Questões de Concurso - Prefeitura de Macapá Sociólogo 2018

Olás,

Vamos agora para nossa 15ª prova de concurso. Trata-se de uma prova relativamente pequena, mas interessante.
21. O princípio teórico de que o antropólogo deve interpretar “teias de significado”, comuns a determinados indivíduos, baseia-se em um conceito semiótico de cultura formulado por 
(A) Franz Boas. 
(B) Clifford Geertz. 
(C) Bronislaw Malinowski. 
(D) Marcel Mauss. 
(E) Radcliffe-Brown. 

22. A escola sociológica de Chicago produziu diversas reflexões teóricas e metodológicas acerca do desenvolvimento das cidades norte-americanas e dos agrupamentos humanos a elas correspondentes. Os estudos iniciais de ecologia humana, em particular, propuseram inovadoras explicações da estrutura urbana, que ficaram conhecidas por 
(A) considerarem a estrutura espacial da cidade como resultante do planejamento e da atuação científica dos técnicos governamentais. 
(B) realizarem uma crítica ao caos urbano e aos problemas sociais encontrados nas cidades, a partir da concepção marxista das classes sociais. 
(C) demonstrarem, segundo a proposição do sociólogo Robert Ezra Park, a tendência de expansão radial da cidade a partir de seu centro, conforme as variações internas dos cinco setores delimitados por ele, o que ficou conhecido como “modelo das zonas adjacentes”. 
(D) identificarem na disposição espacial dos assentamentos urbanos a forma da acomodação da organização social em relação ao meio ambiente físico. 
(E) estabelecerem os marcos da gestão democrática do espaço urbano, compreendendo a cidade a partir dos direitos dos cidadãos. 

23. Segundo o artigo 1o da Constituição Federal de 1988, o Brasil é uma “República Federativa”. Esse termo exprime, respectivamente, 
(A) a forma de governo e a forma de Estado. 
(B) o sistema de governo e a forma de governo. 
(C) a forma de Estado e o sistema de governo. 
(D) a forma de Estado e a forma de governo. 
(E) o sistema eleitoral e o sistema de governo. 

24. A medida de tendência central que representa o valor com maior frequência na distribuição normal de uma amostra probabilística é a 
(A) média amostral. 
(B) variância. 
(C) amplitude total. 
(D) mediana. 
(E) moda amostral. 

25. Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil: Os movimentos migratórios internos no Brasil, dos últimos 60 anos, estão fortemente relacionados aos processos de urbanização e de redistribuição espacial da população, marcados pela intensa mobilidade populacional, e inseridos nas distintas etapas econômicas, sociais e políticas experimentadas pelo país ao longo desse período. (BAENINGER, Rosana. “Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil”. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Brasília, ano XX, n.39, p. 77-100, jul./dez., 2012) 
I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção de população, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória. 
II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de 1960 e 1970. 
III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não metropolitanas. 
IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias de características diversas. 
V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades. 
Está correto o que se afirma em 
(A) I, II e IV, apenas. 
(B) II, III, IV e V, apenas 
(C) I, II, III, IV e V. 
(D) II, III e IV, apenas. 
(E) I, III, IV e V, apenas. 

26. De acordo com a concepção metodológica de Max Weber, o “tipo ideal” é um conceito decisivo para o empreendimento científico da sociologia porque 
(A) sistematiza e resume os dados empíricos recolhidos pelo pesquisador. 
(B) permite a formulação rigorosa dos problemas que a pesquisa enfrentará, conforme o contexto histórico e social em que se insere. 
(C) decorre da neutralidade axiológica do pesquisador em relação ao seu objeto de pesquisa. 
(D) consiste na formulação consciente pelo pesquisador de uma visão sobre o que a sociedade deve ser. 
(E) pode ser generalizado para realidades empíricas diferentes daquela para a qual foi concebido

