Questões de Concurso - FUNCAB 2012 MPE Rondônia

Olás,

Segue nossa 25ª Prova de Concurso.
Questão 36
Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor, podem-se caracterizar as relações sociais como: 
A) transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais. 
B) pessoais, com uma predominância nos contatos sociais primários. 
C) totalmente afetivas e homogêneas. 
D) individualistas e afetivas. 
E) instrumentais, a fim de suprir a necessidade cotidiana, pois os indivíduos necessitam preservar seus bens pessoais.

Questão 37
Émile Durkheim criou o conceito de fato social para analisar a sociedade. Na perspectiva de Durkheim, os fatos sociais são: 
A) formas coletivas e individuais de pensar e agir que afetam o todo social. 
B) relações que produzem um único fenômeno social. 
C) formas coletivas de pensar e agir e se manifestam como uma realidade externa na vida dos indivíduos, exercendo sobre eles um poder coercitivo. 
D) uma forma precisa de agir do indivíduo, reproduzida por meio da solidariedade orgânica. 
E) aspectos externos ao indivíduo, responsável pelas mudanças sociais exercidas sobre o indivíduo, proporcionando mudanças contra o poder coercitivo.

Questão 38
O mundo contemporâneo vive momentos de intensa informação, comunicação e circulação de um consumo exarcebado de mercadorias diversas. Fenômenos globais colocam-se no espaço local e vice-versa. Um fenômeno em evidência é o Planejamento Estratégico para as cidades, cuja política objetiva o crescimento e a revitalização do espaço urbano. Esta proposta, atualmente, é vivenciada em várias cidades brasileiras que servirão de sede para a Copa do Mundo de 2014. Sobre essa proposta de política de reestruturação das cidades, qual das alternativas a seguir, representa a perspectiva analítica de Otilia Beatriz Fiori Aantes e Carlos B. Vainer sobre o espaço e o pensamento urbanos? 
A) A cidade é colocada no mercado como um produto, gerida e consumida como mercadoria, cujo planejamento estratégico formaliza e institucionaliza uma parceria entre o público e o privado. 
B) A reorganização dos espaços urbanos torna-se necessária à valorização das cidades no âmbito global, e pela contribuição ao desenvolvimento sociocultural local. 
C) O planejamento estratégico, nos países europeus, tornou-se um modelo bem-sucedido, proporcionando amplo desenvolvimento econômico e social, sendo por seus benefícios, adotado no Brasil. 
D) A revitalização urbana das praças, dos museus e de toda forma de expressão cultural da cidade valoriza a homogeneização da cultura, ocasionando uma perda da diversidade cultural. 
E) Essa proposta de planejamento estratégico possibilita uma parceria do público com as empresas privadas, motivando novos empregos, cuja consequência é a diminuição das desigualdades sociais.

Questão 39
Roberto Da Matta analisa a ‘casa e a rua’ como duas categorias sociológicas no sentido de Durkheim e Mauss, para refletir como a sociedade brasileira pensa seus espaços e suas relações sociais. Na concepção de Da Matta, qual o significado para a ‘casa e a rua’? 
A) Estabelecer a casa como o espaço do lar, da proteção, do casamento e da harmonia, e a rua como o espaço do público, da individualidade e da liberdade. 
B) Espaços marcados por simbolismo e construídos social e culturalmente. 
C) Uma forma de representação geográfica estabelecida pelo indivíduo cujos papéis relacionados com a rua são possuídos pelo contraste da casa. 
D) Espaço relacional no qual a cidadania é expressa no ambiente público. 
E) Categorias que marcam o tempo em espaços hierarquizados.

