Questões de Concurso - FGV SEDUC 2013 SP Professor de Sociologia

Olás,


Bora para a nossa 18ª prova de concurso? Voltaremos agora a um modelo de prova para seleção de professor de Sociologia para o Ensino Fundamental e Médio. Em particular nesta prova, tive grande dificuldade para configurá-la no blog. Dessa forma, deixo disponível o arquivo para aqueles que quiserem acessá-la, posto que todas as questões são bastante interessantes.

Como não realizei postagens nos dias 11 e 12 de julho, farei 03 postagens hoje, tendo em vista que meus alunos estão em período de provas e estas postagens darão subsídio para possíveis questões ou temas abordados nas atividades avaliativas a ocorrerem a partir da semana que vem.


01, 02 e 03. Verificar no arquivo, pois estão desconfiguradas para cópia.


04. O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira. O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a partir de um questionário, em que o entrevistado deverá responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema das cotas a partir de um vídeo. As pesquisas são, respectivamente, 

(A) grupo focal – quantitativa – qualitativa. 

(B) qualitativa – quantitativa – grupo focal. 

(C) quantitativa – grupo focal – qualitativa. 

(D) grupo focal – qualitativa – quantitativa. 

(E) qualitativa – grupo focal – quantitativa


5. “É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com seus favoritos, aparandoͲos, alimentandoͲos, discutindo sobre eles, experimentandoͲos uns contra os outros, ou apenas admirandoͲos, com um misto de admiração embevecida ou uma autoͲabsorção sonhadora”. (GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.) Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a seguir. 

I. A briga de galos é um costume insólito. 

II. A briga de galos é um cálculo hedonista. 

III. A briga de galos é um modelo total de vida social. 

Assinale: 

(A) se apenas a afirmativa I estiver correta. 

(B) se apenas a afirmativa II estiver correta. 

(C) se apenas a afirmativa III estiver correta. 

(D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. 

(E) se todas as afirmativas estiverem correta.


6. Em uma escola de Guarulhos (SP), o professor de Sociologia mobiliza seus alunos para pensar a respeito das possíveis formas de ampliar a representação política na escola. Para tanto, solicita que eles façam uma pesquisa de opinião sobre a experiência política e administrativa que a sua cidade vivencia desde 2001, o Orçamento Participativo (OP). As opções a seguir listam vantagens reportadas pelos entrevistados que vivenciaram efetivamente o funcionamento do OP, à exceção de uma. AssinaleͲa. 

(A) O OP traz para a vida cotidiana um mecanismo tangível de democracia direta. 

(B) O OP possibilita a deliberação acerca da alocação de recursos públicos em nível local. 

(C) O OP oferece um modelo de partilha do poder político entre cidadãos comuns, Legislativo e Executivo municipais. 

(D) O OP possibilita uma participação mais direta da população na gestão do espaço público. 

(E) O OP é uma alternativa à forma tradicional de representação, substituindo o pleito eleitoral.


7. O estruturalismo é um campo e um programa de pesquisa em Ciências Sociais que se constituiu na primeira metade do século XX, com importantes contribuições para as Ciências Humanas de maneira geral. Com relação à aplicação do conceito de estrutura proposto pela Antropologia Estrutural, analise as afirmativas a seguir. 

I. “É porque estavam agrupados que os homens puderam agrupar as coisas; [assim], a unidade desses primeiros sistemas lógicos apenas reproduz a unidade da sociedade, [pois] as categorias essenciais do pensamento podem ser produto de fatores sociais”. 

II. “Um sistema de parentesco não consiste nos elos objetivos de filiação ou consanguinidade dados entre os indivíduos; só existe na consciência dos homens, é um sistema arbitrário de representações, não o desenvolvimento espontâneo de uma situação de fato”. 

III. “Nas sociedades, apreendemos mais que ideias ou regras, apreendemos homens, grupos e seus comportamentos. VêmoͲlos moveremͲse como em mecânica se movem massas e sistemas (...). Percebemos quantidades de homens, forças móveis, que flutuam em seu ambiente e em seus sentimentos”. Assinale: 

(A) se apenas a afirmativa I estiver correta. 

(B) se apenas a afirmativa II estiver correta. 

(C) se apenas a afirmativa III estiver correta. 

(D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


8. O que é o bemͲestar? Com base em que fatores é mensurado por Estados e organizações internacionais? As indagações, como sustenta o economista Amartya Sen, são importantes, pois discutir os indicadores do bemͲestar e do desenvolvimento significa perguntar que aspectos da vida individual e coletiva são relevantes para definir o crescimento e discutir o futuro. Com relação aos principais indicadores utilizados por órgãos oficiais para avaliar o desenvolvimento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

(  ) O PIB mede o valor total da riqueza gerada em um país em um dado período, entendendo riqueza como bens e produtos finais, serviços, investimentos privados e gastos do governo. 

