Questões de Concurso - CESPE CEBRASPE 2021 SEED PR Professor Sociologia

Olás,


Sem perder tempo, vamos para nossa 19ª Prova de Concurso e tá aí uma prova saída do forno para lermos e comentarmos a respeito.


Texto 14A1-I 

Tupac já dizia Algumas coisas nunca mudam Algumas coisas nunca mudam Aí são regras do mundão Perdi a conta de quantos escondem a bolsa se digo que horas são? Taxistas perguntam mais que policiais a mim Sim indescritível como é ruim Nasci vilão, só veneno Com o incentivo que me dão, errado tô se eu não virar memo Suor na cara, levando currículo do cara Até porque onde eu moro, buso não pára Pé de barro, meio dia, inspirando piada nos boy, transpirando medo nas tias Tudo é tão obvio ‘cê não vê que vai  juntando ingrediente da bomba relógio Eu sinto dor (dor), eu sinto ódio (ódio), é quente, Sem nem saber o nome dessa gente Católica, de bem, linda ‘Cê já notou pior que nem falei minha cor ainda! ‘Cê lá faz ideia Do que é ver vidro subir? Alguém correr, quando avistar você? (Não) ‘Cê não faz ideia Não faz ideia Não faz ideia Aí explica pra assistente social, que pai de gente igual a gente, Não sabe usar a mente só o pau Que quem educa nóiz, na escola estadual, Joga na cara todas as manhãs que ganha mal Que é incrível, quantos de nóiz senta no fundo da sala pra ver se fica invisível Calculo o prejuízo! Nossas crianças sonha que quando crescer vai ter cabelo liso (shiii) Sem debater fatos, que a fama da minha cor fecha mais porta de zelador de orfanato ‘Cê sabe o quanto é comum dizer que preto é ladrão, Antes memo da gente saber o que é um Na boca de quem apoia a desova E se orgulha da honestidade que e nunca foi posta a prova Eu queria te ver lá tirissa, pra ver onde ‘cê ia enfiar essa merda do seu senso de justiça 

Emicida. Cê lá faz ideia.


Questão 01

Considerando o texto 14A1-I, assinale a opção correta. 

A O eu lírico denuncia o racismo estrutural que se perpetua nas interações cotidianas. 

B A letra da música de Emicida comprova que, no que se refere à discriminação, mais importantes do que o preconceito de cor são as condições sociais às quais os indivíduos estão submetidos. 

C Ao afirmar que “nasceu vilão”, o eu lírico faz menção a reações ao seu caráter. 

D Com o emprego de expressões como “Algumas coisas nunca mudam” e “regras do mundão”, reforça-se o caráter natural das leis sociais. 

E O fato de o cantor e compositor Emicida ser um músico famoso e bem-sucedido indica que no Brasil não há racismo.


Questão 02

Parte significativa da teoria sociológica de Pierre Bourdieu visa compreender as desigualdades sociais. Considerando-se os conceitos de Bourdieu, é correto afirmar que o texto 14A1-I 

A apresenta um exemplo de dominação de gênero quando menciona o sonho de meninas negras terem cabelos lisos. 

B mostra que as desigualdades têm sua origem na precariedade dos empregos de parte da população. 

C defende que a criminalidade se deve ao fato de alguns indivíduos não se interessarem pelo capital escolar. 

D narra diversas situações em que a população negra é desprovida de capital econômico e simbólico. 

E mostra que as desigualdades se perpetuam em função da motivação pessoal de cada indivíduo.


Questão 03

Considerando-se os processos de socialização, é correto afirmar que o texto 14A1-I mostra que 

A o olhar dos outros é importante na conformação das subjetividades e na criação de possibilidades de ação para os indivíduos. 

B muitos jovens, como o próprio Emicida, não foram socializados pela educação formal, o que explicaria os erros de grafia da letra da música. 

C o individuo nasce já com algumas características que naturalmente o posicionam no mundo, traçando seu destino. 

D a família é uma instituição de socialização primária, mais importante do que as demais instituições, como a escola e o trabalho. 