Questão 40
A escola sociológica francesa apoia-se em dois postulados inter-relacionados: a origem e o caráter do pensamento são coletivos; cabe à pesquisa sociológica localizar esta parte social na construção do pensamento, sendo o papel do sociólogo descobrir os significados profundos, inconscientes da cultura. Nesta perspectiva, Marcel Mauss atesta para: 
A) Uma noção de pessoa inata ao indivíduo, pautada no psicológico, social e cultural. 
B) O indivíduo é percebido em sua representação coletiva e não como uma simples categoria de entendimento. 
C) A interação da pessoa e sua homogeneidade no contexto das oposições de entendimento. 
D) O indivíduo é visto apenas psicologicamente como uma pessoa. 
E) A criação da noção de pessoa como categoria de entendimento

Questão 41
O trabalho informal cresce continuamente no Brasil, gerando várias polêmicas. Entre as questões colocadas, destaca-se o trabalho informal como alternativa de sobrevivência, para o indivíduo que dele faz uso. Sobre a questão pode-se afirmar que: 
A) segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho informal é apenas uma fase intermediária para o trabalho formal, que, ao ser legalizado, proporcionará benefícios previdenciários a todos. 
B) o trabalho informal é visto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), como uma categoria analítica de ‘trabalho decente’, por abranger uma ampla noção de espaço no mundo do trabalho, podendo ser executado em casa, na aldeia e na rua. 
C) o trabalho informal é uma alternativa viável para as classes sociais no país. 
D) a prática do trabalho informal cresceu nos países desenvolvidos por causa da fragmentação dos setores públicos e da economia, perante a obrigatoriedade de programas e os ajustes impostos pelo Fundo Monetário Internacional. 
E) na América Latina, na década de 1990, todos os postos de trabalho orientavam o setor informal como alternativa.

Questão 42
Sobre o conceito de cultura de Clifford Geertz, de influência Weberiana, é correto afirmar que: 
A) é uma ‘teia’ cercada de significados e passível de análise interpretativa e instrumental. 
B) é um todo complexo, cujos significados requerem uma ciência experimental para interpretá-los. 
C) é um conceito metafórico que tem como base significados criados pelo homem e requer uma ciência interpretativa para analisá-los. 
D) são ‘teias’ de significados e significantes tecidos pelo homem cuja análise requer objetividade instrumental. 
E) é essencialmente semiótico, pois a cultura é vista como uma ‘teia’ de significados produzidos pelo homem.

Questão 43
As categorias de e, quando usadas para pensar identidades, referem-se aos mesmos problemas de ampliação e de construção de uma identidade individual. Por meio dessas categorias, os autores apontam como as identidades estão em transformação e reformulação, fornecendo mudanças num contexto individual e cotidiano. Essas categorias mostram a similitude de dois autores, de diferentes abordagens, que são: 
A) Michel Focault e Evering Golfman. 
B) Stuart Hall e Urick Back. 
C) RicardoAntunes e Ronaldo Oliveira. 
D) Anthony Guiddens (escrito errado pela banca) e Zigmann Bauman. 
E) Adam Przeworski e David Harvey

Questão 44
De acordo com Ricardo Antunes, os processos de intensificação do uso de novas tecnologias e de novas formas de organização de produção, na era pós-fordismo, possibilitam um trabalho mais qualificado e revalorizado, acarretando, entretanto, o desemprego e exclusão dos trabalhadores. Isso ocorre devido: 
A) à grande redução de custos e à otimização da produtividade industrial e dos seus serviços. 
B) ao aumento de desempregados e à grande mobilidade destes em busca de emprego. 
C) à redução dos custos e ao aumento da produção e da procura da mão de obra. 
D) a uma valorização tardia do sistema Taylorista de produção. 
E) à perda dos direitos trabalhistas.

Questão 45
No Brasil, a desigualdade social e a degradação ambiental sempre andaram juntas. Atualmente, os meios de produção buscam novos espaços e afirmam fazer uso de meio ambiente de forma sustentável. Várias são as concepções de desenvolvimento sustentável, entre as quais a perspectiva de sustentabilidade democrática. Qual das afirmativas abaixo representa essa proposta? 
A) A liberdade do homem para transformar o meio ambiente conforme suas próprias necessidades, sem espaço para diálogo com os autores envolvidos. 
B) É um processo em que as sociedades administram suas condições materiais e sua reprodução com base nos princípios éticos e sociopolíticos, o que possibilita espaço para redefinir valores e uma melhor distribuição dos recursos ambientais. 
C) O mercado é um ator privilegiado no mundo globalizado, e qualquer governo democrático elabora leis próprias para transformar os recursos naturais em mercadorias, mesmo que essa lei possa prejudicar populações diversas. 
D) É aquela que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras. 
E) Ela atende à necessidade presente do mercado, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras no usufruto de seus recursos, com todo o investimento do Estado democrático na preservação do meio ambiente.

