Questões de Concurso - FGV 2014 SUSAM Sociólogo

Olás,

Vamos, então, passar por uma publicação seriada de Provas de Concurso. Esta é a nossa 23ª a respeito.

31 Em Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim identificou os princípios fundamentais para realizar uma pesquisa científica dos fenômenos sociais e sustentou a possibilidade de uma análise causal dos mesmos, buscando a explicação da vida social na natureza da própria sociedade. Assinale a opção que caracteriza corretamente os procedimentos metodológicos envolvidos na explicação causal dos fatos sociais para Durkheim. 

(A) Para explicar um fenômeno social deve‐se investigar   como os fatos morais são determinados pelas estruturas socioeconômicas. 

(B) A causa eficiente de um fato social deve ser procurada entre os estados da consciência individual que influenciam a ação social de cada indivíduo. 

(C) A função de um fato social deve ser pesquisada avaliando os resultados úteis que este fato produz para o todo social, em dadas circunstâncias. 

(D) A origem de um fato social de uma certa importância deve ser investigado em outros fatos sociais. 

(E) As causas que produzem um fato social são as funções que este desempenha no interior de uma sociedade.


32 A sigla ANT é a abreviação da expressão inglesa Actor Network Theory, internacionalmente utilizada para se referir à Teoria Ator Rede. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o objeto de estudo da ANT. 

(A) A ANT é uma teoria semiótica, que estuda as relações de significação cultural que os homens estabelecem nos diversos cenários de conflito. 

(B) A ANT analisa o contexto social que liga os objetos humanos e os tecnológicos, com o objetivo de esclarecer as escolhas ideológicas dos atores sociais. 

(C) A ANT considera os objetos teóricos, técnicos ou naturais como equivalentes, entrelaçados em uma rede onde o social e o tecnocientífico são tratados em simetria. 

(D) A ANT busca estabelecer intertextualidades entre os planos social, político e científico, com o objetivo de descrever as redes conceituais da ciência. 

(E) A ANT estuda os fatos científicos e técnicos à luz do papel social do cientista, cuja função é explicar como as ações individuais configuram uma totalidade social e cognitiva. 


33 Na segunda metade do século XX, Thomas Kuhn e Paul Feyerabend elaboraram teorias epistemológicas críticas em relação ao neopositivismo e à epistemologia popperiana. O pensamento epistemológico de Kuhn e Feyerabend 

(A) considera a produção teórica em termos de verdade aferível pela observação empírica. 

(B) renova a noção de razão científica como único critério de produção de conhecimento. 

(C) defende um método próprio para a ciência, de modo a demarcá‐la dos demais conhecimentos. 

(D) inclui o aspecto histórico do conhecimento como integrante da produção científica. 

(E) examina o fato científico traduzindo‐o em termos de estrutura lógica


34 As alternativas abaixo caracterizam corretamente o método de pesquisa survey aplicado às Ciências Sociais, à exceção de uma. Assinale‐a. 

(A) Prevê o uso de questionários para coleta de dados em trabalho de campo. 

(B) Recorre à estatística e a uma base empírica não controversa para a análise dos dados. 

(C) Permite a projeção dos resultados obtidos para a população representada. 

(D) Testa de modo acurado hipóteses que precisam ser confirmadas. 

(E) Utiliza a observação, a análise do discurso e entrevistas individuais densas. 


35 Relacione os tipos de entrevista, listados a seguir, com suas respectivas caracterizações. 

1. Entrevista projetiva 

2. Entrevista com grupos focais 

3. Entrevista de histórias de vida 

4. Entrevista estruturada 

(   ) Baseia‐se em recursos visuais  como cartões, fotos ou filmes, mostrados aos entrevistados. 

(   ) Retrata as experiências de pessoas, grupos ou organizações, retomadas retrospectivamente pelo informante. 

(   ) É conduzida por um moderador que estimula os participantes a discutirem um assunto de interesse comum. 

(   ) Pauta‐se em um questionário com perguntas previamente formuladas e permite a comparação entre as respostas de um mesmo conjunto de indagações. 

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

(A) 1 – 3 – 2 – 4. 

(B) 1 – 4 – 2 – 3. 

(C) 4 – 2 – 3 – 1. 

(D) 2 – 4 – 3 – 1. 

(E) 4 – 3 – 2 – 1. 


36 O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de 1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas. Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise as afirmativas a seguir. 

I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema de diferenças entre os seus diversos elementos considerados em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista Ferdinand de Saussure. 

II. A estrutura na antropologia de Lévi‐Strauss é um dado concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas normas sociais, como o parentesco, por exemplo. 

