Recursos Didáticos - Filmes: Radioactive

Olás,


O filme Radioactive recebeu muitas críticas positivas e negativas. Primeiro, porque retrata a vida de uma espetacular cientista, Marie Curie (1867, Polônia-1934, França), considerada a cientista mais conhecida até hoje. Segundo, porque não retrata a carreira em si e os dramas que enfrentou para conseguir ser aceita na academia francesa, alcançar o Nobel por duas vezes, mas privilegiando o foco dos relacionamentos pessoais, o casamento, o caso com seu colega de trabalho e a reação da imprensa local.

De fato, não podemos perder de vista esses argumentos. Marie Curie e o marido Pierre Curie foram responsáveis pela descoberta de polônio e rádio, que foram amplamente utilizados no século XX tanto para fins medicinais quanto para alimentar um arsenal armamentício. Em todo caso, o filme traz elementos importantes para a discussão sociológica: gênero e ciência; a construção do conhecimento científico e seus fins/utilizações; as instituições tradicionais; o papel da imprensa na formação da opinião pública; casamento, família, filhos; a liberdade de ação; instituições de ensino e Estado como limitadores e promotores das capacidades individuais; o papel da mulher na sociedade; institucionalização; e outros. Sem dúvida alguma, é um bom filme para abrir debates na introdução à Sociologia, principalmente, quanto aos conceitos básicos.


SINOPSE:

Devota da ciência, Marie (Rosamund Pike) sempre enfrentou dificuldades em conseguir apoio para suas experiências devido ao fato de ser uma mulher. Ao conhecer Pierre Curie (Sam Riley), ela logo se surpreende pelo fato dele conhecer seu trabalho, o que a deixa lisonjeada. Logo os dois estão trabalhando juntos e, posteriormente, iniciam um relacionamento que resultou em duas filhas. Juntos, Marie e Pierre descobrem dois novos elementos químicos, rádio e polônio, que dão início ao uso da radioatividade.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Radioactive

Nome original: Radioactive

Cor: colorido

Origem: Reino Unido

Ano de produção: 2019

Gênero: Drama, Romance, Biografia

Duração: 1h 50min

Classificação: 14 anos

Direção: Marjane Satrapi

Roteirista: Jack Thorne, Lauren Redniss

Elenco: Rosamund Pike, Sam Riley, Aneurin Barnard

Comentários

Postar um comentário