Questões de Concurso - CESPE CEBRASPE – SEE/DF – 2017

Olás,


Eis que chegamos a 16ª Prova, mas, agora, no formato CESPE. Notem que tanto a estrutura da prova quanto o conteúdo abordado difere de modo significativo das outras 15 provas aqui apresentadas.

Considerando os fundamentos teórico-metodológicos das ciências sociais, julgue os itens subsequentes. 

71 Karl Marx, ao longo de sua obra, destacou o papel desempenhado pela história e salientou a relevância da ciência real e positiva, em contraposição à especulação. 

72 De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são internos aos indivíduos e assumem caráter coercitivo. 

73 Auguste Comte, considerado um dos fundadores da sociologia, foi um dos primeiros a empregar o termo sociologia, tendo-o utilizado de maneira completamente desvinculada das ciências naturais. 

74 Norbert Elias foi um dos principais formuladores da abordagem denominada sociologia histórica, sendo o conceito de figuração uma de suas contribuições centrais para tal abordagem. 

75 Para Max Weber, os elementos explicativos da sociologia deveriam levar em consideração o que ele denominou tipos-ideais, isto é, concepções que se mostram valorativas acerca de como a realidade deveria se organizar.


Acerca das principais correntes do pensamento sociológico, julgue os itens a seguir. 

76 A obra Fundamentos empíricos da explicação sociológica, de Florestan Fernandes, apesar de consagrada na área, não é considerada expressão rigorosa do método funcionalista na sociologia. 

77 A noção de crítica é um dos aspectos centrais da sociologia marxista. 

78 O conceito de causa constitui um dos aspectos fundamentais do funcionalismo, ainda que seja incapaz de esgotar sua caracterização. 

79 Quando elabora sua crítica à sociologia, Theodor W. Adorno invalida as contribuições dessa ciência, uma vez que ele julga a pesquisa empírica limitada e incapaz de contribuir decisivamente para a investigação do social. 

80 A denominada teoria crítica da sociedade é constituída por um grupo de autores que realizaram seus trabalhos com base no método do materialismo dialético, recusando as contribuições da filosofia social. 

81 Ao formular suas investigações sobre a sociedade, Max Weber, crítico de diversas abordagens que o antecederam, abandonou o conceito de classe, tendo-o substituído pelas noções de status e prestígio.


No que se refere à formulação de conceitos na sociologia, julgue os próximos itens. 

82 O conceito de diferenciação assumiu diversas expressões ao longo do tempo. No século XX, adquiriu relevância a diferenciação centro-periferia, presente em diferentes perspectivas teóricas, em autores como Fernando Henrique Cardoso, Enzo Faletto e Niklas Luhmann. 

83 Conforme Émile Durkheim, em As formas elementares da vida religiosa, as instituições sociais são autônomas em relação à religião, embora o autor reconheça a importância da religião na formação das sociedades. 

84 Georg Simmel considera que a existência peculiar nas grandes cidades apresenta obstáculos ao exercício da autonomia do indivíduo. 

85 De acordo com Émile Durkheim, a divisão do trabalho possui caráter social e função fundamentalmente econômica, devendo ser considerada fato social


Julgue os itens seguintes, a respeito das temáticas e dos autores que têm ganhado projeção nos estudos sociológicos na passagem do século XX ao século XXI. 

86 Lélia Gonzalez e Lilia Katri Moritz Schwarcz investigam, sob perspectivas distintas e complementares, a questão da raça e da diferença, enfrentando o difícil diálogo com as suas bases biológicas, para expor seus ditames culturais. 

87 O processo de urbanização conhecido como gentrificação tem sido um dos responsáveis pelo déficit habitacional no Brasil. 

88 Historicamente, a luta dos diversos movimentos negros no Brasil contra a discriminação racial, apesar de suas diversas nuances, confunde-se com a luta pela democracia. 

89 A partir da perspectiva de Pierre Bourdieu, é correto afirmar que, considerando-se o modo como se produzem e reproduzem o capital escolar, o capital social e o capital acadêmico, quem cursa ciências sociais em uma universidade pública no Brasil assume, ao mesmo tempo, um lugar de exclusão e de inclusão, dada a mudança de valor econômico e social dos diplomas. 

