Questões de Concurso - COTEC 2020 Brasília de minas MG Professor Sociologia

Olás.


Como na próxima semana meus alunos estarão estudando para prova da disciplina, farei algumas postagens extras para compensar os dias que não falei sobre Questões de Concurso em provas versando sobre Sociologia. E, sem demora, vamos para a nossa 21ª Prova de Concurso, desse certame com poucas questões e do interior de Minas Gerais.

QUESTÃO 01 
Analise as afirmativas abaixo: No século XIX, autores publicaram pela primeira vez obras de grande valor no campo da Política, Sociologia e Antropologia, que contribuíram decisivamente para consolidar essas áreas do conhecimento. Entre eles e suas respectivas obras, podemos citar: 
I - Nicolau Maquiavel, autor de O Príncipe, é considerado o fundador do pensamento e da ciência política moderna, com destaque para a discussão sobre o Estado e o governo. 
II - Auguste Comte, autor de Curso de filosofia positiva, publicou ainda sobre o método científico, defendendo que o espírito positivo tem a ciência como investigação do real. 
III - Edward Burnett Tylor é considerado o pai do conceito moderno de cultura, e sua principal obra é Primitive Culture. 
IV - Jean-Jacques Rousseau publicou Do Contrato Social, destacando discussões sobre o poder, a liberdade, o Estado e a sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 
B) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
C) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 
D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.


QUESTÃO 02

De acordo com BUSS-SIMAO et. al. (2010), indicações que nos permitam pensar corpo e infância como uma interconexão das heranças da natureza e da cultura, valemo-nos de interrogações, que nos remetem a uma concepção de potência, mas compreendemos que a potência também não pode ser pensada somente como uma herança da natureza, uma potencialidade herdada. É necessário pensá-la na relação, na interconexão entre natureza e cultura, pois se constrói e reconstrói nas relações com a natureza nas interações sociais, no diálogo e no confronto com a cultura material e imaterial, assim como com os seres e elementos da natureza. Essas reflexões nos dão pistas para pensar estratégias educativas que privilegiem essa dimensão no cotidiano dos contextos educativos: conceber as crianças e seus corpos como potencialidades, e não mais como uma natureza que precisa ser "controlada" e moldada. 

Analise as afirmativas abaixo: 

I - Educadores devem se preocupar menos com a educação da infância e mais com a infância da educação, afirmando a necessidade de conhecer as crianças e as infâncias com as quais desenvolve o trabalho educativo. 

II - Educadores devem ter a convicção de que é necessário pensar os conceitos de adulto e de criança tendo como orientação a ideia de adulto-modelo e de criança-modelo. 

III - Investigar e refletir sobre as experiências concretas e as condições da infância permitem ao adulto compreender não apenas as crianças, mas também conhecer melhor a si mesmo. 

IV - Necessário pensar em um projeto de educação que supere a ideia de que a criança deve ser formada para um projeto que busque valorizar e respeitar as homogeneidades e heterogeneidades das crianças e infâncias. 

Assinale a alternativa CORRETA: 

A) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 

B) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 

C) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

D) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.


QUESTÃO 03 

É por meio da luta de classes que as principais transformações estruturais são impulsionadas, por isso ela é dita o “motor da história”. A classe explorada constitui-se, assim, no mais potente agente da mudança. Por isso se distinguem conceitualmente as classes em si como o conjunto dos membros de uma sociedade que são identificados por compartilhar determinadas condições objetivas, ou a mesma situação no que se refere à propriedade dos meios de produção, das classes para si, que são classes que se organizam politicamente para a defesa consciente de seus interesses, cuja identidade é construída também do ponto de vista subjetivo. Essa é uma formulação utilizada por teóricos ligados à concepção: 

A) Liberal. 

B) Funcionalista. 

C) Marxista. 

D) Positivista. 

E) Tecnicista. 


QUESTÃO 04 

Estudos e pesquisas atuais em educação no Brasil indicam que a questão da diferença e da identidade cultural se tornou um dos principais focos da atenção dos educadores. Aos desafios que emergem na coexistência diferenciada de sujeitos que se constituem na relação entre múltiplas culturas (tanto do ponto de vista étnico, quanto geracional, físico-mental e de gênero), vêm-se formulando respostas educativas numa perspectiva intercultural. Ou seja, buscasse reconhecer o outro como produtor de significados, no sentido de acolhê-lo e compreendê-lo mediante múltiplas linguagens e estratégias relacionais, deixar-se interpelar por eles, responder-lhe de modo respeitoso e criativo, estabelecer laços de comunicação e de reciprocidade que vivificam as tramas complexas de significados constitutivas dos contextos socioculturais. 

Analise as afirmativas abaixo: 

I - Para além da perspectiva da diversidade, emerge também a perspectiva da diferença, sendo que essa se constitui pela autoafirmação do sujeito, com múltiplas alternativas de interpretações e posicionamentos singulares. 

II - As relações sociais e educacionais transformam-se a partir do reconhecimento da diferença que se manifesta nas ações, nos saberes, nas interações desenvolvidas pelos diferentes sujeitos. 

III - Sujeitos que se constituem subjetivamente no jogo fluido, ambivalente, relacional do entrelaçamento de suas diferentes identidades e, ao mesmo tempo, constituem e transformam esses mesmos campos identitários. 

IV - As pessoas se educam em relação aos outros e entre si, mediatizadas pelo mundo; também seus mundos e suas culturas se transformam na medida em que eles estabelecem mútuas interferências, mediatizadas pelas próprias pessoas que interagem. 