III. A emergência do pós‐estruturalismo, com Jacques Derrida, radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar qualquer forma de análise que se refira a elementos internos ao texto. 

Assinale: 

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. 

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. 

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. 

(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


37 Leia os fragmentos a seguir. 

1. “Um sistema social é um modo de organização de elementos de ação relativo a processos persistentes ou ordenados de mudança dos padrões interativos de uma pluralidade de atores individuais. Uma vez que um sistema social é um sistema de processos de interação entre atores, é a estrutura das relações entre os atores, enquanto envolvidos nos processos interativos, que é essencialmente a estrutura do sistema social”. 

2. “Posto que a fundação da física social completa o sistema das ciências naturais, torna‐se possível e mesmo necessário resumir os diversos conhecimentos adquiridos, que atingiram, então, um estado fixo e homogêneo, a fim de coordená‐los, apresentando‐os como diferentes ramos de um tronco único, ao invés de continuar considerando‐os apenas como vários corpos isolados”. 

3. “Não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados e representados para, a partir daí, chegar aos homens de carne e osso; parte‐se dos homens realmente ativos e, a partir de seu processo de vida real, expõe‐se também o desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse processo de vida. (...) não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência”. 

Assinale a opção que identifica corretamente as correntes teóricas que cada fragmento representa. 

(A) 1. Positivismo; 2. Materialismo Histórico; 3. Funcionalismo. 

(B) 1. Funcionalismo; 2. Positivismo; 3. Materialismo Histórico. 

(C) 1. Materialismo Histórico; 2. Funcionalismo; 3. Positivismo. 

(D) 1. Funcionalismo; Materialismo Histórico; 3. Positivismo. 

(E) 1. Materialismo Histórico; 2. Positivismo; 3. Funcionalismo


38 Liberalismo e Socialismo são correntes teóricas herdeiras da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Assinale a opção que identifica corretamente o ideário liberal e o socialista, a partir dessa dupla herança. 

(A) Tanto o liberalismo quanto o socialismo teorizaram sobre a sociedade industrial, a partir da ideia de que o bem‐estar comum deve ser otimizado através do livre jogo da oferta e da procura em todos os campos.   

(B) O liberalismo traduziu o princípio da igualdade da Revolução Francesa na concepção estatizante da economia planificada, ao passo que o socialismo fez desse princípio a base do Estado protetor dos direitos coletivos econômicos e sociais. 

(C) Tanto o liberalismo quanto o socialismo conceberam o movimento constante das sociedades humanas a partir do princípio do progresso, entendido como a ordenação natural, contínua e transcendente da História.

(D) O liberalismo traduziu o princípio da liberdade sob a forma dos direitos individuais, como a liberdade de expressão e a livre iniciativa, ao passo que o socialismo tendeu a considerar o direito à propriedade privada uma razão dos conflitos sociais. 

(E) Tanto o liberalismo quanto o socialismo propuseram uma relação harmônica entre liberdade e igualdade, na medida em que defenderam a restrição das liberdades de empreender, investir e contratar, em nome da contenção das desigualdades sociais


39 a 45 ficam desconfiguradas ao copiar, verificar no arquivo original


46 “No nível mais elementar, ação refere‐se simplesmente às práticas dos seres humanos: o que eles fazem. Contudo, desde os primórdios da sociologia, há também grande interesse na constituição dos atores e na ação per se. Weber, por exemplo, distinguia quatro diferentes tipos de ação social: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional”. (Adaptado de SCOTT, John (org). Sociologia: conceitos‐chave. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p.13.) Considere os comportamentos abaixo listados e classifique‐os com base na tipologia de ação social estabelecida por Weber. 

1. Um engenheiro projeta a construção de uma ponte, avaliando os meios e recursos necessários. 

2. Um jogador de futebol agride o juiz durante uma partida, por estar descontente com a arbitragem. 

3. Um casal realiza a cerimônia de matrimônioem uma igreja, mesmo não sendo devoto. 

Os exemplos acima ilustram, respectivamente, 

(A) uma ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores e ação afetiva. 

(B) uma ação racional com relação a valores, ação tradicional e ação afetiva. 

(C) uma ação racional com relação a fins, ação afetiva e ação tradicional. 

(D) uma ação afetiva, ação tradicional e ação racional com relação a valores. 

(E) uma ação racional com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional.


47 Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo [androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero, construídos como duas essências sociais hierarquizadas. (Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43) As opções a seguir caracterizam corretamente as pré‐condições para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica, à exceção de uma. Assinale‐a. 