E os “vilões” já nascem “vilões”, e a sociedade apenas cria as condições para eles se desenvolverem.


Questão 04

Sabendo que, atualmente, no Brasil, mais de 200 povos indígenas vivem espalhados por todo território nacional assinale a opção correta, com base na noção antropológica de cultura. 

A Embora os povos indígenas no Brasil possuam uma ampla diversidade étnica, todos são tecnologicamente atrasados. 

B Os indígenas que vivem em territórios urbanos e consomem produtos industrializados deixam de ser considerados índios pelo Estado brasileiro. 

C O respeito à diversidade cultural impõe que as políticas para os índios prevejam que eles vivam isolados em suas reservas com o menor contato possível com os não índios. 

D Os povos possuem histórias e culturas diversas, de modo que a hierarquização de etnias foi etnocêntrica. 

E Os índios no Brasil tendem a ser assimilados pelo avanço da civilização ocidental.


Questão 05

Emile Durkheim estabeleceu o método comparativo na sociologia. Conforme sua teoria, a sociedade ocidental era 

A caracterizada pela anomia causada pela excessiva divisão social do trabalho. 

B mais complexa do que as tribais porque seu desenvolvimento tecnológico era mais avançado. 

C caracterizada pela divisão do trabalho, o que levaria à falta de coesão social e a altas taxas de suicídio. 

D caracterizada pela solidariedade mecânica, ao passo que as sociedades tribais caracterizavam-se pela solidariedade orgânica. 

E mais complexa do que as tribais por possuir diferentes instituições que desempenhavam funções cada vez mais específicas.


Questão 06

O conceito de fato social, formulado por Durkheim, possibilitou ampliar a compreensão do funcionamento da sociedade, tendo permitido 

A perceber que fenômenos sociais têm origem em múltiplas variáveis como sociais, climáticas e genéticas de uma população. 

B avaliar fenômenos complexos, separando apenas o caráter social para a explicação, como no o caso das mudanças climáticas. 

C identificar regras que eram gerais, exteriores e coercitivas aos indivíduos e que, portanto, conduziam suas ações. 

D examinar aspectos sociais de fenômenos antes tidos como naturais, tais como a religião e a magia. 

E compreender que os fenômenos sociais têm sua origem em fatores biológicos tais como aqueles ligados a evolução humana.


Questão 07

Considerando-se a noção de fato social de Durkheim, é possível afirmar que o autor separa de forma nítida o indivíduo da sociedade. A teoria sociológica contemporânea, por sua vez, buscou pensar a relação entre indivíduo e sociedade de modo mais integrado. Considerando as formulações de Nobert Elias, assinale a opção correta. 

A Elias criou o conceito de estrutura para articular as ações individuais com a totalidade da sociedade. 

B Elias substituiu o conceito de classe social, proposto por Marx, pelo conceito de configuração, na tentativa de levar em conta a meritocracia na trajetória individual. 

C Elias criou o conceito de configuração para pensar a teia de interdependências à qual os indivíduos estão vinculados em suas ações cotidianas. 

D Elias substituiu a ideia de sociedade pela noção de configuração com o objetivo de generalizar as regras sociais de uma sociedade para outras. 

E Elias criou o conceito de configuração em uma analogia às teorias contemporâneas da informação para se contrapor ao biologismo das teorias clássicas. 


Questão 08

Com relação ao método de pesquisa criado por Max Weber, assinale a opção correta. 

A Weber elaborou os conceitos de ação social tradicional, racional e burocrática para mostrar a evolução das formas de organização social: da tribal até as sociedades organizadas por estados burocráticos. 

B Weber elaborou a noção de tipos ideais para se aproximar o máximo possível da realidade analisada, sendo esses tipos ideais elaborações teóricas formuladas com base em observações de regularidades sociais. 

C Weber elaborou a noção de tipos ideais para compreender a realidade social a partir de regularidades observadas e pregar um novo ideal de organização social. 