90 Embora considere fundamental a luta pela emancipação feminina, ao abordar a atuação do movimento feminista, Nancy Fraser julga que essa luta assume caráter ambivalente, podendo, em alguns casos, contribuir para a mercantilização ao propor a destruição da dominação para que se alcance a emancipação


Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue os itens que se seguem. 

91 Os diferentes grupos sociais constituídos por portugueses, africanos e indígenas contribuíram de forma igualitária para a formação do Brasil. 

92 A família patriarcal é uma das instituições sociais mais importantes do período colonial. 

93 Os portugueses organizaram de modo sistemático o instituto da escravidão ao longo do período colonial. 

94 O homem cordial representa o brasileiro de boa índole. 

95 O personalismo característico dos povos ibéricos dificulta a formação duradoura de laços sociais


Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012, julgue os itens subsequentes. 

96 As diretrizes publicadas em 2012 visam à superação da dicotomia histórica entre o ensino humanista e o ensino para o trabalho presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 1998, porém alguns pesquisadores argumentam que o texto final não eliminou essa contradição. 

97 De acordo com as referidas diretrizes, a matriz de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) constitui uma das diretrizes curriculares de conteúdos que devem orientar o planejamento pedagógico do professor. 

98 As referidas diretrizes ratificam o caráter científico e cultural do ensino médio em detrimento à ênfase na formação para o trabalho, com a finalidade de conferir maior coesão aos objetivos desse nível educacional. 

99 As diretrizes em questão prezam pelo ensino pautado na igualdade racial, por isso recomendam que as instituições de ensino evitem conteúdos programáticos que deem visibilidade a questões da cultura negra ou indígena. 

100 As referidas diretrizes refletem a discussão a respeito das mudanças climáticas e estabelecem a sustentabilidade socioambiental como meta universal, a ser desenvolvida como prática educativa integrada, contínua e permanente das unidades escolares.


Texto 26A2AAA O desencaixe entre a escola e os jovens não deve ser visto como decorrente nem de uma suposta incompetência da instituição, nem de um suposto desinteresse dos estudantes. As análises se tornam produtivas à medida que enfoquem a relação entre os sujeitos e a escola no âmbito de um quadro mais amplo, que considere as transformações sociais em curso. Essas transformações estão produzindo sujeitos com estilos de vida, valores e práticas sociais que os tornam muito distintos das gerações anteriores. Entender tal processo de transformação é relevante para a compreensão das dificuldades hoje constatadas nas relações entre os jovens e a escola. Parecer CNE/CEB n.º 5/2011 (com adaptações). Tendo como referência inicial as informações do texto 26A2AAA, julgue os itens a seguir. 

101 Como os interesses da juventude se alteram rapidamente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio garantem a autonomia das unidades educacionais e, em última instância, do professor, para planejar as finalidades do plano político-pedagógico a partir das demandas dos alunos. 

102 O uso de materiais audiovisuais nas aulas é desejável, uma vez que o simples contato dos alunos com tais materiais é suficiente para que eles reflitam criticamente acerca da sociedade. 

103 Na tentativa de atrair os jovens para a escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012 preveem uma base curricular comum e diferentes terminalidades, para que as diversidades regionais e os variados interesses dos jovens sejam contemplados. 

104 A legislação vigente estabelece ser obrigatória a utilização das obras de autores clássicos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim no ensino de sociologia, o que constitui um desafio de difícil resolução pedagógica quando os alunos mostram-se desinteressados pelo estudo de tais obras.


Com relação à organização do currículo do ensino médio em quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), julgue os itens subsequentes. 

105 Essa organização, instituída pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 2012, oferece respaldo jurídico para a exclusão da sociologia como disciplina obrigatória, na medida em que os conteúdos abordados pela disciplina podem ser ofertados transversalmente pela grande área de ciências humanas. 

106 Diferentemente das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não possuem estatuto de lei. 

107 O intuito de se estabelecer essa organização é promover a interdisciplinaridade entre os diferentes componentes curriculares, promovendo-se, assim, maior integração do corpo docente da escola


Acerca de estratégias didáticas no ensino de sociologia, julgue os próximos itens. 

