Recursos Didáticos: Filmes - O último paraíso

Olás,


Meu primeiro intento com relação às postagens do blog era conseguir realizar ao menos uma por semana e, no plano ideal, uma por dia. Isso nem sempre é possível, dado o corre corre do cotidiano. Mas, no final de semana tenho feito um esforço para manter as publicações em dia.

E final de semana lembra filmes! Por isso, é mais do que oportuno unir o útil ao agradável e ver aquele filme bacana com a família ou os amigos ao mesmo tempo em que ampliamos as oportunidades de exemplos e recursos de abstração para aprender ou revisitar a teoria sociológica.

O filme "O último paraíso" é bastante interessante. Retrata a cultura, crimes, religião, relações de poder, exploração, mundo do trabalho, diferenças entre campo e cidade, principalmente quanto ao individualismo e a liberdade, entre outros temas tão caros à Sociologia.

As instituições sociais ganham relevo neste filme que aponta, de um modo não linear, as obrigações sociais, familiares e nas relações pessoais. Outro ponto interessante no filme é o contraste entre o tradicional e o moderno: o trabalho, a lei, a polícia e os representantes públicos em cada um desses contextos.

É um bom trabalho para pensar o coronelismo, a exploração do trabalho, a concentração da propriedade e dos meios de produção, os abusos de toda ordem, as relações de poder e as instituições sociais tradicionais.


SINOPSE:

Itália, anos 50. Um homem de espírito livre sonha com o amor, a justiça e uma vida melhor, mas uma paixão proibida pode colocar tudo a perder. Baseado em fatos reais.


FICHA TÉCNICA:

Nome: O último paraíso 

Nome original: L’ultimo paradiso

Cor: colorido

Origem: Itália

Ano de produção: 2020

Gênero: Questões Sociais

Duração: 01h47

Classificação: 16 anos 

Direção: Rocco Ricciardulli

Roteirista: Rocco Ricciardulli, Riccardo Scamarcio

Elenco: Riccardo Scamarcio; Gaia Bermani Amaral; Valentina Cervi; Antonio Gerardi; Federica Torchetti; Anna Maria de Luca; Lucia Zotti; Nicoletta Carbonara; Donato Placido; Mimmo Mignemi

Comentários

  1. "Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01".

    ResponderExcluir
  2. Thalyta Guimarães martins10 de maio de 2022 às 07:27

    Turma de Sociologia 2022/1, Atividade Avaliativa 1- Thalyta Guimarães Martins

    ResponderExcluir

Postar um comentário