D Weber, tendo percebido que na sociedade capitalista as ações individuais eram regidas pelo lucro, criou a noção de tipo ideal para designar um ideal de sociedade pautada não mais no lucro, mas na igualdade dos indivíduos. 

E Weber elaborou a noção de tipo para identificar os ideais de salvação existentes nas diferentes religiões que estudou, como o hinduísmo, o budismo e o protestantismo.


Questão 09

Sabendo que Max Weber buscou compreender a lógica de funcionamento do capitalismo, assinale a opção correta. 

A Conforme Weber, para que o capitalismo se desenvolvesse, foi preciso haver um controle, por uma elite, dos meios de produção, do comércio e da burocracia do estado nacional, que passou a agir de forma racional em beneficio dessa elite. 

B Segundo Weber, além do desenvolvimento do mercado, para que o capitalismo se desenvolvesse foi preciso um encontro entre o “espírito” capitalista do lucro e a ética da religião protestante baseada no autocontrole. 

C Para Weber, o capitalismo se caracteriza pela luta de classes: os capitalistas detêm os meios de produção e os trabalhadores, apenas sua força de trabalho. 

D Para Weber, para que o capitalismo se desenvolvesse, foi preciso uma evolução das sociedades que antes eram guiadas por ações sociais tradicionais e afetivas para as sociedades guiadas por ações sociais racionais. 

E Para Weber, o capitalismo é o sistema econômico mais evoluído, pois é o resultado das decisões individuais tomadas de forma racional com vistas a maximizar seus lucros.


Questão 10

Os contatos interétnicos se acentuaram desde o início das grandes navegações. O contato dos brancos com os “outros”, no período colonial obrigou as ciências sociais a pensarem sobre a diferença dos povos. A esse respeito, assinale a opção correta. 

A A teoria antropológica contemporânea compreende que há uma desigualdade entre os povos que deve ser mantida para se garantir a diversidade cultural. 

B A teoria antropológica contemporânea, ao contrário das teorias racistas que consideraram os povos africanos como não humanos, reconhece os africanos como humanos, embora considere suas instituições como atrasadas. 

C A teoria antropológica contemporânea não trabalha mais com a noção de evolução cultural, apesar de continuar reconhecendo que existem sociedades mais desenvolvidas que outras. 

D A teoria antropológica contemporânea compreende que há uma diversidade entre os povos que não é passível de escalonamento evolutivo. 

E A teoria antropológica contemporânea compreende que a diversidade cultural entre os povos se deve ao processo de adaptação ao meio ambiente.


Texto 14A1-II 

Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação. Karl Marx. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48 (com adaptações)


Questão 11

Com base na leitura do texto 14A1-II, assinale a opção correta. 

A A utilização dos metadados na Internet, que permitem a customização de conteúdos de acordo com o perfil de cada usuário, eliminou a possibilidade da classe dominante produzir uma ideologia, já que cada usuário recebe o conteúdo de acordo com suas características específicas. 

B O termo ideologia ficou desatualizado para compreender o mundo contemporâneo, já que a Internet foi capaz de democratizar a informação e os meios de produção intelectual, de modo que a classe que detém os meios de produção não detém mais os meios de produção intelectual. 

C Para Marx, cabe à indústria cultural divulgar uma mesma ideologia para todos, de forma a superar a luta de classes e garantir o engajamento de todos na produção dos meios materiais de sobrevivência. 

D A ideologia é uma falsificação do mundo inventada pelos marxistas, os quais veem nos capitalistas uma exploração inexistente na expectativa de impor a ditadura do proletariado. 

E A ideia de empreendedorismo tem funcionado como uma ideologia na contemporaneidade, uma vez que grandes corporações passaram a tratar seus empregados como colaboradores e empreendedores, mesmo que eles não disponham dos meios de produção, como é o caso dos trabalhadores por aplicativos.


Questão 12

Ainda considerando o texto 14A1-II, assinale a opção correta. 

A Marx pensa a dominação da classe trabalhadora em termos materiais, pois os trabalhadores possuem sua cultura própria, que seria a cultura popular, enquanto as elites tem a cultura erudita. 