27. O questionário, seja ele concebido num modelo de observação direta ou de questionamento, contém uma lista de perguntas cuja temática corresponde, em princípio, a uma “tradução” das hipóteses de pesquisa sob forma interrogativa. Tal “tradução” deve levar em conta o provável nível de informação dos entrevistados e ser submetida a um rigoroso controle no decorrer da elaboração do questionário para evitar, ou pelo menos avaliar, as distorções que ela introduz. (THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5. ed. São Paulo: Polis, 1987. p. 32) O levantamento de dados numa pesquisa qualitativa deve estar orientado por precauções e procedimentos que minimizem a ocorrência de problemas que invalidem sua utilização criteriosa. O trecho acima diz respeito à “vigilância epistemológica” que o pesquisador deve ter em relação 
(A) à metodologia da pesquisa. 
(B) à elaboração das hipóteses da pesquisa. 
(C) ao uso das técnicas de pesquisa. 
(D) ao referencial teórico utilizado. 
(E) à delimitação do objeto de pesquisa. 

28. O atributo do Estado que se refere à presença de um grau de consenso, em parte relevante da população, capaz de garantir a obediência integradora sem que seja necessário o uso da força, a não ser em casos específicos, é 
(A) o Poder. 
(B) a Representatividade. 
(C) a Legitimidade. 
(D) a Autoridade. 
(E) a Força militar.

29. (…) é uma propriedade qualquer (de qualquer tipo de capital, físico, econômico, cultural, social), percebida pelos agentes sociais cujas categorias de percepção são tais que eles podem entendê-las (percebê-las) e reconhecê-las, atribuindo-lhes valor. (…) é a forma que todo tipo de capital assume quando é percebido através das categorias de percepção, produtos da incorporação das divisões ou das oposições inscritas na estrutura da distribuição desse tipo de capital (como forte/frágil, grande/pequeno, rico/pobre, culto/inculto etc.). (BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9.ed. Campinas: Papirus, 1996. p. 107) A definição de Pierre Bourdieu acima corresponde ao conceito de 
(A) Violência simbólica. 
(B) Capital simbólico. 
(C) Habitus. 
(D) Poder simbólico. 
(E) Espaço social. 

30. A primeira regra e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas. (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 15) Esse procedimento primordial do método sociológico desenvolvido por Émile Durkheim consiste em 
(A) identificar os fatos sociais mais volúveis e que variam conforme os anseios individuais para, assim, definir sua explicação objetiva. 
(B) apreender os acontecimentos da sociedade a partir da consciência individual do pesquisador. 
(C) afastar a sociologia do padrão científico encontrado nas ciências naturais. 
(D) estudar os fenômenos sociais como algo exterior aos indivíduos conscientes que os concebem, por meio de observações e experimentações. 
(E) analisar cientificamente a sociedade a partir das representações do senso comum. 

31. A pesquisa social é uma forma de conhecimento que se caracteriza pela construção de evidência empírica elaborada a partir da teoria, aplicando regras de procedimento explícitas. Desta definição podemos inferir que em toda pesquisa estão presentes três elementos que se articulam entre si: marco teórico, objetivos e metodologia. Estas etapas se influenciam mutuamente, e na prática de pesquisa se pensam em conjunto. (SAUTU, Ruth et. al. “La construcción del marco teórico en la investigación social”. In: ____. Manual de metodología: construcción del marco teórico, formulación de los objetivos y elección de la metodología. Colección Campus Virtual. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 34) A partir dos elementos essenciais de uma pesquisa social, elencados acima, é correto afirmar: 
(A) Os objetivos da pesquisa são formulados a partir dos dados recolhidos pelo pesquisador. 
(B) A integração dos níveis micro e macrossociais numa pesquisa sociológica implica alterações na metodologia. 
(C) A perspectiva teórica adotada é independente da metodologia a ser aplicada. 
(D) A construção da evidência empírica pelo pesquisador dispensa os recursos metodológicos. 
(E) Os custos da pesquisa estão relacionados apenas com os objetivos estabelecidos pelo pesquisador. 

