Questões de Concurso - FUNCAB 2012 MPE Rondônia
Olás,
Segue nossa 25ª Prova de Concurso.
Questão 36
Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços
na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor,
podem-se caracterizar as relações sociais como:
A) transitórias, superficiais e impessoais, cujas
associações ocorrem com base em propósitos
muitas vezes limitados e instrumentais.
B) pessoais, com uma predominância nos contatos
sociais primários.
C) totalmente afetivas e homogêneas.
D) individualistas e afetivas.
E) instrumentais, a fim de suprir a necessidade
cotidiana, pois os indivíduos necessitam
preservar seus bens pessoais.
Questão 37
Émile Durkheim criou o conceito de fato social para
analisar a sociedade. Na perspectiva de Durkheim, os
fatos sociais são:
A) formas coletivas e individuais de pensar e agir que
afetam o todo social.
B) relações que produzem um único fenômeno
social.
C) formas coletivas de pensar e agir e se manifestam
como uma realidade externa na vida dos
indivíduos, exercendo sobre eles um poder
coercitivo.
D) uma forma precisa de agir do indivíduo,
reproduzida por meio da solidariedade orgânica.
E) aspectos externos ao indivíduo, responsável
pelas mudanças sociais exercidas sobre o
indivíduo, proporcionando mudanças contra o
poder coercitivo.
Questão 38
O mundo contemporâneo vive momentos de intensa
informação, comunicação e circulação de um
consumo exarcebado de mercadorias diversas.
Fenômenos globais colocam-se no espaço local e
vice-versa. Um fenômeno em evidência é o
Planejamento Estratégico para as cidades, cuja
política objetiva o crescimento e a revitalização do
espaço urbano. Esta proposta, atualmente, é
vivenciada em várias cidades brasileiras que servirão
de sede para a Copa do Mundo de 2014. Sobre essa
proposta de política de reestruturação das cidades,
qual das alternativas a seguir, representa a
perspectiva analítica de Otilia Beatriz Fiori Aantes e
Carlos B. Vainer sobre o espaço e o pensamento
urbanos?
A) A cidade é colocada no mercado como um
produto, gerida e consumida como mercadoria,
cujo planejamento estratégico formaliza e
institucionaliza uma parceria entre o público e o
privado.
B) A reorganização dos espaços urbanos torna-se
necessária à valorização das cidades no âmbito
global, e pela contribuição ao desenvolvimento
sociocultural local.
C) O planejamento estratégico, nos países
europeus, tornou-se um modelo bem-sucedido,
proporcionando amplo desenvolvimento
econômico e social, sendo por seus benefícios,
adotado no Brasil.
D) A revitalização urbana das praças, dos museus e
de toda forma de expressão cultural da cidade
valoriza a homogeneização da cultura,
ocasionando uma perda da diversidade cultural.
E) Essa proposta de planejamento estratégico
possibilita uma parceria do público com as
empresas privadas, motivando novos empregos,
cuja consequência é a diminuição das
desigualdades sociais.
Questão 39
Roberto Da Matta analisa a ‘casa e a rua’ como duas
categorias sociológicas no sentido de Durkheim e
Mauss, para refletir como a sociedade brasileira
pensa seus espaços e suas relações sociais. Na
concepção de Da Matta, qual o significado para a
‘casa e a rua’?
A) Estabelecer a casa como o espaço do lar, da
proteção, do casamento e da harmonia, e a rua
como o espaço do público, da individualidade e da
liberdade.
B) Espaços marcados por simbolismo e construídos
social e culturalmente.
C) Uma forma de representação geográfica
estabelecida pelo indivíduo cujos papéis
relacionados com a rua são possuídos pelo
contraste da casa.
D) Espaço relacional no qual a cidadania é expressa
no ambiente público.
E) Categorias que marcam o tempo em espaços
hierarquizados.
Questão 40
A escola sociológica francesa apoia-se em dois
postulados inter-relacionados: a origem e o caráter do
pensamento são coletivos; cabe à pesquisa
sociológica localizar esta parte social na construção
do pensamento, sendo o papel do sociólogo
descobrir os significados profundos, inconscientes da
cultura. Nesta perspectiva, Marcel Mauss atesta
para:
A) Uma noção de pessoa inata ao indivíduo, pautada
no psicológico, social e cultural.
B) O indivíduo é percebido em sua representação
coletiva e não como uma simples categoria de
entendimento.
C) A interação da pessoa e sua homogeneidade no
contexto das oposições de entendimento.
D) O indivíduo é visto apenas psicologicamente
como uma pessoa.