(A) A diferenciação de gênero é incorporada na forma de habitus. 

(B) O valor da superioridade masculina é imposto por meio de uma violência física. 

(C) As hierarquias sociais e de gênero são reproduzidas por vias simbólicas. 

(D) O princípio androcêntrico é garantido mediante uma coerção indireta. 

(E) A superioridade da ordem masculina é reconhecida como natural pelos dominados.


48 O desenvolvimento da sociedade industrial, ao longo do século XIX, foi objeto da reflexão sociológica. Karl Marx e Émile Durkheim foram dois teóricos que participaram dessa discussão, através da análise da divisão do trabalho. Assinale a opção que identifica corretamente aspectos dessa análise em Marx e Durkheim. 

(A) Para Durkheim, a divisão do trabalho é fonte de anomia, pois destrói a coesão social em razão da crise moral que instala nos comportamentos. 

(B) Para Marx, a realização do trabalho humano no produto manufaturado está em relação diretamente proporcional   à acumulação de capital investido e à elevação dos salários. 

(C) Para Durkheim, a sociedade industrial se caracteriza pela preponderância da solidariedade orgânica, dependente do direito repressivo para conter os atos que ameaçam tal solidariedade. 

(D) Para Marx, a divisão do trabalho é uma expressão econômica do caráter social do trabalho no interior da alienação. 

(E) Para Marx e Durkheim, o processo de industrialização traz como consequência a elevada independência e especialização das atividades produtivas.


49 A polissemia do conceito de cultura faz parte da própria história de sua construção, culminando com as contribuições da Antropologia e das Ciências Sociais a partir da segunda metade do século XIX. Assinale a opção que apresenta corretamente um conceito de cultura de acordo com seu proponente. 

(A) Edward Tylor (1832‐1917) apresentou a primeira elaboração antropológica do conceito de cultura, baseada no relativismo cultural, na evolução multilinear dos grupos humanos e na autonomia do fenômeno cultural em relação às determinações biológicas. 

(B) Franz Boas (1858‐1949) reconceituou cultura, a partir da crítica ao relativismo da Antropologia precedente, e atribuiu à pesquisa antropológica a função de estabelecer as leis universais que regem a evolução da história e da vida social dos diferentes povos. 

(C) Émile Durkheim (1858‐1971), ao estudar a religião como fato social, mostrou que a cultura é o campo da singularidade e da irregularidade, razão pela qual sua abordagem passou a exigir contextualização, em razão das diferentes perspectivas subjetivas que a moldam. 

(D) Marcel Mauss (1872‐1950) propôs uma teoria da dádiva (tríplice obrigação de dar, receber e retribuir) com a qual revelou a dimensão utilitária, egoísta e individual de bens e serviços presente tanto em sociedades arcaicas quanto modernas. 

(E) Clifford Geertz (1926‐2006) formulou um conceito semiótico de cultura, ao defender uma perspectiva interpretativa dos significados que os diversos grupos humanos conferem a suas ações e a si mesmos, em suas várias formas de manifestação.


50 “Se, na concepção do decurso da história, separarmos as ideias da classe dominante da própria classe dominante e se as concebermos como autônomas, se nos limitarmos a dizer que em uma época estas ou aquelas ideias dominaram, sem nos preocuparmos com as condições de produção e com os produtores destas idéias, se, portanto, ignorarmos os indivíduos e as circunstâncias mundiais que são a base destas ideias, então é correto afirmar, por exemplo, que, na época em que a aristocracia dominou, os conceitos    de honra, fidelidade etc. dominaram, ao passo que na época da dominação da burguesia dominam os conceitos de liberdade, igualdade etc.” (MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1987, p. 73.) 

As alternativas a seguir fornecem características do conceito de ideologia tal como concebido por K. Marx e F. Engels, à exceção de uma. Assinale‐a. 

(A) A consciência determina a inserção dos homens no processo produtivo. 

(B) As idealidades são condicionadas pelos interesses materiais. 

(C) Mascaram‐se os conflitos sociais, ao se universalizar interesses que são particulares. 

(D) Representações e ideias são meios de dominação de uma classe social sobre outra. 

(E) A produção das ideias é inseparável das condições sociais e históricas nas quais são produzidas


51 Assinale a alternativa que identifica corretamente uma característica da modernidade, conforme a análise proposta pela perspectiva teórica de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. 

(A) O esclarecimento é solidário da modernidade, que traz a marca da razão instrumental característica da vontade de dominação e desmistificação que pautou o processo do iluminismo, resultando na transformação da própria razão no mito que ela pretendeu desfazer. 