108 O conhecimento das ciências humanas visa afastar os alunos do senso comum e das suas impressões mais imediatas. Sendo assim, o uso de obras de arte torna-se problemático, na medida em que a arte é polissêmica e, portanto, geradora de conhecimentos imprecisos na prática didática para o ensino médio. 

109 A organização de projetos interdisciplinares potencializa o alcance didático-pedagógico, uma vez que o aluno é estimulado a mobilizar diferentes conhecimentos antes vistos como estanques em cada uma das disciplinas do currículo. 

110 É compatível com os objetivos do ensino da área de ciências humanas um projeto interdisciplinar que, desenvolvido em conjunto com a área de linguagens, potencialize o processo de ensino-aprendizagem das habilidades de leitura e escrita. 

111 A pesquisa de campo ou o estudo do meio é uma estratégia pedagógica interessante e pertinente, porém limitada, uma vez que sempre envolve despesas extras que a maioria das escolas públicas é incapaz de assumir.


A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue os itens a seguir. 

112 O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 

113 Além de desejável, a utilização da tecnologia digital na sala de aula é condição necessária para que o professor possa ter recursos materiais de inovação pedagógica. 

114 Trazer as inovações tecnológicas para a prática pedagógica significa submetê-las à dinâmica da sala de aula. Não se trata de utilizar recursos aos quais os alunos já estejam familiarizados simplesmente para tornar a aula mais atrativa, mas sim de apropriar tais recursos para cumprir com os propósitos educativos previamente estabelecidos. 


À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue os próximos itens. 

115 Tendo em vista que a maioria dos alunos da EJA são trabalhadores, a legislação vigente permite que as unidades de ensino ofereçam essa modalidade no período noturno, bem como organizem seus currículos e metodologias de forma adequada ao perfil específico dos alunos. 

116 As referidas diretrizes contemplam a oferta de exames supletivos para efeito de certificado de conclusão das etapas do ensino fundamental e do ensino médio.


Texto 26A2BBB Tupac já dizia: “Algumas coisas nunca mudam...” Algumas coisas nunca mudam... Aí! São... regras do mundão. Perdi a conta de quantos escondem a bolsa se digo “Que horas são?” Taxistas perguntam mais que policiais a mim. Sim! Indescritível como é ruim. Nasci vilão, só veneno. Com o incentivo que me dão, errado tô se eu não virar memo. Suor na cara, levando currículo do cara... Até porque onde eu moro, buso não para. Pé de barro, meio dia, inspirando piada nos boy, transpirando medo nas tias. Tudo é tão óbvio. Cê não vê que vai juntando ingrediente da bomba relógio. Eu sinto dor (Dor), eu sinto ódio (Ódio), é quente, Sem nem saber o nome dessa gente Católica, de bem, linda... Cê já notou? Pior que nem falei minha cor ainda! (...) Aí... Explica pra assistente social que pai de gente igual a gente, não sabe usar a mente, só o pau. Que quem educa nóiz, na escola estadual, joga na cara todas as manhãs que ganha mal. Que é incrível quantos de nóiz senta no fundo da sala pra ver se fica invisível. Calculo o prejuízo! Nossas crianças sonha que quando crescer vai ter cabelo liso. (shiii) (...) Cê sabe o quanto é comum dizer que preto é ladrão, antes memo da gente saber o que é um. (...) Emicida. Cê lá faz ideia. Emicídio, Laboratório Fantasma, 2010, 02 (com adaptações). Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes. 

117 O uso de uma letra de música como essa em sala de aula é considerado inadequado, uma vez que o texto descumpre a norma culta da língua portuguesa e incentiva discursos de ódio. 

118 Se utilizado em sala de aula, o texto 26A2BBB permite explorar os conceitos de violência e dominação simbólica tal como formulados por Pierre Bourdieu. 

119 No cotidiano escolar há um currículo oculto, transmitido sem a plena consciência dos atores sociais, e que pode tornar-se mais impactante na vida dos estudantes do que os conteúdos expressamente ensinados. 

120 O texto 26A2BBB mostra-se limitado como recurso pedagógico para aulas de sociologia no ensino médio, uma vez que sua abordagem se reduz a questões de senso comum, sem reflexões a respeito da diversidade e do exercício da cidadania.

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