Recursos Didáticos - Filmes: Rosa Luxemburgo

Olás,


Um filme bastante interessante para debater teoria marxista, socialismo utópico, socialismo científico, entre outros temas, é o que retrata a biografia de Rosa Luxemburgo.

Professora, teórica, militante, mulher, prisioneira e vítima da violência que ela tanto combateu. Dentro do partido a disputa por ideias e o direito de falar era o ideal de Rosa Luxemburgo. Não era pacifista, acreditava na Revolução e no envolvimento das massas com o projeto revolucionário. Seus textos foram traduzidos para o português e teve como uma de suas maiores divulgadoras a professora Isabel Loureiro. No Brasil, as atividades da Fundação Rosa Luxemburgo também possuem um importante papel de divulgação de seu legado.


SINOPSE:

Biografia da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo (1871-1919), representante do pensamento e da ação social-democrata na Europa. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista, ao lado de Karl Liebknecht e outros colegas, funda a Liga Spartakus, embrião do futuro Partido Comunista Alemão e tenta arduamente impedir a 1ª Guerra Mundial.


FICHA TÉCNICA:

Nome: Rosa Luxemburgo

Nome original: Rosa Luxemburg

Cor: colorido

Origem: AlemanhaTchecoslováquia

Ano de produção: 1986

Gênero: BiografiaDramaHistórico

Duração: 2h03

Classificação:

Direção: Margarethe von Trotta

Roteirista: Margarethe von Trotta

Elenco: Barbara SukowaDaniel OlbrychskiOtto Sander

Comentários

Postar um comentário