E) A criação da noção de pessoa como categoria de
entendimento
Questão 41
O trabalho informal cresce continuamente no Brasil,
gerando várias polêmicas. Entre as questões
colocadas, destaca-se o trabalho informal como
alternativa de sobrevivência, para o indivíduo que
dele faz uso. Sobre a questão pode-se afirmar que:
A) segundo a Organização Internacional do Trabalho
(OIT), o trabalho informal é apenas uma fase
intermediária para o trabalho formal, que, ao ser
legalizado, proporcionará benefícios
previdenciários a todos.
B) o trabalho informal é visto, segundo a
Organização Internacional do Trabalho (OIT),
como uma categoria analítica de ‘trabalho
decente’, por abranger uma ampla noção de
espaço no mundo do trabalho, podendo ser
executado em casa, na aldeia e na rua.
C) o trabalho informal é uma alternativa viável para
as classes sociais no país.
D) a prática do trabalho informal cresceu nos países
desenvolvidos por causa da fragmentação dos
setores públicos e da economia, perante a
obrigatoriedade de programas e os ajustes
impostos pelo Fundo Monetário Internacional.
E) na América Latina, na década de 1990, todos os
postos de trabalho orientavam o setor informal
como alternativa.
Questão 42
Sobre o conceito de cultura de Clifford Geertz, de
influência Weberiana, é correto afirmar que:
A) é uma ‘teia’ cercada de significados e passível de
análise interpretativa e instrumental.
B) é um todo complexo, cujos significados requerem
uma ciência experimental para interpretá-los.
C) é um conceito metafórico que tem como base
significados criados pelo homem e requer uma
ciência interpretativa para analisá-los.
D) são ‘teias’ de significados e significantes tecidos
pelo homem cuja análise requer objetividade
instrumental.
E) é essencialmente semiótico, pois a cultura é vista
como uma ‘teia’ de significados produzidos pelo
homem.
Questão 43
As categorias de e, quando
usadas para pensar identidades, referem-se aos
mesmos problemas de ampliação e de construção de
uma identidade individual. Por meio dessas
categorias, os autores apontam como as identidades
estão em transformação e reformulação, fornecendo
mudanças num contexto individual e cotidiano. Essas
categorias mostram a similitude de dois autores, de
diferentes abordagens, que são:
A) Michel Focault e Evering Golfman.
B) Stuart Hall e Urick Back.
C) RicardoAntunes e Ronaldo Oliveira.
D) Anthony Guiddens (escrito errado pela banca) e Zigmann Bauman.
E) Adam Przeworski e David Harvey
Questão 44
De acordo com Ricardo Antunes, os processos de
intensificação do uso de novas tecnologias e de
novas formas de organização de produção, na era
pós-fordismo, possibilitam um trabalho mais
qualificado e revalorizado, acarretando, entretanto, o
desemprego e exclusão dos trabalhadores. Isso
ocorre devido:
A) à grande redução de custos e à otimização da
produtividade industrial e dos seus serviços.
B) ao aumento de desempregados e à grande
mobilidade destes em busca de emprego.
C) à redução dos custos e ao aumento da produção e
da procura da mão de obra.
D) a uma valorização tardia do sistema Taylorista de
produção.
E) à perda dos direitos trabalhistas.
Questão 45
No Brasil, a desigualdade social e a degradação
ambiental sempre andaram juntas. Atualmente, os
meios de produção buscam novos espaços e afirmam
fazer uso de meio ambiente de forma sustentável.
Várias são as concepções de desenvolvimento
sustentável, entre as quais a perspectiva de
sustentabilidade democrática. Qual das afirmativas
abaixo representa essa proposta?
A) A liberdade do homem para transformar o meio
ambiente conforme suas próprias necessidades,
sem espaço para diálogo com os autores
envolvidos.
B) É um processo em que as sociedades
administram suas condições materiais e sua
reprodução com base nos princípios éticos e
sociopolíticos, o que possibilita espaço para
redefinir valores e uma melhor distribuição dos
recursos ambientais.
C) O mercado é um ator privilegiado no mundo
globalizado, e qualquer governo democrático
elabora leis próprias para transformar os recursos
naturais em mercadorias, mesmo que essa lei
possa prejudicar populações diversas.
D) É aquela que atende às necessidades do
presente, sem comprometer a possibilidade das
gerações futuras.
E) Ela atende à necessidade presente do mercado,
sem comprometer a possibilidade das gerações
futuras no usufruto de seus recursos, com todo o
investimento do Estado democrático na
preservação do meio ambiente.
Questão 46
A degradação ambiental é um reflexo da crise da
sociedade do trabalho e do aumento das
desigualdades sociais. As origens sobre as crises
socioambiental e do mundo do trabalho estão
associadas, entre outros fatores a(à):
A) desterritorialização da política com uma perda de
soberania e poder do Estado.