Questão 46
A degradação ambiental é um reflexo da crise da sociedade do trabalho e do aumento das desigualdades sociais. As origens sobre as crises socioambiental e do mundo do trabalho estão associadas, entre outros fatores a(à): 
A) desterritorialização da política com uma perda de soberania e poder do Estado. 
B) mobilidade das empresas é fruto da globalização e expressam um novo modelo de produção bem mais eficiente que o modelo Fordista, com ampla desvalorização do indivíduo. 
C) uma grande perda de território político, na qual a soberania do Estado é posta à mercê de interesses coletivos. 
D) perda de território, colocando em xeque a soberania do país com a desterritorialização de empresas e a chegada dos conglomerados industriais, que buscam melhores ofertas e condições operacionais favoráveis. 
E) um deslocamento dos conglomerados industriais em busca de países com condições operacionais favoráveis, baixando o custo dos investimentos e aumentando o lucro, resultando num investimento maior da educação ambiental, com foco na preservação ambiental e em programas de reciclagem.

Questão 47
De acordo com Georg Simmel, a sociedade não é algo estático e acabado, ao contrário, ela está em movimento intenso por meio do conflito e do consenso. Pode-se destacar na sociologia de Simmel: 
A) A sociabilidade como um conceito fundamental para a compreensão da teoria de Simmel, por destacar a importância das relações cotidianas na sociedade. 
B) Que sociedades definidas como verdadeiras resultam de forças sociais positivas entre seus grupos. 
C) O conflito não é uma forma de ‘sociação’, porém resolve os contrastes dentro das sociedades, atuando como elemento essencial nos processos de interação social. 
D) Os aspectos negativos e positivos dos processos sociais são responsáveis pela construção social. Nesta relação, o conflito atua de forma negativa, pois mostra a ausência de ‘sociação’. 
E) O conflito como forma pura de ‘sociação’, por atuar na resolução dos dualismos divergentes, torna-se indispensável para a coesão do grupo.

Questão 48
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são pensadores considerados clássicos, por contribuírem, sociologicamente, para o entendimento social. Sobre essa contribuição, é correto afirmar que: 
A) desenvolveram a teoria funcionalista, a teoria crítica e a teoria das relações complexas, cujos conceitos e categorias resultaram na sociologia como disciplina acadêmica. 
B) os autores priorizaram a análise crítica e objetiva da sociedade. 
C) desenvolveram teorias que se tornaram as bases de interpretação da sociedade capitalista: a sociologia funcionalista, a teoria crítica e a teoria compreensiva. 
D) consideravam a sociedade emergente positiva, por romper com os laços feudais. 
E) foram os responsáveis pelas teorias: positivista mecanicista e marxista. 

Questão 49
Para Antonio Gramsci, os intelectuais desempenham um papel chave na sociedade por organizarem a cultura e reformarem intelectual e moralmente a desigualdade e a injustiça. O autor constrói uma tipologia de intelectuais, dividida em intelectual orgânico e intelectual tradicional. Sobre o intelectual orgânico, é correto afirmar que: 
A) atuou como um intelectual moral, sendo responsável pela revitalização e organização do modelo educacional vigente. 
B) tem como função ser instrumento de construção e consolidação de uma vontade individual que luta contra a hegemonia educacional. 
C) possibilita uma hegemonia da classe trabalhadora sobre os partidos políticos. 
D) surgiu para dar homogeneidade e coerência interna na concepção de mundo, possibilitando à classe dominada uma contra hegemonia. 
E) atuou como um intelectual da classe dominante para a hegemonia do status quo

Questão 50
Max Weber, ao tratar dos estudos e das pesquisas sobre a significação cultural, aponta que um fenômeno cultural não se deduz ou se explica por qualquer sistema de conceitos ou leis, por existir relações entre os fenômenos culturais e suas ideias de valor. Sobre essa perspectiva, pode-se concluir que: 
A) na reflexão Weberiana, os juízos de valores são introduzidos na vida do pesquisador pela sociedade e por suas atitudes e ações, cuja ideia básica é a afetividade do indivíduo para com o mundo e as ações que o cercam.
B) a cultura, na reflexão Weberiana, engloba juízos de valores que são embutidos na vida do pesquisador, direcionando o produto final. 
C) o juízo de valor expressa ideias individualizadas, que acabam direcionando as atitudes e ações dos indivíduos como um todo. 
D) expressa a premissa de que somos homens de uma cultura com capacidade e vontade de conferir um sentido ao mundo, e as ideias de valor são decisivas para se considerar a cultura em cada caso. 
E) isso ocorre porque o conceito de cultura é um conceito de juízo de valores de nossa realidade empírica. 