32. O fator que determina o grau de precisão e a capacidade de generalização da amostra obtida pelo pesquisador, conforme os requisitos de tempo e de orçamento disponíveis e em face dos erros de amostragem eventualmente observados, é 
(A) o Teste de qui-quadrado. 
(B) o Nível de confiança. 
(C) a Margem de erro. 
(D) o Desvio padrão amostral. 
(E) a Correção de Yates. 

33. Aderindo fundamentalmente aos postulados estrutural-funcionalistas, a sociologia do desenvolvimento produziu inúmeras investigações sobre os processos econômicos e sociais experimentados pela América Latina, sobretudo na década de 1960, no que se destacaram nomes como Luis de Aguiar Costa Pinto, Gino Germani, Jorge Graciarena, Alberto Guerreiro Ramos, Torcuato di Tella, entre outros. Dentre os temas e problemas de pesquisa a que se dedicaram, NÃO estão relacionados: 
(A) Os obstáculos aos processos de mudança social. 
(B) A marginalidade estrutural e o papel das elites. 
(C) A mobilidade social, a mobilização social e a integração como fontes de conflito. 
(D) As etapas do processo de modernização e os padrões de desenvolvimento. 
(E) A subjetividade dos trabalhadores e as formas de dominação. 

34. O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária. (BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204). O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao 
(A) conteúdo ensinado nas escolas públicas. 
(B) conflito preexistente entre classes sociais distintas. 
(C) processo de interiorização do mundo social na consciência das crianças. 
(D) fator biológico como definidor da personalidade. 
(E) conjunto de influências dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos.

35. Harold Garfinkel buscava compreender as práticas ordinárias da interação cotidiana a partir da relação entre o ator e a situação vivenciada. A compreensão de tais práticas não busca promover uma ruptura com o senso comum e baseia-se nas propriedades indiciais do intercâmbio linguístico, que revelam a existência de um saber social comum. A corrente teórico-metodológica que corresponde a essa descrição é 
(A) o Interacionismo simbólico. 
(B) o Estruturalismo. 
(C) a Dramaturgia social. 
(D) a Etnometodologia. 
(E) a Fenomenologia. 

36. A respeito dos diferentes conceitos de “classe social” formulados pela teoria sociológica, é correto afirmar: 
(A) Para Marx, as classes sociais se formam a partir da vinculação de um aglomerado de indivíduos a um mesmo lugar na estrutura produtiva, o que enseja interesses materiais comuns e uma ação política em conjunto. 
(B) Para Durkheim, os conflitos entre as classes sociais − um dos fatores da “anomia” − só poderiam ser resolvidos mediante um resgate da solidariedade mecânica, característica das sociedades tradicionais. 
(C) Segundo Georg Lukács, o proletariado é a única classe social capaz de conhecer a totalidade social, efetivando desse modo o nexo entre teoria e prática e superando, pela via revolucionária, a reificação das relações sociais sob o capitalismo. 
(D) Para Max Weber, as classes sociais se definem pela relação de luta política entre si, de maneira que a ação social da burguesia é dirigida contra a ação social do proletariado. 
(E) Na obra de Pierre Bourdieu, as classes sociais são grupos orientados para uma ação comum, em virtude de os diferentes tipos de capital serem distribuídos equitativamente entre seus membros. 

37. Em relação à formação da classe operária no Brasil, 
(A) a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, estendeu aos trabalhadores rurais diversas reivindicações históricas do movimento operário. 
(B) a transição do trabalho escravo ao trabalho assalariado foi marcada pelo regime de colonato, empregado sobretudo nas fazendas de café do Sudeste. 
(C) seu desenvolvimento tem início com o processo de internacionalização do capitalismo brasileiro, marcado pelas multinacionais e pela indústria de bens de consumo duráveis. 
(D) a partir de 1888, a população negra recém-liberta integrou-se ao regime de assalariamento, tornando-se parte importante da mão de obra empregada na indústria. 
(E) nas duas primeiras décadas do século XX, o operariado paulista e carioca promoveu importantes greves, sob a liderança de militantes comunistas. 

