Recursos Didáticos - Filmes: A cidade de gelo

Olás,

O filme "A cidade de gelo" é uma grata surpresa russa. Um filme lindo que aborda as desigualdades da sociedade russa na virada para a século XX. A dor, a doença, o acesso às condições sociais adequadas para a reprodução da vida, a sobrevivência, de um lado. A desigualdade de gênero, a discriminação, o acesso restrito à educação, a subordinação, o conhecimento, de outro lado.

Entre os livros queimados pelo pai da atriz principal, Alice, um dos mais perigosos: O Capital. O que é a propriedade? A posse? O casamento? Como o direito determinava/determina o curso da vida dos indivíduos? Um filme belíssimo, sobre as tragédias que a sociedade nos impõem a todos diuturnamente e como sucumbimos às instituições sociais no lugar de estas serem a plataforma de nossa realização pessoal e coletiva.


SINOPSE:

Cidade de Gelo conta a história de Matvey (Fedor Fedotov), um jovem que trabalha como entregador em uma padaria local. Filho de um pobre acendedor de lâmpadas, seu único tesouro são os patins prateados que herdou do pai. Ao ser demitido injustamente, ele se junta a uma gangue de batedores de carteira. Enquanto isso, a filha de um oficial de alto escalão, Alice (Sonya Priss), se sente prisioneira em sua mansão. Ela sonha em estudar ciências, o que vai contra as opiniões conservadoras de seu pai sobre o papel da mulher na sociedade. Em um belo dia, os caminhos de Matvey e Alice se cruzam.


FICHA TÉCNICA:

Nome: A cidade de gelo

Nome original: The Silver Skates

Cor: colorido

Origem: Rússia

Ano de produção: 2021

Gênero: Romance/Drama

Duração: 2h17m

Classificação: 14 anos

Direção: Michael Lockshin

Roteirista: Roman Kantor

Elenco: Fedor Fedotov; Sonya Priss; Kirill Zaytsev; Yuriy Borisov; Cathy Belton

Comentários

  1. Boa noite, professora Fernanda. Escolho esse filme para a realização do trabalho.
    Turma de Sociologia 3/2021, Atividade avaliativa 01.
    - Lara Lacerda Marques

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, professora Fernanda. Escolho esse filme para a realização do trabalho. 
Turma de Sociologia 1/2022, Atividade avaliativa 01.
- Marya Fernanda Melky Meichilb

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, professora Fernanda. Corrigindo o meu erro de não comentar logada com o email, gostaria de informar que escolho esse filme para a realização do trabalho. Turma de Sociologia 1/2022, atividade avaliativa 01- Marya Fernanda Melky Meichilb

    ResponderExcluir

Postar um comentário