Questão 51
Boaventura de Souza Santos, com base no paradigma “todo conhecimento é local e total”, resgata o papel do senso comum na ciência moderna. Sobre essa questão: 
A) A ciência pós-moderna, ao ‘sensocomunizar-se’, foca o conhecimento em autoconhecimento, em sabedoria de vida, na valorização da diversidade, e não apenas na produção tecnológica. 
B) O global se apropria do discurso do senso comum, e m b e n e f i c i o p r ó p r i o e m p r o l d a transdisciplinaridade. 
C) O poder local apropria-se do discurso global mudando as relações em prol da pluralidade e beneficiando interesses particulares no contexto plural. 
D) A ciência apropria-se do saber local, para uso de novas tecnologias, sendo esta relação visível na relação tecnologia e meio ambiente. 
E) Local e global se mesclam num contexto plural, transformando o senso comum em benefício de uma ciência transdisciplinar cujo objetivo é o amplo avanço nas tecnologias no interior, abrangendo, inclusive, as terras indígenas.

Questão 52
De acordo com Max Weber, o modelo de educação possui determinadas finalidades. São elas: 
A) modelar o indivíduo conforme o modelo de sociedade em reprodução. 
B) despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado. 
C) transmitir conhecimento e preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. 
D) reproduzir um modelo de sociedade com indivíduos aptos à crítica social. 
E) preparar o indivíduo exclusivamente para o mercado de trabalho.

Questão 53
Práticas populistas, autoritarismos e violência foram marcas constantes do Estado brasileiro que contribuíram para uma cidadania tardia no país. A Constituição de 1988 buscou assegurar a cidadania por meio da liberdade individual e da proteção social, a valorização e os direitos das populações indígenas e quilombolas e o combate à discriminação. Sobre o papel do Estado nesse processo na década de 1990, pode-se afirmar que: 
A) apesar da presença do Estado na ampliação dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, para assegurar o cumprimento dos direitos de cidadania garantidos em lei, entre outros, ele sofreu mudanças aos seguir os preceitos de um Estado mínimo, ocorrendo uma desnacionalização da economia, refletindo-se no aumento da exclusão social. 
B) criou empresas reguladoras, novas políticas sociais e uma visão de desenvolvimento democrático, resguardando a cidadania plena dos efeitos negativos da pós-modernidade. 
C) viabilizou um aumento das exportações, intensificando articulação do país com a economia mundial. O Estado passou por ampla metamorfose que possibilitou a privatização dos setores econômicos estratégicos ao crescimento, refletindo em fundos de investimentos e avanços tecnológicos. 
D) restaurou o Ministério Público para assegurar o cumprimento dos direitos de cidadania garantidos em lei, fez uma ampla reforma na previdência, ampliou o judiciário e criou novos postos de empregos. 
E) focou na elaboração de políticas sociais e uma visão de desenvolvimento democrático, com intuito de resguardar a cidadania e seus valores.

Questão 54
Em seu livro, As Consequências da modernidade, Anthony Giddens analisa a natureza e os efeitos da modernidade nas instituições modernas e busca explicar a natureza de suas descontinuidades, assim como suas implicações nas culturas tradicionais. De acordo com a reflexão de Giddens: 
A) a relação espaço/tempo possuem uma lógica de continuidade temporal que abrange todas as sociedades através do processo de globalização. 
B) diferente do que ocorreu nas sociedades do mundo pré-moderno, não houve uma separação entre tempo/espaço, proporcionando uma ordenação e reorganização das culturas. 
C) apesar da modernização das sociedades, a tradição desempenha seu papel, ao integrar a ação com a organização tempo/espaço da comunidade. 
D) espaço/tempo possuem um papel central na modernidade, sua continuidade abrange todas as sociedades num projeto de globalização, quebrando a ideia de descontinuidade e fragmentação social. 
E) a continuidade estabelecida na relação espaço/tempo, nas sociedades tradicionais, possibilita uma ação entre os indivíduos.

