Recursos Didáticos - Filmes: A escavação

Olás,

Aproveitando o final de semana, é hora de falar sobre "A escavação". Filme com boa fotografia, roteiro, atores, apesar da crítica sobre a idade da atriz principal, quando comparada a da personagem que protagonizou a história real, Edith. Com muitos espaços de silêncio, reflexão e profundidade. O filme traz uma reflexão importante sobre a história, o que conhecemos, o que é a morte (um instante, uma preparação, um destino, ...) e como lidamos com essa (des)continuidade da vida.

Filme interessante para se discutir a teoria de Michel Foucault e Pierre Bourdieu, entre outros. Também é uma boa desculpa para se discutir a produção do conhecimento, as hierarquias acadêmicas, o ensino, a prática de pesquisa, a propriedade das descobertas, o que é o interesse individual e o que é o interesse público. Tudo isso tratado de modo sutil e inteligente. O filme também aborda instituições tradicionais como o casamento, o divórcio, a viuvez e a homoafetividade.


SINOPSE:

A Escavação conta a história de um arqueólogo que embarca na escavação historicamente importante de Sutton Hoo, em 1938, onde um grupo descobre uma grande quantia de ouro em uma câmara mortuária de um navio enterrado. Baseado no livro de mesmo nome de John Preston e em uma história real.


FICHA TÉCNICA:

Nome: A escavação

Nome original: The Dig

Cor: colorido

Origem: Reino Unido e Irlanda do Norte

Ano de produção: 2021

Gênero: Drama/Histórico

Duração: 01h52

Classificação: 14 anos

Direção: Simon Stone

Roteirista:  Moira Buffini

Elenco: Ralph Fiennes, Lily James, Johnny Flynn, Carey Mulligan

Comentários

  1. Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01

    ResponderExcluir
  2. Geraldo de Oliveira - Turma de Sociologia 1/2022, atividade avaliativa 1

    ResponderExcluir

Postar um comentário