38. (...) as características gerais da sociedade pós-industrial abrem pouco espaço para a organização sindical, embora a extensão desse espaço possa ser diferente quando se avaliam sociedades nacionais específicas. (RODRIGUES, Leôncio Martins. Destino do Sindicalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009, p. 298) A partir da década de 1980 nos países desenvolvidos, e na década seguinte no Brasil, os sindicatos sofreram grave crise, observada até os dias atuais, e que se exprimiu no declínio do número de sindicalizados, assim como na diminuição do poder sindical frente ao das empresas. Dentre os fatores que conduziram a essa situação, encontra-se a 
(A) fragmentação da classe trabalhadora, em virtude principalmente do aumento do setor de serviços e da flexibilização das normas de contratação e regulação do trabalho. 
(B) progressiva verticalização da produção industrial, com a concentração de todas as etapas do processo produtivo em uma só empresa, de maneira a reduzir custos. 
(C) diminuição relativa, no período considerado, da mão de obra feminina nas empresas, dada a discriminação sofrida pelas mulheres em um contexto de crescente machismo. 
(D) homogeneização dos regimes de contratação nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a universalização da carteira de trabalho e da jornada de 8 horas. 
(E) institucionalização, no período considerado, de garantias trabalhistas cada vez mais sólidas, expressas em direitos resguardados pela legislação de cada país. 

39. Recebemos uma lista de invenções, instituições e ideias, mas aprendemos pouco ou nada sobre o modo pelo qual o indivíduo vive sob essas instituições, com essas invenções e idéias, assim como não sabemos como suas atividades afetam os grupos culturais dos quais ele participa. As informações sobre esses pontos são extremamente necessárias, pois a dinâmica da vida social só pode ser compreendida com base na reação do indivíduo à cultura na qual vive. (BOAS, Franz. Alguns problemas de metodologia nas ciências sociais. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2014) Franz Boas é considerado um dos fundadores da Antropologia Cultural, e dentre suas teses, destaca-se que 
(A) as culturas deveriam ser comparadas entre si de maneira a se encontrar os princípios comuns que as regem, e a considerar as particularidades que as tornam mais ou menos distantes umas das outras, em um percurso evolutivo comum. 
(B) as culturas obedecem a um conjunto mínimo de estruturas universais do pensamento, de maneira que o autor julgava incorreta a perspectiva que hierarquiza as culturas e as classifica entre superiores e inferiores. 
(C) o estudo de cada cultura deve partir de sua individualidade histórica, de maneira a ressaltar a relatividade dos hábitos, ritos e crenças e o seu pertencimento a cada cultura singular, considerando ao mesmo tempo que as culturas se transformam por meio do fenômeno da difusão cultural. 
(D) o objeto primordial da Antropologia são as funções sociais exercidas pelos costumes e crenças de cada comunidade, e tal qual Durkheim indicara no âmbito da Sociologia, existe um paralelo entre as funções presentes nos organismos físicos e aquelas presentes nos organismos sociais. 
(E) a cultura é um conjunto de interpretações, de maneira que a Antropologia seria uma interpretação de segundo grau, devendo o seu método ser entendido como uma “descrição densa”, pois consiste em uma interpretação de interpretações 

40. (...) tem-se sempre, de um lado, o saber formulado intelectualmente, e de outro um estado de coisas que deve ser apreendido sob ele, e esse subsumir, esse produzir da relação entre a mera percepção ou constatação do estado de coisas e a estrutura conceitual de nosso saber se chama a sua explicação teórica. (HORKHEIMER, Max. “Teoria tradicional e teoria crítica”. In: Max Horkheimer - Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Fischer, 1988 [1937], v. 4, p. 167). A teoria crítica da sociedade, desenvolvida por Max Horkheimer, Adorno e outros membros da “Escola de Frankfurt”, compreendeu a relação entre sujeito e objeto: 
(A) O sujeito consegue fornecer uma representação exata do objeto na medida em que, ao formularem suas teorias, os cientistas não projetam seus juízos de valor nos objetos investigados. 
(B) A ciência consegue realizar a identidade entre sujeito e objeto porque os fatos são mediados por representações teóricas, assim como as teorias são históricas e formadas empiricamente. 
(C) A identidade entre sujeito e objeto é obtida porque os cientistas, ao realizarem a seleção, observação e análise dos fatos, o fazem segundo o método compreensivo, que os permite colocarem-se no lugar dos agentes objetos de estudo. 
(D) A identidade entre sujeito e objeto é obtida no processo de conhecimento porque esse é sempre social, sendo os cientistas influenciados em suas escolhas por suas trajetórias, seu pertencimento de classe e suas escolhas valorativas e culturais. 
(E) A identidade entre sujeito e objeto é conseguida porque ambos fazem parte do mesmo sistema social, sendo a ciência um dos subsistemas, em constante interação com os demais subsistemas e também com o meio ambiente. 