Questão 55
Émile Durkheim destacou-se por instituir a sociologia como disciplina acadêmica e por suas análises, das quais se pode(m) destacar: 
A) o estudo sobre as relações de trabalho e a criação do conceito de solidariedade mecânica para justificar a diferença de classe no interior da sociedade. 
B) o conceito de estratificação social com ênfase na consciência coletiva. 
C) a reflexão sobre relações de trabalho e conceitos de solidariedade orgânica e mecânica, expõem a diferença de classe na sociedade. 
D) a solidariedade dos indivíduos no cotidiano, o que resultou no conceito de solidariedade orgânica. 
E) a consciência coletiva como um conjunto de crenças e sentimentos comuns de uma sociedade, ou seja, uma consciência social. 

Questão 56
A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste processo: 
A) assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura para cultura. 
B) capacidade da pessoa em assimilar regras e hábitos de sua cultura como única. 
C) conflitos sociais no todo. 
D) apenas os aspectos individuais do homem. 
E) uma assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo. 

Questão 57
Karl Marx realizou uma análise crítica sobre a sociedade industrial, e uma de suas críticas diz respeito: 
A) à falta de habilidade dos meios de produção na geração de novos empregos. 
B) a meios de produção que criou uma falsa ideia de liberdade, pois o indivíduo tornara-se, como trabalhador, ‘escravo’ dos meios de produção, através da exploração da mão de obra, criando o conceito de mais-valia para explicar essa relação. 
C) à exploração da mão de obra do trabalhador pelos meios de produção. 
D) à incapacidade de a sociedade industrial gerenciar seus lucros, por causa da valorização do trabalhador, com aumento salarial. 
E) à incapacidade de o trabalhador organizar-se sindicalmente e obter lucros. 

Questão 58
Como Max Weber conceitua uma ação social? 
A) Uma modalidade de conduta (ressaltando a intenção do indivíduo), dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas. 
B) A conduta do indivíduo da qual todo contato social constitui uma ação social. 
C) Uma conduta individual voltada para ações particulares socialmente regradas. 
D) O contato informal entre os indivíduos. E) Uma modalidade de conduta, dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas.

Questão 59
É de conhecimento sociológico que as relações de poder não se localizam apenas no Estado, estando presente nas relações microssociais, como, por exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na escola, entre alunos e professores, entre outros. Esta visão do poder como capacidade de moldar e disciplinar o comportamento expressa as ideias de: 
A) Gilberto Dupas. 
B) Michel Foucault. 
C) Max Wertan. 
D) Robert Castells. 
E) Richard Sennett.

Questão 60
Dos clássicos da Sociologia Brasileira, podem-se destacar duas abordagens de pesquisas: as análises sobre o populismo e o imperialismo, e as pesquisas de abordagem cultural sobre a formação da sociedade brasileira cujas ideias se contrapunham ao racismo da época que atribuía o atraso da sociedade brasileira à presença de negros e índios. Quais os sociólogos que representam essas vertentes de análise? 
A) Karl Mannheim e Alain Touraine. 
B) Roberto Da Matta e Roberto Cardoso de Oliveira. 
C) Fernando Henrique Cardoso e Florestan Fernandes. 
D) Octávio Ianni e Gilberto Freyre. 
E) José Murilo de Carvalho e Roberto Cardoso de Carvalho. 

Comentários

  1. GUSTAVO HENRIQUE ROCHA FAGUNDES - Questão 37 ( PROVA 25)

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  2. GUSTAVO HENRIQUE ROCHA FAGUNDES - Questão 58 ( PROVA 25)

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  3. Questão 56 - Washington Luis de Almeida Júnior

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  4. Maria Lúcia Neves - FUNCAB 2012 MPE Rondônia - 3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 58

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  5. 3.2021 Trabalho 05 Sociologia. Ana Cláudia Toledo Medeiros - Questão 37

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  6. 3.2021 Trabalho 05 Sociologia. Leticia Mendoza Questão 57

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