(B) A modernidade é reconhecível nas descontinuidades que separam as instituições sociais modernas das ordens sociais tradicionais, como, por exemplo, o caráter inédito do sistema político do estado‐nação. 

(C) A expansão do industrialismo é a marca da modernidade, ao mesmo tempo símbolo de turbulências e de oportunidades de renovação social, graças à combinação entre divisão do trabalho e individualismo moral. 

(D) O risco é a principal característica da modernidade, no sentido de que as ameaças provocadas pelo desenvolvimento técnico‐industrial, como, por exemplo, os desastres ambientais, são imprevisíveis e imanentes à racionalidade, o que torna a sociedade um tema e um problema para ela própria.   

(E) O caráter paradoxal da modernidade advém do alto custo intrínseco ao progresso material, que se paga às expensas da expansão da racionalização e da burocratização, em um processo contínuo de desencantamento do mundo.


52 “Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a pensar as características de uma identidade social, de uma experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas”. (SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.) Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a seguir. 

I. A noção de habitus permite identificar as estruturas condicionantes do comportamento humano que são exteriores e anteriores à prática social. 

II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa, uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao sociólogo ao analisar as relações sociais. 

III. O conceito de habitus permite apreender as relações de afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas sociais condicionantes. 

Assinale: 

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. 

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. 

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. 

(D) se somente a afirmativa I e II estiverem corretas. 

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


53 Desde a concepção grega sobre as formas clássicas de governo – monarquia, aristocracia e democracia –, assistimos à reelaboração desta última, conforme se tornou sinônimo da modernidade política ocidental.   Assinale a alternativa que caracteriza corretamente uma definição conceitual da democracia em relação à concepção das formas clássicas de governo. 

(A) Na concepção platônica de governo, a democracia é considerada o ápice da degeneração progressiva do ideal de governo justo, depois da timocracia, da oligarquia e da tirania. 

(B) A tipologia aristotélica de governo dissolveu a hierarquia entre governos bons e maus, relativizando‐os conforme as diferentes experiências históricas moldaram sua valoração. 

(C) No século XVIII, a tradição política inglesa e francesa da defesa da monarquia constitucional identificou democracia com virtude pública, liberdade política e igualdade social. 

(D) A democracia, como processo de constitucionalização do poder e estabilização das instituições representativas, renovou, no século XIX, a contraposição clássica em relação à monarquia. 

(E) A partir do século XX, o conceito de democracia passou a incluir necessariamente a soberania popular representativa e o reconhecimento constitucional de direitos fundamentais.


54 Como muitos antropólogos já concluíram, a distinção clássica entre natureza e cultura não pode ser utilizada para descrever dimensões ou domínios internos a cosmologias não‐ocidentais sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa. Tal crítica exige a dissociação e redistribuição dos predicados subsumidos nessas duas séries paradigmáticas que tradicionalmente se opõem (natureza e cultura): universal e particular, objetivo e subjetivo, dado e construído, humanidade e animalidade, entre tantos outros. Um dos traços do pensamento ameríndio seria seu multinaturalismo em contraste com as cosmologias multiculturalistas modernas. Enquanto estas se apóiam na implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade das culturas, a concepção ameríndia suporia uma unidade do espírito e uma diversidade dos corpos. Recombinar, portanto, para depois dessubstancializar, pois as categorias de Natureza e Cultura, no pensamento ameríndio, não possuem o mesmo estatuto de seus análogos ocidentais; elas não assinalam regiões do ser, mas antes configurações relacionais, pontos de vista. (CASTRO, E.Viveiros de (adaptado de http://www.oquenosfazpensar.com/web/).) 

Assinale a alternativa que identifica a corrente teórica da antropologia contemporânea descrita no trecho citado. 

(A) Perspectivismo. 

(B) Relativismo. 

(C) Difusionismo. 

(D) Evolucionismo. 

(E) Naturalismo


55 Em seu esforço de compreender o processo de modernização e racionalização na sociedade, Max Weber analisou as formas de dominação legal, extraindo daí o conceito de burocracia.   Sobre esse conceito, analise as afirmativas a seguir. 

I. A administração burocrática moderna é ordenada segundo leis e regras, que fixam a distribuição das atividades, estabelecem os poderes de mando e os recursos de coação eventualmente necessários ao cumprimento dos deveres distribuídos. 

II. A burocratização não é exclusiva do Estado, sendo também encontrada em organizações eclesiásticas e em empresas privadas, que concentram os meios de administração no topo da hierarquia e utilizam regras racionais, visando à máxima eficiência. 