41. O sociólogo inglês Thomas H. Marshall desenvolveu a tese segundo a qual, nos países capitalistas centrais, o reconhecimento dos direitos civis precedeu e permitiu a institucionalização dos direitos políticos, tendo esses, por sua vez, sido a condição da institucionalização dos direitos sociais. No Brasil, segundo o historiador José Murilo de Carvalho, essa sequência se deu de maneira invertida, provocando déficits na construção de nossa cidadania. Na constituição dos direitos no Brasil republicano, 
(A) os direitos civis apenas foram reconhecidos em lei no período da Nova República, após o fim do regime militar. 
(B) o período de democratização política que sucedeu o Estado Novo foi caracterizado pela irrestrita liberdade de organização partidária. 
(C) no período do Estado Novo, os direitos sociais foram implementados de modo substancial pela primeira vez na história do país. 
(D) a institucionalização dos direitos políticos foi largamente impulsionada durante a República Velha, principalmente no período dos governos civis. 
(E) o regime militar instituído em 1964, apesar das limitações aos direitos políticos, favoreceu a institucionalização dos direitos civis. 

42. Considere a hipótese de que a Secretaria de Educação de Macapá define como meta a redução dos índices de evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. O acesso às unidades escolares foi identificado pelo órgão como um dos fatores que impactam a permanência dos estudantes. A área técnica responsável pela gestão do transporte escolar desenvolve então uma política pública para estudantes da rede municipal, com a concessão de gratuidade universal. Dados o ciclo de formulação de políticas públicas, as instâncias de tomada de decisão e o programa em questão, o caminho adequado para sua implementação é: 
(A) A proposição do programa não cabe à Secretaria de Educação, já que é atribuição exclusiva do Poder Legislativo propor novas políticas públicas, sendo que ela deve ser aprovada na Câmara e estabelecida por lei municipal. 
(B) As áreas técnicas do Poder Executivo não devem propor novas políticas públicas, já que as ações realizadas durante o mandato devem constar dos programas de governo dos representantes eleitos. 
(C) A formulação do programa de transporte escolar é de responsabilidade do Governo Estadual, podendo ser estabelecido por lei ou decreto do governador. 
(D) A apresentação de pesquisa de impacto do novo programa, com indicação do público-alvo atendido, estimativa do orçamento necessário e cronograma de implantação, é importante subsídio para a tomada de decisão. 
(E) A implantação de novos programas depende exclusivamente da vontade política, sendo que um estudo do impacto orçamentário deve obrigatoriamente ser realizado depois da publicação do programa no Diário Oficial. 

43. Max Weber elaborou três “tipos ideais” para compreender a “dominação legítima”. São exemplos corretos de dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal, respectivamente, 
(A) a relação entre um monarca absolutista e seus súditos; a obediência dos guerreiros ao herói dotado de qualidades excepcionais; a relação entre os acionistas e o corpo administrativo em uma uma sociedade anônima. 
(B) a chefia de uma aldeia indígena; um monarca absolutista que governa segundo seus caprichos pessoais; o Estado moderno. 
(C) o quadro técnico de uma empresa; a relação entre um profeta religioso e seus seguidores; um exército moderno. 
(D) a relação entre o senhor feudal e os servos; a obediência da criança aos pais no âmbito da família; a relação de subordinação entre o trabalhador e seu superior hierárquico na empresa. 
(E) a relação entre um funcionário público e seus superiores hierárquicos; a relação entre o líder fascista e seus seguidores; a relação entre o presidente de uma grande empresa e os executivos.