(  ) O IDH aborda de modo inovador o conceito de desenvolvimento, situando no centro da pesquisa econômicoͲestatística o bemͲestar das pessoas e não unicamente a geração de riqueza. 

(  ) Tanto o PIB quanto o IDH conceituam desenvolvimento como um processo de alargamento da gama de escolhas oferecidas à população. 

As afirmativas são, respectivamente

(A) F, V e F. 

(B) F, V e V. 

(C) V, F e F.

(D) V, V e F.

(E) F, F e V.


09, 10, 11 e 12. Verificar no arquivo, pois estão desconfiguradas para cópia.


13. Analise os fragmentos a seguir. “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)” (Artigo 144 da Constituição federal de 1988. In http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm) “O foco unilateral no diagnóstico (...) tem refletido e alimentado a visão corrente: a segurança pública como sintoma e causa de determinações estruturais, de natureza socioeconômica. (...) Nas condições brasileiras, (...) ou haverá segurança para todos, ou não haverá para ninguém”. (Luiz Eduardo Soares, In http://carceraria.org.br/wpͲ content/uploads/2012/07/Seguranca_Publica_Politicas_Socias.pdf) Com base nos fragmentos, assinale a opção que identifica corretamente a relação entre violência e segurança pública tematizada a partir dos documentos. 

(A) Os dois documentos consideram a participação da sociedade civil importante para salvaguardar a segurança pública e diminuir a violência. 

(B) O primeiro documento trata o problema da violência como função policial do Estado, órgão autoritário usado para manter a ordem pública e preservar o patrimônio. 

(C) Os dois documentos consideram que o Estado é o único detentor do direito de empregar legitimamente a violência e associam em termos causais a pobreza à criminalidade. 

(D) O segundo documento identifica a violência como um problema de ordem institucionalͲlegal e expressa que a função dos sociólogos e demais intelectuais é a denúncia dos abusos policiais. 

(E) O segundo documento propõe uma maior presença do Estado em todos os setores da sociedade, sendo a violência originada ou pela pobreza ou pela ausência da autoridade estatal.


14. Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) A escola é uma ferramenta de poder, que reproduz desigualdades, ao perpetuar de forma implícita hierarquias e constrangimentos. 

(B) Na escola se desenvolvem lutas pela obtenção e manutenção do poder simbólico, produzindo valores que acabam sendo aceitos pelo senso comum. 

(C) A escola é um espaço de socialização que proporciona o desenvolvimento integral dos indivíduos, tendo em vista que somos produtores e produtos do meio em que vivemos. 

(D) O aluno é um ator social ligado à engrenagem da produção simbólica, dela participando como herdeiro e transmissor inconsciente de valores. 

(E) A escola é um artifício de reafirmação de poderes, onde estruturas sociais diferentes convivem e se enfrentam com seus variados estilos de vida.


15. Analise a imagem a seguir, que reproduz um trecho da Cartilha do Centro de Cultura Negra (CCN) que circulou em vários estados brasileiros na década de 1980. (Ver imagem no arquivo)

A respeito das reivindicações históricas do Movimento Negro no Brasil, exemplificadas na Cartilha do CCN e contempladas na Lei n. 10.639/2003, analise as afirmativas a seguir. 

I. A imagem critica o enfoque tradicional pelo qual o papel do negro na História do Brasil ficava restrito à função de mãoͲ deͲobra e era destituído de capacidade organizativa e propositiva. 

II. A imagem problematiza o caráter eurocêntrico da disciplina de História, reivindicando um currículo plural com a inserção de diferentes histórias e culturas no cotidiano escolar. 

III. A imagem incorpora as relações étnicoͲraciais na educação, reavaliando o papel do negro na História do Brasil e reconhecendo as diferenças resultantes do nosso processo de formação nacional. 

Assinale: 

(A) se apenas a afirmativa I estiver correta. 

(B) se apenas a afirmativa II estiver correta. 

(C) se apenas a afirmativa III estiver correta. 

(D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


16. Analise os fragmentos a seguir. “Comigo não, violão / Na cara que mamãe beijou / "Zé Ruela" nenhum bota a mão / Se tentar me bater / Vai se arrepender (...). Se me der um tapa / Da dona “Maria da Penha” / Você não escapa / O bicho pegou, não tem mais a banca / De dar cesta básica, amor / Vacilou, tá na tranca”. (Maria da Penha, composta por Evandro Lima e Paulinho Rezende, interpretada por Alcione. In: www.letrasdemusicas.com.br) Art. 5º.Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (...). Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual. (Lei 11340, de 7 de agosto de 2006. In: http://www.planalto.gov.br/) As opções a seguir avaliam corretamente o impacto, em termos sociológicos, da Lei n. 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, à exceção de uma. AssinaleͲa. 