III. Na organização burocrática, o exercício da autoridade legal está relacionado com o cargo profissional ocupado pelo funcionário, que está subordinado a uma ordem objetiva e impessoal que orienta suas ações. 

Assinale: 

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. 

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. 

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. 

(D) se somente a afirmativa I e II estiverem corretas. 

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


56 Os chamados “novos movimentos sociais” englobam uma enorme diversidade de movimentos e marcaram fortemente a segunda metade do século XX, atingindo seu ápice em maio de 1968, na Europa e Estados Unidos, e chegando ao Brasil, com maior intensidade, na década de 1980. Esses diferentes movimentos levantaram questões para os paradigmas tradicionais da Sociologia, que foi obrigada a repensar os conceitos de classe e de conflito. (Adaptado de ANDRADE, Daniel Pereira. "Os novos movimentos sociais e o paradigma das classes", in Estudos de Sociologia, UFPE, v. 13, n. 2, p. 139.) Assinale a alternativa que caracteriza corretamente os "novos movimentos sociais", aos quais o autor se refere no texto acima. 

(A) Realizam ações coletivas sob o controle do Estado e dos partidos. 

(B) Lutam por melhores salários e pela organização dos trabalhadores em sindicatos. 

(C) Agregam grupos sociais definidos, com o objetivo de promover a mudança do regime político. 

(D) Envolvem agentes portadores de identidades sociais plurais e autonomizadas. 

(E) Agem dentro das instituições políticas e organizam manifestações oposicionistas


57 Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir. 

I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola, fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o convívio com competências culturais variadas, diluindo as diferenças de aprendizado anterior. 

II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica, na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade de uma única forma de cultura, desconsiderando e inferiorizando a cultura dos segmentos populares. 

III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para a outra, a escola é o espaço onde o legado cultural da família se transforma em legado econômico, relacionado à possibilidade de a educação prover ascensão econômica e social. 

Assinale: 

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. 

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. 

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. 

(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 


58 e 59 desconfiguram ao copiar, verificar no arquivo original


60 (Em http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_11) “Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. Essa gente toda recebe salário, chega de manhã, almoça no bandejão, fala mal do chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são, digamos, trabalhadores tradicionais. Mas desde 2011 essa equipe começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por especialistas conectados pela Internet em todo o mundo. Nenhum deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam tarefas específicas, como a criação de softwares, e partem para outra.” (Revista Exame, edição 1035 de 20 de fevereiro de 2013 em http://exame.abril.com.br/revista‐exame/edicoes/1035/noticias/flexivel‐e‐mais‐barato) A charge e o texto reportam experiências diferentes do mundo do trabalho ao longo do século XX e início do século XXI. 

Assinale a alternativa que identifica corretamente características respectivas das duas experiências retratadas. 

(A) Ambiente de trabalho flexível e aberto / Alto grau de especialização de tarefas. 

(B) Trabalho em tempo integral com um mesmo empregador / Diferenciação sexual e social do trabalho. 

(C) Realização de uma única tarefa pelo trabalhador / Indistinção entre espaço de trabalho e espaço doméstico. 

(D) Treinamento e educação continuada do trabalhador / Disciplina da força de trabalho. 

(E) Estabilidade no emprego / Expectativa de progressão vertical na hierarquia de uma organização.  

Comentários

  1. Professora, bom dia, as questões 58 e 59 (as que desconfiguram) dessa prova, eu vou escolher para explicar a respeito e concluir a obrigatoriedade da disciplina.
    Marlom da Silva Lemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, bom dia a Jennifer escolheu 58, logo eu vou dispensar esta e manter a 59... Obrigado

      Excluir
    2. Boa noite professora.... também vou ficar com a questão 46 dessa mesma prova.

      Excluir
    3. Nenhum dos comentários aparece identificado para mim.

      Excluir
  2. Jennifer Vitória Mendes Wenceslau - Questão 58

    ResponderExcluir
  3. Questão 57 - FGV 2014 SUSAM Sociólogo - Isabela de Oliveira Costa Perdigão

    ResponderExcluir
  4. Davi Dias Toledo Ferreira24 de agosto de 2021 às 15:30

    Questão 48 - Davi Dias Toledo Ferreira

    ResponderExcluir
  5. gabriel ferreira guedes - questão 51 e 54

    ResponderExcluir
  6. 3.2021 Trabalho 05 Sociologia - Questão 48

    ResponderExcluir
  7. Yasmin Barbieri 3.2021 Trabalho 05 Sociologia. Questão 31

    ResponderExcluir

Postar um comentário