B Marx separa as classes sociais de acordo com sua posição na produção: de um lado, aqueles que detêm os meios de produção, os capitalistas; de outro, aqueles que, por não possuírem os meios de produção, detêm apenas sua força de trabalho, os trabalhadores. 

C Marx pensa a história como uma ideologia criada pela classe que detém os meios de produção intelectual para dominar a classe dos que detém os meios de produção material. 

D Marx pensa a história como a luta entre a classe que detém os meios de produção e a classe que detém o meio de produção intelectual. 

E Marx separa as classes sociais de acordo com o tipo de trabalho: os trabalhadores manuais são aqueles que detêm os meios de produção material e os trabalhadores intelectuais aqueles que dispõem dos meios de produção intelectual.  


Questão 13

Trata-se de criar o “Estado mínimo”, que apenas estabelece e fiscaliza as regras do jogo econômico, mas não joga. Tudo isso baseado no pressuposto de que a gestão pública ou estatal de atividades direta e indiretamente econômicas é pouco eficaz, ou simplesmente ineficaz. O que está em causa é a busca de maior e crescente produtividade, competitividade e lucratividade, a partir dos mercados nacionais, regionais e mundiais. Daí a impressão de que o mundo se transforma no território de uma vasta e complexa fábrica global. Octavio Ianni. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 313-314 (com adaptações). 

O texto apresentado se refere a um modelo de Estado específico que emergiu concomitantemente ao processo de globalização da economia e que ficou conhecido como 

A interventor. 

B corporativista. 

C neoliberal. 

D policial. 

E socialista. 


Questão 14

O Estado neoliberal tem como característica 

A a redução de impostos. 

B o empreendedorismo estatal. 

C a ampliação das leis trabalhistas. 

D as estatizações. 

E a criação de barreiras à circulação de capitais internacionais.


Questão 15

Max Weber criou tipos ideais para compreender o processo de estratificação social. Assinale a opção em que a afirmativa apresentada está de acordo com as definições de Max Weber sobre os estratos sociais. 

A Classe social se define a partir da política. 

B Grupo social se define a partir da idade. 

C Partido se define a partir da economia. 

D Tribo se define a partir da hereditariedade. 

E Status social se define a partir do prestígio.


Questão 16

Povo não pode ser sempre o coletivo de fome. Povo não pode ser um séquito sem nome. Povo não pode ser o diminutivo de homem. O povo, aliás, deve estar cansado desse nome, embora seu instinto o leve à agressão e embora aumentativo de fome possa ser revolução.

Affonso Romano de Sant’Anna. Que país é este?

No poema anterior, os últimos seis versos podem ser interpretados como deterioração das condições materiais de existência. Essa ideia está de acordo com a perspectiva de transformação social do sociólogo 

A Alfred Schütz. 

B Émile Durkheim. 

C Max Weber. 

D Norbert Elias. 

E Karl Marx. 


Questão 17

Com relação às variadas formas de desigualdade social que se reproduzem até hoje na história do Brasil, assinale a opção correta. 

A A abolição do sistema escravocrata no Brasil não eliminou a desigualdade social entre brancos e negros estruturada desde o período escravocrata e, em alguns contextos, até a aprofundou. 

B A precarização do trabalho é um fenômeno decorrente da globalização e não é importante para explicar desigualdades sociais no Brasil. 

C A desigualdade de gênero é um fenômeno historicamente ausente na estrutura social brasileira. 

D As desigualdades regionais no Brasil não refletem as etapas históricas pelas quais o país passou. 

E A desigualdade de renda no Brasil não é influenciada por fatores como raça, região e gênero.


Questão 18

Para o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a escola é uma instituição que opera com as desigualdades sociais. Com base na concepção de Bourdieu a respeito da escola, é correto afirmar que 

A a escola serve, antes de tudo, à crítica da ordem social vigente. 

B a escola é um espaço de reprodução da visão de mundo e do conhecimento dos pobres. 

