Recursos Didáticos - Filmes: O quatrilho

Olás,


Sem dúvida alguma, um excelente filme brasileiro. Vale a pena assistir duas, três, quatro vezes. Sociologicamente, ele é uma ótima desculpa para debater a teoria e retirar dele bons exemplos para os conceitos trabalhados em sala de aula. O filme se passa numa colônia de imigrantes italianos, logo no início do século XIX, e traz uma discussão relevante sobre as instituições tradicionais e como elas agem sobre nosso comportamento: limitando, estimulando, condenando, punindo, entre outros. 

A troca de casais decorre da fuga de um marido com a esposa de outro. Os filhos são criados por pais socioafetivos e num dado momento ocorre a busca pela reaproximação e troca de informações sobre a vida, os filhos "deixados" aos cuidados do outro casal, após uma suposta superação do trauma do abandono e das pressões externas, como citadas por Elias.


SINOPSE:

Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.

FICHA TÉCNICA:

Nome: O quatrilho

Nome original: O quatrilho

Cor: colorido

Origem: Brasil

Ano de produção: 

Gênero: Comédia dramática

Duração: 1h50

Classificação: 

Direção: Fábio Barreto

Roteirista: Antônio Calmon, Leopoldo Serran

Elenco: Glória Pires, Patrícia Pillar, Alexandre Paternost

Comentários

Postar um comentário