B) mobilidade das empresas é fruto da globalização
e expressam um novo modelo de produção bem
mais eficiente que o modelo Fordista, com ampla
desvalorização do indivíduo.
C) uma grande perda de território político, na qual a
soberania do Estado é posta à mercê de
interesses coletivos.
D) perda de território, colocando em xeque a
soberania do país com a desterritorialização de
empresas e a chegada dos conglomerados
industriais, que buscam melhores ofertas e
condições operacionais favoráveis.
E) um deslocamento dos conglomerados industriais
em busca de países com condições operacionais
favoráveis, baixando o custo dos investimentos e
aumentando o lucro, resultando num investimento
maior da educação ambiental, com foco na
preservação ambiental e em programas de
reciclagem.
Questão 47
De acordo com Georg Simmel, a sociedade não é
algo estático e acabado, ao contrário, ela está em
movimento intenso por meio do conflito e do
consenso. Pode-se destacar na sociologia de
Simmel:
A) A sociabilidade como um conceito fundamental
para a compreensão da teoria de Simmel, por
destacar a importância das relações cotidianas na
sociedade.
B) Que sociedades definidas como verdadeiras
resultam de forças sociais positivas entre seus
grupos.
C) O conflito não é uma forma de ‘sociação’, porém
resolve os contrastes dentro das sociedades,
atuando como elemento essencial nos processos
de interação social.
D) Os aspectos negativos e positivos dos processos
sociais são responsáveis pela construção social.
Nesta relação, o conflito atua de forma negativa,
pois mostra a ausência de ‘sociação’.
E) O conflito como forma pura de ‘sociação’, por
atuar na resolução dos dualismos divergentes,
torna-se indispensável para a coesão do grupo.
Questão 48
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber são
pensadores considerados clássicos, por
contribuírem, sociologicamente, para o entendimento
social. Sobre essa contribuição, é correto afirmar que:
A) desenvolveram a teoria funcionalista, a teoria
crítica e a teoria das relações complexas, cujos
conceitos e categorias resultaram na sociologia
como disciplina acadêmica.
B) os autores priorizaram a análise crítica e objetiva
da sociedade.
C) desenvolveram teorias que se tornaram as bases
de interpretação da sociedade capitalista: a
sociologia funcionalista, a teoria crítica e a teoria
compreensiva.
D) consideravam a sociedade emergente positiva,
por romper com os laços feudais.
E) foram os responsáveis pelas teorias: positivista
mecanicista e marxista.
Questão 49
Para Antonio Gramsci, os intelectuais desempenham
um papel chave na sociedade por organizarem a
cultura e reformarem intelectual e moralmente a
desigualdade e a injustiça. O autor constrói uma
tipologia de intelectuais, dividida em intelectual
orgânico e intelectual tradicional. Sobre o intelectual
orgânico, é correto afirmar que:
A) atuou como um intelectual moral, sendo
responsável pela revitalização e organização do
modelo educacional vigente.
B) tem como função ser instrumento de construção e
consolidação de uma vontade individual que luta
contra a hegemonia educacional.
C) possibilita uma hegemonia da classe trabalhadora
sobre os partidos políticos.
D) surgiu para dar homogeneidade e coerência
interna na concepção de mundo, possibilitando à
classe dominada uma contra hegemonia.
E) atuou como um intelectual da classe dominante
para a hegemonia do status quo.
Questão 50
Max Weber, ao tratar dos estudos e das pesquisas
sobre a significação cultural, aponta que um
fenômeno cultural não se deduz ou se explica por
qualquer sistema de conceitos ou leis, por existir
relações entre os fenômenos culturais e suas ideias
de valor. Sobre essa perspectiva, pode-se concluir
que:
A) na reflexão Weberiana, os juízos de valores são
introduzidos na vida do pesquisador pela
sociedade e por suas atitudes e ações, cuja ideia
básica é a afetividade do indivíduo para com o
mundo e as ações que o cercam.
B) a cultura, na reflexão Weberiana, engloba juízos
de valores que são embutidos na vida do
pesquisador, direcionando o produto final.
C) o juízo de valor expressa ideias individualizadas,
que acabam direcionando as atitudes e ações dos
indivíduos como um todo.
D) expressa a premissa de que somos homens de
uma cultura com capacidade e vontade de conferir
um sentido ao mundo, e as ideias de valor são
decisivas para se considerar a cultura em cada
caso.
E) isso ocorre porque o conceito de cultura é um
conceito de juízo de valores de nossa realidade
empírica.