C as desigualdades sociais são bloqueadas a partir do momento em que o estudante adentra o espaço escolar. 

D os hábitos dos pais, como ler e ir a museus, podem servir de barreiras ao desempenho escolar de estudantes das classes dominantes. 

E os capitais econômicos e culturais incorporados anteriormente ao ingresso na escola são fatores que influenciam o desempenho do estudante, portanto sua condição de origem importa para seu sucesso escolar.


Questão 19

Assinale a opção que apresenta um elemento característico da concepção teórico-crítica da Escola de Frankfurt a respeito da cultura de massa. 

A folclore 

B conteúdos culturais heterogêneos 

C difusão restrita de conteúdos 

D consciência de classe 

E estímulo ao consumo.


Questão 20

A acumulação flexível foi acompanhada, na ponta do consumo, por uma atenção muito maior às modas fugazes e pela mobilização de todos os artifícios de indução de necessidades e de transformação cultural que isso implica. David Harvey. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992 (com adaptações). Nesse fragmento de texto, o autor versa sobre o processo de acumulação flexível. 

Assinale a opção em que todas as características apresentadas se referem à acumulação flexível. 

A estética moderna, universalismo e espetáculo.

B estabilidade, estética moderna e efemeridade 

C moda, mercantilização de formas culturais e estabilidade 

D estética pós-moderna, efemeridade e espetáculo 

E mercantilização de formas culturais, estética pós-moderna e universalismo


Questão 21

Acerca do processo de globalização, assinale a opção correta. 

A As questões ambientais continuam sendo questões locais, de cada Estado. 

B A globalização é um processo atual. 

C Mais recentemente, a globalização diminuiu as desigualdades entre os países, inclusive a econômica. 

D Não houve globalização no plano cultural. 

E Com a globalização, os Estados nacionais passaram a ter menos controle sobre suas próprias economias.


Questão 22

Ao substituir o Estado de bem-estar social, o Estado neoliberal 

A substituiu o governo mínimo do Estado de bem-estar social por intervencionismo estatal. 

B substituiu o fluxo transnacional de mercadorias do Estado de bem-estar social por barreiras alfandegárias mais rígidas. 

C flexibilizou as leis trabalhistas do Estado de bem-estar social. 

D substituiu o toyotismo do Estado de bem-estar social pelo fordismo. 

E aumentou impostos para o financiamento de políticas públicas, em oposição aos baixos impostos cobrados pelo Estado de bem-estar social.


Questão 23

Com base nos conceitos sociológicos clássicos desenvolvidos acerca dos temas poder, ideologia e dominação, assinale a opção correta. 

A Conforme a perspectiva materialista-dialética, ideologias são instrumentos de poder e controle social, entretanto, não exercem influência no âmbito da infraestrutura. 

B A ideologia caracteriza-se como um conjunto ou agrupamento de ideias desprovidas de intencionalidade que assumem papel imparcial no cotidiano social. 

C Para a sociologia clássica, ideologia é um conceito utópico de pouca influência na estrutura social. 

D No materialismo histórico-dialético, ideologia é um fenômeno que germina na superestrutura, posteriormente assimilada e reproduzida no âmbito da infraestrutura, influenciando e modificando as relações de produção e os papéis sociais. 

E Os papéis e classes sociais são determinados pela ideologia pessoal de cada indivíduo.


Questão 24

As teorias clássicas desenvolvidas no âmbito da sociologia brasileira abordam principalmente a formação do povo brasileiro, a organização das instituições sociais e o desenvolvimento econômico do Brasil. A esse respeito, assinale a opção correta. 

A As teorias desenvolvidas para explicar a formação do Brasil desconsideram aspectos da miscigenação como instrumentos relevantes para estudar o país. 

B A escravidão ocorrida no território brasileiro, outrora colonial, é negligenciada nas produções sociológicas brasileiras devido a sua complexidade analítica. 