(A) A letra da música denuncia uma sociedade com valores patriarcais, na qual os homens usavam a violência para impor uma relação de dominação às mulheres, pagando por seus crimes com cestas básicas para instituições de caridade. 

(B) A Lei Maria da Penha estabelece direitos e deveres para homens e mulheres, preservando a inviolabilidade das relações conjugais e o pátrio poder. 

(C) A Lei Maria da Penha define o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher, atendendo à luta pelo fim das discriminações e opressões específicas entre os gêneros. 

(D) A Lei Maria da Penha protege a mulher da violência física e simbólica, perpetrada contra as mulheres na medida em que elas ainda crescem absorvendo o papel de vítimas, inferiores, submissas aos homens. 

(E) A Lei Maria da Penha e a música são expressões de um amplo processo político e social, como as críticas feministas e sociológicas, que questionaram os princípios epistemológicos androcêntricos e sexistas das sociedades ocidentais.


17. Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, formula as categorias de solidariedade, coesão social e divisão do trabalho. Assinale a opção que identifica corretamente as relações entre elas. 

(A) A solidariedade é um fato social em função da natureza do grupo cuja unidade é assegurada por ela e sofre os efeitos da divisão do trabalho. 

(B) A coesão social é a fonte da divisão do trabalho, pois a interdependência dos indivíduos propicia a complexidade crescente da sociedade e o surgimento de várias formas de organização do trabalho. 

(C) A solidariedade mecânica é própria de sociedades complexas, que exigem mecanismos repressivos mais violentos e coercitivos para conter sua tendência inerente à anomia. 

(D) A divisão do trabalho propicia graus diferenciados de segmentação social, comprometendo o tipo de solidariedade orgânica aí emergente, pela intensificação do conflito social. 

(E) O direito cooperativo é diretamente proporcional à consciência coletiva, expressando os laços de semelhança que unem os indivíduos e reforçam a solidariedade.


18. Analise os trechos a seguir. E assim todo homem, concordando com outros em formar um corpo político sob um governo, assume a obrigação para com todos os membros dessa sociedade de submeterͲse à resolução da maioria conforme a assentar. (LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 71.) Ser governado é ser vigiado, inspecionado, compelido pela lei, regulamentado, matriculado, doutrinado, submetido a pregação. É ser, em todas as operações, em todas as transações, anotado, registrado. É, sob pretexto de utilidade pública e em nome do interesse geral, ser colocado na lista de contribuintes, treinado e tosquiado. (Adaptado de PROUDHON, J.ͲP. General idea of the revolution in the 19th century. London: Freedom Press, 1983, pp. 283Ͳ294.) Com a implantação do regime social socialista, o Estado se dissolverá por si mesmo e desaparecerá. (...) Enquanto o proletariado ainda necessitar do Estado, não o necessitará no interesse da liberdade, mas para submeter os seus adversários, e tão logo que for possível falarͲse de liberdade, o Estado como tal deixará de existir. (ENGELS, F. Crítica ao Programa de Gotha. In http://www.dominiopublico.gov.br/ download/texto/cv000035.pdf) Podemos definir sociedade civil como aquilo que resta quando delimitamos o âmbito no qual se exerce o poder estatal. A partir dessa definição negativa, a sociedade civil pode ser identificada como préͲestatal, antiͲestatal e pósͲestatal. Os trechos acima correspondem à sociedade civil como, respectivamente, 

(A) anti-estatal, pós-estatal e pré-estatal. 

(B) pré-estatal, anti-estatal e pós-estatal. 

(C) pós-estatal, pré-estatal e anti-estatal. 

(D) pré-estatal, pós-estatal e anti-estatal. 

(E) anti-estatal, pré-estatal e pós-estatal.


19.  Verificar no arquivo, pois estão desconfiguradas para cópia.


20. Identifique a opção que caracteriza corretamente as relações estabelecidas entre o ethos econômico moderno e a ética racional do protestantismo, segundo Max Weber, em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo. 

(A) A reforma é uma consequência histórica necessária da mudança de mentalidade acerca do lucro ocorrida na Idade Moderna, constituindoͲse, por isso, na origem do capitalismo. 

(B) O espírito do capitalismo representa as condições materiais modernas desse sistema econômico, que domina o homem pela avidez de produzir dinheiro de modo disciplinado. 