Assinale a alternativa CORRETA. 

A) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 

B) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 

C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

E) Todas as afirmativas são verdadeiras. 


QUESTÃO 05

A Sociologia sempre debateu sobre as relações entre indivíduo e sociedade, entre modernidade e tradição. Um dos autores representativos desse debate é Anthony Giddens, que, em seu livro As consequências da modernidade, apresenta a seguinte afirmação: “A reflexividade da vida social moderna consiste no fato de que as práticas sociais são constantemente examinadas e reformadas à luz de informação renovada sobre estas próprias __________, alterando assim constitutivamente seu caráter. [...] Todas as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento que os atores têm delas. Saber "como ir adiante" no sentido de Wittgenstein é intrínseco às __________ que são tiradas da, e reproduzidas pela, atividade humana. Em todas as culturas, as _________ sociais são rotineiramente alteradas à luz de descobertas sucessivas que passam a informá-las. Mas somente na era da modernidade a revisão da __________ é radicalizada para se aplicar (em princípio) a todos os aspectos da vida humana, inclusive à intervenção tecnológica no mundo material. Diz-se com frequência que a modernidade é marcada por um apetite pelo novo, mas talvez isto não seja completamente preciso. O que é característico da __________ não é uma adoção do novo por si só, mas a suposição da reflexividade indiscriminada — que, é claro, inclui a reflexão sobre a natureza da própria reflexão.” 

A alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto é: 

A) convenções, práticas, convenção, práticas, modernidade. 

B) práticas, práticas, convenções, convenção, modernidade. 

C) práticas, convenções, práticas, convenção, modernidade. 

D) convenções, práticas, práticas, modernidade, convenção. 

E) práticas, práticas, convenções, modernidade, convenção. 


QUESTÃO 06 

Leia a definição a seguir: Traduz-se numa visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc. Essa definição refere-se ao: 

A) Humanismo. 

B) Individualismo. 

C) Egoísmo. 

D) Etnocentrismo. 

E) Antropocentrismo. 


QUESTÃO 07 

Aplicamos o relativismo cultural quando suspendemos nossas próprias crenças culturais, por mais que estejam profundamente sustentadas, e passamos a examinar uma ou várias situações de acordo com os padrões de uma outra cultura. Sobre a relativização, analise as afirmativas abaixo: 

I - Relativizar é ver as verdades da vida menos como uma questão de essência das coisas e mais como uma questão de posição. 

II - Relativizar é compreender o outro e a outra cultura a partir dos nossos valores morais e nossos padrões sociais. 

III - Relativizar é transformar características e diferenças culturais em hierarquias, por mais que revelem coerências para o outro. 

IV - Relativizar é procurar avaliar os costumes e tradições como produtos de uma cultura, que não é melhor e nem pior que a nossa. 

V - Relativizar é procurar compreender as artes, os costumes e as tradições como elementos materiais ou imateriais próprios de uma mesma comunidade. 

Assinale a alternativa CORRETA. 

A) Somente as afirmativas I, VI e V são verdadeiras. 

B) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 

C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.


QUESTÃO 08 

As pessoas se relacionam a um conjunto de compreensões sobre quem elas são, sobre o significado de diversos atributos que possuem e/ou compartilham na sociedade, atributos que podem, inclusive, formar base para os movimentos sociais como: 

A) Identidade comunal. 

B) Multiculturalismo. 

C) Tradição. 

D) Formalismo social. 

E) Identidade social


QUESTÃO 09 

Os teóricos que mais diretamente influenciaram o surgimento do movimento intelectual do século XIX, chamado de positivismo, foram: 

A) Auguste Comte e Emile Durkheim. 

B) Saint-Simon e Emile Durkheim. 

C) Karl Marx e Karl Manheim. 

D) Alexis de Tocqueville e Auguste Comte. 

E) Saint-Simon e Karl Marx.


QUESTÃO 10 

Sociólogos e pesquisadores preferem utilizar duas abordagens diferentes para a pobreza: os conceitos de pobreza absoluta e de pobreza relativa. O primeiro grupo fundamenta-se na ideia de subsistência, focando nas condições básicas que devem ser preenchidas para que se tenha uma existência fisicamente saudável. O segundo grupo de pesquisadores, que defendem a utilização do conceito de pobreza relativa, relacionam-no ao padrão de vida geral predominante em uma sociedade específica. 

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir, associando corretamente a 1.ª coluna com a 2.ª. 

a - Pobreza absoluta 

b - Pobreza relativa 

c - Linha da Pobreza

( ) Classifica os indivíduos não segundo um padrão de vida predominante, mas sim segundo a definição cultural de pobreza, que pode variar de país para país. 

( ) Classifica indivíduos de acordo com padrões de consumo de alimentos, abrigo, roupas, acesso a bens essenciais. 

( ) Dizem os pesquisadores que as necessidades humanas podem variar de lugar para lugar e de país para país, portanto, a definição de pobreza deve considerar essa variação para escapar da padronização. 

( ) Diz respeito a uma técnica utilizada para medir a pobreza com base no preço das mercadorias básicas necessárias à sobrevivência humana em uma sociedade particular. 

( ) Remete a uma condição caracterizada por indivíduos em uma grave privação de necessidades humanas básicas, além de alimentos, água potável, instalações sanitárias, saúde, residência, educação e informação. A sequência CORRETA é, de cima para baixo: 

A) c – a – b – a – b. 

B) b – a – b – c – a. 

C) b – c – b – a – a. 

D) b – c – a – b – a. 

E) a – b – a – b – c 

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