C A sociologia brasileira é caracterizada por uma grande produção teórica relacionada aos fatores de miscigenação da população e pela influência que essa diversidade de etnias exerceu sob o desenvolvimento e a organização das instituições e estruturas sociais brasileiras. 

D A sociologia brasileira analisa as desigualdades sociais e raciais no Brasil a partir de uma única perspectiva, conforme a qual a própria população é responsável pelas mazelas sociais existentes. 

E A produção cultural e a formação da ética e da moral do povo brasileiro denotam aspectos socialmente construídos e não possuem relação com os processos de colonização no Brasil.


Questão 25

As teorias clássicas desenvolvidas no âmbito da sociologia brasileira abordam principalmente a formação do povo brasileiro, a organização das instituições sociais e o desenvolvimento econômico do Brasil. Considerando essas informações, assinale a opção correta. 

A A sociologia brasileira é constituída por duas gerações: científica e contemporânea. 

B As teorias dependentistas apontam que a manutenção da posição de desenvolvimento de uma nação é diretamente dependente da posição emergente de outras nações. 

C Para as teorias baseadas na concepção desenvolvimentista, há impossibilidade de superação da posição emergente em que o Brasil se encontra, ainda que haja investimentos massivos no processo de industrialização. 

D As teorias sociológicas que tratam do desenvolvimento econômico do Brasil negligenciam os aspectos culturais, morais e éticos em suas análises. 

E Tanto as teorias dependentistas quanto as teorias desenvolvimentistas surgiram da perspectiva econômica marxista. 


Questão 26

À luz dos conceitos sociológicos clássicos utilizados como instrumentos para compreensão da formação e do desenvolvimento do Estado Moderno, assinale a opção correta. 

A Conforme o método sociológico comparativo, a sociedade moderna funciona como um organismo vivo, no qual cada instituição e cada indivíduo têm seu papel e sua função social definidos, e revoluções causam anomalias no sistema, trazendo disfunções para a estrutura social. 

B O método sociológico comparativo opõe-se aos métodos de pesquisa social que importam métodos das ciências naturais, criticando adaptações que comparam os organismos vivos do reino animal com as estruturas e instituições sociais. 

C O Estado como instituição não apresenta aspectos coercitivos ou normativos do ponto de vista sociológico. 

D Para o método funcionalista, não há semelhanças entre um organismo vivo e as estruturas presentes na formação do Estado Moderno. 

E Ação social e fato social são conceitos sociológicos usados para analisar as dinâmicas sociais e possuem o mesmo significado.


Questão 27

Considerando conceitos sociológicos clássicos que abordam movimentos sociais e participação política, assinale a opção correta. 

A Os movimentos sociais são ações individuais e isoladas capazes de gerar grande impacto na estrutura social. 

B Os movimentos sociais podem ser desempenhados por diversos grupos tanto como oposição à ordem social vigente quanto para contribuir com a manutenção da ordem e de privilégios estabelecidos. 

C Apenas a participação política através do sufrágio universal é capaz de transformar efetivamente uma sociedade. 

D Os movimentos sociais são fontes de desordem e caos social e não estão relacionados ao exercício da cidadania. 

E Os movimentos sociais não possuem utilidade, pois as estruturas sociais, bem como as instituições sociais, são fixas e imutáveis. 


Questão 28

Com relação à formação e ao desenvolvimento do Estado Moderno, assinale a opção correta, à luz do método sociológico compreensivo. 

A O conceito de ação social desenvolvido por Max Weber defende que todas as ações dotadas de sentido são embasadas em ações de cunho afetivo. 

B A burocracia não tem a finalidade de racionalizar os sistemas e organizar os processos realizados institucionalmente. 

C O tipo puro ou tipo ideal não é recomendado como parâmetro para analisar conjunturas ou organizações de sistemas sociais. 

D Qualquer cidadão tem legitimidade para usar a força quando convém, estando o Estado responsável por interferir e recuperar a ordem social. 

E O Estado é o detentor do uso legítimo da força e possui, por meio das leis e da burocracia instituída, prerrogativas para usufruir desse instrumento de dominação, estabelecendo uma relação hierárquica e de poder. 