44. O sociólogo norte-americano Talcott Parsons desenvolveu uma teoria com o objetivo de permitir que toda ação humana – de um indivíduo a um movimento político, de uma empresa a um governo – possa ser analisada como se fosse um sistema, no âmbito do qual são cumpridas funções específicas, a fim de garantir a sua sobrevivência e a sua interação com o ambiente. As funções analisadas por Parsons e os respectivos subsistemas responsáveis por seu exercício são: 
(A) adaptação (subsistema: comunidade societária); consecução de objetivos (subsistema: política); integração (subsistema: economia); manutenção de padrão (subsistema: cultura). 
(B) adaptação (subsistema: economia); consecução de objetivos (subsistema: política); integração (subsistema: cultura); manutenção de padrão (subsistema: comunidade societária). 
(C) adaptação (subsistema: economia); consecução de objetivos (subsistema: política); integração (subsistema: comunidade societária); manutenção de padrão (subsistema: cultura). 
(D) adaptação (subsistema: política); consecução de objetivos (subsistema: economia); integração (subsistema: comunidade societária); manutenção de padrão (subsistema: cultura). 
(E) adaptação (subsistema: cultura); consecução de objetivos (subsistema: política); integração (subsistema: economia); manutenção de padrão (subsistema: comunidade societária). 

45. Em sua obra Argonautas do Pacífico Ocidental, o antropólogo polonês Bronislaw Malinowski descreveu o “kula”, sistema de trocas que permeia a vida dos habitantes das Ilhas Trobriand. Essa obra é considerada a primeira, na Antropologia, a empregar a técnica de pesquisa: 
(A) etnografia. 
(B) entrevista. 
(C) observação participante. 
(D) survey. 
(E) grupo focal.

46. Considere que, numa situação hipotética, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar uma pesquisa sobre o perfil dos indivíduos com mais de 50 anos residentes em Macapá. O objetivo é coletar informações como subsídio para a elaboração de um projeto de prevenção da obesidade nesta faixa etária. Decidiu-se realizar a pesquisa com os usuários das unidades de saúde da rede municipal. Serão abordados tópicos como hábitos alimentares, frequência de atividade física e histórico médico familiar. Questionários com perguntas fechadas serão entregues para todos os indivíduos na faixa etária indicada que forem atendidos nas unidades de saúde, devendo ser devolvidos na recepção ao fim do atendimento. Após o encerramento do período de coleta de dados, os questionários serão encaminhados para a área responsável pela pesquisa, a fim de que ocorra a digitação dos dados. Quanto à pesquisa descrita acima, 
(A) trata-se de pesquisa populacional, pois seu universo é o conjunto dos habitantes do município de Macapá. 
(B) a técnica de pesquisa empregada permite a coleta de informações minuciosas, pois, ao preencher os questionários, os respondentes podem discorrer livremente sobre os assuntos em questão. 
(C) a entrega do formulário a todos os usuários com mais de 50 anos garantirá que não exista viés na amostra e que o perfil dos respondentes reproduza o perfil da população geral. 
(D) a pesquisa pode ser categorizada como qualitativa, porque pretende descobrir hábitos e rotinas dos entrevistados. 
(E) a fim de garantir a representatividade dessa pesquisa, é necessário um levantamento prévio da proporção de munícipes na faixa etária considerada que utilizam as unidades de saúde. 