Questão 51
Boaventura de Souza Santos, com base no
paradigma “todo conhecimento é local e total”,
resgata o papel do senso comum na ciência moderna.
Sobre essa questão:
A) A ciência pós-moderna, ao ‘sensocomunizar-se’,
foca o conhecimento em autoconhecimento, em
sabedoria de vida, na valorização da diversidade,
e não apenas na produção tecnológica.
B) O global se apropria do discurso do senso comum,
e m b e n e f i c i o p r ó p r i o e m p r o l d a
transdisciplinaridade.
C) O poder local apropria-se do discurso global
mudando as relações em prol da pluralidade e
beneficiando interesses particulares no contexto
plural.
D) A ciência apropria-se do saber local, para uso de
novas tecnologias, sendo esta relação visível na
relação tecnologia e meio ambiente.
E) Local e global se mesclam num contexto plural,
transformando o senso comum em benefício de
uma ciência transdisciplinar cujo objetivo é o
amplo avanço nas tecnologias no interior,
abrangendo, inclusive, as terras indígenas.
Questão 52
De acordo com Max Weber, o modelo de educação
possui determinadas finalidades. São elas:
A) modelar o indivíduo conforme o modelo de
sociedade em reprodução.
B) despertar o carisma, preparar o aluno para uma
determinada conduta de vida e transmitir
conhecimento especializado.
C) transmitir conhecimento e preparar o indivíduo
para o mercado de trabalho.
D) reproduzir um modelo de sociedade com
indivíduos aptos à crítica social.
E) preparar o indivíduo exclusivamente para o
mercado de trabalho.
Questão 53
Práticas populistas, autoritarismos e violência foram
marcas constantes do Estado brasileiro que
contribuíram para uma cidadania tardia no país. A
Constituição de 1988 buscou assegurar a cidadania
por meio da liberdade individual e da proteção social,
a valorização e os direitos das populações indígenas
e quilombolas e o combate à discriminação. Sobre o
papel do Estado nesse processo na década de 1990,
pode-se afirmar que:
A) apesar da presença do Estado na ampliação dos
Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério
Público, para assegurar o cumprimento dos
direitos de cidadania garantidos em lei, entre
outros, ele sofreu mudanças aos seguir os
preceitos de um Estado mínimo, ocorrendo uma
desnacionalização da economia, refletindo-se no
aumento da exclusão social.
B) criou empresas reguladoras, novas políticas
sociais e uma visão de desenvolvimento
democrático, resguardando a cidadania plena dos
efeitos negativos da pós-modernidade.
C) viabilizou um aumento das exportações,
intensificando articulação do país com a
economia mundial. O Estado passou por ampla
metamorfose que possibilitou a privatização dos
setores econômicos estratégicos ao crescimento,
refletindo em fundos de investimentos e avanços
tecnológicos.
D) restaurou o Ministério Público para assegurar o
cumprimento dos direitos de cidadania garantidos
em lei, fez uma ampla reforma na previdência,
ampliou o judiciário e criou novos postos de
empregos.
E) focou na elaboração de políticas sociais e uma
visão de desenvolvimento democrático, com
intuito de resguardar a cidadania e seus valores.
Questão 54
Em seu livro, As Consequências da modernidade,
Anthony Giddens analisa a natureza e os efeitos da
modernidade nas instituições modernas e busca
explicar a natureza de suas descontinuidades, assim
como suas implicações nas culturas tradicionais. De
acordo com a reflexão de Giddens:
A) a relação espaço/tempo possuem uma lógica de
continuidade temporal que abrange todas as
sociedades através do processo de globalização.
B) diferente do que ocorreu nas sociedades do
mundo pré-moderno, não houve uma separação
entre tempo/espaço, proporcionando uma
ordenação e reorganização das culturas.
C) apesar da modernização das sociedades, a
tradição desempenha seu papel, ao integrar a
ação com a organização tempo/espaço da
comunidade.
D) espaço/tempo possuem um papel central na
modernidade, sua continuidade abrange todas as
sociedades num projeto de globalização,
quebrando a ideia de descontinuidade e
fragmentação social.
E) a continuidade estabelecida na relação
espaço/tempo, nas sociedades tradicionais,
possibilita uma ação entre os indivíduos.
Questão 55
Émile Durkheim destacou-se por instituir a sociologia
como disciplina acadêmica e por suas análises, das
quais se pode(m) destacar:
A) o estudo sobre as relações de trabalho e a criação
do conceito de solidariedade mecânica para
justificar a diferença de classe no interior da
sociedade.
B) o conceito de estratificação social com ênfase na
consciência coletiva.
