 1 7 3 6 

B) 3 2 4 7 6 5 1 

C) 4 7 2 6 3 1 5 

D) 1 7 5 6 3 2 4


QUESTÃO 33 

Sendo a sociedade uma realidade ao mesmo tempo objetiva e subjetiva, qualquer adequada compreensão teórica relativa a ela deve abranger ambos esses aspectos, que recebem correto reconhecimento se a sociedade for entendida em termos de um processo dialético em curso, composto de três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização. Somente depois de ter realizado a interiorização é que o indivíduo se torna membro da sociedade, o que se dá pelo processo ontogenético da socialização – primária e secundária. 

Com relação ao processo de socialização, assinale a alternativa incorreta. 

A) Os conteúdos específicos que são interiorizados na socialização primária variam naturalmente de sociedade para sociedade. Alguns encontram-se em toda parte. É a linguagem que tem de ser interiorizada acima de tudo, pois é por meio dela que vários esquemas motivacionais e interpretativos são interiorizados com valor institucional definido. 

B) A socialização primária não depende apenas do aprendizado cognoscitivo a que a criança é submetida, da mesma forma que a socialização secundária também não depende do status do corpo de conhecimento e do universo simbólico considerado como uma totalidade. 

C) A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade. É nela que é construído o primeiro mundo do indivíduo e dela implica-se sequências de aprendizado socialmente definidas. Ela termina quando o conceito de outro generalizado é estabelecido na consciência do indivíduo. 

D) A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mudo objetivo de sua sociedade. É a interiorização de “submundos” institucionais, a aquisição do conhecimento de funções específicas, funções direta ou indiretamente enraizadas na divisão do trabalho.


QUESTÃO 34 

Analise as afirmativas a seguir relativas ao trabalho nas sociedades modernas. 

I. Uma das características mais distintivas do sistema econômico das sociedades modernas é a existência de uma divisão do trabalho extremamente complexa: o trabalho passou a ser dividido em um número enorme de ocupações diferentes nas quais as pessoas se especializam. 

II. As mulheres que trabalham fora historicamente se concentraram em ocupações mal remuneradas, que envolvem atividades de rotina. Muitos desses empregos são extremamente marcados pelo gênero. Apesar da igualdade formal em relação aos homens, as mulheres ainda passam por diversas situações de desigualdade no mercado de trabalho. 

III. Há quem fale na “morte das carreiras” e no advento do trabalhador de portfólio – aquele que possui e apresenta diferentes habilidades, afirmando que tem condições de se deslocar prontamente de um emprego para outro. Assim, por qualquer ângulo que seja observada, a flexibilização do trabalho é considerada uma prática benéfica à sociedade. 

Estão corretas as afirmativas 

A) I e II, apenas. 

B) I e III, apenas. 

C) II e III, apenas. 

D) I, II e III. 


QUESTÃO 35 

Em meados do século XIX, Karl Marx (1818-1883), afastando-se da filosofia idealista alemã, buscou compreender o papel do ser humano enquanto agente transformador da sociedade. Já Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) delimitaram e investigaram vários temas, assim como deram a eles definições sociológicas. 

A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os autores clássicos da Sociologia aos fragmentos de suas teorias. 

COLUNA I 

1. Émile Durkheim 

2. Karl Marx 

3. Max Weber 


COLUNA II

( ) “A solidariedade social é forte, inclina fortemente os homens entre si, coloca-os em frequente contato, multiplica as ocasiões que têm de se relacionarem. [...] Quanto mais solidários são os membros de uma sociedade, mais relações diversas sustentam, seja entre si, seja com o grupo tomado coletivamente, porque se os seus encontros fossem raros eles não dependeriam uns dos outros, senão de maneira frágil e intermitente”. (Quintaneiro, 2002, p. 81)

( ) “As camadas mais baixas do proletariado – as mais instáveis do ponto de vista econômico, de muito difícil aceso às concepções racionais – e as camadas da pequena burguesia – em decadência proletária ou em constante indigência e ameaçadas de proletarização – são presa fácil de missões religiosas, sobretudo as que adquirem forma mágica ou mágico-orgiástica [...] Sem dúvida é mais fácil que prosperem sobre esse solo os elementos emotivos do que os racionais de uma ética religiosa”. (Quintaneiro, 2002, p. 133)

( ) “Um primeiro pressuposto de toda existência humana e, portanto, de toda história [...] (é) que os homens devem estar em condições de poder viver a fim de “fazer história”. Mas, para viver, é necessário, antes de mais nada, beber, comer, ter um teto onde se abrigar, vestir-se etc. o primeiro fato histórico é, pois, a produção dos meios que permitem satisfazer essas necessidades, a produção da própria vida material; trata-se de um fato histórico; de uma condição fundamental de toda a história, que é necessário, tanto hoje como há milhares de anos, executar, dia a dia, hora a hora, a fim de manter os homens vivos”. (Quintaneiro, 2002, p. 32) 

Assinale a sequência correta. 

A) 1 3 2 

B) 3 2 1 

C) 2 1 3 

D) 2 3 1

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