47. Nossa época é uma época de inquietação e indiferença – ainda não formuladas de modo a permitir que sobre elas se exerçam a razão e a sensibilidade. Ao invés de problemas – definidos em termos de valores e ameaças – há com frequência a miséria da inquietação vaga; ao invés das questões explícitas, há com frequência o sentimento desanimador de que algo não está certo. (MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p. 18) Wright Mills notabilizou-se por interpretar a pesquisa sociológica como um “artesanato intelectual”, assim como por empreender uma crítica àquilo que denominava de “grande teoria”. Dentre os procedimentos metodológicos preconizados pelo autor, destaca-se a 
(A) elaboração de um vocabulário de termos técnicos sociológicos, de maneira a permitir uma comunicação fundada em bases consensuais, estabelecidas pela categoria profissional. 
(B) imperiosidade do trabalho de campo e a rejeição da “sociologia de gabinete”. 
(C) prevalência da consideração dos processos microssociológicos nos quais o sociólogo pudesse interagir com seu objeto, reservando-se um papel minoritário ao exame das estruturas sociais e dos processos históricos. 
(D) recusa da teoria em favor da observação dos fenômenos imediatos e da pesquisa empírica em geral, como fontes exclusivas do conhecimento. 
(E) integração entre as experiências pessoais de vida e o trabalho teórico, assim como entre a biografia do pesquisador e a história.

48. Segundo Gilberto Freyre, o elemento que exerceu o papel preponderante na história social brasileira foi 
(A) o Estado patrimonialista português e suas ramificações no Brasil colonial. 
(B) a Igreja Católica, sobretudo os jesuítas. 
(C) a família patriarcal em sua forma extensa, abrangendo senhores, escravos e agregados. 
(D) as classes sociais em luta, à época colonial representadas pela aristocracia rural e pelos trabalhadores negros escravizados. 
(E) os movimentos nativistas de luta pela independência nacional, liderados pela burguesia nascente, em oposição à Coroa portuguesa. 

49. Em suas obras, Émile Durkheim e Marcel Mauss dedicaram-se ao exame das relações entre a religião e a sociedade. Para esses autores, 
(A) a religião é o principal fenômeno responsável pela integração social nas sociedades modernas, do que é prova sua relevância como fator de prevenção dos suicídios. 
(B) os conceitos básicos da razão teórica e do pensamento filosófico-científico, tais como “tempo”, “espaço”, “causa” e “substância”, têm uma origem social, e estão vinculados às hierarquias estabelecidas pela separação entre o “sagrado” e o “profano”. 
(C) o caráter científico da Sociologia impõe como uma de suas tarefas a crítica da religião, considerada pela escola durkheimiana uma idealização normativa que não exprime a realidade social. 
(D) a religião é um fenômeno relativo principalmente às formas mecânicas de solidariedade, e sua análise é central para o estudo das sociedades primitivas, mas irrelevante para a compreensão das sociedades modernas. 
(E) a religião, por ser um fato social, é criação coletiva, e portanto transcende os limites da consciência individual, na qual encontra-se a fonte dos conceitos básicos da razão teórica e do pensamento filosófico-científico. 

50. Crítica da sociedade é crítica do conhecimento e vice-versa. (ADORNO, Theodor W. “Sobre Sujeito e Objeto”. In: Palavras e Sinais − Modelos Críticos 2. Petropólis. Vozes, 1995) A crítica ao positivismo foi um dos eixos da obra de Theodor Adorno. Dentre seus elementos, destaca-se: 
(A) O positivismo falhou ao não conseguir conceber uma engenharia social suficientemente eficaz para resolver os problemas sociais que inspiraram o surgimento da Sociologia. 
(B) As teses centrais dos fundadores da Sociologia - tais quais a ideia durkheimiana de que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas – incidiam em erro porque seus formuladores foram levados pelo entusiasmo cientificista próprio ao século XIX. 
(C) O positivismo é uma expressão ideológica da burguesia, e as teorias sociológicas elaboradas sob seu influxo são concebidas tendo em vista a dominação de classe. 
(D) O positivismo, ao tentar se ater o máximo possível aos fatos e recusar a influência de teorias previamente constituídas sobre o processo de pesquisa, impede um conhecimento verdadeiramente objetivo da realidade. 
(E) A realização de pesquisas empíricas não serve a uma teoria crítica da sociedade, devendo a Sociologia consistir essencialmente em reflexões de cunho teórico.

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