C) a reflexão sobre relações de trabalho e conceitos
de solidariedade orgânica e mecânica, expõem a
diferença de classe na sociedade.
D) a solidariedade dos indivíduos no cotidiano, o que
resultou no conceito de solidariedade orgânica.
E) a consciência coletiva como um conjunto de
crenças e sentimentos comuns de uma
sociedade, ou seja, uma consciência social.
Questão 56
A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres
humanos para viver em sociedade, que se
desenvolve pelo processo de socialização.
Destaca(m)-se neste processo:
A) assimilação dos hábitos, das regras e dos
costumes característicos de um grupo, em que o
processo de socialização varia de cultura para
cultura.
B) capacidade da pessoa em assimilar regras e
hábitos de sua cultura como única.
C) conflitos sociais no todo.
D) apenas os aspectos individuais do homem.
E) uma assimilação dos hábitos, das regras e dos
costumes característicos de um grupo.
Questão 57
Karl Marx realizou uma análise crítica sobre a
sociedade industrial, e uma de suas críticas diz
respeito:
A) à falta de habilidade dos meios de produção na
geração de novos empregos.
B) a meios de produção que criou uma falsa ideia de
liberdade, pois o indivíduo tornara-se, como
trabalhador, ‘escravo’ dos meios de produção,
através da exploração da mão de obra, criando o
conceito de mais-valia para explicar essa relação.
C) à exploração da mão de obra do trabalhador pelos
meios de produção.
D) à incapacidade de a sociedade industrial
gerenciar seus lucros, por causa da valorização
do trabalhador, com aumento salarial.
E) à incapacidade de o trabalhador organizar-se
sindicalmente e obter lucros.
Questão 58
Como Max Weber conceitua uma ação social?
A) Uma modalidade de conduta (ressaltando a
intenção do indivíduo), dotada de sentido e
voltada para a ação de outras pessoas.
B) A conduta do indivíduo da qual todo contato social
constitui uma ação social.
C) Uma conduta individual voltada para ações
particulares socialmente regradas.
D) O contato informal entre os indivíduos.
E) Uma modalidade de conduta, dotada de sentido e
voltada para a ação de outras pessoas.
Questão 59
É de conhecimento sociológico que as relações de
poder não se localizam apenas no Estado, estando
presente nas relações microssociais, como, por
exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na
escola, entre alunos e professores, entre outros. Esta
visão do poder como capacidade de moldar e
disciplinar o comportamento expressa as ideias de:
A) Gilberto Dupas.
B) Michel Foucault.
C) Max Wertan.
D) Robert Castells.
E) Richard Sennett.
Questão 60
Dos clássicos da Sociologia Brasileira, podem-se
destacar duas abordagens de pesquisas: as análises
sobre o populismo e o imperialismo, e as pesquisas
de abordagem cultural sobre a formação da
sociedade brasileira cujas ideias se contrapunham ao
racismo da época que atribuía o atraso da sociedade
brasileira à presença de negros e índios. Quais os
sociólogos que representam essas vertentes de
análise?
A) Karl Mannheim e Alain Touraine.
B) Roberto Da Matta e Roberto Cardoso de Oliveira.
C) Fernando Henrique Cardoso e Florestan
Fernandes.
D) Octávio Ianni e Gilberto Freyre.
E) José Murilo de Carvalho e Roberto Cardoso de
Carvalho.
Questão 57 - Romerson W. R. Z. Junior.
ResponderExcluirGUSTAVO HENRIQUE ROCHA FAGUNDES - Questão 37 ( PROVA 25)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMariana Perazio, questão 45 e 56.
ResponderExcluirGUSTAVO HENRIQUE ROCHA FAGUNDES - Questão 58 ( PROVA 25)
ResponderExcluirBianka Arruda da Silva - questão 48
ResponderExcluirQuestão 56 - Washington Luis de Almeida Júnior
ResponderExcluirFavor desconsiderar este comentário, Fernanda.
ExcluirJá havia sido escolhida.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirLetícia Soares do Couto: questões 52 e 55
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ResponderExcluirArtur Marques Do Nascimento - Questão 44 .
ResponderExcluirProva 25
ExcluirQuestão 58 - Renato Nunes Inácio Júnior
ResponderExcluirJá havia sido escolhida.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMaria Lúcia Neves - FUNCAB 2012 MPE Rondônia - 3.2021 Trabalho 05 Sociologia Questão 58
ResponderExcluir3.2021 Trabalho 05 Sociologia. Ana Cláudia Toledo Medeiros - Questão 37
ResponderExcluir3.2021 Trabalho 05 Sociologia. Leticia Mendoza Questão 57
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