Questão 29

Com base na teoria sociológica clássica compreensiva de Max Weber, assinale a opção correta, acerca de dominação. 

A A dominação tradicional não necessita de um instrumento para a manifestação do poder. 

B A dominação carismática refere-se ao poder conquistado através de instrumentos como a oratória e a capacidade de convencimento sob as massas populares. 

C No Ocidente, na contemporaneidade, a dominação tradicional é a mais comumente exercida nos modos de governo. 

D A dominação carismática é manifestada através das leis e normas sociais. 

E A dominação tradicional, apesar da nomenclatura, não possui relação com a transmissão cultural passada de geração para geração.


Questão 30

A partir de aspectos relacionados aos movimentos e lutas sociais existentes ao longo da história e suas respectivas contribuições na promoção e na atribuição de significado ao termo cidadania, assinale a opção correta. 

A A existência de direitos sociais implica necessariamente na existência de direitos civis e políticos. 

B Historicamente, a valorização da governabilidade de um Estado através de preceitos religiosos em detrimento da razão, a partir de uma perspectiva positivista, contribuiu para a consolidação do ideal de liberdade presente na sociedade contemporânea. 

C A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como objetivo principal promover privilégios para as classes sociais menos favorecidas. 

D O conceito de cidadania assume o mesmo significado desde seu surgimento até os dias atuais. 

E O movimento iluminista, pautado por seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, exerceu grande influência na conotação atribuída ao termo cidadania e sua significância na sociedade contemporânea. 


Questão 31

Joga lixo no chão, como se fosse um lugar à esmo Aí da enchente, os mesmos reclamam do governo Que não governa nada, tá nem pro mal nem pro bem Ia governar como, se aqui ninguém ouve ninguém? Minha cidade trampa 24 horas por dia Os que não morrer de tédio, morre de asfixia A CIA monitora isso que cê faz agora Mas não interfere, só fere, o pai da criança que chora Nosso sofrimento dá prêmio pra quem se esconde em bairro nobre Tô cheio disso, igual as cadeias é cheias de pobre... ...Cidadania onde? Nós cuspiu na lei de Gandhi É quente memo, cidadão é uma cidade grande.

Emicida. Cidadão. 


Tendo o trecho da canção acima como referência inicial, assinale a opção correta, acerca dos conceitos sociológicos que perpassam os temas cidadania e direitos (civis, políticos, sociais e humanos). 

A Os direitos não são conquistados, mas sim imputados a todos os indivíduos, independentemente da sociedade em que se está inserido. 

B A perda de um direito adquirido implica a perda de todos os outros direitos. 

C A falta de conhecimento acerca dos direitos e deveres que um indivíduo possui não afeta o exercício da cidadania plena. 

D O exercício de direitos sociais, políticos e civis implicam, em contrapartida, o exercício de deveres. 

E A cidadania plena refere-se à previsão legal dos direitos e deveres, mas não trata da garantia do exercício de tais direitos e deveres no cotidiano.  


Questão 32

De acordo com o método de pesquisa sociológico materialista histórico-dialético, 

A a dinâmica social é constituída a partir da absorção e reprodução dos preceitos da ideologia dominante que determina e organiza o funcionamento dos modos de produção e realiza a manutenção dos papéis determinados para cada classe social. 

B a produção da vida material através da classe trabalhadora é gerada a partir de relações horizontais, que não possuem ligação com a luta de classes. 

C é possível que a sociedade capitalista resolva a luta de classes e continue a operar no mesmo modo de produção, de maneira que todos possam usufruir dos bens de consumo produzidos. 

D a teoria da mais-valia trata da relação de dominação que a classe proletária exerce sob os donos dos meios de produção. 

E a superação do sistema capitalista não é uma possibilidade para a resolução das mazelas causadas pelo próprio Estado.

Comentários

  1. Questão 27 - Washington Luis de Almeida Júnior

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  2. Questão 24 Lara Ferreira Heringer -1° período de direito

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