(C) A doutrina do luteranismo contribuiu para a conformação do espírito capitalista, através da ideia de vocação como superação da moralidade secular e imitação da ascese monástica no cotidiano. 

(D) A ideia calvinista do cristão eleito, ao recusar a salvação pela Igreja, constituiu uma motivação para o espírito do capitalismo, ao ver no sucesso profissional um sinal visível da eleição divina. 

(E) A disciplina moral calvinista, na luta contra as tentações da carne, foi transposta para a vida comum do trabalho, resultando no juízo sobre a irracionalidade do lucro e na valorização da parcimônia


21. (...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos consagrados favoreceria uma liberdade do professor não permitida em outras disciplinas (...). (BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.) As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de uma. AssinaleͲa. 

(A) Ter como fonte as informações que produzimos e recebemos cotidianamente através dos meios de comunicação ou no convívio social. 

(B) Oferecer diferentes visões da sociedade, reconhecendo a pluralidade de interpretações sobre a vida social produzidas pela Sociologia e as outras ciências sociais. 

(C) Exercitar a imaginação sociológica, ferramenta pela qual são estabelecidas conexões entre as experiências individuais e a vida em sociedade. 

(D) Privilegiar abordagens interdisciplinares, como a pedagogia de projetos, baseada na ação coordenada de várias disciplinas a partir de um eixo integrador. 

(E) Constituir um espaço livre para que os alunos apresentem suas opiniões sobre a vida social, consideradas testemunhos suficientes da realidade


22. Leia o fragmento a seguir. “A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado. Considere o simples ato de tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência, mas os viciados em café não são vistos pela maioria das pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão interessados no porquê da existência de tais contrastes”. (Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24. Grifos do autor.) O exercício de análise baseado na imaginação sociológica, proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de uma orientação denominada 

(A) descrição densa. 

(B) etnocentrismo. 

(C) etnometodologia. 

(D) estranhamento. 

(E) essencialismo.


23, 24, 25 e 26. Verificar no arquivo, pois estão desconfiguradas para cópia.


27. (Ver gráficos no arquivo)

Com base na interpretação dos dados apresentados nos gráficos, analise as afirmativas a seguir. 

I. A taxa média (total) de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens. 

II. A relação entre taxa de desemprego e idade é inversa tanto entre os homens quanto entre as mulheres. 

III. A taxa de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens, em todos os grupos etários. 

Assinale: 

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. 

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. 

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. 

(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


28. Analise o fragmento a seguir. “Estarei fazendo o papel de um sociólogo típico se começar dizendo que pretendo dividir o conceito de cidadania em três partes. (...) Chamarei estas três partes, ou elementos, de civil, política e social.” (MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar,s.d., p. 63.) Com base na formulação sociológica acima, a análise do processo histórico de construção da cidadania no Brasil independente indica que as condições para o exercício de direitos políticos foram 

(A) ampliadas durante o Estado Novo (1937Ͳ1945), porque as demandas podiam ser encaminhadas diretamente à Presidência, sem a intermediação dos partidos. 

(B) implantadas a partir da Proclamação da República (1889), devido à incorporação da população exͲescrava à cidadania plena. 

(C) interditadas durante a ditadura civilͲmilitar (1964Ͳ1985), pois não havia eleições para o Parlamento. 

(D) expandidas durante o governo Sarney (1985Ͳ1990), já que foi franqueada aos analfabetos a opção de votar nas eleições majoritárias e proporcionais. 

(E) restringidas após a redemocratização de 1945, por causa da ascensão de líderes demagogos, cujo personalismo sobrepujava os programas partidários e as instituições parlamentares.


29 e 30. Verificar no arquivo, pois estão desconfiguradas para cópia.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Boa tarde, Fernanda!
    Para a atividade avaliativa 3 eu gostaria de falar sobre a questão 27 (do gráfico de desemprego), e sobre a 26 (do jogo “second life”) que estão anexadas no arquivo disponibilizado.
    Milena Moura de Andrade

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  3. Boa Tarde, Fernanda!!
    Para a realização da atividade 03, eu gostaria de gravar o vídeo desenvolvendo as questões 03 e 24 que estão presentes no arquivo da publicação dessa prova.
    Brenda Campos Caetano

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Questão 17 - Davi Dias Toledo Ferreira

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    1. Davi Dias Toledo Ferreira24 de agosto de 2021 às 15:23

      Estou apenas afirmando o que o interesse é realmente meu, visto que no primeiro comentário não tinha meu nome

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  6. Bom Dia, Fernanda!!
    Para a realização da atividade 03, eu gostaria de gravar o vídeo desenvolvendo as questões 03 e 24 que estão presentes no arquivo da publicação dessa prova.
    Brenda Campos Caetano

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